Pós-graduação em neuropsicologia clínica comportamental

A Neuropsicologia é uma área do campo das Neurociências responsável por estudar as relações entre cérebro e comportamento. Considerada pelo Conselho Federal de Psicologia enquanto uma das especialidades do profissional da Psicologia, é possível atuar na área clínica, hospitalar,
pesquisa e docência. O neuropsicólogo(a) clínico(a) explora as funções cerebrais e comportamento do paciente através da avaliação neuropsicológica, a partir da qual é possível traçar alvos terapêuticos, diagnósticos, prognóstico, e lançar bases para a reabilitação neuropsicológica (quando necessária). A Neuropsicologia Clínica não se restringe a uma das abordagens psicológicas, sendo possível utilizar suas ferramentas sob a ótica de qualquer uma delas. Dessa forma, analistas do comportamento podem explorar uma nova possibilidade de atuação ao dominarem ferramentas e formas de análise da prática clínica da neuropsicologia que sejam congruentes com a abordagem analítico-comportamental.

Apresentação

A Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental do IBAC tem como principal objetivo proporcionar ao psicólogo uma formação inovadora em Neuropsicologia Clínica utilizando o raciocínio analítico-comportamental em sua prática. O curso conta com aulas 100% online, prática online ou presencial supervisionada e o diferencial de aulas e atividades integrativas de conteúdo, nas quais todo o conteúdo da unidade é revisto de forma articulada através de casos clínicos, e grupos de discussão com a finalidade de aprimorar o raciocínio clínico do profissional. O quadro docente é formado por profissionais especialistas, mestres e doutores, os quais possuem experiência clínica na área. O curso contará, também, com a participação de professores convidados e renomados em Neuropsicologia e Neurociência do Brasil para oferecer aos seus alunos atividades complementares, tais como palestras e minicursos. A estrutura curricular possibilitará ao psicólogo tanto a formação teórica quanto prática, por meio de estágio e supervisões clínicas.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite: (1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma; (2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet; (3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: A supervisão em grupo será realizada 100% on-line. As atividades práticas do estágio podem ser realizadas de modo on-line ou presencialmente, no IBAC ou na cidade de residência do(a) estudante.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise do Comportamento é uma das poucas práticas existentes dentro da psicologia com aplicações baseadas em evidências. Tal princípio a coloca como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Data de início: 06 de fevereiro de 2024.

Fornecer ao psicólogo as ferramentas necessárias para o raciocínio em Neuropsicologia Clínica, utilizando a base teórica analítico-comportamental. Treinar o olhar clínico através de grupos de discussão que abordam temas relevantes para a Neuropsicologia Clínica. Aprimorar raciocínio analítico a partir de aulas integrativas e apresentação de casos clínicos.

Psicólogos (exclusivo).

1. Aulas às terças-feiras* de 19h às 22h (horário de Brasília).

*Aulas específicas poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes que se façam necessários no cronograma de atividades do curso.

2. Grupos de supervisão TCC serão conduzidos às terças-feiras, no horário das aulas regulares (a partir do Módulo 3 e no 4).

3. Grupos de discussão, raciocínio clínico, serão exclusivamente on-line, 12 horas por semestre, e ocorrerão em datas específicas a serem combinadas com a turma regular às quintas-feiras com frequência mensal (Módulo 2, 3 e 4).

4. Orientações para elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC formato de artigo) serão conduzidos às terças-feiras, no horário das aulas regulares (a partir do Módulo 3 e no 4).

Em parceria com a FASAMAR credenciada pela Portaria Ministerial nº 3908 de 26 de dezembro de 2002, publicado no D.O.U, 27 de Dezembro de 2002.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 250,00 referente a taxa de matrícula.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de matrícula.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2024.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Psicóloga pela UFC -2013. Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus – 2017. Curso de Terapia Analítico Comportamental Infantil pela Tríplice Contingências – 2019 …

Professores

Amanda Barroso de Lima

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia, Mestra em Ciências Médicas. Atua com avaliação neuropsicológica no contexto clínico, é psicóloga clínica e supervisora em …

Amanda Maria Leandro Zogob Vieira

Psicóloga. Terapeuta Cognitivo Comportamental. Neuropsicóloga. Mestranda em Ensino na Saúde. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental para Casais. Formação em …

André Bravin

Professor(a) convidado(a)

Psicólogo. Doutor e mestre em Ciências do Comportamento (UnB), na área de Análise Experimental do Comportamento (AEC). Especialista em Psicologia Clínica e com Formação …

Ângelo Mouta

Psicólogo Analista do Comportamento, graduado pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2013); Especialista em Neuropsicologia – UniChristus (2015); Mestre em Ciências da …

