Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o Autismo e outras Neurodivergências

O principal objetivo do curso é contribuir na formação de profissionais que tenham autonomia técnica ao utilizar a Análise do Comportamento e que tenham compromisso ético e respeito pela neurodiversidade.

Apresentação

O curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o Autismo e outras Neurodivergências preza pela capacitação técnica e pelo compromisso ético na formação de seus estudantes a partir dos pressupostos das Ciências do Comportamento. Com o objetivo de atender a crescente demanda por profissionais bem qualificados para o atendimento de pessoas dentro do Espectro Autista e outras neurodivergências, há dez anos o IBAC tem oferecido um curso de excelência que possibilita a formação de profissionais competentes e com experiência comprovada. Além disso, é comum que não só profissionais da psicologia busquem nossos cursos, muitos familiares, cuidadoras(es), profissionais de outras áreas, como educadoras(es), fonoaudiólogas(os), terapeutas ocupacionais, entre outros, têm buscado aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Sendo assim, o curso abarca o interesse de públicos diferenciados que buscam conhecimento sobre pessoas neurodivergentes. A prática é realizada a partir do referencial da Análise do Comportamento. Enfatiza-se os aspectos teóricos, que embasam a prática de um(a) terapeuta comportamental, assim como disciplinas que desenvolvem repertório técnico de atuação, incluindo atividades práticas supervisionadas. 

O curso conta com a colaboração de um quadro docente altamente qualificado, além de docentes neurodivergentes. São, em sua maioria, doutoras e doutores da área, possuindo vasta experiência, seja em clínica, em docência e/ou em pesquisa. Isto torna todas as aulas dinâmicas e bastante motivantes, instigando a participação de todas(os). O curso de Pós-Graduação tem duração de quatro semestres. Sendo os dois primeiros os mesmos do curso de formação que, portanto, tem duração de dois semestres. Nós queremos que os estudantes que participam deste curso aprendam muito bem sobre Análise do Comportamento para que tenham autonomia técnica e aprendam muito bem sobre Autismo e neurodivergências para que tenham compromisso ético em respeitar a neurodiversidade. 

A Análise do Comportamento Aplicada, mais conhecida como ABA, tem sido a ciência mais difundida para o acompanhamento de pessoas neurodivergentes por apresentar práticas com resultados cientificamente comprovados. Para além de reproduzir técnicas e protocolos já bem estabelecidos dentro das práticas de Análise do Comportamento Aplicada, o curso oferecido pelo IBAC pretende promover a autonomia técnica dos profissionais por meio da apropriação dos conhecimentos produzidos pelas Ciências do Comportamento e a experiência com a prática clínica. 

Uma prática clínica ética e responsável exige que os profissionais orientem suas ações amparados pelas normativas de classe da psicologia e pela análise e compreensão da pessoa atendida em sua singularidade. Falar sobre um espectro autista significa falar sobre heterogeneidade entre as pessoas que recebem um mesmo diagnóstico, portanto, não é coerente oferecer intervenções médicas e psicológicas sem considerar a singularidade individual presente e histórica, o contexto social e cultural em que a pessoa está inserida, seus desafios e potencialidade individuais. A prática psicológica ética, responsável e bem sucedida depende do olhar cuidadoso que depositamos sob cada pessoa que é atendida, o respeito pela diversidade se opõe às práticas de normatização rígidas que podem ser adoecedoras e violentas tanto para pessoas neurodivergentes quanto para pessoas neurotípicas. Essa proposta não é inovadora, tendo em vista que para as Ciências do Comportamento a análise comportamental de um indivíduo deve sempre considerar sua história de aprendizagem individual e as funções que cada forma de ser ocupam no contexto específico que a pessoa se encontra, porém, tal proposta de respeito à singularidade pode ser esquecida em meio a um contexto mais amplo que exige pacotes de intervenção padronizados com resultados rápidos. 

