Formação em Psicoterapia Analítica Funcional - FAP

A Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) do IBAC é um curso Teórico, Prático e Vivencial, com carga horária de 100h, sendo voltado para psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais da área de saúde que queiram se aprofundar no campo da Análise do Comportamento e das Ciências Comportamentais Contextuais. A estrutura curricular possibilitará ao aluno a formação teórica, prática e experiencial. Esta última preconizada nas terapias contextuais é fundamental para construção de repertórios clínicos mais efetivos. Os elementos didáticos deste treinamento contribuirão para aprofundar o entendimento dos terapeutas acerca das “5 Regras” da FAP, enquanto seus componentes experienciais permitirão que os participantes desenvolvam proficiência com a conceituação de caso FAP, praticando análise funcional e resposta contingente com o comportamento ocorrido durante as reuniões de grupo. O conjunto de docentes é altamente qualificado com profissionais, mestres e doutores, com experiência clínica e acadêmica. Alguns docentes desse curso receberam formação, atuaram e/ou atuam diretamente com os criadores da abordagem, Robert Kohlenberg e Mavis Tsai, bem como possuem certificação como terapeutas ou trainers em FAP junto a Universidade de Washington. Os participantes poderão identificar seus próprios comportamentos problema (T1) como terapeutas e aplicarão os princípios de Consciência, Coragem e Amor para melhorar sua aliança terapêutica, compaixão e conexão uns com os outros e com seus clientes. Como forma de uniformizar os conhecimentos prévios dos discentes em princípios básicos da análise do comportamento, será fornecido acesso a um curso nessa área. Os participantes contarão ainda com monitoria pedagógica e atividades para estudo individual.

Apresentação

A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), desenvolvida por Robert Kohlenberg e Mavis Tsai na Universidade de Washington, promove o desenvolvimento de relações terapêuticas abertas, autênticas e íntimas como um poderoso caminho para a mudança. O mecanismo de ação proposto pela FAP utiliza respostas genuínas do terapeuta, de forma contingente, a comportamentos clinicamente relevantes, identificados de forma colaborativa, que ocorrem no setting terapêutico. O treinamento em FAP ajuda os clínicos a identificar classes funcionais de comportamentos como alvos de tratamento, a maximizar os benefícios da aliança terapêutica e a usar suas próprias reações aos comportamentos do cliente como ferramentas à medida que ocorrem em sessão, construindo assim uma conexão poderosa com seus clientes. Isto possibilita também alcançar objetivos terapêuticos difíceis. A FAP é em si uma abordagem comportamental assim como uma técnica que pode potencializar outras terapias de cunho contextual ou não. Nessa formação, vamos nos engajar em uma série de exercícios e interações com os outros, com o objetivo de aumentar nossa consciência e treinar novos repertórios para evocar e responder compassivamente. Em paralelo, vamos aplicar esses exercícios pessoais em nosso trabalho com os clientes. Os treinamentos da FAP têm como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional. 

“Observação: As vivências realizadas ao vivo no curso não serão gravadas para acesso posterior aos estudantes que faltarem à aula síncrona.

 

Modalidade: 100% Online e Vivencial

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite: (1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma; (2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet; (3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observação: Não é permitida solicitação de participação assíncrona. Um dos critérios para aprovação final é cumprir mínimo de 75% de presença nas atividades do curso.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Data de início: 05 de fevereiro de 2024.

Promover um contexto de aprendizagem/formação avançada em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) que se fundamenta no tripé do ensino teórico, prática clínica e atividades vivenciais com o propósito de aprimorar repertórios clínicos em psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais da área de saúde com interesse na FAP.

Psicólogos, estudantes de psicologia a partir do 6º semestre e profissionais da área da saúde.

Encontros semanais às segundas-feiras das 19h às 22h (horário de Brasília). 

Discussões de casos clínicos ocorrerão em datas específicas às sextas-feiras de 19h às 21h (horário de Brasília).

*A primeira data de discussão de casos clínicos ocorrerá de 19h às 22h (horário de Brasília).

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico.

