Formação em Psicoterapia Analítica Funcional - FAP

A Formação em Psicoterapia Funcional Analítica (FAP) do IBAC é um curso Teórico, Prático e Vivencial, com carga horária de 100h, sendo voltado para psicólogos e estudantes de psicologia que já possuam formação básica em Análise do Comportamento. A estrutura curricular possibilitará ao aluno tanto a formação teórica quanto prática, assim como vivenciar e cultivar as capacidades de consciência, coragem e amor terapêutico por meio da prática experiencial. Os elementos didáticos deste treinamento aprofundarão o entendimento dos terapeutas acerca das “5 Regras” da FAP, enquanto seus componentes experienciais permitirão que os participantes desenvolvam proficiência com a conceituação de caso FAP, praticando análise funcional e resposta contingente com o comportamento ocorrido durante as reuniões de grupo. O conjunto de docentes é altamente qualificado com profissionais, mestres e doutores, com experiência clínica e acadêmica, alguns dos quais estudaram diretamente com os criadores da abordagem, e que possui em seu quadro profissionais com exclusiva certificação FAP no país. Os participantes identificarão seus próprios comportamentos problemáticos como terapeutas e aplicarão os princípios da FAP de Consciência, Coragem e Amor para melhorar sua aliança, compaixão e conexão uns com os outros e com seus clientes.

Todos os cursos do IBAC são ofertados no formato presencial ou 100% on-line. No entanto, atualmente, o formato presencial está temporariamente suspenso de acordo com decretos no Distrito Federal e recomendações de Organismos Internacionais de Saúde em função da pandemia da Covid-19. Todas as inscrições serão feitas apenas no formato online, até que seja possível retomar parcial ou integralmente as atividades presenciais no instituto.

Apresentação

A Psicoterapia Funcional Analítica (FAP), desenvolvida por Robert Kohlenberg e Mavis Tsai na Universidade de Washington, promove o desenvolvimento de relações terapêuticas abertas, autênticas e íntimas como um poderoso caminho para a mudança terapêutica. O mecanismo de ação proposto pela FAP utiliza respostas genuínas do terapeuta para responder de forma contingente a comportamentos clinicamente relevantes, identificados de forma colaborativa, que ocorrem no setting terapêutico. O treinamento em FAP ajuda os clínicos a identificar classes funcionais de comportamentos como alvos de tratamento, a maximizar os benefícios da aliança terapêutica e a usar suas próprias reações aos comportamentos do cliente à medida que ocorrem, construindo assim uma conexão poderosa com seus clientes. Isto possibilita também alcançar objetivos terapêuticos difíceis.

Nessa formação, vamos nos engajar em uma série de exercícios e interações com os outros, com o objetivo de aumentar nossa consciência e treinar novos repertórios de evocar e responder compassivamente, e, em paralelo, vamos aplicar esses exercícios pessoais em nosso trabalho com os clientes. Os treinamentos da FAP têm como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional.

Obs.: Em função da dinâmica das aulas as gravações não poderão ser realizadas, apenas as transmissões ao vivo.

PRESENCIAL OU ON-LINE?

Todas as aulas de nossos cursos de pós-graduação e formação, além de serem ministrados em uma sala de aula onde alunos presenciais podem assisti-las, também são transmitidas em tempo real para todo o lugar do mundo, seja onde o aluno estiver! Os cursos à distância (on-line) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador (tablet ou celular) e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o professor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. O aluno presencial também tem a possibilidade de participar da aula no modo on-line caso não possa comparecer. Tanto o aluno on-line como o presencial podem acessar à gravação das aulas na impossibilidade de participar no dia.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Para confirmar sua matrícula neste curso, você precisará:

  1. Aguardar a confirmação de sua turma. 
  2. Verificar o e-mail com dados de acesso ao Portal, que será enviado apenas após a confirmação. 
  3. Acessar o Portal e enviar cópia digitalizada de qualquer documento indicado como obrigatório.

 

Para inscritos em Cursos de Pós-Graduação, é obrigatório envio de:

02 de agosto de 2021

Promover um contexto de aprendizagem/formação avançada em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) que se fundamenta no tripé ensino teórico, prática clínica e atividades vivenciais com o propósito de aprimorar repertórios clínicos em psicólogos e estudantes de psicologia na FAP.

Psicólogos, estudantes de psicologia a partir do 6. semestre e profissionais de saúde.

Segundas-feiras das 19h às 22h

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico. Confira no cronograma.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento.
  4. Sua inscrição estará concluída.

