Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica

O curso do IBAC de Pós-graduação lato sensu em Análise Comportamental Clínica é realizado em parceria com a Faculdade São Marcos (FASAMAR). Há 25 anos o IBAC é referência nacional em Análise do Comportamento e na formação de profissionais qualificados. O curso conta com professores com elevada formação acadêmica e experiência clínica.

Apresentação

A grande quantidade de áreas de atuação na Psicologia faz com que a grade curricular dos cursos de graduação sejam generalistas, com pouco aprofundamento na área clínica. Assim, é comum que os alunos finalizem a graduação sentindo-se despreparados para iniciar a sua vida profissional.

A oferta deste curso é voltada para Psicólogos (graduados) e Psiquiatras e contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. Enfatizam-se os aspectos teóricos que embasam a prática de um terapeuta comportamental, assim como disciplinas que desenvolvem repertório técnico de atuação, incluindo estágio supervisionado. Todo o conteúdo do curso é ministrado com viés clínico, a partir de exemplos do consultório e do cotidiano. Isto torna todas as aulas dinâmicas e bastante motivantes, instigando a participação dos alunos.

Além disso, a Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC tem como principais destaques a formação completa, o caráter inovador e um quadro docente fortemente qualificado. Todos os professores, em sua maioria doutores, possuem ampla experiência clínica, em docência e em pesquisa.

As/os estudantes do IBAC contam também com um sistema de aulas remotas online e uma plataforma virtual para acompanhar todas as disciplinas. Todos os recursos asseguram uma formação profissional muito bem qualificada para a atuação clínica. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região Centro-Oeste, constituindo-se também numa forte referência no Brasil. O reconhecimento de sucesso deste curso tem levado à abertura regular de turmas a cada novo semestre.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite: (1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma; (2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet; (3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: As aulas ocorrem ao vivo, de maneira remota, utilizando a plataforma Zoom. O estágio supervisionado também será online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica desenvolvida a partir da filosofia Behaviorista Radical e o estudo científico do comportamento em seus diferentes contextos. O psicólogo analista do comportamento deverá ser capaz de realizar uma investigação aprofundada dos eventos históricos e contextos atuais vivenciados pelo cliente e caracterizar padrões comportamentais envolvidos com as queixas que geram sofrimento. Essa investigação torna possível o desenvolvimento de um planejamento individualizado de intervenção sobre as queixas apresentadas, com base em evidências científicas. A Análise Comportamental Clínica é uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica para tratamentos em saúde mental, capaz de abordar qualquer queixa clínica, incluindo demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”, como se discute no senso comum.

Documentação para matrícula

Turma de quarta: 31 de janeiro de 2024.
Turma de sábado: 03 de fevereiro de 2024.

Em Breve!

 

Promover o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise Comportamental Clínica.

Psicólogos e Psiquiatras formados.

Turma 1 – Aulas aos sábados* de 9h às 12h (horário de Brasília) | Módulos de 1 a 4.

Turma 2 – Aulas às quartas-feiras* de 19h às 22h (horário de Brasília) | Módulos de 1 a 4.

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico e serão informadas previamente no cronograma do curso. 

No Módulo 2, além das aulas, há o Estágio Básico, que conta com triagens de casos da clínica escola e observações de supervisão clínica – cinco encontros de duas horas cada um ao longo do semestre em horários distintos dos das aulas.

Nos Módulos 3 e 4, além das aulas, há encontros de supervisão com duração de duas horas, que ocorrem semanalmente, totalizando 20 encontros semestrais. Também há carga horária reservada para a prática clínica, 30h para o Módulo 3 e 40h para o Módulo 4, ao longo do semestre.

Em Breve!

Em parceria com a FASAMAR credenciada pela Portaria Ministerial nº 3908 de 26 de dezembro de 2002, publicado no D.O.U, 27 de Dezembro de 2002.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 250,00 referente a taxa de matrícula.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de matrícula.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2024.

Coordenação do Curso

Marçal

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990 …
renata

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. Foi pesquisadora visitante na Columbia …

Professores

Adriana de Oliveira

Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ciência do Comportamento na UnB. Possui Formação em Análise Comportamental Clínica – IBAC (2004) …

Ana Clara Almeida

Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) …

Ana Karina Curado de-Farias

Psicóloga Clínica, no CaMtos – Centro de Atenção Multiprofissional. Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestrado em Psicologia – Processos Comportamentais (2001) …

André Bravin

Professor(a) convidado(a)

Psicólogo. Doutor e mestre em Ciências do Comportamento (UnB), na área de Análise Experimental do Comportamento (AEC). Especialista em Psicologia Clínica e com Formação …

Andressa Secchi

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comporamento (PPGAC) na Universidade Estadual de Londrina (UEL), vinculada ao LaBori – UEL. Bacharela em Psicologia …

