I Simpósio Internacional de Análise Comportamental Clínica

O evento conta com conferencistas nacionais e internacionais

Investimento

Público externo | R$: 40,00*

Aluno e ex aluno do IBAC | R$: 10,00*

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas. São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.

Temas

Palestrantes confirmados

Andrew Christensen

Andrew Christensen

Professor pesquisador de psicologia da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Junto com Neil S. Jacobson, desenvolveu a Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT), um tratamento empiricamente apoiado. É terapeuta de casais, conduz pesquisas sobre conflito e ensina nessa temática.

Emily Sandoz

Emily Sandoz

PhD, é Professora de Ciências Sociais do Departamento de Psicologia da Universidade de Louisiana em Lafayette. É co-autora de três livros sobre terapia de aceitação e compromisso para distúrbios alimentares e imagem corporal, junto com capítulos e artigos de revistas sobre ACT, valores, relacionamento terapêutico e flexibilidade psicológica.

Manuela O’Connell

Manuela O’Connell

Psicóloga clínica especializada em Terapias Contextuais. Peer reviewed ACT trainer e membro da ACBS. Coach internacional de profissionais de Saúde Mental e supervisora clínica. Autora do livro A Valuable Life. Colaboradora do livro The heart of ACT com a Dra. Robyn Walser.

Michael Levin

Michael Levin

Docente na Especialização Clínica do Doutorado em Psicologia da Utah State University, EUA. Doutor em Psicologia Clínica pela University of Nevada, Reno, orientado pelo Dr. Steven Hayes. Estágio pré-doutoral no Consórcio de Treinamento de Psicologia Clínica da Brown University.

Mari_Cerda

Mari Cerda

Mulher indígena-mestiça, esposa, mãe, Autista e Analista do Comportamento certificada (BCBA). Doutoranda na Texas Tech University. Co-fundadora da The LEAP Institute, uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de aumentar o acesso equitativo de grupos marginalizados entrando na área de Análise Comportamental Aplicada.

Michael Levin

Michael Levin

Docente na Especialização Clínica do Doutorado em Psicologia da Utah State University, EUA. Doutor em Psicologia Clínica pela University of Nevada, Reno, orientado pelo Dr. Steven Hayes. Estágio pré-doutoral no Consórcio de Treinamento de Psicologia Clínica da Brown University.

Steven C. Hayes

Steven C. Hayes

Professor de Psicologia no programa de Análise do Comportamento da Universidade de Nevada. Autor de 47 livros e quase 670 artigos científicos. Desenvolveu a Teoria das Molduras Relacionais um relato da cognição humana superior, e orientou sua extensão à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), psicoterapia baseada em evidências que usa atenção plena, aceitação e métodos baseados em valores. É co-desenvolvedor da Terapia Baseada em Processos (PBT), uma nova abordagem para terapias baseadas em evidências.

William-Baum

William Baum

Professor emérito de Psicologia na Universidade de New Hampshire. Pesquisador associado na Universidade de Davis (EUA). Autor do livro clássico Compreender o Behaviorismo, 105 artigos científicos e 13 capítulos de livro. Premiado pela Associação Internacional de Análise do Comportamento (ABAI) e como Professor Excepcional pela Sociedade de Análise do Comportamento da Califórnia (CABA).

amanda

Amanda Barroso

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia, Mestra em Ciências Médicas. Professora e supervisora clínica do curso de pós-graduação em Neuropsicologia (Unichristus), e professora supervisora da Especialização em Terapia Analítico-Comportamental (Núcleo Tríplice). Extensionista do projeto ACearácast (Universidade Federal do Ceará). Atua com avaliação neuropsicológica no contexto clínico, é psicóloga clínica e supervisora em Análise do Comportamento e Avaliação Neuropsicológica.

Lara

Lara Rodrigues

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela UnB. Coordenadora dos Cursos de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências – IBAC. Experiência em atendimento clínico e domiciliar com crianças e adolescentes neurodivergentes, orientação familiar e consultoria educacional. Integrante do projeto de extensão da UnB chamado “Livros Abertos”. Interesse em análise do comportamento aplicada no contexto educacional, leitura dialógica e questões conceituais em psicologia.

Letícia Faria

Doutoranda e Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Comportamental pela UnB. Psicóloga Clínica, no IPADe – Instituto de Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento. Docente e Supervisora clínica no curso de Formação e Pós-Graduação em terapia analítico-comportamental infantil (IBAC) Experiência na área de supervisão e atendimento clínico com crianças e adultos. Tem como foco de trabalho e estudos especialmente os tópicos: orientação profissional, estilos parentais, orientações de pais.

Rita

Rita Louzeiro

Pedagoga formada pela UnB. Audiodescritora e ativista autista pela Neurodiversidade e pela inclusão das pessoas com deficiência do Brasil. É presidenta da Abraça – Associação brasileira para ação por direitos das pessoas autistas e da Rede-In – Rede Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência. Docente do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC. Participa e promove rodas de conversa, palestras, audiências e outros eventos sobre inclusão, neurodiversidade, educação e acessibilidade.

renata

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Coordenadora de Pesquisas e Publicações no IBAC.

Rita

Rita Louzeiro

Pedagoga formada pela UnB. Audiodescritora e ativista autista pela Neurodiversidade e pela inclusão das pessoas com deficiência do Brasil. É presidenta da Abraça – Associação brasileira para ação por direitos das pessoas autistas e da Rede-In – Rede Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência. Docente do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC. Participa e promove rodas de conversa, palestras, audiências e outros eventos sobre inclusão, neurodiversidade, educação e acessibilidade.

Táhcita Medrado Mizael

Táhcita Mizael

Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Psicologia Experimental da USP. Doutora e mestra em Psicologia e psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em gênero e sexualidade pela UERJ. Supervisora clínica. Docente do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC. Tem como foco de estudos especialmente os tópicos: questões raciais, gênero, sexualidade, feminismos, autismo, equivalência de estímulos e Teoria das Molduras Relacionais (RFT).

victor

Victor Guevara

Mestrando em Ciências do Comportamento pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo e bacharel graduado pela UnB com período sanduíche na Universidad de la República (UdelaR), Uruguai. Docente do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC. Psicólogo clínico. Realiza pesquisas na área leitura dialógica e pessoas autistas, interação com pares, interações intergeracionais, família, análise do comportamento aplicada à educação, à aprendizagem e ao contexto escolar. Integrante do projeto de extensão da UnB chamado “Livros Abertos”.

Mais informações em breve

Programação

14h

Andy_Lattal

Os "ismos" que causam insônia a analistas do comportamento

Andy Lattal

15h

Ronnie_Ditrich

Pragmatismo: implicações de uma perspectiva aplicada.

Ronnie Detrich

16h

M_Jackson_Marr

A sombra da metafísica sobre uma ciência do comportamento

Jack Marr