Formação em análise comportamental clínica

A Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC é voltada para psicólogos e estudantes do curso de graduação em psicologia a partir do 6° semestre interessados em iniciar/aprimorar sua preparação para a carreira de Terapeuta Comportamental.

Apresentação

A grande quantidade de áreas de atuação na Psicologia faz com que a grade curricular dos cursos de graduação sejam generalistas, com pouco aprofundamento na área clínica. Assim, é comum que os alunos finalizem a graduação sentindo-se despreparados para iniciar a sua vida profissional.

A oferta deste curso é voltada para estudantes e contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. Enfatizam-se os aspectos teóricos que embasam a prática de um terapeuta comportamental, assim como disciplinas que desenvolvem repertório técnico de atuação, incluindo estágio supervisionado. Todo o conteúdo do curso é ministrado com viés clínico, a partir de exemplos do consultório e do cotidiano. Isto torna todas as aulas dinâmicas e bastante motivantes, instigando a participação dos alunos.

Além disso, a Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC tem como principais destaques a formação completa, o caráter inovador e um quadro docente fortemente qualificado. Todos os professores, em sua maioria doutores, possuem ampla experiência clínica, em docência e em pesquisa.

As/os estudantes do IBAC contam também com um sistema de aulas remotas online e uma plataforma virtual para acompanhar todas as disciplinas. Todos os recursos asseguram uma formação profissional muito bem qualificada para a atuação clínica. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região Centro-Oeste, constituindo-se também numa forte referência no Brasil. O reconhecimento de sucesso deste curso tem levado à abertura regular de turmas a cada novo semestre.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite: (1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma; (2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet; (3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica desenvolvida a partir da filosofia Behaviorista Radical e o estudo científico do comportamento em seus diferentes contextos. O psicólogo analista do comportamento deverá ser capaz de realizar uma investigação aprofundada dos eventos históricos e contextos atuais vivenciados pelo cliente e caracterizar padrões comportamentais envolvidos com as queixas que geram sofrimento. Essa investigação torna possível o desenvolvimento de um planejamento individualizado de intervenção sobre as queixas apresentadas, com base em evidências científicas. A Análise Comportamental Clínica é uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica para tratamentos em saúde mental, capaz de abordar qualquer queixa clínica, incluindo demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”, como se discute no senso comum.

Documentação para matrícula

Data de início: 01 de fevereiro de 2024.

Promover o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise Comportamental Clínica.

Estudantes de Psicologia a partir do 6º semestre, psicólogos e psiquiatras.

 Aulas às quintas-feiras* de 19h às 20h30.

 

Aulas às quintas-feiras de 19:00 às 20:30 (horário de Brasília).

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico. Confira no cronograma.

Observações: No Módulo 3, além do horário de aula, há encontros de supervisão com duração de duas horas, que ocorrem semanalmente, totalizando 20 encontros semestrais. Também há carga horária reservada para a prática clínica (20 h).

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 200,00 referente a taxa de matrícula.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de matrícula.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2024.

Coordenação do Curso

Marçal

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990 …
renata

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. Foi pesquisadora visitante na Columbia …

Professores

Adriana de Oliveira

Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ciência do Comportamento na UnB. Possui Formação em Análise Comportamental Clínica – IBAC (2004) …

Felipe dos Anjos

Doutor (2015) em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo clínico …

Felipe Epaminondas

Psicólogo graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com especialização em Psicopatologia e atuação clínica e mestrado em Processos clínicos …

Jéssica Alves

Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Atua como Psicóloga clínica em consultório particular. É Professora …

Peter Sturmey

Professor(a) convidado(a)

PhD, é Professor de Psicologia na graduação e programa de doutorado da City University of New York (CUNY), EUA, e professor na University College, Inglaterra. É Doutor em …

Raquel Aló

Professor(a) convidado(a)

Mestre (2002) em Psicologia/Análise do Comportamento pela Universidade de Brasília, doutora (2008) em Análise do Comportamento pela West Virginia University, EUA …

