Formação em terapia analítico-comportamental infantil

A atuação clínica do psicólogo junto a crianças, adolescentes e seus principais cuidadores exige do analista do comportamento um repertório diversificado e específico para atender tal clientela. É necessário conhecimento teórico e técnico, bem como habilidades interpessoais e socioemocionais que permitam desenvolver análises e intervenções eficientes de forma colaborativa com todos os participantes do processo psicoterápico. 

No curso de Formação em Terapia Analítico- Comportamental Infantojuvenil do IBAC oferecemos a graduandos e profissionais em Psicologia uma grade curricular com disciplinas teóricas e atividades práticas, incluindo estágio supervisionado, que contribuirão para que desenvolvam e aprimorem as habilidades relevantes para uma atuação acolhedora, eficiente e eticamente comprometida.

Apresentação

  A oferta de Cursos de Pós-Graduação e Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI) no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) tem como principais diferenciais o caráter inovador no cenário nacional e o quadro docente fortemente qualificado, contando com pesquisadores e profissionais com ampla experiência no atendimento clínico a crianças e adolescentes. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região Centro-Oeste e tem importante destaque no cenário brasileiro, constituindo-se também numa forte referência há mais de duas décadas.

    A produção de conhecimento em diferentes áreas, como Educação, Antropologia, Direito, Comunicação, Medicina, Pedagogia e Psicologia dirigidas a estas populações e suas família mostra a necessidade de uma ampla formação teórico-metodológica do psicólogo que atua junto a elas, aliada ao domínio técnico e a habilidades para a criação de um contexto favorável à promoção do desenvolvimento humano e da qualidade de vida dos integrantes de uma família.

      A grade curricular do curso de Formação em TACI contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico deste público a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. As sessões presenciais ou on-line desenvolvidas com público infantojuvenil e seus pais, cuidadores ou outros significativos requer desde o domínio teórico e metodológico na Análise do Comportamento até a criação e utilização de recursos lúdicos com foco nas metas terapêuticas.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite: (1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma; (2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet; (3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observação: Além das aulas, as supervisões clínicas são realizadas online e os atendimentos clínicos vinculados ao estágio também podem ser realizados apenas online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Data de início: 05 de fevereiro de 2024.

Capacitar graduandos e psicólogos para o atendimento psicoterápico de base analítico-comportamental a crianças, adolescentes e seus principais cuidadores, de forma competente, eficiente, criativa e ética.

Estudantes de graduação em psicologia a partir do 8º semestre, Psicólogos e Psiquiatras.

Aulas teóricas semanais às segundas-feiras de 19h às 22h (horário de Brasília).

Observações: Aulas especiais podem ocorrer eventualmente em outro dia/horário, com aviso prévio à turma. Supervisões clínicas (apenas no Módulo 2) preferencialmente ocorrem no mesmo dia e horário, alternando com as aulas teóricas.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados corretamente e confirmar sua inscrição.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 200,00 referente a taxa de matrícula.*
  4. Sua inscrição estará concluída.

A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

Sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados após confirmação do pagamento da taxa de matrícula. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e confirmação de início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de matrícula.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2024.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Raquel

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). Diretora Acadêmico-Pegagógica e …

Professores

Amanda Barroso de Lima

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia, Mestra em Ciências Médicas. Atua com avaliação neuropsicológica no contexto clínico, é psicóloga clínica e supervisora em …

Amanda Viana dos Santos

Professor(a) convidado(a)

Psicóloga infantojuvenil e supervisora clínica. Mestra e doutoranda em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Terapia …

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Psicóloga clínica. Mestre em psicologia clínica e da saúde pela Universidade Fernando Pessoa (UFP – Porto/Portugal). Especialista em Terapia Analítico-comportamental …

Laércia Abreu Vasconcelos

Professor(a) convidado(a)

Doutorado em Psicologia pela UNB e Pós-doutorado pela UFSCAR. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento da UNB há 25 anos. Coordenou a criação …

Letícia de Paiva Alcântara Gentil

Médica Psiquiatra com residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência CRM N°:16.463, RQE Nº: 12217, RQE Nº: 12900. …

Luiza Chagas Brandão

Psicóloga graduada pela USP, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (USP), com formação em Clínica Analítico-Comportamental Infantil …

Lygia T. Durigon

Psicóloga formada pela PUC-SP. Doutora e Mestre pelo Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da PUC-SP. …

