Pós-graduação em neuropsicologia clínica comportamental

A Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental do IBAC tem como principal objetivo proporcionar ao psicólogo uma formação inovadora em Neuropsicologia Clínica utilizando o raciocínio analítico-comportamental em sua prática. O curso conta com aulas 100% online, prática online ou presencial supervisionada e o diferencial de aulas e atividades integrativas de conteúdo, nas quais todo o conteúdo da unidade é revisto de forma articulada através de casos clínicos, e grupos de discussão com a finalidade de aprimorar o raciocínio clínico do profissional. O quadro docente é formado por profissionais especialistas, mestres e doutores, os quais possuem experiência clínica na área.

O curso contará, também, com a participação de professores convidados e renomados em Neuropsicologia e Neurociência do Brasil para oferecer aos seus alunos atividades complementares, tais como palestras e minicursos. A estrutura curricular possibilitará ao psicólogo tanto a formação teórica quanto prática, por meio de estágio e supervisões clínicas.

Apresentação

A Neuropsicologia é uma área do campo das Neurociências responsável por estudar as relações entre cérebro e comportamento. Considerada pelo Conselho Federal de Psicologia enquanto uma das especialidades do profissional da Psicologia, é possível atuar na área clínica, hospitalar, pesquisa e docência.

O(A) neuropsicólogo(a) clínico(a) explora as funções cerebrais e comportamento do paciente através da avaliação neuropsicológica, a partir da qual é possível traçar alvos terapêuticos, diagnósticos, prognóstico, e lançar bases para a reabilitação neuropsicológica (quando necessária). A Neuropsicologia Clínica não se restringe a uma das abordagens psicológicas, sendo possível utilizar suas ferramentas sob a ótica de qualquer uma delas. Dessa forma, analistas do comportamento podem explorar uma nova possibilidade de atuação ao dominarem ferramentas e formas de análise da prática clínica da neuropsicologia que sejam congruentes com a abordagem analítico-comportamental.

As aulas são ao vivo e síncrona, de modo que os(as) alunos(as) devem permanecer com a câmera ligada por metade da aula para que seja contabilizada a presença. O recebimento do certificado estará condicionado à realização de todas as atividades regulares do curso, como monitoria pedagógica, atividades avaliativas, estágio clínico e Trabalho de Conclusão de Curso.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise do Comportamento é uma das poucas práticas existentes dentro da psicologia com aplicações baseadas em evidências. Tal princípio a coloca como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Data de início: 04 de fevereiro de 2025.

Fornecer ao psicólogo as ferramentas necessárias para o raciocínio em Neuropsicologia Clínica, utilizando a base teórica analítico-comportamental. Treinar o olhar clínico através de grupos de discussão que abordam temas relevantes para a Neuropsicologia Clínica. Aprimorar raciocínio analítico a partir de aulas integrativas e apresentação de casos clínicos.

Exclusivo para psicólogos.

1. Aulas às terças-feiras* de 19h às 22h (horário de Brasília).

*Aulas específicas poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes que se façam necessários no cronograma de atividades do curso.

2. Grupos de supervisão TCC serão conduzidos às terças-feiras, no horário das aulas regulares (a partir do Módulo 3 e no 4).

3. Grupos de discussão, raciocínio clínico, serão exclusivamente on-line, 12 horas por semestre, e ocorrerão em datas específicas a serem combinadas com a turma regular às quintas-feiras com frequência mensal (Módulo 2, 3 e 4).

4. Orientações para elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC formato de artigo) serão conduzidos às terças-feiras, no horário das aulas regulares (a partir do Módulo 3 e no 4).