Rayana Brito

Psicóloga Clínica de adultos, casais, famílias e faz acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Instrutora de Mindfulness Funcional. Mestre em Psicologia com ênfase em …

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. Foi pesquisadora visitante na Columbia …

Roberto Banaco

Professor(a) convidado(a)

Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutor em Ciências (área de concentração: Psicologia Experimental) …

Supervisores do estágio

Airton Campos Jr

CRP: 01/21534
Psicólogo, Mestrando em Psicologia Clínica (USP), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC), com Formação em Psicoterapia Analítica Funcional – FAP (IBAC)

Felipe dos Anjos

CRP: 01/10860
Doutor (2015) em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo clínico

Felipe Epaminondas

CRP: 18/03787
Psicólogo graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com especialização em Psicopatologia e atuação clínica e mestrado em Processos clínicos

Jéssica Alves

CRP: 01/19439
Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Atua como Psicóloga clínica em consultório particular. É Professora

Joseuda Lopes

CRP: 05/49649
Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e de Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Especialista em Terapias

Karen Mororó

CRP: 11/10665
Mestra em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Atua como Psicóloga Clínica desde 2016. Professora da graduação em Psicologia na UniAteneu (2017). Desenvolve

Nagi Hanna

CRP: 09/6811
Doutora em Ciências do Comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília (2016), com ênfase em processos de ensino e

Patrícia Luque

CRP: 01/10087
Psicóloga clínica. Doutora em Ciências do Comportamento e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de

Priscila Kanamota

CRP: 06/96830
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Londrina (2004), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (2013), pela UNESP, Bauru;

Rayana Brito

CRP: 01/17207
Psicóloga Clínica de adultos, casais, famílias e faz acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Instrutora de Mindfulness Funcional. Mestre em Psicologia com ênfase em

Alguns depoimentos do curso

Construir a minha carreira analítica através dos nortes e pilares desenvolvidos pelo IBAC é um dos maiores componentes na esfera profissional. O instituto tem uma participação incomensurável nas minhas atuações acadêmicas e clínica, em que foi além …
Desde a graduação escolhi minha abordagem, estagiei na área e defini a análise do comportamento como a linha teórica que embasaria e nortearia minha prática profissional. No entanto, percebia a necessidade e a importância de me aprofundar…
Ana_Paula_-__FACC
Ex-aluna do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC
Pra mim estudar no IBAC foi um divisor de águas! Desde o início da graduação em Psicologia eu me apaixonei pelo Behaviorismo, mas só quando entrei no curso do IBAC que de fato eu tive contato com a Análise do Comportamento….
Wandessa_-_FACC
Ex-aluna do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC
Fazer o curso de Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC me ajudou a passar na prova de admissão do mestrado na UnB em 2013, depois me proporcionou fazer parte da equipe de terapeutas do próprio IBAC e tem me ajudado todos os dias na minha…
Rafaela
Psicóloga clínica
Tive meu primeiro contato com o Ibac durante a graduação em um workshop, e minha formação e manutenção como analista do comportamento tem ocorrido neste espaço, participando de cursos e eventos do instituto. Ser aluna no Ibac me propiciou…
Elane
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de ACC
Sou profissional da Psicologia e aluno dos cursos de Análise do Comportamento e Neuropsicologia pelo IBAC. A escolha dessa instituição se deve à sua reputação como melhor centro clínico especializado em Análise do Comportamento…
FELIPE RAULINO
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de ACC
Meu interesse pelo IBAC foi despertado por conta da professora Dra. Adriana Oliveira, no meu 4º e 5º semestre da faculdade na matéria de análise experimental do comportamento. Vi que a abordagem Analítico Comportamental fazia total sentido para mim…
CEZAR
Psicólogo Clínico e ex aluno do curso de ACC
Conhecer o IBAC mudou totalmente minha trajetória profissional. Tanto pelo conhecimento técnico e cientifico disponibilizado na ACC, como também pelos colegas e profissionais que conheci ao longo do caminho. Descobri que a Análise do Comportamento…
BARBARA
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de ACC
Me chamo Patrícia Zolet Martins e hoje sou psicóloga clinica, porém nem sempre foi assim. Antes de começar o meu trabalho como psicóloga clínica, eu queria me profissionalizar ainda mais, então procurei o IBAC por aconselhamento de um professor…
PATRICIA ZOLET
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de ACC
O IBAC tem uma estrutura fantástica para cursos, principalmente para pessoas como, no meu caso, que já são profissionais há muitos anos porque a equipe técnica é muito boa. Os professores são excelentes. Tem professores com experiência clínica…
Raquel manzini
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de ACC
Eu sou Meigan Sack Rodrigues, aluna do Ibac, do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica, do curso de Formação no Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados e também do curso de Formação em Neuropsicologia. De todos os cursos…
Meigan
Aluna do IBAC
“Tudo começou quando eu concluí minha graduação e tive aquela sensação que nada sabia. Bateu um desespero muito grande e uma frustração. Afinal, foram 5 anos, achei que sairia uma especialista nos atendimentos clínicos, mas a realidade foi bem…
perfil anonimo
Psicóloga
“Ainda na graduação participei de vários minicursos do IBAC. A excelente qualidade dos minicursos oferecidos pelo IBAC com custo acessível aos graduandos em psicologia me fez uma aluna assídua bem antes da escolha da abordagem analítico comportamenta…
perfil anonimo
Psicóloga Clínica
Em 2009 concluí o curso de Psicologia pelo UNICEUB-DF e logo dei início aos atendimentos terapêuticos, mas sempre com aquela necessidade de adquirir novos conhecimentos como psicóloga clínica. No decorrer dos anos, soube, por meio de colegas…
perfil anonimo
Aluna e Psicóloga clínica

