Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais

O curso do IBAC de Pós-graduação lato sensu em Análise Comportamental Clínica é realizado em parceria com a Faculdade São Marcos (FASAMAR). Há 25 anos o IBAC é referência nacional em Análise do Comportamento e na formação de profissionais qualificados. O curso conta com professores com elevada formação acadêmica e experiência clínica.

Apresentação

A grande quantidade de áreas de atuação na Psicologia faz com que a grade curricular dos cursos de graduação sejam generalistas, com pouco aprofundamento na área clínica. Assim, é comum que os alunos finalizem a graduação sentindo-se despreparados para iniciar a sua vida profissional.

A oferta deste curso é voltada para Psicólogos (graduados) e Psiquiatras e contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. Enfatizam-se os aspectos teóricos que embasam a prática de um terapeuta comportamental, assim como disciplinas que desenvolvem repertório técnico de atuação, incluindo estágio supervisionado. Todo o conteúdo do curso é ministrado com viés clínico, a partir de exemplos do consultório e do cotidiano. Isto torna todas as aulas dinâmicas e bastante motivantes, instigando a participação dos alunos.

Além disso, a Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC tem como principais destaques a formação completa, o caráter inovador e um quadro docente fortemente qualificado. Todos os professores, em sua maioria doutores, possuem ampla experiência clínica, em docência e em pesquisa.

As/os estudantes do IBAC contam também com um sistema de aulas remotas online e uma plataforma virtual para acompanhar todas as disciplinas. Todos os recursos asseguram uma formação profissional muito bem qualificada para a atuação clínica. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região Centro-Oeste, constituindo-se também numa forte referência no Brasil. O reconhecimento de sucesso deste curso tem levado à abertura regular de turmas a cada novo semestre.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite: (1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma; (2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet; (3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: As aulas ocorrem ao vivo, de maneira remota, utilizando a plataforma Zoom. O estágio supervisionado também será online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica desenvolvida a partir da filosofia Behaviorista Radical e o estudo científico do comportamento em seus diferentes contextos. O psicólogo analista do comportamento deverá ser capaz de realizar uma investigação aprofundada dos eventos históricos e contextos atuais vivenciados pelo cliente e caracterizar padrões comportamentais envolvidos com as queixas que geram sofrimento. Essa investigação torna possível o desenvolvimento de um planejamento individualizado de intervenção sobre as queixas apresentadas, com base em evidências científicas. A Análise Comportamental Clínica é uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica para tratamentos em saúde mental, capaz de abordar qualquer queixa clínica, incluindo demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”, como se discute no senso comum.

Documentação para matrícula

Turma de quarta: fevereiro de 2025.
Turma de sábado: preencha a lista de interesse

Em Breve!

 

Promover o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise Comportamental Clínica.

Psicólogos e Psiquiatras formados.

Turma de Quarta – Aulas às quartas-feiras* de 19h às 22h (horário de Brasília) | Módulos de 1 a 4.

Turma de Sábado (não confirmada – preencha a lista de interesse) – Aulas aos sábados* de 9h às 12h (horário de Brasília) | Módulos de 1 a 4.

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico e serão informadas previamente no cronograma do curso.

No Módulo 2, além das aulas, há o Estágio Básico, que conta com triagens de casos da clínica escola e observações de supervisão clínica em horários distintos dos das aulas.

Nos Módulos 3 e 4, além das aulas, há encontros de supervisão com duração de duas horas, que ocorrem semanalmente, totalizando 20 encontros semestrais. Também há carga horária reservada para a prática clínica, 30h para o Módulo 3 e 40h para o Módulo 4, ao longo do semestre.

Em Breve!

Em parceria com a FASAMAR credenciada pela Portaria Ministerial nº 3908 de 26 de dezembro de 2002, publicado no D.O.U, 27 de Dezembro de 2002.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 250,00 referente a taxa de matrícula.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de matrícula.

Turma de quarta - Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2025.