Marina Soares

Mestre em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Atua …

Patrícia Demoly

Psicóloga e supervisora clínica. Doutoranda bolsista pela CAPES na Universidade Católica de Brasília. Mestre em Psicologia pelo UniCEUB. Especialista em Avaliação …

Quele de Souza Gomes Santos

Psicóloga clínica. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina …

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). Diretora Acadêmico-Pegagógica e …

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. Foi pesquisadora visitante na Columbia …

Supervisoras do estágio

Cintia Figueiredo de Norões Brito

CRP: 11/04397
Psicóloga clínica. Mestre em psicologia clínica e da saúde pela Universidade Fernando Pessoa (UFP – Porto/Portugal). Especialista em Terapia Analítico-comportamental

Raquel Ramos Ávila

CRP: 01/9494
Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). Diretora Acadêmico-Pegagógica e

Alguns depoimentos do curso

“Conheci o IBAC através de uma professora que tive na graduação de psicologia e após me formar escolhi o Instituto para aperfeiçoar minha prática clínica e a cada curso que faço percebo ter feito a escolha certa. Coordenadores excelentes, professores…
Posso afirmar com tranquilidade que o IBAC tem uma participação muito especial na minha trajetória de aprendizagem e amadurecimento profissional. Digo isso porque, desde o começo da minha graduação, os acompanho nos minicursos e eventos. Esse ano…
Tenho um carinho muito especial a toda equipe do IBAC e a tudo que já aprendi com os professores e colegas. Os cursos são de excelente qualidade e é sempre uma satisfação estar por perto. Já fiz o curso de Pós-Graduação em Análise Comportamental …
“Estudar no IBAC sempre foi uma meta, desde antes da finalização da minha graduação. Por ser um instituto de referência em Brasília em Análise do Comportamento, sempre vi a oportunidade de continuar me qualificando através de um ensino de qualidade! …
Eu cursei o curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil em 2015. O curso foi um marco importante na minha carreira. Eu já atuava como clínica há anos e senti falta de um curso que consolidasse meu aprendizado e avançasse nas …
Fiz a Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do IBAC e recomendo muito, a maior prova disso é que já emendei e me matriculei na pós-graduação em Análise Comportamental Clínica assim que acabei a formação. A qualidade dos professores …
A minha experiência com o IBAC foi ótima! Eles realmente oferecem o que prometem! A equipe da secretaria (clínica, tecnologia e financeiro) estão sempre super dispostos a ajudar e conseguem oferecer um ótimo suporte. A equipe acadêmica (coordenação, …
O curso de Terapia Analítico-Comportamental Infantil superou minhas expectativas! Super alinhado com as principais demandas encontradas na Clínica infantil, as aulas abordavam temas diversos e pertinentes. A forma como o IBAC conduz o curso, a …
A Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do IBAC atendeu as minhas expectativas: de entender princípios básicos da análise funcional, compreender a prática da terapia analítico comportamental e o desejo de aprender com profissionais…
Marina_-_FTACI
Ex-aluna do curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do IBAC
Estava em busca de uma formação sólida na área infantojuvenil com o arcabouço da Análise do Comportamento, quando entrei em contato com o que o IBAC estava a oferecer com a pós-graduação de TACI não tive dúvidas quanto a ingressão ao curso. Além de p…
Isabella Marcusso
Ex-aluna de pós-graduação em TACI
Em 2019, eu comecei o curso de especialização em Análise Comportamental Clínica no IBAC voltado ao atendimento de adulto. Porém, em 2020, com a abertura de turma para o curso de TACI, eu não tive dúvida e solicitei a transferência de curso. Era um de…
Vanessa_Dias
Aluna do curso de TACI
perfil anonimo
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de TACI
Ainda durante a graduação conheci o IBAC e tive muito interesse em fazer a Especialização em terapia analítico-comportamental infantil. Porém, na época, não pude realizar a matrícula por não ter o diploma de psicologia ainda. Precisei aguardar…
8202aab1-4237-42d3-a9d1-9f1fcb75f201
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TACI
Meu interesse em trabalhar com crianças e adolescentes e de ter uma formação de qualidade em Análise do Comportamento vem desde a graduação, e descobrir o curso de TACI no IBAC foi a resposta aos meus desejos! Em todas as aulas tive contato com…
80927731-43f3-470b-8e0e-a45ec972d3a2
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TACI
O IBAC representa pra mim um lugar de ricas aprendizagens desde 2011 quando ingressei no curso da TACI. A todos os professores e coordenadores sou grata pela dedicação de excelência ao trabalho comprometido com o crescimento profissional consistente…
Cibele
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TACI