Em parceria com a FASAMAR credenciada pela Portaria Ministerial nº 3908 de 26 de dezembro de 2002, publicado no D.O.U, 27 de Dezembro de 2002.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 250,00 referente a taxa de matrícula.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

 

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

 

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de matrícula.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2025.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Psicóloga pela UFC -2013. Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus – 2017. Curso de Terapia Analítico Comportamental Infantil pela Tríplice Contingências – 2019 …

Professores

Amanda Barroso de Lima

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia, Mestra em Ciências Médicas. Atua com avaliação neuropsicológica no contexto clínico, é psicóloga clínica e supervisora em …

Amanda Maria Leandro Zogob Vieira

Psicóloga. Terapeuta Cognitivo Comportamental. Neuropsicóloga. Mestranda em Ensino na Saúde. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental para Casais. Formação em …

André Bravin

Professor(a) convidado(a)

Psicólogo. Doutor e mestre em Ciências do Comportamento (UnB), na área de Análise Experimental do Comportamento (AEC). Especialista em Psicologia Clínica e com Formação …

Artur Victor Menezes Sousa

Psicólogo pela Estácio, Neuropsicologo pela Unichristus e Mestre em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Atua com Docência em nível Superior …

Beatriz Baldívia

Psicóloga, especialista em Neuropsicologia (CFP) e em Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica (CEPSIC) e em Terapia Cognitiva (CTC Veda). Mestra em Ciências …

Gabriel Sousa Andrade

Psicólogo graduado pela Unicentro e Mestre em Psicologia (linha de avaliação e reabilitação neuropsicológica) pela UFPR. …

Gabriela Carneiro Lopes

Psicóloga pela UFC -2013. Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus – 2017. Curso de Terapia Analítico Comportamental Infantil pela Tríplice Contingências – 2019 …

Grace Ane Morgana Cavalcante de Queiroz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez parte do doutora …

José Ângelo Mouta Neto

É Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Neuropsicologia. Mestre em Ciências da Saúde. Psicoterapeuta Comportamental Contextual e …

Juan Pablo Aristizabal

Psicólogo colombiano, especialista em Psicologia Clínica e Desenvolvimento Infantil, Master em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), …

Katie Almondes

Professora Associada do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Ambulatório de …

Larissa Salustiano Evangelista Pimenta

Psicóloga Especialista em Neuropsicologia pelo CFP Doutoranda e Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Neuropsicóloga Clínica Supervisora Clínica nos cursos de …. …

Liane Bastos Landim

Psicóloga graduada na Universidade de Fortaleza (2012). Neuropsicóloga com especialização na Unichristus (2014), Mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza …

Luana Breda Cristiano

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010) e mestrado em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste… …

Luciane Ponte

Possui Mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/1997). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/1989). Tem …

Maria Nilde Plutarco Couto Bem

Mestre em Saúde Coletiva, professora e supervisora em Neuropsicologia. …

Maryane Mendes Cavalcanti Damasceno

Mestre em Ciências – Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Neuropsicologia – Unichristus. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental – CTC Veda …

Nathália de Vasconcelos Nunes Vital

Psicóloga e Neuropsicóloga, Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento, certificada em ADOS-2. …

Pethra Ediala Basilio

Neuropsicóloga com atuação clínica há 14 anos, realizando avaliações, supervisões de caso e docência. Gerência de ensino e pesquisa do Nepneuro. …

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. …

Rene Martins Viana

Especialização em Neuropsicologia pelo ICHCFMUSP. Professor e supervisor de atendimentos clínicos em cursos de especialização em neuropsicologia em Fortaleza. …

Stefanie Garcia da Silva Cruz Lima

Fonoaudióloga do Centro Especializado em Reabilitação II, Especialista em Neurociências e Reabilitação, Saúde Pública e Docência em Ciências da Saúde e Pós-graduada em …

Waleska de Oliveira

Mestre em Applied Neuroscience pela Kings College London – Londres. Especialista tanto em neuropsicologia quanto reabilitação cognitiva, ambos pela Nepneuro – Goiânia. …

Supervisores do estágio

Camila Emerenciano Berrondo Menezes de Andrade

Psicóloga (UDF); Formação em Análise do Comportamento Clínica (IBAC); Formação em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (ADVANCED) – em andamento.

