Formação em Psicoterapia Analítica Funcional - FAP

A Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) do IBAC é um curso teórico, prático e vivencial, com carga horária de 100h, sendo voltado para psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais da área de saúde que queiram se aprofundar no campo da Análise do Comportamento e das Ciências Comportamentais Contextuais.

A estrutura curricular possibilitará ao aluno a formação teórica, prática e, principalmente, vivencial / experiencial. Esta última, preconizada nas terapias contextuais, é fundamental para construção de repertórios clínicos mais efetivos.

Os elementos didáticos deste treinamento contribuirão para aprofundar o entendimento dos terapeutas acerca das “5 Regras” da FAP, enquanto seus componentes experienciais permitirão que os participantes desenvolvam proficiência com a conceituação de caso FAP, praticando análise funcional e resposta contingente com o comportamento ocorrido durante as reuniões de grupo. Os participantes também poderão identificar seus próprios comportamentos problema (T1) como terapeutas e aplicarão os princípios de Consciência, Coragem e Amor para melhorar sua aliança terapêutica, compaixão e conexão uns com os outros e com seus clientes.

O conjunto de docentes é altamente qualificado com profissionais, mestres e doutores, com experiência clínica e acadêmica. Alguns docentes desse curso receberam formação direta, atuaram e/ou atuam diretamente com os criadores da abordagem, Robert Kohlenberg e Mavis Tsai, bem como possuem certificação como terapeutas ou trainers em FAP junto a Universidade de Washington.

Como forma de uniformizar os conhecimentos prévios dos discentes em princípios básicos da análise do comportamento, será fornecido acesso a um curso nessa área. Os participantes contarão ainda com monitoria pedagógica e atividades para estudo individual.

Este curso é destinado àqueles que buscam qualidade em sua formação profissional.

Apresentação

A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), desenvolvida por Robert Kohlenberg e Mavis Tsai na Universidade de Washington, promove o desenvolvimento de relações terapêuticas abertas, autênticas e íntimas como um poderoso caminho para a mudança. O mecanismo de ação proposto pela FAP utiliza respostas genuínas do terapeuta, de forma contingente, a comportamentos clinicamente relevantes, identificados de forma colaborativa, que ocorrem no set terapêutico. A FAP é em si uma abordagem comportamental assim como uma técnica que pode potencializar outras terapias de cunho contextual ou não.

O treinamento em FAP ajuda os clínicos de distintas abordagens a identificar classes funcionais de comportamentos como alvos de tratamento, a maximizar os benefícios da aliança terapêutica e a usar suas próprias reações aos comportamentos do cliente como ferramentas à medida que ocorrem em sessão, construindo assim uma conexão poderosa com seus clientes. Isto possibilita também alcançar objetivos terapêuticos difíceis.

Nessa formação, vamos nos engajar em uma série de exercícios e interações com os outros, com o objetivo de aumentar nossa consciência e treinar novos repertórios para evocar e responder compassivamente. Em paralelo, vamos aplicar esses exercícios pessoais em nosso trabalho com os clientes.

Este treinamento tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional.

Serão considerados critérios de aprovação no curso:
(1) presença mínima de 75% nas aulas ao vivo;
(2) presença mínima de 75% nos encontros ao vivo de discussão de casos clínicos; e
(3) elaboração de ao menos uma formulação de caso clínico, conforme modelo proposto.

Observação: As vivências realizadas ao vivo no curso não serão gravadas para acesso posterior aos estudantes que faltarem à aula síncrona.

Modalidade: 100% Online e Vivencial

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Data de início: 04 de agosto de 2025.

Promover um contexto de aprendizagem/formação avançada em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) que se fundamenta no tripé do ensino teórico, prática clínica e principalmente vivencial / experiencial com o propósito de aprimorar repertórios clínicos e comportamentais em psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais da área de saúde com interesse na FAP.

Observação: A prática da psicoterapia clínica em FAP só poderá ser exercida por profissionais devidamente registrados em seus conselhos de classe e para os quais o exercício da clínica psicoterápica é autorizado por lei.

Psicólogos, estudantes de psicologia a partir do 6º semestre e psiquiatras.

Observação: Outros profissionais da área da saúde poderão ser aceitos após entrevista com a coordenação.

Aulas: Semanais ao vivo e 100% online às segundas-feiras de 19:00 h às 22:00 h* (horário de Brasília).

Discussões de casos clínicos: ocorrerão em datas específicas às sextas-feiras de 19:00 às 21:00 h** (horário de Brasília)

*Aulas especiais ou reposição de aulas poderão ser marcadas em outros dias da semana conforme ajustes do calendário acadêmico. Se possível, os alunos serão consultados sobre o melhor dia para a turma para a reposição.

**A primeira data de discussão de casos clínicos ocorrerá de 19:00 h às 22:00 h (horário de Brasília)

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 150,00 referente a taxa de inscrição.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie e-mail para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de inscrição.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line,
Valor para Alunos e Ex alunos IBAC*

Modalidade On-line
Valor para Público Geral

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
* A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2025.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Joseuda

Joseuda Lopes

Trainers em processo de certificação pela Universidade de Washington. Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), Terapia …

Professores

Ana Clara Almeida

Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) …

Ana Katarine Santos

Trainers em processo de certificação pela Universidade de Washington. Psicóloga formada em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Líder do capítulo de Brasília do Projeto …

Ana Paula Moraes

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento. …

Gabriela Martins

Trainers certificados pela Universidade de Washington. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2012/2013). Especialista em Clínica Analítico …

Joseuda Lopes

Trainers em processo de certificação pela Universidade de Washington. Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), Terapia …

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO …

Priscila Albrecht Bornholdt

Trainers certificados pela Universidade de Washington. Psicóloga e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Clínica Analítico …

Rayana Brito

Graduada e Mestre em Psicologia. Formada em Análise Comportamental Clínica, Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness Funcional. E já participou em variados cursos …

Rodrigo Xavier

Trainers certificados pela Universidade de Washington. Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Doutor em Psicologia Clinica (USP) com estágio sanduíche na University of …

Supervisores do estágio

Alguns depoimentos do curso

A Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora para mim, tanto academicamente quanto profissionalmente….
Allan_K.
Desde a primeira aula, da Formação em Psicopatologia Comportamental, em 2021, eu criei um encanto e admiração por toda a equipe do IBAC. Agora, aluno do último semestre da Especialização em ACC, aluno da Formação em FAP e frequentador do Grupo de …
JAIRO_NETO
O curso tem sido ótimo. Tenho aprendido muito. Todas as professoras e professores são extremamente competentes e abertos. Cada aula contribuiu muito para a minha formação. Agradeço imensamente ao IBAC….
Gabriella-Freitas

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Ane Carolina

Ane Caroline Mendes Gomes

Secretária Acadêmica
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gabriela Rubino Mikitchuk

Gabriela Mikitchuk

Secretária Clínica
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Julia soares

Julia Leandra Pereira Soares

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/26004
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Matheus

Matheus Vaz

Secretário Clínico
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Pedro

Pedro Vilarim

Secretário Clínico
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayna Gonçalves

Rayna Gonçalves

Coordenadora da Clínica de Neurodivergência
01/28983
renata

Renata Cambraia

Coordenadora dos cursos de Análise Comportamental Clínica e Coordenadora de Pesquisas e Publicações.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação

Atendimento via WhatsApp