Modalidade On-line
- Valor das parcelas:
- Pagamento até o dia 10 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$: 648,24
- Pagamento até o dia 05 de cada mês (18 parcelas fixas) | R$: 602,86
- Pagamento à vista: R$: 3.422,71 cada módulo (semestre).
A Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC é voltada para psicólogos e estudantes do curso de graduação em psicologia a partir do 6° semestre interessados em iniciar/aprimorar sua preparação para a carreira de Terapeuta Comportamental.
Aulas e estágio
100% On-lineA grande quantidade de áreas de atuação na Psicologia faz com que a grade curricular dos cursos de graduação sejam generalistas, com pouco aprofundamento na área clínica. Assim, é comum que os alunos finalizem a graduação sentindo-se despreparados para iniciar a sua vida profissional.
A oferta deste curso é voltada para estudantes e contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. Enfatizam-se os aspectos teóricos que embasam a prática de um terapeuta comportamental, assim como disciplinas que desenvolvem repertório técnico de atuação, incluindo estágio supervisionado. Todo o conteúdo do curso é ministrado com viés clínico, a partir de exemplos do consultório e do cotidiano. Isto torna todas as aulas dinâmicas e bastante motivantes, instigando a participação dos alunos.
Além disso, a Formação em Análise Comportamental Clínica do IBAC tem como principais destaques a formação completa, o caráter inovador e um quadro docente fortemente qualificado. Todos os professores, em sua maioria doutores, possuem ampla experiência clínica, em docência e em pesquisa.
As/os estudantes do IBAC contam também com um sistema de aulas remotas online e uma plataforma virtual para acompanhar todas as disciplinas. Todos os recursos asseguram uma formação profissional muito bem qualificada para a atuação clínica. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região Centro-Oeste, constituindo-se também numa forte referência no Brasil. O reconhecimento de sucesso deste curso tem levado à abertura regular de turmas a cada novo semestre.
Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.
Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.
Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite: (1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma; (2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet; (3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.
Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.
Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.
A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica desenvolvida a partir da filosofia Behaviorista Radical e o estudo científico do comportamento em seus diferentes contextos. O psicólogo analista do comportamento deverá ser capaz de realizar uma investigação aprofundada dos eventos históricos e contextos atuais vivenciados pelo cliente e caracterizar padrões comportamentais envolvidos com as queixas que geram sofrimento. Essa investigação torna possível o desenvolvimento de um planejamento individualizado de intervenção sobre as queixas apresentadas, com base em evidências científicas. A Análise Comportamental Clínica é uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica para tratamentos em saúde mental, capaz de abordar qualquer queixa clínica, incluindo demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”, como se discute no senso comum.
Data de início: 01 de fevereiro de 2024.
Promover o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise Comportamental Clínica.
Estudantes de Psicologia a partir do 6º semestre, psicólogos e psiquiatras.
Aulas às quintas-feiras* de 19h às 20h30.
Aulas às quintas-feiras de 19:00 às 20:30 (horário de Brasília).
*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico. Confira no cronograma.
Observações: No Módulo 3, além do horário de aula, há encontros de supervisão com duração de duas horas, que ocorrem semanalmente, totalizando 20 encontros semestrais. Também há carga horária reservada para a prática clínica (20 h).
PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO
Para se inscrever, você precisa:
O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.
Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.
As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!
Copyright © 2023 IBAC Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, Todos os direitos reservados.
1
Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.
2
É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.
3
Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.
4
Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.
5
As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.
6
Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.
7
Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.
8
O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:
a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.
A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.
O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.
A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.
O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.
O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente.
Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.
Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.
Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.
Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.
A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.