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Elyohana Sousa

Elyohana Sousa

Monitora de estágio
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
perfil anonimo

Gabriela Ferraz

Secretária Clínica
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
GUSTAVO_NEVES

Gustavo Neves

Plantão de dúvidas em análise funcional, Monitor pedagógico e assistente de curso
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Jéssica Alves

Jéssica Alves Barbosa

Coordenadora do curso de Prática Baseada em Evidência e Supervisora
CRP: 01/19439
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Karen Mororó

Karen Mororó

Supervisora
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Luziana-IBAC--Monitoria

Luziana Oliveira

Monitora pedagógica.
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.13

Nicole Lacerda

Secretária acadêmica.
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Priscila Kanamota

Priscila Kanamota

Supervisora
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayana

Rayana Brito

Supervisora
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais

Thais Pereira

Secretária Clínica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.30

Vinicius Di Luna

Analista de Marketing e Criação.
YURI_VITOR

Yuri Vitor

Monitor de estágio e de análise funcional

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8

O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:

a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.

Diferenciais do curso

Grade curricular com aulas teóricas e atividades práticas organizadas para serem cumpridas de modo 100% on-line

Disciplinas envolvendo conteúdos fundamentais da Análise do Comportamento e temáticas atuais na psicoterapia com crianças, adolescentes e seus principais cuidadores.

Corpo docente formado por profissionais com ampla experiência clínica e sólida formação acadêmica em nível de mestrado e doutorado.

Discussão de casos clínicos incluindo a indicação e adaptação de recursos lúdicos para uso em sessões presenciais e online.

Estágio supervisionado 100% on-line com possibilidade de atender exclusivamente clientes captados pela clínica-escola do IBAC.

Exercícios regulares elaborados por monitora exclusiva do curso, compondo atividade de estudo dirigido individual.

Uso de sistema de gestão clínica moderno, de modo a favorecer habilidades importantes para a gestão de tempo e documental no atual mercado de trabalho.

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

Professores convidados internacionais

Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.

Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

Atividades de aprendizagem guiadas por monitores pedagógicos

Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas entre cursos do IBAC

Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas cursadas em ouras instituições

Aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu em outras instituições, mediante apreciação da coordenação de curso.

Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.

Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto. 

Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

Eventos sociais on-line e presenciais

Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.

Plantão de dúvidas sobre Análise Funcional

Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.

Monitoria Pedagógica

Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.

Equipe permanente de assistência a aulas e eventos

Você conhece toda a estrutura que dá suporte aos estudantes do IBAC? Além de todos os colaboradores, coordenadores e assistentes de coordenação, nossos estudantes contam com uma equipe de assistentes de aula, que acompanham integralmente todas as transmissões ao vivo, e de assistentes de chat, que orientam e esclarecem dúvidas durante os eventos e aulas abertas transmitidos pelo canal do IBAC no Youtube. Dessa forma, durante cada atividade ao vivo promovida pelo Instituto, os estudantes ficam em salas do Zoom amparados por nossa equipe especialmente treinada para garantir um acesso eficiente ao conteúdo apresentado e debatido por professores e palestrantes.

Conteúdo disponível gratuitamente no Canal do Youtube EVENTOS IBAC

Diversos eventos on-line promovidos semestralmente pelo IBAC e transmitidos ao vivo ficam salvos e disponíveis gratuitamente em nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/eventosibac. Aulas abertas, Jornadas Clínicas, Jornadas temáticas (depressão, ansiedade, questões culturais, relações amorosas), Encontros e entrevistas com grandes nomes da abordagem podem ser assistidos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador) por todos aqueles interessados em Psicologia e na Análise Comportamental Clínica, sem nenhum custo.

Eventos híbridos

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Uso de aplicativos e plataformas modernos para transmissão de aulas e eventos ao vivo

As aulas regulares dos cursos do IBAC são transmitidas pelo Zoom Meetings, um aplicativo
que permite reuniões virtuais de fácil acesso por celular ou computador. Em todas as aulas, há um assistente exclusivo disponível para acompanhar os estudantes e oferecer ajuda técnica durante 100% da transmissão ao vivo. Os eventos, como minicursos e cursos de extensão, também envolvem a venda de ingressos e acesso facilitados pela Sympla, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil.

Uso de sistema de gestão clínica por estagiários e psicólogos da equipe

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo para participe da nossa lita e receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um e-mail para ibac@ibac.com.br informando o nome e CPF de todos os integrantes e solicitando o desconto antes do início do curso.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.

Descontos para alunos e ex alunos IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2024.

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!