Coordenação do Curso

Marçal

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Diretor e professor do IBAC. …
renata

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. …

Professores

Adriana de Oliveira

Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ciência do Comportamento na UnB. Possui Formação em Análise Comportamental Clínica – IBAC (2004) …

Ana Clara Almeida

Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) …

Ana Karina Curado de-Farias

Psicóloga Clínica, no CaMtos – Centro de Atenção Multiprofissional. Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestrado em Psicologia – Processos Comportamentais (2001) …

Andressa Secchi

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comporamento (PPGAC) na Universidade Estadual de Londrina (UEL), vinculada ao LaBori – UEL. Bacharela em Psicologia …

Camila Siebert Altavini

Psicóloga Clínica do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (UnB). Doutoranda no Instituto de Psiquiatria (USP). Trabalha principalmente com intervenção em crise …

Cintia Milanese

Psicóloga (CRP 06/157953), especialista em Sexologia Aplicada pelo Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX); Formação e aprimoramento em Terapia Cognitiva Sexual …

Curt Hemanny

Psicólogo Clínico; Formação em terapias comportamentais e cognitivas; Expertise em Terapia de Ativação Comportamental para depressão …

Fabio Hernandez de Medeiros

Psicólogo (UniCEUB), mestre em Ciências do Comportamento (UnB) e doutorando em Ciencia del Comportamiento (Universidad Veracruzana – México). Atua como docente de …

Felipe dos Anjos

Doutor (2015) em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo clínico. …

Felipe Epaminondas

Psicólogo graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com especialização em Psicopatologia e atuação clínica e mestrado em Processos clínicos …

Gabriela Lembo

Graduada em Psicologia pela PUC-SP, mestre em Psicologia Experimental também pela PUC-SP. Possui formação em ACT pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e formação em …

Janna Bezerra Braga Ferreira

Psicóloga Clínica, máster em Terapias Contextuais pelo Madrid Institute of Contextual Psychology, especialista em Terapia Analítico-comportamental. …

Jéssica Alves

Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Atua como Psicóloga clínica em consultório particular. É Professora …

Joseuda Lopes

Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e de Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Especialista em Terapias …

Lorena Bezerra Nery

Psicóloga e Supervisora Clínica na Eixo Norte. Mestre em Ciências do Comportamento – UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica – IBAC. Capacitação em Terapia de …

Marta Hübner

Professor(a) convidado(a)

Professora titular da USP (Instituto de psicologia); pesquisadora do instituto nacional de ciência e tecnologia – Estudos sobre comportamento, cognição e ensino …

Patrícia Luque

Psicóloga clínica. Doutora em Ciências do Comportamento e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de …

Paulo Cavalcanti

Mestre (2012) e Doutor (2017) pela UnB, professor de graduação do curso de psicologia do Centro Universitário de Ensino do Distrito Federal (UniCEUB), Psicólogo Clínico …

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO …

Peter Sturmey

Professor(a) convidado(a)

PhD, é Professor de Psicologia na graduação e programa de doutorado da City University of New York (CUNY), EUA, e professor na University College, Inglaterra. É Doutor em …

Raquel Aló

Professor(a) convidado(a)

Mestre (2002) em Psicologia/Análise do Comportamento pela Universidade de Brasília, doutora (2008) em Análise do Comportamento pela West Virginia University, EUA …

Rayana Brito

Psicóloga Clínica de adultos, casais, famílias e faz acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Instrutora de Mindfulness Funcional. Mestre em Psicologia com ênfase em …

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. …

Rodrigo Xavier

Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Doutor em Psicologia Clinica (USP) com estágio sanduíche na University of Washington sob os cuidados dos Ph.D. Robert Kohlenberg, Mavis …

Supervisores do estágio

Felipe dos Anjos

CRP: 01/10860
Doutor (2015) em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo clínico.

Felipe Epaminondas

CRP: 18/03787
Psicólogo graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com especialização em Psicopatologia e atuação clínica e mestrado em Processos clínicos

Izabella de Lima

CRP: 06/143962
Especialista em terapia comportamental (ITCR), Com 2 formações em DBT. Psicóloga Clínica atuando desde 2018 e supervisora clínica atuando desde 2020. Coordenadora do

Joseuda Lopes

CRP: 05/49649
Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e de Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Especialista em Terapias

Karen Mororó

CRP: 11/10665
Mestra em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Atua como Psicóloga Clínica desde 2016. Professora da graduação em Psicologia na UniAteneu (2017). Desenvolve

Nagi Hanna

CRP: 09/6811
Doutora em Ciências do Comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília (2016), com ênfase em processos de ensino e

Patrícia Luque

CRP: 01/10087
Psicóloga clínica. Doutora em Ciências do Comportamento e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de