*A primeira data de discussão de casos clínicos ocorrerá de 19:00 h às 22:00 h (horário de Brasília) 

**Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 150,00 referente a taxa de matrícula.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de matrícula.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line,
Valor para Alunos e Ex alunos IBAC*

Modalidade On-line
Valor para Público Geral

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
* A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2024.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Joseuda

Joseuda Lopes

Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e de Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Especialista em Terapias …

Professores

Alan Pogrebinschi

Diretor do CECONTE e da Escola de Mindfulness Funcional. Criador do Mindfulness Funcional e mestre em Psicologia pela University of Derby (Inglaterra); Formado em …

Ana Katarine

Psicóloga formada em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Líder do capítulo de Brasília do Projeto Global “Viva Com Consciência, Coragem e Amor” da Mavis …

Ana Paula Moraes

Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Psicologia Clínica Comportamental pelo IBAC. …

Daniel Assaz

Psicólogo e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como psicólogo clínico e supervisor em consultório particular …

Joseuda Lopes

Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e de Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Especialista em Terapias …

Mariana Cintra

Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Diversas formações em relacionamento abusivo, violência doméstica e TEPT-C. Líde …

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO …

Rodrigo Xavier

Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Doutor em Psicologia Clinica (USP) com estágio sanduíche na University of Washington sob os cuidados dos Ph.D. Robert Kohlenberg, Mavis …

Supervisores do estágio

No momento não temos supervisores confirmados para esta turma

Alguns depoimentos do curso

Desde a primeira aula, da Formação em Psicopatologia Comportamental, em 2021, eu criei um encanto e admiração por toda a equipe do IBAC. Agora, aluno do último semestre da Especialização em ACC, aluno da Formação em FAP e frequentador do Grupo de …
O curso tem sido ótimo. Tenho aprendido muito. Todas as professoras e professores são extremamente competentes e abertos. Cada aula contribuiu muito para a minha formação. Agradeço imensamente ao IBAC….
A Formação em Psicoterapia Analítica Funcional contribuiu bastante para o desenvolvimento de habilidades importantes tanto para os atendimentos clínicos, quanto para outras relações interpessoais, além de elucidar o quão importante é estabelecer uma …
O curso tem sido ótimo. Tenho aprendido muito. Todas as professoras e professores são extremamente competentes e abertos. Cada aula contribuiu muito para a minha formação. Agradeço imensamente ao IBAC….
Gabriella-_FAP
Aluna de FAP
Eu sou egressa da Formação em FAP do IBAC e decidi, pela qualidade da mesma, cursar também a especialização, que comecei em 2021. Contando um pouco sobre o curso, os professores do IBAC estão entre os mais relevantes do país, e dão aulas semanais e…
Andressa Secchi Silveira
Aluna de FAP
O curso de formacao em FAP superou todas minhas expectativas, pois além de entender profundamente toda a base que sustenta a FAP, aprendi como ela é aplicada, e de bônus ainda vivenciei experiências que me despertou autoconhecimento….
Lucas_-_FAP
Ex-aluno do curso de Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) do IBAC
O curso de formação em psicoterapia analítica funcional superou minhas expectativas em todos os aspectos. A postura dos professores nos permitiu a todo momento aprender a FAP na prática, não só nos exercícios experienciais. O conteúdo programático…
Beatriz_-_FAP
Ex-aluna do curso de Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) do IBAC
O IBAC faz parte da minha vida desde 2017: finalizei minha pós graduação, fiz cursos de extensão e formação, dei monitorias, fiz atendimentos e atualmente estou finalizando um curso enquanto me matriculo em outro para o semestre que vem, pois é um…
Natalia 2
Aluna e Monitora do IBAC
Tive o primeiro contato com o IBAC através das jornadas sobre FAP e ACT no início da pandemia. Foi a partir dessas jornadas que surgiu o interesse maior em me aprofundar mais sobre essa forma diferente e fascinante de trabalho na área clínica….
Adriana Maria
Aluna do curso de FAP
O curso de FAP me transformou não só como psicóloga, mas também como ser humano. Conseguir identificar que de fato os comportamentos do cliente fora da sessão acontecem na relação terapêutica foi incrível, além disso entender que podemos como…
Natália Custódio
Psicóloga e ex-aluna
O curso de FAP do IBAC entregou tudo e mais do que eu esperava. Fiz minha inscrição sem medo simplesmente pela lista de professores, que contempla a maioria das principais pessoas que trabalham com FAP e ensinam FAP no Brasil. As aulas me surpreender…
Andressa Secchi
Psicóloga e ex-aluna Ibac Andressa Secchi
“Primeiramente ressalto a responsabilidade do IBAC com o que se propõe, profissionais excelentes, aulas dinâmicas e muito envolventes, foi uma feliz escolha fazer esse curso. E a FAP, através dessa formação e do contato com os professores que são ref…
Júnior Cavalcante
Ex-aluno de FAP
O curso da FAP foi um divisor na minha prática como psicóloga clínica. Sempre atuei como analista do comportamento, mas após a Formação em Terapia Analítico Funcional aprendi a usar a relação terapêutica como contexto para ajudar o cliente a promover…
Gisleine
Psicóloga e ex-aluna
Participar do curso de Formação em FAP do IBAC me colocou em contato com o que há de mais atual na prática da Psicoterapia Analítica Funcional e ampliou a minha visão clínica com as práticas vivenciais e as discussões, além de me dar a oportunidade…
Airton
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de FAP