Débora Luciana da Silva Oliveira

CRP: 01/19013
Especialização em Neuropsicologia Clínica, IBNEURO. Formação Avançada em Análise Comportamental Clínica, IBAC (2021). Formada em Psicologia pela Universidade Católica de

Gabriela Carneiro Lopes

CRP: 11/08697
Psicóloga pela UFC -2013. Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus – 2017. Curso de Terapia Analítico Comportamental Infantil pela Tríplice Contingências – 2019

Júlia Soares

CRP: 01/26004
Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia (IPOG), com repertório em Análise Comportamental e Neurociências. Atendimento de adolescentes, adultos e idosos.

Maria Nilde Plutarco Couto Bem

CRP: 11/06205
Mestre em Saúde Coletiva, professora e supervisora em Neuropsicologia.

Ruan Andrey Tavares Borges

Pesquisador e palestrante nas áreas de estudos relacionados a gênero e masculinidades, na abordagem Comportamental

Tatiana Costa Athayde

CRP: 11/07669
Graduação em Psicologia,Especialização em Psicodrama, em Neuropsicologia e especializanda em Altas Habilidades e Superdotação.

Alguns depoimentos do curso

O IBAC fez parte de um processo importante em minha formação. A pós graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental oferece um conhecimento robusto dos temas em Neuropsicologia. Os professores são maravilhosos e referências na área….
perfil anonimo
Sou psicóloga clínica há dez anos e na minha prática, atendendo a pessoas neurodivergentes, senti a necessidade de aprofundar meu conhecimento na interação entre cérebro e comportamento. Busquei a pós-graduação em Neuropsicologia Clínica do IBAC por …
perfil anonimo
“Pós- Graduação de qualidade é possível, mesmo à distância e on-line. Depende de quem ensina, de um lado, e quem se dispõe a aprender, do outro. Boas pesquisas e sugestões de referências bibliográficas são necessárias. Aqui, tenho experimentado esta …
perfil anonimo
Meu interesse pelo curso surgiu por conta de sua proposta inovadora, que une os conhecimentos da Neuropsicologia com os da Análise do Comportamento. A possibilidade de estudar em uma instituição reconhecida residindo no interior do Paraná também …
Pahola-pneuro
Sou psicóloga e atualmente estou iniciando o segundo módulo da pós em Neuropsicologia clínica do IBAC. Optei pelo curso, porque sou apaixonada pela interação cérebro/comportamento e venho estudando esse tema há algum tempo. Escolhi fazer no IBAC, …
Regilene_Pires
Estudo no IBAC há 1 ano e de lá para cá percebo o quanto cresci e amadureci como profissional de Psicologia. A especialização em Neuropsicologia é perfeita! A variedade na grade de disciplinas, os professores com bastante embasamento científico …
GABRIEL SILVA - NEURO
O formato da Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental me possibilitou estudar Neuropsicologia em uma instituição renomada e de qualidade, mesmo morando no norte do Estado do Tocantins. A pós traz consigo uma brilhante inovação…
Antonio-Hugo_-_PNEURO
Aluno do curso de Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental do IBAC
O IBAC faz parte da minha vida desde 2017: finalizei minha pós graduação, fiz cursos de extensão e formação, dei monitorias, fiz atendimentos e atualmente estou finalizando um curso enquanto me matriculo em outro para o semestre que vem, pois é um…
Natalia 2
Aluna e Monitora do IBAC
A formação em FAP foi transformadora para minha vida pessoal e prática clínica. Trouxe leveza e conexão para as trocas com os pacientes/clientes, senti permissão para ser “humana” com eles. É uma formação que ensina sobre a humanização em nosso fazer…
Bianca Isabel
Aluna no curso de Neuropsicológia
Conheci o IBAC através das maravilhosas Jornadas realizadas nas redes sociais, me inscrevi no Curso de Neuropsicológia Clínica e percebo o quanto os professores são excelentes e principalmente em virtude de estarem atuando em locais de referencia, o…
Ederson da Silva
Aluno do curso de Neuropsicológia
Comecei a estudar no IBAC ao mesmo tempo em que concluía o último ano da graduação em Psicologia. Por se tratar de uma formação generalista, comecei a ter contato com disciplinas relacionadas à Neuropsicologia…
b54a7878-a8e0-41f1-a414-d05e912f34ee
Aluna de NEURO
perfil anonimo
Ex-aluno do IBAC- NEURO
Fiz o curso de Formação em Neuropsicologia Clínica. Iniciei na primeira turma, em 2017. A Neuropsicologia foi um divisor de águas na minha carreira profissional. É uma forma diferente, e encantadora, de ver o mundo! Hoje atuo profissionalmente…
Andrei morales
Psicólogo Clínico e ex-aluno do IBAC- NEURO
Assim que me formei eu comecei um curso de especialização em ACC no IBAC que foi muito bom e me deu toda a base para começar e aprimorar os meus atendimentos. Por essa primeira experiência excelente, assim que eu soube que o IBAC estava com o curso…
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex-aluna do curso de ACC e NEURO
Eu sou Meigan Sack Rodrigues, aluna do Ibac, do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica, do curso de Formação no Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados e também do curso de Formação em Neuropsicologia. De todos os cursos…
Meigan
Aluna do IBAC