Ao confirmar o pagamento, sua inscrição será automaticamente concluída. Você receberá um e-mail com os dados para acesso ao Portal do Aluno.
Aguarde a validação de sua matrícula e de sua turma.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

Inscrições em breve

Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade Presencial ou On-line,
Valor para Alunos e Ex alunos IBAC*

Modalidade Presencial ou On-line
Valor para Público Geral

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
* A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2021.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Caso a quantidade de alunos mínima para abertura de turma não for atingida, a coordenação do curso entrará em contato e os valores de matrícula serão restituídos integralmente.

Coordenação do Curso

40102a4a-1093-4d93-a047-a2dee6e0f8e3

Ana Paula Moraes

Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Psicologia Clínica Comportamental pelo IBAC. …

Professores

Alessandra Villas-Bôas

Possui graduação em Psicologia (2003), mestrado em Psicologia Experimental (2006) e doutorado em Psicologia Clínica (2015), todos pela Universidade de São Paulo …

Amanda Muñoz-Martínez

Ph.D. em Psicologia Clínica pela Universidade de Nevada, Reno. Ela é instrutora certificada em Psicoterapia Analítica Funcional (instrutora FAP). Possuí 10 anos de …

Ana Clara Almeida Silva

Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) …

Ana Paula Moraes

Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Psicologia Clínica Comportamental pelo IBAC. …

Cláudia Oshiro

Docente do Departamento de Psicologia Clínica, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Clínica-escola Durval Marcondes do Instituto …

Daniel Assaz

Psicólogo e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como psicólogo clínico e supervisor em consultório particular …

Jonatas Argemi Foster Passos

Mestre e doutorando em Psicologia (UFGRS); possui formação em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI/CIPCO), em DBT (Behavioral Tech), e em Terapias Comportamentais …

Joseuda Lopes

Psicóloga, especialista em Terapias Contextuais, Neuropsicologia e Psicologia Positiva, formação em TCC, coaching e mediação. Treinada por alguns dos principais …

Luciana Patrícia Verneque

Mestre (2006) e doutora (2011) em Ciências do Comportamento (UnB). Especialista em Terapia Familiar e Casal Sistêmica (PUC Goiás). …

Natalia M. da Fonseca

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em clínica analítico comportamental pelo Centro Paradigma de Ciências do comportamento e Mestra …

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO …

Rodrigo Xavier

Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Mestre e Doutor em Psicologia Clinica (USP). Orientado pela LD. Sonia Meyer, pesquisado a FAP e realizado estágio sanduíche, em 2014 …

Alguns depoimentos do curso

Tive o primeiro contato com o IBAC através das jornadas sobre FAP e ACT no início da pandemia. Foi a partir dessas jornadas que surgiu o interesse maior em me aprofundar mais sobre essa forma diferente e fascinante de trabalho na área clínica….
Adriana Maria
Aluna do curso de FAP
O curso de FAP me transformou não só como psicóloga, mas também como ser humano. Conseguir identificar que de fato os comportamentos do cliente fora da sessão acontecem na relação terapêutica foi incrível, além disso entender que podemos como…
Natália Custódio
Psicóloga e ex-aluna
O curso de FAP do IBAC entregou tudo e mais do que eu esperava. Fiz minha inscrição sem medo simplesmente pela lista de professores, que contempla a maioria das principais pessoas que trabalham com FAP e ensinam FAP no Brasil. As aulas me surpreender…
Andressa Secchi
Psicóloga e ex-aluna Ibac Andressa Secchi
“Primeiramente ressalto a responsabilidade do IBAC com o que se propõe, profissionais excelentes, aulas dinâmicas e muito envolventes, foi uma feliz escolha fazer esse curso. E a FAP, através dessa formação e do contato com os professores que são ref…
Júnior Cavalcante
Ex-aluno de FAP
O curso da FAP foi um divisor na minha prática como psicóloga clínica. Sempre atuei como analista do comportamento, mas após a Formação em Terapia Analítico Funcional aprendi a usar a relação terapêutica como contexto para ajudar o cliente a promover…
Gisleine
Psicóloga e ex-aluna
Participar do curso de Formação em FAP do IBAC me colocou em contato com o que há de mais atual na prática da Psicoterapia Analítica Funcional e ampliou a minha visão clínica com as práticas vivenciais e as discussões, além de me dar a oportunidade…
Airton
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de FAP

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 22 anos de experiência no mercado com a oferta e aprimoramento em cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia. 

Longa experiência com oferta de cursos online

O IBAC oferece cursos na modalidade online há 12 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que estudantes e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de monitores que acompanham a turma regularmente.

⤇ Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas por sete dias após sua realização. Esses recursos audiovisuais são organizados cuidadosamente pelo setor de Tecnologia da Informação do IBAC e ficam disponíveis para ampliar o acesso aos conteúdos, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes nas disciplinas.