Artur Victor Menezes Sousa

Psicólogo pela Estácio, Neuropsicologo pela Unichristus e Mestre em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Atua com Docência em nível Superior …

Beatriz Baldívia

Psicóloga, especialista em Neuropsicologia (CFP) e em Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica (CEPSIC) e em Terapia Cognitiva (CTC Veda). Mestra em Ciências …

Camila Lima

Psicóloga-analista do comportamento-formada pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2012); Especialista em Neuropsicologia-UniChristus (2013); Tutora do programa de …

Camila Moreira de Melo Brito

Psicóloga pela PUC GO, Neuropsicóloga pelo Nepneuro, Especialista em Reabilitação Neuropsicológica/Cognitiva pelo HC/FMUSP. Atua com avaliação e reabilitação neuropsicoló …

Cíntia Pontin Carraretto

Graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Educação Física de Lins (1985), especialista em Psicomotricidade (1993), e Ontogênese da Motricidade (1997), mestrado …

Débora Luciana da Silva Oliveira

Especialização em Neuropsicologia Clínica, IBNEURO. Formação Avançada em Análise Comportamental Clínica, IBAC (2021). Formada em Psicologia pela Universidade Católica de …

Gabriela Carneiro Lopes

Psicóloga pela UFC -2013. Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus – 2017. Curso de Terapia Analítico Comportamental Infantil pela Tríplice Contingências – 2019 …

Grace Ane Morgana Cavalcante de Queiroz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez parte do doutora …

Juan Pablo Aristizabal

Psicólogo colombiano, especialista em Psicologia Clínica e Desenvolvimento Infantil, Master em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), …

Katie Almondes

Professora Associada do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Ambulatório de …

Larissa Salustiano Evangelista Pimenta

Psicóloga Especialista em Neuropsicologia pelo CFP Doutoranda e Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Neuropsicóloga Clínica Supervisora Clínica nos cursos de …. …

Liana Rosa Elias

Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza. Formação em Terapia Comportamental. Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus e pelo Conselho Federal de …

Liane Bastos Landim

Psicóloga graduada na Universidade de Fortaleza (2012). Neuropsicóloga com especialização na Unichristus (2014), Mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza …

Luana Breda Cristiano

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010) e mestrado em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste… …

Luciane Ponte

Possui Mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/1997). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/1989). Tem …

Maria Paula Leite Gomes

Especialista em avaliação psicológica e neuropsicologia, formada em EMDR e atuando como neuropsicóloga no IBAC desde 2022 …

Maryane Mendes Cavalcanti Damasceno

Mestre em Ciências – Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Neuropsicologia – Unichristus. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental – CTC Veda …

Mônica Vieira Costa

Doutora e mestre em Medicina Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências …

Patrícia Nogueira Azevedo

Mestre em Psicologia: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Possui graduação em Psicologia e formação em Análise do Comportamento pela Universidade de Fortaleza e …

Stefanie Garcia da Silva Cruz Lima

Fonoaudióloga do Centro Especializado em Reabilitação II, Especialista em Neurociências e Reabilitação, Saúde Pública e Docência em Ciências da Saúde e Pós-graduada em …

Waleska de Oliveira

Mestre em Applied Neuroscience pela Kings College London – Londres. Especialista tanto em neuropsicologia quanto reabilitação cognitiva, ambos pela Nepneuro – Goiânia. …

Supervisores do estágio

Camila Lima

Psicóloga-analista do comportamento-formada pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2012); Especialista em Neuropsicologia-UniChristus (2013); Tutora do programa de

Débora Luciana da Silva Oliveira

CRP: 01/19013
Especialização em Neuropsicologia Clínica, IBNEURO. Formação Avançada em Análise Comportamental Clínica, IBAC (2021). Formada em Psicologia pela Universidade Católica de

Maria Paula Leite Gomes

Especialista em avaliação psicológica e neuropsicologia, formada em EMDR e atuando como neuropsicóloga no IBAC desde 2022

Ruan Andrey Tavares Borges

Pesquisador e palestrante nas áreas de estudos relacionados a gênero e masculinidades, na abordagem Comportamental