Camila Siebert Altavini

Psicóloga Clínica do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (UnB). Doutoranda no Instituto de Psiquiatria (USP). Trabalha principalmente com intervenção em crise …

Cintia Milanese

Psicóloga (CRP 06/157953), especialista em Sexologia Aplicada pelo Instituto Paulista de Sexualidade (INPASEX); Formação e aprimoramento em Terapia Cognitiva Sexual …

Curt Hemanny

Psicólogo Clínico; Formação em terapias comportamentais e cognitivas; Expertise em Terapia de Ativação Comportamental para depressão …

Fabio Hernandez de Medeiros

Psicólogo (UniCEUB), mestre em Ciências do Comportamento (UnB) e doutorando em Ciencia del Comportamiento (Universidad Veracruzana – México). Atua como docente de …

Felipe dos Anjos

Doutor (2015) em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo clínico …

Felipe Epaminondas

Psicólogo graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com especialização em Psicopatologia e atuação clínica e mestrado em Processos clínicos …

Gabriela Lembo

Graduada em Psicologia pela PUC-SP, mestre em Psicologia Experimental também pela PUC-SP. Possui formação em ACT pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e formação em …

Jéssica Alves

Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Atua como Psicóloga clínica em consultório particular. É Professora …

Joseuda Lopes

Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e de Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Especialista em Terapias …

Lorena Bezerra Nery

Psicóloga e Supervisora Clínica na Eixo Norte. Mestre em Ciências do Comportamento – UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica – IBAC. Capacitação em Terapia de …

Marta Hübner

Professor(a) convidado(a)

Professora titular da USP (Instituto de psicologia); pesquisadora do instituto nacional de ciência e tecnologia – Estudos sobre comportamento, cognição e ensino …

Patrícia Luque

Psicóloga clínica. Doutora em Ciências do Comportamento e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de …

Paulo Cavalcanti

Mestre (2012) e Doutor (2017) pela UnB, professor de graduação do curso de psicologia do Centro Universitário de Ensino do Distrito Federal (UniCEUB), Psicólogo Clínico …

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO …

Peter Sturmey

Professor(a) convidado(a)

PhD, é Professor de Psicologia na graduação e programa de doutorado da City University of New York (CUNY), EUA, e professor na University College, Inglaterra. É Doutor em …

Raquel Aló

Professor(a) convidado(a)

Mestre (2002) em Psicologia/Análise do Comportamento pela Universidade de Brasília, doutora (2008) em Análise do Comportamento pela West Virginia University, EUA …

Rayana Brito

Psicóloga Clínica de adultos, casais, famílias e faz acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Instrutora de Mindfulness Funcional. Mestre em Psicologia com ênfase em …

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. Foi pesquisadora visitante na Columbia …

Rodrigo Xavier

Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Doutor em Psicologia Clinica (USP) com estágio sanduíche na University of Washington sob os cuidados dos Ph.D. Robert Kohlenberg, Mavis …

Supervisores do estágio

André Bravin

Psicólogo. Doutor e mestre em Ciências do Comportamento (UnB), na área de Análise Experimental do Comportamento (AEC). Especialista em Psicologia Clínica e com Formação

Felipe dos Anjos

CRP: 01/10860
Doutor (2015) em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo clínico

Felipe Epaminondas

CRP: 18/03787
Psicólogo graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com especialização em Psicopatologia e atuação clínica e mestrado em Processos clínicos

Izabella de Lima

CRP: 06/143962
Especialista em terapia comportamental (ITCR), Com 2 formações em DBT. Psicóloga Clínica atuando desde 2018 e supervisora clínica atuando desde 2020. Coordenadora do

Joseuda Lopes

CRP: 05/49649
Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e de Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Especialista em Terapias

Karen Mororó

CRP: 11/10665
Mestra em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Atua como Psicóloga Clínica desde 2016. Professora da graduação em Psicologia na UniAteneu (2017). Desenvolve

Marina Soares

CRP: 01/18568
Mestre em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Atua

Nagi Hanna

CRP: 09/6811
Doutora em Ciências do Comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília (2016), com ênfase em processos de ensino e

Patrícia Luque

CRP: 01/10087
Psicóloga clínica. Doutora em Ciências do Comportamento e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de

Priscila Kanamota

CRP: 06/96830
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Londrina (2004), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (2013), pela UNESP, Bauru;