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Elyohana Sousa

Elyohana Sousa

Monitora de estágio
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
GUSTAVO_NEVES

Gustavo Neves

Plantão de dúvidas em análise funcional, Monitor pedagógico e assistente de curso
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Jéssica Alves

Jéssica Alves Barbosa

Coordenadora do curso de Prática Baseada em Evidência e Supervisora
CRP: 01/19439
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Karen Mororó

Karen Mororó

Supervisora
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Luziana-IBAC--Monitoria

Luziana Oliveira

Monitora pedagógica.
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.13

Nicole Lacerda

Secretária acadêmica.
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo Henrique

Paulo Carvalho

Secretário Clínico
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Priscila Kanamota

Priscila Kanamota

Supervisora
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayana

Rayana Brito

Supervisora
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais

Thais Pereira

Secretária Clínica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.30

Vinicius Di Luna

Analista de Marketing e Criação.
YURI_VITOR

Yuri Vitor

Monitor de estágio e de análise funcional

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8

O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:

a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.

Diferenciais do curso

Revisão de conteúdos básicos de Análise do Comportamento.

Atividades vivenciais.

Qualificação específica de corpo docente.

Discussão de casos clínicos.

Integração da FAP com outras abordagens.

Aproveitamento de carga horária para cursos de longa duração (atividade complementar).

Atividades extras com professores internacionais.

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

Professores convidados internacionais

Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.

Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

Atividades de aprendizagem guiadas por monitores pedagógicos

Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas entre cursos do IBAC

Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas cursadas em ouras instituições

Aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu em outras instituições, mediante apreciação da coordenação de curso.

Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.

Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto. 

Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

Eventos sociais on-line e presenciais

Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.

Plantão de dúvidas sobre Análise Funcional

Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.

Monitoria Pedagógica

Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.

Equipe permanente de assistência a aulas e eventos

Você conhece toda a estrutura que dá suporte aos estudantes do IBAC? Além de todos os colaboradores, coordenadores e assistentes de coordenação, nossos estudantes contam com uma equipe de assistentes de aula, que acompanham integralmente todas as transmissões ao vivo, e de assistentes de chat, que orientam e esclarecem dúvidas durante os eventos e aulas abertas transmitidos pelo canal do IBAC no Youtube. Dessa forma, durante cada atividade ao vivo promovida pelo Instituto, os estudantes ficam em salas do Zoom amparados por nossa equipe especialmente treinada para garantir um acesso eficiente ao conteúdo apresentado e debatido por professores e palestrantes.

Conteúdo disponível gratuitamente no Canal do Youtube EVENTOS IBAC

Diversos eventos on-line promovidos semestralmente pelo IBAC e transmitidos ao vivo ficam salvos e disponíveis gratuitamente em nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/eventosibac. Aulas abertas, Jornadas Clínicas, Jornadas temáticas (depressão, ansiedade, questões culturais, relações amorosas), Encontros e entrevistas com grandes nomes da abordagem podem ser assistidos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador) por todos aqueles interessados em Psicologia e na Análise Comportamental Clínica, sem nenhum custo.

Eventos híbridos

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Uso de aplicativos e plataformas modernos para transmissão de aulas e eventos ao vivo

As aulas regulares dos cursos do IBAC são transmitidas pelo Zoom Meetings, um aplicativo
que permite reuniões virtuais de fácil acesso por celular ou computador. Em todas as aulas, há um assistente exclusivo disponível para acompanhar os estudantes e oferecer ajuda técnica durante 100% da transmissão ao vivo. Os eventos, como minicursos e cursos de extensão, também envolvem a venda de ingressos e acesso facilitados pela Sympla, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil.

Uso de sistema de gestão clínica por estagiários e psicólogos da equipe

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo para participe da nossa lita e receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um e-mail para ibac@ibac.com.br informando o nome e CPF de todos os integrantes e solicitando o desconto antes do início do curso.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.

Descontos para alunos e ex alunos IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2024.

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!