A oferta do curso de Formação e Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o Autismo e outras Neurodivergências contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de autistas e outros neurodivergentes e a criação de um contexto favorável à promoção do desenvolvimento e saúde mental desse público.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

A prática do estágio supervisionado poderá ser realizada presencialmente na clínica do IBAC.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Documentação para matrícula

Data de início: 31 de janeiro de 2024.

Em Breve!

Aperfeiçoar e aprofundar, com base na Análise do Comportamento Aplicada, a formação de profissionais interessadas(os) no atendimento de pessoas autistas e outros transtornos do neurodesenvolvimento e difundir, a partir de pressupostos experimentais, o conhecimento científico e as práticas clínicas ligadas à área que contribuem com a melhoria de qualidade de vida destas pessoas e suas famílias, sempre respeitando sua diversidade e com compromisso ético.

Exclusivo para psicólogos.

Aulas às quartas-feiras* de 19h às 22h (horário de Brasília).

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do cronograma de atividades do curso.

**Os encontros de supervisão serão marcados a cada semestre diretamente com os supervisores responsáveis.

Em breve!

Em parceria com a FASAMAR credenciada pela Portaria Ministerial nº 3908 de 26 de dezembro de 2002, publicado no D.O.U, 27 de Dezembro de 2002.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 250,00 referente a taxa de matrícula.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de matrícula.

Novas inscrições em breve

As vagas para a primeira turma do semestre 2023.1 foram preenchidas. No entanto, caso tenha interesse em ingressar no curso ainda esse semestre, preencha o formulário da nossa lista de espera.

Entraremos em contato com você caso tenhamos quórum para uma segunda turma ainda este semestre. Se não for possível, avisaremos você da nova oferta de turma em 2023/2.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2024.

Coordenação do Curso

Airton

Airton Campos Jr

Psicólogo, Mestrando em Psicologia Clínica (USP), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC), com Capacitação para Atendimento a Autistas Adultos (Atitude), Fo …

Supervisores do estágio

Airton Campos Jr

CRP: 01/21534
Psicólogo, Mestrando em Psicologia Clínica (USP), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC), com Capacitação para Atendimento a Autistas Adultos (Atitude), Fo

Bruna Tosatte

Psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Análise Comportamental Clínica; Pós Graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelec

Felipe Álex

CRP: CRP 01/22.902
Especialista em Analise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados (IBAC); com certificação em Professional Crisis Managemet – PCM

Professores

Em breve!

Andrea Fadel Hey Dorigon

Psicóloga, Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pelo Núcleo Paradigma. Possui formação em clínica infantil, formação avançada no Modelo Denver de …

Fernanda Silva Souza Azevedo

Mestranda em Educação pela UnB, com ênfase de pesquisas em Altas Habilidades e Superdotação. Cursou Psicolinguística Cognitiva, como aluna especial no Mestrado de …

Gabriela Massa

Diretora do Instituto Ninar. Terapeuta Ocupacional, com Certificação Internacional de Integração Sensorial de Ayres e capacitação na abordagem integrativa em crianças com …

Gustavo Tozzi

Mestre em Ciências do Comportamento pela UnB. Formação em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei …

Kymbelie Hemilli Pereira Oliveira

Fonoaudióloga clínica e supervisora no Instituto Ninar. Pós graduada em Fonoaudiologia Neonatal e pediátrica: da UTI à reabilitação neurológica – CEAFI, pós graduanda em …

Larissa Lemos

Psicóloga atuante exclusivamente com o público autista desde a graduação. Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada pela Universidade Federal de São Carlos-SP (U …

Letícia Bessa

Psicóloga (UFG-Goiânia). Mestre e Doutoranda em Educação Especial (UFSCar), Pós-Graduanda em Terapia Comportamental (ITCR-Campinas) e em formação em Análise do Comportame …

Lilian Carvalho

Mestre em Ciências (Saúde Pública) pela ENSP-Fiocruz, Enfermeira (UFF), Servidora Pública Federal no SUS, Especialista em Neurociências, Educação.. …

Marcello Henrique Silvestre

Psicólogo (CRP 06/186284). Mestre em Análise Comportamental da Cognição pela UFSCar, sob orientação do Prof. Júlio de Rose. Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e …

