Alunos e Ex-alunos IBAC
Ou até 15/06/2024
De 16/06 a 20/07/2024
De 21/07 a 24/08/2024
De 25/08 a 02/10/2024
De 03 a 05/10/2024
Estudantes de graduação
Ou até 15/06/2024
De 16/06 a 20/07/2024
De 21/07 a 24/08/2024
De 25/08 a 02/10/2024
De 03 a 05/10/2024
Público Externo
Ou até 15/06/2024
De 16/06 a 20/07/2024
De 21/07 a 24/08/2024
De 25/08 a 02/10/2024
De 03 a 05/10/2024
Alunos e Ex-alunos IBAC
De 16/06 a 20/07/2024
De 21/07 a 24/08/2024
De 25/08 a 02/10/2024
De 03 a 05/10/2024
Estudantes de graduação
De 16/06 a 20/07/2024
De 21/07 a 24/08/2024
De 25/08 a 02/10/2024
De 03 a 05/10/2024
Público Externo
De 16/06 a 20/07/2024
De 21/07 a 24/08/2024
De 25/08 a 02/10/2024
De 03 a 05/10/2024
*O acesso estará disponível somente às transmissões realizadas no auditório. As atividades nas demais salas não serão transmitidas e/ou gravadas. O ingresso online não inclui acesso à modalidade presencial do evento.
Horários | Sala 1 | Sala 2 | Sala 3 | Sala 5 |
---|---|---|---|---|
09h às 10h30 | Minicurso Regulação Emocional no Transtorno do Espectro Autista
Docente: Esp. Nathália de Vasconcelos | Minicurso
Tornando-se um(a) supervisor(a) clínico(a): uma jornada de qualificação complexa
Docentes: Ma. Jéssica Barbosa e Ma. Rayana Brito | Minicurso
Atendendo Adolescentes Desafiadores: Possibilidades de Estratégias Através da Relação Terapêutica
Docente: Esp. Samanta Alves | Minicurso
ACT e Atendimento a Mulheres:
gênero e flexibilidade cognitiva
Docente: Ma. Larissa Portela |
10h30 às 12h | ||||
12h às 14h |
Intervalo para Almoço
| |||
14h às 15h30 | Minicurso
Manejo Clínico do Uso Problemático da Pornografia
Docente: Me. João de Holanda | Minicurso
Quero me tornar um Terapeuta de Casal, por onde começo?
Docente: Ma. Rayana Brito | Minicurso
Intervenções Lúdicas na Clínica Infantojuvenil
Docente: Esp. Ana Elisa Valcacer-Coelho | Oficina
Letramento racial na clínica: manejo clínico para atendimentos de pessoas negras
Docente: Esp. Sirlene Souza |
15h30 às 17h |
Horários | AUDITÓRIO JONES | SALA BORI | SALA MATOS | SALA HUBNER |
---|---|---|---|---|
09h às 10h30 | Credenciamento | |||
10h30 às 12h | Palestra de Abertura: Dra. Laércia Vasconcelos | |||
Cerimônia de Abertura | ||||
12h às 14h |
Intervalo para Almoço (Expositores)
| |||
14h às 15h | Ma. Joseuda Lopes – DBT e a relação terapêutica (Palestra) | Esp. Sirlene Sousa – Letramento Racial na Clínica: Ativação Comportamental no Atendimento de uma Mulher Negra com Depressão (Palestra) | Comunicação Oral – Modelos Terapêuticos | Ma. Rayana Brito, Ma. Jessica Barbosa e Esp. Marcela Valcacer – Psicologia clínica e seus desafios [reais]: diálogos que extrapolam currículos (Mesa redonda) |
15h às 16h | Dra. Renata Cambraia – Psicoterapia Baseada em Evidências: Passado, Presente e Futuro (Palestra) | Dra. Patrícia Demoly – Psicoterapia Comportamental Pragmática (PCP) aplicada ao Treinamento de Pais (Palestra) | Comunicação Oral – Skinner & Netflix & Chill | |
16h às 17h30 |
Coffee Break / Sessão de Painéis
| |||
17h30 às 18h30 | Dr. João V. Marçal (Palestra) | Ma. Flávia Hauck – Análise Funcional da Comunicação Não Violenta (Palestra) | Esp. Aline Laine – Desafios iniciais da prática clínica em Psicologia: Primeiros passos após a graduação (Palestra) | Dra. Adriana Melchiades – Comportamentos que Interferem na Terapia com base na DBT (Palestra) |
Horários | AUDITÓRIO JONES | SALA BORI | SALA MATOS | SALA HUBNER |
---|---|---|---|---|
09h às 10h | Dra. Patrícia Luque – O que meus clientes têm em comum? Dicas para desenvolver habilidades terapêuticas essenciais
(Palestra) | Esp. Gabriela Carneiro Lopes
(Palestra) | Minicurso Um Modelo Analítico Comportamental para Intervenção em Comportamentos de Compras Compulsivas
Docentes: Dr. André Bravin e Psi. Victor Hugo de Oliveira | Oficina Da clínica para o mundo: o Projeto Global ACL como contexto para criar relações significativas Docentes: Ma. Joseuda Lopes, Esp. Ana Katarine Santos, Esp. Ana Elisa Valcacer-Coelho, Esp. Ana Cristina Nascimento Costa, Esp. Mariana Azevedo de Andrade |