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
jennifer

Jennifer Silva

Secretária acadêmica.
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Julia soares

Julia Leandra Pereira Soares

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/26004
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais Pereira

Thais Pereira

Assistente administrativo

Atendimento via WhatsApp

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8

O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:

a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.

Diferenciais do curso

Curso é realizado integralmente on-line e síncrono

Grupo de estudo de casos clínicos, montagem de baterias avaliativas e raciocínio clínico.

Grade curricular inclui aulas integradoras de conteúdo.

Aplicação de ferramentas clínicas consistentes com a análise do comportamento.

Exercício de monitoria acadêmica para sedimentar o aprendizado.

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

Professores convidados internacionais

Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.

Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

Atividades de aprendizagem guiadas por monitores pedagógicos

Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas entre cursos do IBAC

Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas cursadas em ouras instituições

Aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu em outras instituições, mediante apreciação da coordenação de curso.

Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.

Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto. 

Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

Eventos sociais on-line e presenciais

Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.

Plantão de dúvidas sobre Análise Funcional

Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.

Monitoria Pedagógica

Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.

Equipe permanente de assistência a aulas e eventos

Você conhece toda a estrutura que dá suporte aos estudantes do IBAC? Além de todos os colaboradores, coordenadores e assistentes de coordenação, nossos estudantes contam com uma equipe de assistentes de aula, que acompanham integralmente todas as transmissões ao vivo, e de assistentes de chat, que orientam e esclarecem dúvidas durante os eventos e aulas abertas transmitidos pelo canal do IBAC no Youtube. Dessa forma, durante cada atividade ao vivo promovida pelo Instituto, os estudantes ficam em salas do Zoom amparados por nossa equipe especialmente treinada para garantir um acesso eficiente ao conteúdo apresentado e debatido por professores e palestrantes.

Conteúdo disponível gratuitamente no Canal do Youtube EVENTOS IBAC

Diversos eventos on-line promovidos semestralmente pelo IBAC e transmitidos ao vivo ficam salvos e disponíveis gratuitamente em nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/eventosibac. Aulas abertas, Jornadas Clínicas, Jornadas temáticas (depressão, ansiedade, questões culturais, relações amorosas), Encontros e entrevistas com grandes nomes da abordagem podem ser assistidos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador) por todos aqueles interessados em Psicologia e na Análise Comportamental Clínica, sem nenhum custo.