Meigan Sack Rodrigues

Doutoranda e Mestra em Direito Tributário pela Universidade de Salamanca. Pós-graduada em Direito Público pela Universidade do Distrito Federal. Especialista em Análise …

Nathália Gheventer

Nutricionista (UnB), Especialista em Saúde Mental Infantojuvenil pelo Programa de Residência Multiprofissional (ESCS), Pós graduada em Comportamento Alimentar (IPGS) …

Pedro Lucas Costa

Autista coordenador nacional de políticas de inclusão escolar na Associação Nacional para inclusão das pessoas autistas (Autistas Brasil) Mestre em Educação Especial no …

Rafaela Fontes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre e doutora em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Doutora em Psicologia com ênfase …

Raquel Melo

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) …

Alguns depoimentos do curso

Apesar de já ter um experiência prévia na atuação como acompanhante terapêutico em ABA, cheguei no curso de Pós-graduação em Análise do Comportamento voltada para Autismo e outras Neurodivergências do IBAC no meu primeiro ano de formado, já como …
Escolhi fazer a pós no IBAC por ser uma instituição referência na área e minha experiência como estudante foi muito rica! A matriz curricular é bem completa e abrange teoria e prática, o que possibilita maior segurança na atuação profissional. A …
Me chamo Taiany e sou aluna recém formada do curso de Pós-graduação em Análise do Comportamento voltada para Autismo e outras Neurodivergências. Conheci o IBAC atrás de indicação de uma aluna, e ao observar a ementa vi que seria um grande agregador …
Ao ingressar na Pós-graduação em Análise do Comportamento voltada ao autismo e outras neurodiversidades, eu não tinha a noção do quanto seria impactada pelo curso! Tive aulas com professores neurodivergentes e eles me fizeram ter uma visão mais…
Após começar a trabalhar como estagiário na ABA para crianças autistas, decidi que aquela era a área que gostaria de atuar como psicólogo. Para isso, eu queria não só me especializar, como queria escolher a instituição que mais me capacitaria como…
Matheus Zambrano Boaventura
Aluno do curso de TEA
Tive muita dificuldade em escolher a abordagem durante meu percurso acadêmico. Ao tardar a escolha fui sentindo as dificuldades e os prejuízos da indecisão. Logo, ao assumir a AC como filosofia e prática sabia que precisaria lutar para adquirir o…
Mércia Augusta
Aluna de TEA
Sou psicóloga Especialista na Infância e atuo com crianças com atrasos de desenvolvimento há algum tempo. Durante toda a minha atuação é indiscutível a veracidade da Análise do Comportamento Aplicada no tratamento para crianças, especificamente…
Ana Paula
Aluna de TEA
Durante minha formação na universidade, eu via a Análise do Comportamento como uma abordagem mecanicista da Psicologia, a qual nunca imaginava ser de meu interesse de atuação. Em razão de circunstâncias diversas da época, tive que cumprir alguns…
perfil anonimo
Psicólogo Clínica e ex aluno do curso de TEA
Fazer uma formação online é uma maneira de gerir o tempo com autonomia e criatividade. A Formação online do IBAC apresentou uma estrutura inovadora, pois as aulas se apresentavam simultâneas ao presencial, garantindo assim, maior interação com…
rúbia
Ex-aluna do Curso de TEA
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
perfil anonimo
Psicólogo Clínica e ex aluno do curso de TEA
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
Logo que sai da faculdade de Psicologia comecei a trabalhar com crianças e adolescentes autistas. Por já ter feito estágio com esta clientela, tive facilidade em conseguir trabalho na área, pois os colegas continuavam me indicando. Comecei fazendo…
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
O IBAC foi de grande valia para o meu processo de formação. Pude aprender muito com os melhores professores, a equipe como um todo sempre foi muito disponível a ajudar no que fosse preciso. E aguardo ansiosa para novas oportunidades de estudar…
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Elyohana Sousa