⤇ Coordenações específicas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas.

⤇ Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, também se prioriza sua qualificação pedagógica e interpessoal, com envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

⤇ Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

⤇ Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

⤇ Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

⤇ Atividades de monitoria

Todos os estudantes do IBAC podem usufruir de atividades regulares de monitoria sobre Behaviorismo Radical, Princípios de Análise do Comportamento e Análise Funcional, conduzidas por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. Esta modalidade de ensino-aprendizagem permite a assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática.

⤇ Atividades de aprendizagem guiadas por facilitadores

Os estudantes dos cursos de Pós-graduação e Formação (100h e 170h) participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de facilitadores se dedica exclusivamente à elaboração das atividades semanais, a partir de cada aula realizada. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

⤇ Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas, falar diretamente com professores e acessar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar documentos, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

⤇ Aproveitamento de disciplinas entre cursos

Estudantes que concluíram cursos de Formação de 170 horas do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em cursos de Pós-Graduação. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

⤇ Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

⤇ Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto. Acesse o site e verifique as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC. 

  • – 10% de desconto nas parcelas mensais de um curso de Pós-graduação ou Formação para ex-alunos que concluíram um curso de Pós-graduação ou Formação do IBAC.
  • – 20% de desconto nas parcelas mensais de um curso de Pós-graduação ou Formação para ex-alunos que concluíram dois ou mais cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC.
  • – 20% de desconto nas parcelas mensais do curso de menor valor para o aluno matriculado em dois cursos (Pós-graduação e/ou Formação) simultaneamente.

⤇ Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

⤇ Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas.

⤇ Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

⤇ Atuação futura em equipe clínica do IBAC

A maioria dos psicólogos clínicos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC são estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC, assim como boa parte de professores e supervisores dos cursos. Trata-se de uma filosofia alinhada com a missão do IBAC, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

1) O IBAC já tem 12 anos de experiência com a oferta de cursos na modalidade online. Com a modalidade Presencial Conectado, o aluno consegue assistir às aulas em sua casa ao mesmo tempo em que as aulas acontecem no instituto. Ele consegue fazer comentários e tirar dúvidas, em tempo real, por meio da mediação de um Monitor (estudante de psicologia), treinado no IBAC, e presente em sala, junto ao professor.

2) Todos os alunos, presenciais ou online, poderão acessar qualquer aula do curso após a ocorrência desta, mediante solicitação de acesso. Isto servirá para alunos que, por algum motivo, não puderam assisti-la ou aqueles que queiram revisá-la.

3) Os cursos de Pós-graduação e Formação 170h contam com uma exigência prática, que dá oportunidade para o aluno aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala e em seus estudos e atendimentos clínicos. Essa prática pode acontecer na Clínica Escola do instituto, sob a supervisão de Psicólogos Clínicos experientes.

4) O aluno regularmente matriculado em qualquer curso de Pós-graduação e/ou Formação do IBAC tem acesso gratuito ao curso de Inglês Instrumental (40h), que ensina sobre ferramentas para busca e leituras de textos técnicos da área.

5) Os alunos regularmente matriculados nos cursos do IBAC tem vantagens e descontos em outros cursos e eventos oferecidos pelo instituto. Recebe 10% de desconto nas mensalidades do segundo curso de longa duração (de menor carga horária), 50% de desconto no valor dos Minicursos e 10% de desconto no valor dos Cursos de Extensão.

6) Os professores dos cursos são, em sua ampla maioria, doutores e mestres, com ampla experiência clínica.

7) Os cursos de Formação 170h são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação, com oportunidade de desenvolver repertório técnico clínico por meio de aulas teóricas que relacionam conteúdos da Análise do Comportamento à prática clínica e da experiência de estágio na nossa clínica escola.

8) Os alunos do IBAC têm à sua disposição monitorias sobre Princípios Básicos de Análise do Comportamento e sobre Análise Funcional.

09) Alunos que finalizaram os cursos de Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de créditos para os cursos de Pós-graduação.

10) O IBAC tem 22 (vinte e dois) anos de experiência no aprimoramento em cursos de Pós-graduação e Formação, sendo pioneiro e inovador em diversas propostas metodológicas.

11) Quase todos os Terapeutas da clínica particular do IBAC, assim como a grande maioria dos professores e supervisores, já foram alunos do instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com a missão do instituto, que dá oportunidade de desenvolvimento profissional aos seus alunos em diversos aspectos.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo para participe da nossa lita e receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um email para ibac@ibac.com.br informando o nome e cpf de todos os integrantes e solicitando o desconto.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.

Descontos aluno IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2021.