Eventos híbridos

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Uso de aplicativos e plataformas modernos para transmissão de aulas e eventos ao vivo

As aulas regulares dos cursos do IBAC são transmitidas pelo Zoom Meetings, um aplicativo
que permite reuniões virtuais de fácil acesso por celular ou computador. Em todas as aulas, há um assistente exclusivo disponível para acompanhar os estudantes e oferecer ajuda técnica durante 100% da transmissão ao vivo. Os eventos, como minicursos e cursos de extensão, também envolvem a venda de ingressos e acesso facilitados pela Sympla, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil.

Uso de sistema de gestão clínica por estagiários e psicólogos da equipe

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Perguntas Frequentes

A Neuropsicologia é uma área do campo das Neurociências responsável por estudar as relações entre cérebro e comportamento. Considerada pelo Conselho Federal de Psicologia enquanto uma das especialidades do profissional da Psicologia, é possível atuar na área clínica, hospitalar, pesquisa e docência. O neuropsicólogo(a) clínico(a) explora as funções cerebrais e comportamento do paciente através da avaliação neuropsicológica, a partir da qual é possível traçar alvos terapêuticos, diagnósticos, prognóstico, e lançar bases para a reabilitação neuropsicológica (quando necessária). A Neuropsicologia Clínica não se restringe a uma das abordagens psicológicas, sendo possível utilizar suas ferramentas sob a ótica de qualquer uma delas.

Dessa forma, analistas do comportamento podem explorar uma nova possibilidade de atuação ao dominarem ferramentas e formas de análise da prática clínica neuropsicológica que sejam congruentes com a abordagem analítico-comportamental, de modo a compreender melhor possíveis alterações no funcionamento cerebral e consequentemente no comportamento dos indivíduos. Eles poderão também aprimorar sua prática terapêutica, incluindo análise funcional, ABA, ACT, DBT e demais terapias comportamentais.

A Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental do IBAC tem como principal objetivo proporcionar ao psicólogo uma formação inovadora em Neuropsicologia Clínica utilizando o raciocínio analítico-comportamental em sua prática. O curso conta com aulas 100% online, prática online ou presencial supervisionada e o diferencial de aulas integrativas de conteúdo, nas quais todo o conteúdo da unidade é revisto de forma articulada através de casos clínicos, e grupos de discussão com a finalidade de aprimorar o raciocínio clínico do profissional. O quadro docente é formado por profissionais especialistas, mestres e doutores, os quais possuem experiência clínica na área. O curso contará, também, com a participação de professores convidados e renomados em Neuropsicologia e Neurociência do Brasil para oferecer aos seus alunos atividades complementares, tais como palestras e minicursos. A estrutura curricular possibilitará ao psicólogo tanto a formação teórica quanto prática, por meio de estágio e supervisões clínicas.

A partir de 2022, ofertamos uma nova proposta de curso e o conteúdo programático já está disponível na página do curso no site do IBAC. O curso tem duração de quatro módulos/semestres. A grade curricular foi estruturada de forma que a primeira unidade contempla os conteúdos necessários à realização de raciocínio clínico no processo de anamnese neuropsicológica. A segunda unidade engloba os conhecimentos fundamentais para a realização da avaliação neuropsicológica, com o estudo das funções cerebrais. A terceira unidade envolve as ferramentas que podem ser utilizadas no processo de avaliação neuropsicológica (testes, inventários, avaliação ecológica, laudo neuropsicológico etc.). Por fim, a última unidade é voltada para a prática em avaliação neuropsicológica presencial ou online (estágio supervisionado) e pesquisa (trabalho de conclusão de curso/ artigo).

Para alunos que residem em Brasília-DF, será possível escolher entre fazer o estágio on-line e/ou presencialmente no IBAC, com clientes que procurarem a clínica-escola. Para alunos que residem fora de Brasília-DF, será possível escolher entre fazer o estágio on-line e/ou presencialmente em uma clínica de psicologia em sua cidade. Ou seja, as supervisoras clínicas vão avaliar com os alunos se o estágio será feito de forma híbrida (com atendimentos presenciais e on-line) ou em apenas uma modalidade, conforme as possibilidades de cada aluno e de recursos disponíveis para tal.

