I Simpósio Internacional de Análise Comportamental Clínica

É com grande satisfação que o IBAC apresenta o I Simpósio Internacional de Análise Comportamental Clínica – SIACC. O evento é uma ótima oportunidade para promover a integração de profissionais e estudantes de psicologia do Brasil e exterior, tendo como referencial o trabalho clínico desenvolvido a partir da análise do comportamento. O SIACC conta com conferencistas internacionais e nacionais abordando temas atuais e relevantes em suas respectivas áreas, incluindo um momento de interação com os ouvintes a partir de suas perguntas. Todo o simpósio será realizado no modo on-line e com a opção de tradução simultânea para o português, no caso de palestras proferidas em outro idioma. A participação ocorrerá em uma plataforma de fácil acesso e com um sistema simples de inscrição. Todas as apresentações ficarão gravadas e disponíveis aos inscritos até 30 dias após o encerramento. Será um prazer recebê-los!

Saiba como acessar o evento

O evento será realizado pelo zoom webnar, ou seja você precisa ter o zoom instalado no seu computador, ou o aplicativo em caso de mobile.

Para acessar o evento, basta entrar no site do Sympla, fazer login com a conta que realizou a compra do evento, acessa a sessão de ingressos, localizar o evento SIACC e clicar em acessar o evento.

Ficou com alguma dúvida? Assista o vídeo de instrução que nossa equipe preparou para você, se a dúvida persistir, entre em contato com nossa equipe.

Investimento

Público externo | R$: 40,00*

Aluno e ex aluno do IBAC | R$: 10,00*

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas. São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.

Para inscrições internacionais, utilize o botão abaixo para realizar a compra via PayPal.

Após a compra você será redirecionado para uma página de checkout, onde terá um formulário para complementar as informações da inscrição internacional, caso não apareça clique aqui para acessar.

Obs.: O evento terá a tradução apenas de inglês para o português Brasil (pt-BR).

Temas

Programação

Palestrantes internacionais confirmados

Steven C. Hayes

Steven C. Hayes

Professor de Psicologia no programa de Análise do Comportamento da Universidade de Nevada. Autor de 47 livros e quase 670 artigos científicos. Desenvolveu a Teoria das Molduras Relacionais um relato da cognição humana superior, e orientou sua extensão à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), psicoterapia baseada em evidências que usa atenção plena, aceitação e métodos baseados em valores. É co-desenvolvedor da Terapia Baseada em Processos (PBT), uma nova abordagem para terapias baseadas em evidências.

William-Baum

William Baum

Professor emérito de Psicologia na Universidade de New Hampshire. Pesquisador associado na Universidade de Davis (EUA). Autor do livro clássico Compreender o Behaviorismo, 105 artigos científicos e 13 capítulos de livro. Premiado pela Associação Internacional de Análise do Comportamento (ABAI) e como Professor Excepcional pela Sociedade de Análise do Comportamento da Califórnia (CABA).

Andrew Christensen

Andrew Christensen

Professor pesquisador de psicologia da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Junto com Neil S. Jacobson, desenvolveu a Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT), um tratamento empiricamente apoiado. É terapeuta de casais, conduz pesquisas sobre conflito e ensina nessa temática.

fe3b404f-65f0-4f85-972e-b4ab5aab533a

Amanda Munoz

Ph.D. em Psicologia Clínica pela Universidade de Nevada, Reno. É instrutora certificada em Psicoterapia Analítica Funcional (instrutora FAP). Atualmente é Professora Assistente da Universidad de Los Andes (Colômbia). Como instrutora FAP, já facilitou vários treinamentos com o objetivo de aprimorar as habilidades interpessoais e criar relacionamentos significativos.

Daniel-Maitland

Daniel Maitland

PhD em Psicologia Clínica pela Universidade Western Michigan. Concluiu o pós-doutorado no Centro para a Ciência da Conexão Social da Universidade de Washington antes de assumir o cargo de Professor Adjunto de psicologia na Texas A&M Corpus Christi. Atualmente é Professor Adjunto na Morehead State University. Seu programa de pesquisa translacional investiga o impacto da intimidade social na saúde física e mental.

Emily Sandoz

Emily Sandoz

PhD, é Professora de Ciências Sociais do Departamento de Psicologia da Universidade de Louisiana em Lafayette. É co-autora de três livros sobre terapia de aceitação e compromisso para distúrbios alimentares e imagem corporal, junto com capítulos e artigos de revistas sobre ACT, valores, relacionamento terapêutico e flexibilidade psicológica.

Manuela O’Connell

Manuela O’Connell

Psicóloga clínica especializada em Terapias Contextuais. Peer reviewed ACT trainer e membro da ACBS. Coach internacional de profissionais de Saúde Mental e supervisora clínica. Autora do livro A Valuable Life. Colaboradora do livro The heart of ACT com a Dra. Robyn Walser.