Alguns depoimentos do curso

Meu nome é Saulo e sou surdo. Além de admirar o oferecimentos da instituição de aprendizagem em ACC, me concedeu um suspiro de alívio de obstáculos. Já cheguei querendo organizar um espaço acessível para mim, mas me deram acessibilidade…
Eu realizei a Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica, e embora eu já estudasse bastante a Análise do Comportamento, esse conhecimento foi revisado e melhor articulado com o contexto clínico durante o primeiro ano do curso. O segundo ano …
Desde a primeira aula, da Formação em Psicopatologia Comportamental, em 2021, eu criei um encanto e admiração por toda a equipe do IBAC. Agora, aluno do último semestre da Especialização em ACC, aluno da Formação em FAP e frequentador do Grupo de …
Construir a minha carreira analítica através dos nortes e pilares desenvolvidos pelo IBAC é um dos maiores componentes na esfera profissional. O instituto tem uma participação incomensurável nas minhas atuações acadêmicas e clínica, em que foi além …
Atualmente estou cursando a Pós-Graduação em Analise Comportamental Clinica, o conteúdo do curso e os professores são excelentes demonstram muita experiência no assunto em que lecionam. Conheci profissionais incríveis, que me ajudaram de diversas …
Quando comecei a Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica, ainda não tinha começado minha prática como terapeuta. O curso me deu todo o repertório necessário para iniciar na clínica com segurança. Além do forte embasamento teórico e filosófico…
Gustavo-ACC
Ex-aluno do curso de Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica do IBAC
O curso do ibac, especialmente na modalidade online, promove a integração de pessoas de diferentes lugares do país, o que, sem dúvida, é um ponto forte. Dessa reunião de pessoas, uma constatação: boa parte das graduações tem uma carência no ensino …
DEBORA RENOSTO
Ex-aluna do IBAC
Fiz a matrícula no curso de pós graduação em ACC com muitas expectativas, pois quero redirecionar a minha carreira profissional, já estou na reta final da pós e posso falar com muita segurança que fiz a escolha certa em relação ao IBAC….
Sebastiana Cristina
Aluna da pós em ACC
A supervisão é o momento mais aguardado por mim durante a especialização, isso porque a teoria toma forma e conseguimos discutir na prática. A supervisão em grupo tem um ponto muito positivo nisso, porque conseguimos aprender não só com os nossos…
Jéssika
Ex aluna do IBAC
Confesso que fui parar no IBAC de paraquedas. Durante os últimos semestres da graduação eu ainda não havia escolhido uma abordagem em definitivo ou uma área de atuação que despertasse meu interesse, pensar nos estágios em Psicologia Clínica era uma…
efc12d91-7303-410c-b5c1-72febca4ffe9
Aluno de PACC
O curso Análise do Comportamento era um desejo desde os primeiros semestres de faculdade! Posso dizer que foi um curso intensivo, com um aprendizado completo, desde as bases filosóficas da Análise do Comportamento, até a prática…
perfil anonimo
Aluna de PACC
Sou Psicóloga do Trabalho e cheguei ao IBAC para ampliar o campo de atuação profissional, dada a formação oferecida em Análise Comportamental Clínica. A escolha do Instituto se deu pela excelência técnica dos professores e supervisores…
e9f5a15a-565b-488c-b5e8-742aaf2c69cb
Ex aluna de PACC
Tive meu primeiro contato com o Ibac durante a graduação em um workshop, e minha formação e manutenção como analista do comportamento tem ocorrido neste espaço, participando de cursos e eventos do instituto. Ser aluna no Ibac me propiciou…
Elane
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de ACC
Sou profissional da Psicologia e aluno dos cursos de Análise do Comportamento e Neuropsicologia pelo IBAC. A escolha dessa instituição se deve à sua reputação como melhor centro clínico especializado em Análise do Comportamento…
FELIPE RAULINO
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de ACC
Meu interesse pelo IBAC foi despertado por conta da professora Dra. Adriana Oliveira, no meu 4º e 5º semestre da faculdade na matéria de análise experimental do comportamento. Vi que a abordagem Analítico Comportamental fazia total sentido para mim…
CEZAR
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de ACC

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Elyohana Sousa

Elyohana Sousa

Monitora de estágio
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
GUSTAVO_NEVES

Gustavo Neves

Plantão de dúvidas em análise funcional, Monitor pedagógico e assistente de curso
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Jéssica Alves

Jéssica Alves Barbosa

Coordenadora do curso de Prática Baseada em Evidência e Supervisora
CRP: 01/19439
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Karen Mororó

Karen Mororó

Supervisora
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Luziana-IBAC--Monitoria

Luziana Oliveira

Monitora pedagógica.
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.13

Nicole Lacerda

Secretária acadêmica.
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Priscila Kanamota

Priscila Kanamota

Supervisora
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayana

Rayana Brito

Supervisora
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Susana

Susana Moura

Secretária Clínica
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais

Thais Pereira

Secretária Clínica
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.30

Vinicius Di Luna

Analista de Marketing e Criação.
YURI_VITOR

Yuri Vitor

Monitor de estágio e de análise funcional

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8