Elyohana Sousa

Monitora de estágio
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
GUSTAVO_NEVES

Gustavo Neves

Plantão de dúvidas em análise funcional, Monitor pedagógico e assistente de curso
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Jéssica Alves

Jéssica Alves Barbosa

Coordenadora do curso de Prática Baseada em Evidência e Supervisora
CRP: 01/19439
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Karen Mororó

Karen Mororó

Supervisora
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Luziana-IBAC--Monitoria

Luziana Oliveira

Monitora pedagógica.
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.13

Nicole Lacerda

Secretária acadêmica.
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Priscila Kanamota

Priscila Kanamota

Supervisora
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayana

Rayana Brito

Supervisora
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Susana

Susana Moura

Secretária Clínica
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais

Thais Pereira

Secretária Clínica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.30

Vinicius Di Luna

Analista de Marketing e Criação.
YURI_VITOR

Yuri Vitor

Monitor de estágio e de análise funcional

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8

O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:

a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.

Diferenciais do curso

O curso está organizado em harmonia com as certificações de qualidade de prestação de serviços em Análise Comportamental Aplicada (ABA) no Brasil conforme recomenda a Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC).

Disciplinas eletivas ministradas por professores neurodivergentes.

Formação teórica e prática.

Preparação para o atendimento infantil, adolescente e de adultos neurodivergentes.

Tópicos especiais sobre aplicação de Terapias Comportamentais Contextuais ao atendimento de adultos e adolescentes neurodivergentes (FAP, ACT e DBT).

Tópicos especiais sobre as dimensões do trabalho multiprofissional e oportunidade de produzir conhecimento publicável.

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

Professores convidados internacionais

Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.

Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

Atividades de aprendizagem guiadas por monitores pedagógicos

Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas entre cursos do IBAC

Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas cursadas em ouras instituições

Aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu em outras instituições, mediante apreciação da coordenação de curso.

Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.

Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto. 

Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

Eventos sociais on-line e presenciais

Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.

Plantão de dúvidas sobre Análise Funcional

Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.

Monitoria Pedagógica

Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.

Equipe permanente de assistência a aulas e eventos

Você conhece toda a estrutura que dá suporte aos estudantes do IBAC? Além de todos os colaboradores, coordenadores e assistentes de coordenação, nossos estudantes contam com uma equipe de assistentes de aula, que acompanham integralmente todas as transmissões ao vivo, e de assistentes de chat, que orientam e esclarecem dúvidas durante os eventos e aulas abertas transmitidos pelo canal do IBAC no Youtube. Dessa forma, durante cada atividade ao vivo promovida pelo Instituto, os estudantes ficam em salas do Zoom amparados por nossa equipe especialmente treinada para garantir um acesso eficiente ao conteúdo apresentado e debatido por professores e palestrantes.

Conteúdo disponível gratuitamente no Canal do Youtube EVENTOS IBAC

Diversos eventos on-line promovidos semestralmente pelo IBAC e transmitidos ao vivo ficam salvos e disponíveis gratuitamente em nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/eventosibac. Aulas abertas, Jornadas Clínicas, Jornadas temáticas (depressão, ansiedade, questões culturais, relações amorosas), Encontros e entrevistas com grandes nomes da abordagem podem ser assistidos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador) por todos aqueles interessados em Psicologia e na Análise Comportamental Clínica, sem nenhum custo.

Eventos híbridos

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Uso de aplicativos e plataformas modernos para transmissão de aulas e eventos ao vivo

As aulas regulares dos cursos do IBAC são transmitidas pelo Zoom Meetings, um aplicativo
que permite reuniões virtuais de fácil acesso por celular ou computador. Em todas as aulas, há um assistente exclusivo disponível para acompanhar os estudantes e oferecer ajuda técnica durante 100% da transmissão ao vivo. Os eventos, como minicursos e cursos de extensão, também envolvem a venda de ingressos e acesso facilitados pela Sympla, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil.

Uso de sistema de gestão clínica por estagiários e psicólogos da equipe

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Participar da lista de e-mails

</