Mari_Cerda

Mari Cerda

Mulher indígena-mestiça, esposa, mãe, Autista e Analista do Comportamento certificada (BCBA). Doutoranda na Texas Tech University. Co-fundadora da The LEAP Institute, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de aumentar o acesso equitativo de grupos marginalizados entrando na área de Análise Comportamental Aplicada.

Michael Levin

Michael Levin

Docente na Especialização Clínica do Doutorado em Psicologia da Utah State University, EUA. Doutor em Psicologia Clínica pela University of Nevada, Reno, orientado pelo Dr. Steven Hayes. Estágio pré-doutoral no Consórcio de Treinamento de Psicologia Clínica da Brown University.

Emily Sandoz

Emily Sandoz

PhD, é Professora de Ciências Sociais do Departamento de Psicologia da Universidade de Louisiana em Lafayette. É co-autora de três livros sobre terapia de aceitação e compromisso para distúrbios alimentares e imagem corporal, junto com capítulos e artigos de revistas sobre ACT, valores, relacionamento terapêutico e flexibilidade psicológica.

Palestrantes nacionais confirmados

amanda

Amanda Barroso

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia, Mestra em Ciências Médicas. Professora e supervisora clínica do curso de pós-graduação em Neuropsicologia (Unichristus), e professora supervisora da Especialização em Terapia Analítico-Comportamental (Núcleo Tríplice). Extensionista do projeto ACearácast (Universidade Federal do Ceará). Atua com avaliação neuropsicológica no contexto clínico, é psicóloga clínica e supervisora em Análise do Comportamento e Avaliação Neuropsicológica.

Ana Paula -blog

Ana Paula Moraes

Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Psicologia Clínica Comportamental pelo IBAC. Especialista em Gestão Estratégica nas Organizações pela Faculdade Projeção. Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Supervisora clínica e docente do curso de Formação e Especialização em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Docente do curso de Formação e Especialização em Análise do Comportamento voltada para pessoas autistas e com outras neurodiversidades pelo IBAC. Psicóloga Clínica no Espaço Viver Bem Psi. Servidora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Líder de Capítulo dos Encontros Vivendo com Consciência, Coragem e Amor em Brasília (Meetups ACL). Tem como foco de estudo as relações humanas a partir do olhar da FAP (Psicoterapia Analítico Funcional). Integrante do projeto de extensão da UnB chamado “Livros Abertos: Aqui Todos Contam!”.

Carla Zeglio

Carla Zeglio

Psicóloga. Diretora acadêmica do InPaSex, Coordenadora do ESA – Curso de especialização de sexologia aplicada. Terapeuta sexual e de casal.

Fabiana

Fabiana Ramos

Possui graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, realiza pós-doutorado na Universidade de Washington, Seattle/USA, em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) sob orientação de Robert Kholenberg e Mavis Tsai, com o projeto: “Aplicações da Psicoterapia Analítica Funcional na clínica psicológica e em outros contextos: um estudo teórico-prático”. É servidora pública da Universidade Federal do Espírito Santo como professora Adjunta do Departamento de Psicologia.

Marçal 2021

João Vicente Marçal

Doutor e mestre em psicologia (UnB). Diretor, coordenador e professor do IBAC. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Presidente (gestão 2019-2020) e vice-presidente (gestão 2006-2007) da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

laercia

Laércia Abreu Vasconcelos

Doutorado em Psicologia pela UNB e Pós-doutorado pela UFSCAR. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento da UNB há 25 anos. Coordenou a criação do primeiro curso de Especialização em Terapia Analítico-Comportamental Infantil no Brasil. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e do Think Tank de Estudos Culturais. Foi membro do Cultural Studies Task Force ABAI que criou o Culture-Behavior Verified Course Sequences.

Lara

Lara Rodrigues

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela UnB. Coordenadora dos Cursos de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências – IBAC. Experiência em atendimento clínico e domiciliar com crianças e adolescentes neurodivergentes, orientação familiar e consultoria educacional. Integrante do projeto de extensão da UnB chamado “Livros Abertos”. Interesse em análise do comportamento aplicada no contexto educacional, leitura dialógica e questões conceituais em psicologia.

Leticia

Letícia Faria

Doutoranda e Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Comportamental pela UnB. Psicóloga Clínica, no IPADe – Instituto de Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento. Docente e Supervisora clínica no curso de Formação e Pós-Graduação em terapia analítico-comportamental infantil (IBAC) Experiência na área de supervisão e atendimento clínico com crianças e adultos. Tem como foco de trabalho e estudos especialmente os tópicos: orientação profissional, estilos parentais, orientações de pais.

Marcela

Marcela de Oliveira Ortolan

Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina e mestranda em Análise do Comportamento pela UEL. Servidora da Defensoria Pública do Paraná onde é Mediadora e colaboradora do Nucleo e Promoção de Defesa dos Direitos das Mulheres e do Nucleo de Politica Criminal e Execução penal. Foi Conselheira da ABPMC nas gestões de 2017 a 2020.