10h às 11h | Ma. Rayana Brito – O Autocuidado do Terapeuta
(Palestra) | Esp. Airton Campos Jr. – FAP no atendimento de um adulto com diagnóstico tardio de TEA
(Palestra) | ||
11h às 12h | Palestra Dra. Ana Clara Almeida – Diagnóstico e Gênero
(Palestra) | Ma. Ana Karina de-Farias
(Palestra) | ||
12h às 14h |
Intervalo para Almoço
| |||
14h às 15h | Palestra Magna: Dr. Roberto Banaco – Discutindo Crenças dentro das Ciências: as evidências das terapias baseadas em processos | |||
15h às 16h | Dr. Paulo Cavalcanti (Palestra) | Palestra | Comunicação Oral – Neurodivergências | Comunicação Oral – Controle Aversivo |
16h às 16h30 |
Coffee Break
| |||
16h30 às 18h30 | Palestra de Encerramento | |||
Cerimônia de Encerramento |
20h | Confraternização – local a definir! | |||
---|---|---|---|---|
Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutor em Ciências (área de concentração: Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, análise experimental do comportamento, terapia analítico-comportamental, behaviorismo radical e análise do comportamento aplicada. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia e Membro do Conselho da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC.
Doutorado em Psicologia pela UNB e Pós-doutorado pela UFSCAR. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento da UNB há 25 anos. Coordenou a criação do primeiro curso de Especialização em Terapia Analítico-Comportamental Infantil no Brasil. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e do Think Tank de Estudos Culturais. Foi membro do Cultural Studies Task Force ABAI que criou o Culture-Behavior Verified Course Sequences.
Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e de Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Especialista em Terapias Contextuais, Neuropsicologia e Psicologia Positiva, formação em Análise do Comportamento, TCC, coaching e mediação. Treinada pelos principais nomes da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), da Ciência da Compaixão, da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Prosocial. Líder do Capítulo ACL do Rio de Janeiro. Em processo de certificação como treinadora FAP junto a Universidade de Washington.
Doutor em Psicologia (UnB). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Diretor e professor do IBAC.
Psicóloga clínica, docente e palestrante. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná. Especializações em diversas áreas de atuação clínica, políticas e educação. Compõe a diretoria da Association for Contextual Behavioral Science – Chapter Brasil como representante discente. À frente da página @oipretas no instagram.
Psicóloga Clínica (CRP: 01/26077). Graduada em Psicologia (UDF Centro Universitário). Formação em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pelo IBAC. Coordenadora da clínica-escola do IBAC e dos estágios em ACC. Professora de Produção Documental no Curso de Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC. Pós-Graduanda em Análise Comportamental Clínica (IBAC).
Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho, Portugal, com sanduíche na Columbia University, EUA. Coordenadora dos cursos de Análise Comportamental Clínica do IBAC. Editora e Colunista do Blog do IBAC.
Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) e Aperfeiçoamento Clínico em Análise do Comportamento (UFMT). Possui treinamentos específicos em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e Terapia Comportamental Dialética (DBT). Trabalha com Psicologia Clínica desde 2012 e oferece Supervisão Clínica e Grupos de Estudos em Terapias Comportamentais Contextuais, principalmente FAP, ACT e DBT. Se interessa pelos temas Psicoterapia Feminista e Saúde Mental e Sexual da Mulher desde a sua formação.