A Teleneuropsicologia é o atendimento em Neuropsicologia Clínica na modalidade online, na qual o neuropsicólogo/a realiza a sessão por teleconferência/ chamada de vídeo de forma síncrona.

Segundo orientação da Associação Americana de Psicologia (APA, 2020), são necessários alguns requisitos para que a prática da Teleneuropsicologia possa ocorrer primando pela ética e aspectos técnicos do processo, como:
– Internet estável a ser avaliada a cada sessão juntamente com o paciente;
– Paciente ter habilidade com computador/ mouse;
– Uso de testes aprovados pelo SATEPSI e/ou com embasamento teórico que justifique sua aplicação;
– Além de testes, utilizar como base o raciocínio clínico, entrevistas e observações;
– Utilizar programas com tecnologia de proteção de dados E outros pontos que serão discutivos ao longo do curso.

Sim. Psicólogos de outras cidades brasileiras podem se inscrever no curso e cumprir o estágio supervisionado, fazendo atendimentos presenciais em sua cidade e/ou por Teleneuropsicologia.

A avaliação neuropsicológica poderá ser feita com crianças, adolescentes, adultos e idosos. No caso da Teleneuropsicologia, o principal público atendido será de adultos, pela maior disponibilidade de testes disponíveis nesta modalidade.

A estrutura do curso envolve grupos de estudo com discussão de casos desde o segundo módulo para que o aluno possa entrar em contato com estudos práticos desde o começo do curso, ampliando sua visão sobre o processo clínico. Além disso, o curso conta com professores e supervisores com experiência clínica. Por fim, o aluno entrará em contato com o mercado de trabalho durante sua prática em estágio, no qual realizará atendimento e terá um professor supervisor para orientar o processo. Apesar de ter aulas online, os alunos e professores podem interagir durante as aulas por serem na modalidade síncrona, de modo a formar parcerias durante e após o curso.

Não. De acordo com exigências do MEC, a data de entrada em algum curso de pós-graduação precisa ser necessariamente posterior à da colação de grau. Você pode ingressar em cursos de Formação, que permitem estudantes e permitem o aproveitamento posterior de disciplinas nos cursos de pós-graduação. Além disso, oferecemos outras atividades acadêmicas, como grupos de estudo e curso de inglês instrumental, e eventos on-line gratuitos.

Apenas psicólogos poderão se inscrever no curso. Em relação a outras abordagens, a Neuropsicologia envolve uma abordagem das neurociências e o raciocínio neuropsicológico será contemplado ao longo de todo o curso. O que diferencia em relação à abordagem é o uso de técnicas e testes congruentes com a teoria analítico-comportamental. Portanto, não há impedimento, mas poderão surgir dúvidas em relação a instrumentos que não serão contemplados por serem incompatíveis com a visão da análise do comportamento.

Sim, todas as aulas ao vivo ficarão gravadas e poderão ser acessadas pelos alunos regulares do curso a qualquer momento, enquanto sua turma estiver em andamento.

Sim. Os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IBAC em parceria com a FASAMAR (que é uma instituição de ensino superior) são cursos reconhecidos pelo MEC.

Existem duas maneiras de conseguir o título no conselho:
1) Fazendo uma prova de titulação no próprio conselho.
2) Dirigindo-se ao conselho com um certificado de conclusão de pós graduação lato senso (reconhecida pelo MEC).
Os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IBAC em parceria com a FASAMAR (que é uma instituição de ensino superior) são cursos reconhecidos pelo MEC. Então, ao final do curso, você conseguiria o título ao solicitar junto ao conselho, apresentando o certificado de conclusão do curso nesta parceria. Veja mais em: https://site.cfp.org.br/servicos/titulo-de-especialista/como-obter-o-titulo

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo e participe da nossa lista para receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um e-mail para ibac@ibac.com.br informando o nome e CPF de todos os integrantes e solicitando o desconto antes do início do curso.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.

Descontos para alunos e ex alunos IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2025.

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!