Alguns depoimentos do curso

Fazer a pós-graduação em Análise Comportamental Clínica me colocou em contato com oportunidades de vivenciar experiências genuínas, prazerosas e muito contributivas para minha formação….
1719513418960
Meu nome é Saulo e sou surdo. Além de admirar o oferecimentos da instituição de aprendizagem em ACC, me concedeu um suspiro de alívio de obstáculos. Já cheguei querendo organizar um espaço acessível para mim, mas me deram acessibilidade…
Saulo Moraes
Eu realizei a Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica, e embora eu já estudasse bastante a Análise do Comportamento, esse conhecimento foi revisado e melhor articulado com o contexto clínico durante o primeiro ano do curso. O segundo ano …
Andri Secchi
Desde a primeira aula, da Formação em Psicopatologia Comportamental, em 2021, eu criei um encanto e admiração por toda a equipe do IBAC. Agora, aluno do último semestre da Especialização em ACC, aluno da Formação em FAP e frequentador do Grupo de …
JAIRO_NETO
Construir a minha carreira analítica através dos nortes e pilares desenvolvidos pelo IBAC é um dos maiores componentes na esfera profissional. O instituto tem uma participação incomensurável nas minhas atuações acadêmicas e clínica, em que foi além …
Luana dos Santos Nascimento
Atualmente estou cursando a Pós-Graduação em Analise Comportamental Clinica, o conteúdo do curso e os professores são excelentes demonstram muita experiência no assunto em que lecionam. Conheci profissionais incríveis, que me ajudaram de diversas …
Guilherme-sanchez
Quando comecei a Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica, ainda não tinha começado minha prática como terapeuta. O curso me deu todo o repertório necessário para iniciar na clínica com segurança. Além do forte embasamento teórico e filosófico…
Gustavo-ACC
Ex-aluno do curso de Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica do IBAC
O curso do ibac, especialmente na modalidade online, promove a integração de pessoas de diferentes lugares do país, o que, sem dúvida, é um ponto forte. Dessa reunião de pessoas, uma constatação: boa parte das graduações tem uma carência no ensino …
DEBORA RENOSTO
Ex-aluna do IBAC
Fiz a matrícula no curso de pós graduação em ACC com muitas expectativas, pois quero redirecionar a minha carreira profissional, já estou na reta final da pós e posso falar com muita segurança que fiz a escolha certa em relação ao IBAC….
Sebastiana Cristina
Aluna da pós em ACC
A supervisão é o momento mais aguardado por mim durante a especialização, isso porque a teoria toma forma e conseguimos discutir na prática. A supervisão em grupo tem um ponto muito positivo nisso, porque conseguimos aprender não só com os nossos…
Jéssika
Ex aluna do IBAC
Confesso que fui parar no IBAC de paraquedas. Durante os últimos semestres da graduação eu ainda não havia escolhido uma abordagem em definitivo ou uma área de atuação que despertasse meu interesse, pensar nos estágios em Psicologia Clínica era uma…
efc12d91-7303-410c-b5c1-72febca4ffe9
Aluno de PACC
O curso Análise do Comportamento era um desejo desde os primeiros semestres de faculdade! Posso dizer que foi um curso intensivo, com um aprendizado completo, desde as bases filosóficas da Análise do Comportamento, até a prática…
perfil anonimo
Aluna de PACC
Sou Psicóloga do Trabalho e cheguei ao IBAC para ampliar o campo de atuação profissional, dada a formação oferecida em Análise Comportamental Clínica. A escolha do Instituto se deu pela excelência técnica dos professores e supervisores…
e9f5a15a-565b-488c-b5e8-742aaf2c69cb
Ex aluna de PACC
Tive meu primeiro contato com o Ibac durante a graduação em um workshop, e minha formação e manutenção como analista do comportamento tem ocorrido neste espaço, participando de cursos e eventos do instituto. Ser aluna no Ibac me propiciou…
Elane
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de ACC
Sou profissional da Psicologia e aluno dos cursos de Análise do Comportamento e Neuropsicologia pelo IBAC. A escolha dessa instituição se deve à sua reputação como melhor centro clínico especializado em Análise do Comportamento…
FELIPE RAULINO
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de ACC

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Beatriz Leite

Beatriz Leite

Secretária Clínica.
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
jennifer

Jennifer Silva

Secretária acadêmica.
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Maria Luiza Cerbino

Maria Luiza Cerbino

Secretária Clínica.
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paula Verlaet

Paula Miziara Verlaet

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
CRP: 01/25076
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais Pereira

Thais Pereira

Assistente administrativo
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.30

Vinicius Di Luna

Analista de Marketing e Criação.