Psicóloga, Terapeuta Analítico-Comportamental Infantojuvenil. Doutora em Ciências do Comportamento (UnB). Diretora Acadêmico-Pedagógica, Coordenadora Clínica e dos Cursos de Pós-graduação e Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil no IBAC. Docente na graduação em Psicologia do IESB.
Psicóloga e supervisora clínica. Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Psicologia pelo UniCEUB. Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Sócia e Diretora da clínica de Psicologia Pragmática: Psicoterapia e Cursos.
Psicóloga Clínica, no CaMtos – Centro de Atenção Multiprofissional. Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestrado em Psicologia – Processos Comportamentais (2001), pela Universidade de Brasília. Atua principalmente nos temas Análise Comportamental Clínica, e Psicologia da Saúde. É organizadora dos livros “Análise Comportamental Clínica: Aspectos teóricos e estudos de caso” (Artmed, 2010) e “Ciências da Saúde: O trabalho de equipes multiprofissionais em diferentes contextos” (Juruá, 2019), e co-organizadora de “Skinner vai ao cinema” (ESETec, 2007, reeditado em 2014, pelo Instituto Walden4), “Skinner vai ao cinema: Volume 2” (2014, Instituto Walden4); “Skinner vai ao cinema: Volume 3” (2016, Instituto Walden4), e “Teoria e Formulação de Casos em Análise Comportamental Clínica” (Artmed, 2018).
Coordenador do Curso de Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso do IBAC. Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS. Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes. Coordenador do CEPSICO –Centro de Psicologia Contextual. Supervisor de estágio clínico no Centro de Atendimento Psicológico – CAP/FURG.
Mestre e doutora em Ciências do Comportamento (Universidade de Brasília- UnB). Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Tem pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é professora do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Trabalha com intervenção em crise suicida e desenvolvimento de habilidades sociais. Atua como Psicóloga clínica desde 2004.
Psicólogo Clínico com experiência especialmente na área de Terapia Sexual. Mestre e Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UNB). Professor no UniCEUB
Psicólogo, Mestrando em Psicologia Clínica (USP), Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC), com Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (IBAC) e Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (IBAC). Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Análise Comportamental Aplicada (ABA) voltada para o autismo e outras neurodivergências do IBAC. Supervisor clínico no IBAC.
Psicólogo. Doutor e mestre em Ciências do Comportamento (UnB), na área de Análise Experimental do Comportamento (AEC). Especialista em Psicologia Clínica e com Formação em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Possui experiência em Psicofarmacologia, Farmacologia Comportamental e Toxicologia Comportamental, investigando modelos animais; drogas de prescrição clínica e/ou drogas de abuso; e dependência química. Docente na Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí).
Psicóloga formada em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Líder do capítulo de Brasília do Projeto Global “Viva Com Consciência, Coragem e Amor” da Mavis Tsai, PhD. Ativista dos movimentos negro, feminista e LGBTQIAPN+. Uma das coordenadoras do SIG sobre FAP da ACBS Brasil. Terapeuta comportamental contextual que trabalha primariamente com Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) e com a base teórica da Teoria de Quadros Relacionais (RFT), bem como Terapia Feminista, Terapia Afirmativa e Terapia Comportamental Integrativa de Casal.
Psicóloga Clínica de adultos, casais, famílias e faz acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Instrutora de Mindfulness Funcional. Mestre em Psicologia com ênfase em Educação pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Formada em Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness Funcional. Professora e Supervisora Clínica no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Colunista no Portal Comporte-se. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e da Sociedade Brasileira de de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
Mestra em Ciências do Comportamento (Universidade de Brasília). Formação e Qualificação Avançada em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Título de Especialista em Psicologia Clínica (CRP). Graduada em Psicologia (IESB). Coordenadora da Clínica-Escola, Psicóloga clínica e Professora no IBAC. Psicóloga clínica em consultório particular.
Marcela Viegas: Psicóloga, com Formação em Análise Comportamental Clínica (IBAC) e em Ativação Comportamental (IBAC). Pós-graduanda em Terapia de Aceitação e Compromisso (CECONTE) e cursando formação em Terapia Comportamental Dialética – DBT (IBAC)
Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus. Aplicadora do teste Screening de desenvolvimento Denver II (2019). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica Comportamental e supervisora clínica no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC).