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Amanda

Amanda Almeida

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
perfil anonimo

Bianca Ramos

Assistente de aula
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
David

David Oliveira

Assistente de aula
Elyohana Sousa

Elyohana Sousa

Monitora de estágio
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
FELIPE_RIPPEL

Felipe Rippel

Monitor pedagógico
Fernando1

Fernando Fernandes

Secretário Acadêmico e assistente de aula
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
GUSTAVO_NEVES

Gustavo Neves

Plantão de dúvidas em análise funcional, Monitor pedagógico e assistente de curso
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Coordenador do curso de TEA
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Jéssica Alves

Jéssica Alves Barbosa

Coordenadora do curso de Prática Baseada em Evidência e Supervisora
CRP: 01/19439
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Karen Mororó

Karen Mororó

Supervisora
KARINA

Karina Souza

Monitora pedagógica
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Luziana-IBAC--Monitoria

Luziana Oliveira

Assistente de aula
Mairtha-Monitoria

Mairta Freitas

Monitora pedagógica e assistente do curso de neuropsicologia
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Priscila Kanamota

Priscila Kanamota

Supervisora
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayana

Rayana Brito

Coordenadora do curso Terapia de Casal e Supervisora
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
WhatsApp-Image-2023-02-17-at-11.23.19-1

Stephanie Marques

Assistente de aula
Susana

Susana Moura

Secretária Clínica
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais

Thais Pereira

Secretária Clínica
YURI_VITOR

Yuri Vitor

Monitor de estágio e de análise funcional

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8

O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:

a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.

Diferenciais do curso

Currículo planejado para construir passo a passo as competências clínicas de terapeutas analítico-comportamentais.

Revisão de conteúdos básicos de Análise do Comportamento e sua relação com a prática clínica.

Corpo docente formado por profissionais reconhecidos em suas respectivas áreas.

Aulas ao vivo para tirar dúvidas, com resolução de exercícios e discussões.

Um semestre de estágio supervisionado por profissionais com ampla experiência clínica.

Aproveitamento dos Módulos 1 e 2 do curso ao migrar para o curso de Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica.

Possibilidade de apresentar no Encontro de Estudos Avançados em Análise do Comportamento e outros eventos do IBAC.

Possibilidade de colaborar com o Blog do IBAC (www.ibac.com.br/blog) e outras publicações da Editora IBAC em andamento.

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.