Informações em breve...

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8

O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:

a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.

Diferenciais do curso

Currículo planejado para construir passo a passo as competências clínicas de terapeutas analítico-comportamentais.

Revisão de conteúdos básicos de Análise do Comportamento e sua relação com a prática clínica.

Corpo docente formado por profissionais reconhecidos em suas respectivas áreas.

Minicursos selecionados ofertados gratuitamente aos alunos.

Oferta de tópicos especiais em Análise do Comportamento, visando trazer conteúdos atuais todo semestre.

Um ano de estágio supervisionado por profissionais com ampla experiência clínica.

Acompanhamento de supervisões antes de iniciar o atendimento clínico.

Possibilidade de desenvolver relatórios psicológicos dos atendimentos na clínica-escola, com oficina de Produção Documental (Módulo 4).

Possibilidade de produzir um artigo de pesquisa para publicação em períodico científico (Módulos 3 e 4).

Possibilidade de apresentar no Encontro de Estudos Avançados em Análise do Comportamento e outros eventos do IBAC (www.ibac.com.br/eventos).

Possibilidade de colaborar com o Blog do IBAC (www.ibac.com.br/blog) e outras publicações da Editora IBAC em andamento.

Possibilidade de compor o corpo clínico do IBAC (www.ibac.com.br/clinica) após finalizar o curso.

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

Professores convidados internacionais

Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.

Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

Atividades de aprendizagem guiadas por monitores pedagógicos

Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas entre cursos do IBAC

Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas cursadas em ouras instituições

Aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu em outras instituições, mediante apreciação da coordenação de curso.

Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.

Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto. 

Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

Eventos sociais on-line e presenciais

Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.

Plantão de dúvidas sobre Análise Funcional

Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.

Monitoria Pedagógica

Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.

Equipe permanente de assistência a aulas e eventos

Você conhece toda a estrutura que dá suporte aos estudantes do IBAC? Além de todos os colaboradores, coordenadores e assistentes de coordenação, nossos estudantes contam com uma equipe de assistentes de aula, que acompanham integralmente todas as transmissões ao vivo, e de assistentes de chat, que orientam e esclarecem dúvidas durante os eventos e aulas abertas transmitidos pelo canal do IBAC no Youtube. Dessa forma, durante cada atividade ao vivo promovida pelo Instituto, os estudantes ficam em salas do Zoom amparados por nossa equipe especialmente treinada para garantir um acesso eficiente ao conteúdo apresentado e debatido por professores e palestrantes.

Conteúdo disponível gratuitamente no Canal do Youtube EVENTOS IBAC

Diversos eventos on-line promovidos semestralmente pelo IBAC e transmitidos ao vivo ficam salvos e disponíveis gratuitamente em nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/eventosibac. Aulas abertas, Jornadas Clínicas, Jornadas temáticas (depressão, ansiedade, questões culturais, relações amorosas), Encontros e entrevistas com grandes nomes da abordagem podem ser assistidos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador) por todos aqueles interessados em Psicologia e na Análise Comportamental Clínica, sem nenhum custo.

Eventos híbridos

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Uso de aplicativos e plataformas modernos para transmissão de aulas e eventos ao vivo

As aulas regulares dos cursos do IBAC são transmitidas pelo Zoom Meetings, um aplicativo
que permite reuniões virtuais de fácil acesso por celular ou computador. Em todas as aulas, há um assistente exclusivo disponível para acompanhar os estudantes e oferecer ajuda técnica durante 100% da transmissão ao vivo. Os eventos, como minicursos e cursos de extensão, também envolvem a venda de ingressos e acesso facilitados pela Sympla, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil.

Uso de sistema de gestão clínica por estagiários e psicólogos da equipe

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo e participe da nossa lista para receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um e-mail para ibac@ibac.com.br informando o nome e CPF de todos os integrantes e solicitando o desconto antes do início do curso.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.

Descontos para alunos e ex alunos IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2025.

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!