Janine Nogueira: Graduanda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Pesquisadora bolsista pelo (Probic) da Fundação Edson Queiroz. Membro da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento da (USP-Ribeirão Preto). Membro do projeto de pesquisa e extensão em Neurociências “Sinapses” da Unifor. Jornalista graduada pela (Unifor) e pós-graduada em Jornalismo Digital pela Escola Superior de Publicidade e Propaganda – Campus de São Paulo (ESPM-SP).
Diretor Geral Instituto Ninar. Psicólogo (UFSJ), Mestre em Ciências do Comportamento (UnB) e Pós-graduado em Análise Comportamental Clínica aplicada ao TEA (IBAC). Atua como como supervisor de casos clínicos, domiciliares e de acompanhamento terapêutico de indivíduos neurodiversos e como terapeuta de adultos com neurodesenvolvimento típico e atípico.
Carlos Augusto: Psicólogo, mestre e doutor pela UnB. Psicólogo clínico e diretor da Pragmática: Psicoterapia e Cursos. Co-autor do livro ‘Princípios Básicos de Análise do Comportamento’. Criador da Psicoterapia Comportamental Pragmática – PCP. Docente de graduação e mestrado do UniCEUB.
Márcio Moreira: Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente, é professor da graduação e do Mestrado em Psicologia do Centro Universitário de Brasília e diretor do Instituto Walden4. É co-autor do livro Princípios Básicos de Análise do Comportamento e de outros livros, capítulos e artigos científicos com temas relacionados à Análise do Comportamento. Projetos de pesquisa atuais: Automação de treinamentos para profissionais e paraprofissionais que lidam com pessoas diagnosticadas com autismo; Automação de procedimentos para o ensino de conceitos psicológicos; Formação e mudança de atitudes preconceituosas; Mensuração de comportamentos na prestação de serviços de psicologia.
Poderão submeter propostas de atividades apenas pessoas devidamente inscritas no evento.
Submissão de Minicurso/Oficina, Mesa Redonda e Comunicação Oral: até 30/06/2024
Submissão de Painéis: até 30/06/2024
Avaliação das Propostas Recebidas: até 31/07/2024
Envio de aceite: até 12/08/2024
Co-coordenadora
Patrícia Luque
Co-coordenadora
Renata Cambraia
Allan Kardec
Luan Costa
Lia Beaklini
Coordenadora
Aline Laine
Bruna Sampaio
Nataly Padilha
Saulo Moraes
Coordenadora
Raquel Ávila
Brasília é uma cidade que se destaca por sua arquitetura, projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, sendo o primeiro conjunto urbano construído no século XX a ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Graças a um projeto que evoca conceitos do Movimento Moderno para arquitetura e urbanismo, Brasília é dividida em setores que servem a propósitos específicos, de modo que cada setor é projetado para abrigar áreas residenciais, comerciais, de lazer e administrativas, tais como o Setor Hoteleiro, o Setor Hospitalar, o Setor de Rádio e TV, entre outros.
O Plano Piloto, bairro onde será realizado o evento, foi projetado em formato de avião, sendo dividido pelo Eixo Monumental no centro (local onde se localiza o Congresso Nacional, a Catedral e os Ministérios, por exemplo) e pelas Asas Sul e Norte. Tanto a Asa Sul quanto a Asa Norte são formadas pelas Superquadras, compostas por uma área residencial e uma comercial. Dividindo as Asas e cortando o Eixo Monumental, temos vias como a W3, L2 e os Eixos, por meio das quais é possível passar pelas Superquadras em linha reta.
Cada Superquadra é identificada por um número, de modo que acima da W3 temos as quadras 700 e 900, abaixo dela temos as 500, 300 e 100 até os Eixos L, W e o “Eixão”. Abaixo dessas vias, por sua vez, temos as Superquadras 200, 400 e 600, sendo que entre as 400 e as 600 encontra-se a via L2. O evento ocorrerá no Centro Universitário IESB, localizado na quadra 613/614 da Asa Sul, em frente à via L2 Sul.
O que esperar do tempo em Brasília?
A previsão do tempo para o mês de outubro vai de uma mínima de 27ºC até a máxima de 32ºC durante o dia. À noite, a temperatura varia entre 17 e 20ºC. Na primeira semana de outubro, que é a semana referente ao evento, a previsão é para dias parcialmente ensolarados, com temperaturas máximas de 30º na quinta e sexta-feira, e 31º no sábado.
Copyright © 2024 IBAC Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, Todos os direitos reservados.