Mônica

Mônica Valentim

Graduada em Psicologia (UNESP – Bauru/96), mestre em Psicologia Experimental (USP – 2001) e doutora pela faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP – 2006). Possui 19 anos de experiência no ensino de análise do comportamento e supervisão clínica analítico-comportamental, em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes estados do país, incluindo UNESP, Universidade do Sagrado Coração, Laureate/IBMR, Centro Paradigma, INTCC e IPOG. Participa continuamente de treinamentos em terapias comportamentais contextuais (especialmente em Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT e Psicoterapia Analítica Funcional – FAP) e em Teoria das Molduras Relacionais (RFT) com os desenvolvedores dos modelos. Ex-presidente da Association for Contextual Behavioral Science – Brazil Chapter (2018) e membro consultivo da atual gestão da ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (2018-2019).

Oswaldo

Oswaldo M. Rodrigues Jr.

Psicólogo e psicoterapeuta sexual, atua em tratamento de disfunções e queixas sexuais e inadequações sexuais de casal. Diretor do Instituto Paulista de Sexualidade. Mestre em Psicologia Social PUC/SP, coordena pesquisas e estudos sobre disfunção erétil, disfunções sexuais e parafilias no GEPIPS – Grupo de Estudos e Pesquisas do InPaSex;
Editor Chefe da revista Terapia Sexual.

Paulo

Paulo Gomes

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do curso de Formação em ACT e professor no curso de pós-graduação em Análise Comportamental do IBAC. Coordenador do CEPSICO –Centro de Psicologia Contextual. Supervisor de estágio clínico no Centro de Atendimento Psicológico – CAP/FURG; Recebeu treinamento extensivo em ACT com Steve Hayes, Kelly Wilson, Robyn Walser, Kirk Strossahl e outros Treinadores ACT notáveis.  Autor de capítulos de ACT e FAP. Membro da ABPMC, ACBS e ACBS-Brasil.

RAQUEL-ALÓ

Raquel Aló

Mestre (2002) em Psicologia/Análise do Comportamento pela Universidade de Brasília, doutora (2008) em Análise do Comportamento pela West Virginia University, EUA. Possui Pós-Doutorado (2013) pela USP. É professora adjunta no Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, na Universidade de Brasília. Professora convidada no curso de ACC do IBAC.

Raquel

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga Clínica Infantojuvenil. Doutora em Ciências do Comportamento. Coordenadora dos Cursos de Formação e Pós-Graduação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do IBAC.

rayana

Rayana Brito

Psicóloga Clínica de adultos, casais, famílias e faz acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Instrutora de Mindfulness Funcional. Mestre em Psicologia com ênfase em Educação pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Formada em Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness Funcional. Professora e Supervisora Clínica no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Colunista no Portal Comporte-se. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e da Sociedade Brasileira de de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

renata

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Coordenadora de Pesquisas e Publicações no IBAC.

rita--

Rita Louzeiro

Pedagoga formada pela UnB. Audiodescritora e ativista autista pela Neurodiversidade e pela inclusão das pessoas com deficiência do Brasil. É presidenta da Abraça – Associação brasileira para ação por direitos das pessoas autistas e da Rede-In – Rede Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência. Docente do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC. Participa e promove rodas de conversa, palestras, audiências e outros eventos sobre inclusão, neurodiversidade, educação e acessibilidade.

Táhcita Medrado Mizael

Táhcita Mizael

Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Psicologia Experimental da USP. Doutora e mestra em Psicologia e psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em gênero e sexualidade pela UERJ. Supervisora clínica. Docente do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC. Tem como foco de estudos especialmente os tópicos: questões raciais, gênero, sexualidade, feminismos, autismo, equivalência de estímulos e Teoria das Molduras Relacionais (RFT).

victor

Victor Guevara

Mestrando em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo e bacharel graduado pela UnB com período sanduíche na Universidad de la República (UdelaR), Uruguai. Docente do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC. Psicólogo clínico. Realiza pesquisas na área leitura dialógica e pessoas autistas, interação com pares, interações intergeracionais, família, análise do comportamento aplicada à educação, à aprendizagem e ao contexto escolar. Integrante do projeto de extensão da UnB chamado “Livros Abertos”.

Táhcita Medrado Mizael

Táhcita Mizael

Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Psicologia Experimental da USP. Doutora e mestra em Psicologia e psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em gênero e sexualidade pela UERJ. Supervisora clínica. Docente do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC. Tem como foco de estudos especialmente os tópicos: questões raciais, gênero, sexualidade, feminismos, autismo, equivalência de estímulos e Teoria das Molduras Relacionais (RFT).

Comissão organizadora

Organizadores

Equipe

Colaboradores