Alguns depoimentos do curso

Sou psicóloga clínica há dez anos e na minha prática, atendendo a pessoas neurodivergentes, senti a necessidade de aprofundar meu conhecimento na interação entre cérebro e comportamento. Busquei a pós-graduação em Neuropsicologia Clínica do IBAC por …
“Pós- Graduação de qualidade é possível, mesmo à distância e on-line. Depende de quem ensina, de um lado, e quem se dispõe a aprender, do outro. Boas pesquisas e sugestões de referências bibliográficas são necessárias. Aqui, tenho experimentado esta …
Meu interesse pelo curso surgiu por conta de sua proposta inovadora, que une os conhecimentos da Neuropsicologia com os da Análise do Comportamento. A possibilidade de estudar em uma instituição reconhecida residindo no interior do Paraná também …
Sou psicóloga e atualmente estou iniciando o segundo módulo da pós em Neuropsicologia clínica do IBAC. Optei pelo curso, porque sou apaixonada pela interação cérebro/comportamento e venho estudando esse tema há algum tempo. Escolhi fazer no IBAC, …
Estudo no IBAC há 1 ano e de lá para cá percebo o quanto cresci e amadureci como profissional de Psicologia. A especialização em Neuropsicologia é perfeita! A variedade na grade de disciplinas, os professores com bastante embasamento científico …
O formato da Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental me possibilitou estudar Neuropsicologia em uma instituição renomada e de qualidade, mesmo morando no norte do Estado do Tocantins. A pós traz consigo uma brilhante inovação…
Antonio-Hugo_-_PNEURO
Aluno do curso de Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental do IBAC
O IBAC faz parte da minha vida desde 2017: finalizei minha pós graduação, fiz cursos de extensão e formação, dei monitorias, fiz atendimentos e atualmente estou finalizando um curso enquanto me matriculo em outro para o semestre que vem, pois é um…
Natalia 2
Aluna e Monitora do IBAC
A formação em FAP foi transformadora para minha vida pessoal e prática clínica. Trouxe leveza e conexão para as trocas com os pacientes/clientes, senti permissão para ser “humana” com eles. É uma formação que ensina sobre a humanização em nosso fazer…
Bianca Isabel
Aluna no curso de Neuropsicológia
Conheci o IBAC através das maravilhosas Jornadas realizadas nas redes sociais, me inscrevi no Curso de Neuropsicológia Clínica e percebo o quanto os professores são excelentes e principalmente em virtude de estarem atuando em locais de referencia, o…
Ederson da Silva
Aluno do curso de Neuropsicológia
Comecei a estudar no IBAC ao mesmo tempo em que concluía o último ano da graduação em Psicologia. Por se tratar de uma formação generalista, comecei a ter contato com disciplinas relacionadas à Neuropsicologia…
b54a7878-a8e0-41f1-a414-d05e912f34ee
Aluna de NEURO
perfil anonimo
Ex-aluno do IBAC- NEURO
Fiz o curso de Formação em Neuropsicologia Clínica. Iniciei na primeira turma, em 2017. A Neuropsicologia foi um divisor de águas na minha carreira profissional. É uma forma diferente, e encantadora, de ver o mundo! Hoje atuo profissionalmente…
Andrei morales
Psicólogo Clínico e ex-aluno do IBAC- NEURO
Assim que me formei eu comecei um curso de especialização em ACC no IBAC que foi muito bom e me deu toda a base para começar e aprimorar os meus atendimentos. Por essa primeira experiência excelente, assim que eu soube que o IBAC estava com o curso…
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex-aluna do curso de ACC e NEURO
Eu sou Meigan Sack Rodrigues, aluna do Ibac, do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica, do curso de Formação no Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados e também do curso de Formação em Neuropsicologia. De todos os cursos…
Meigan
Aluna do IBAC
“Ainda na graduação participei de vários minicursos do IBAC. A excelente qualidade dos minicursos oferecidos pelo IBAC com custo acessível aos graduandos em psicologia me fez uma aluna assídua bem antes da escolha da abordagem analítico comportamenta…
perfil anonimo
Psicóloga Clínica

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Elyohana Sousa

Elyohana Sousa

Monitora de estágio
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
GUSTAVO_NEVES

Gustavo Neves

Plantão de dúvidas em análise funcional, Monitor pedagógico e assistente de curso
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Jéssica Alves

Jéssica Alves Barbosa

Coordenadora do curso de Prática Baseada em Evidência e Supervisora
CRP: 01/19439
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Karen Mororó

Karen Mororó

Supervisora
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Luziana-IBAC--Monitoria

Luziana Oliveira

Monitora pedagógica.
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.13

Nicole Lacerda

Secretária acadêmica.
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Priscila Kanamota

Priscila Kanamota

Supervisora
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayana

Rayana Brito

Supervisora
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Susana

Susana Moura

Secretária Clínica
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais

Thais Pereira

Secretária Clínica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.30

Vinicius Di Luna

Analista de Marketing e Criação.
YURI_VITOR

Yuri Vitor

Monitor de estágio e de análise funcional

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8

O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:

a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.

Diferenciais do curso

Curso pode ser realizado integralmente on-line síncrono.

Grupo de estudo de casos clínicos, montagem de baterias avaliativas e raciocínio clínico.

Grade curricular inclui aulas integradoras de conteúdo.

Aplicação de ferramentas clínicas consistentes com a análise do comportamento.

Professores capacitados e com prática clínica.