Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT

A Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é um curso Teórico, Prático e Vivencial, com carga horária de 70h, voltado para psicólogos, psiquiatras e estudantes das áreas da saúde que procuram, através de uma formação ampla, conhecer, se aprofundar e trabalhar com esse modelo de terapia comportamental contextual. A ACT é um modelo psicoterápico único e criativo, baseado no uso inovador de mindfulness e de valores. O objetivo da ACT é maximizar o potencial humano para uma vida rica, plena e significativa; cultivar a saúde, a vitalidade e o bem-estar através da vivência baseada em valores conscientes.

É fato que a vida envolve problemas e caímos em uma armadilha quando nos concentramos completamente em tentar controlar ou fazer parar esses problemas. Em ACT exploramos como o controle - como o conhecemos - é frequentemente uma falácia que leva a mais sofrimento. Este curso apresentará o processo da ACT para ajudar os clientes a reorganizar suas vidas no sentido de ir ao encontro do que eles valorizam, do que é significativo em suas vidas, em vez de correr ou lutar com seus problemas. Através deste curso teórico/prático/experiencial, você aprenderá uma abordagem baseada em evidências para ensinar e capacitar os clientes a observarem seu pensamento e usá-lo onde for útil, a favor de uma vida plena.

O conjunto de docentes é altamente qualificado com profissionais, mestres e doutores, com experiência clínica e acadêmica, tendo estudado diretamente com os criadores da abordagem em workshops no Brasil e no exterior.





Apresentação


Nessa formação entraremos em contato e aprofundaremos os conhecimentos sobre a Teoria das Molduras Relacionais (RFT), a atual teoria da linguagem e cognição da área contextual comportamental, que busca entender a contribuição da linguagem para o sofrimento humano. Aprenderemos os fundamentos do modelo de flexibilidade psicológica e desenvolveremos um conjunto inicial de habilidades em ACT. Aprenderemos o hexaflex (contato flexível com o momento presente, desfusão cognitiva, aceitação, self-como-contexto, valores, ação comprometida) e os processos básicos de ACT enquanto adicionamos metáforas e técnicas de ACT à nossa caixa de ferramentas terapêutica.
Esse curso foi planejado para que você desenvolva uma compreensão dos processos intrapessoais e interpessoais que acontecem no interior da sala de terapia, promovendo uma compreensão mais profunda de como seus próprios comportamentos afetam a si mesmo, bem como a seus clientes. ACT é um modelo terapêutico experiencial por excelência e, nesse sentido, você experimentará uma grande variedade de exercícios e será incentivado a trabalhar com seus próprios problemas pessoais.


PRESENCIAL OU ONLINE?

Todos os cursos de formação disponibilizam ambas modalidades Presencial e Online e o aluno pode escolher à vontade!


Todas as aulas de nossos cursos de formação, além de serem ministradas em uma sala de aula onde alunos presenciais podem assistí-las, também são transmitidas em tempo real para todo o lugar do mudo, seja onde o aluno estiver! Os cursos à distância (online) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o professor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão online.

  • Obs.: Em função da dinâmica das aulas as gravações não poderão ser realizadas, apenas as transmissões ao vivo.


  • Análise Comportamental Clínica


    A Análise do Comportamento é uma das poucas práticas existentes dentro da psicologia com aplicações baseadas em evidências. Tal princípio a coloca como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.
    Demonstrar compreensão quanto aos aspectos metodológicos, epistemológicos e teóricos da ACT, assim como do sofrimento e da saúde psicológica. Desenvolver competências clínicas consistentes com a ACT.
    • Desenvolver a capacidade de atualizar, consolidar e integrar novos conhecimentos para sua aplicação na prática profissional, colocando em prática a autoaprendizagem contínua e a análise crítica.
    • Desenvolver senso crítico sobre a causalidade que está na base do problema psicológico.
    • Desenvolver a capacidade de formular hipóteses, avaliar informações e propor soluções nos três pilares do ACT.
    • Definir o modelo ACT do sofrimento humano (seis processos hexaflex).
    • Definir o modelo ACT de saúde psicológica (seis processos hexaflex).
    • Explicar uma abordagem contextual funcional para a conceituação de casos do ACT.
    • Reconhecer as preocupações clínicas (por exemplo, ansiedade, depressão, raiva do problema) em uma estrutura da ACT.
    • Identificar exemplos de luta e esquiva excessivas e descrever comportamentos alternativos atentos e compassivos.
    • Distinguir entre 'fusão' e 'esquiva experiencial' e seu papel em várias formas de sofrimento humano.
    • Desenvolver as habilidades essenciais de intervenção da ACT para cultivar a flexibilidade psicológica.
    • Fornecer exercícios de esclarecimento de valores em habilidades para cultivar a flexibilidade psicológica.
    • Demonstrar exercícios e metáforas experienciais em díades e pequenos grupos.
    • Discriminar as estratégias consistentes e inconsistentes com ACT na prática clínica.
    • Descrever estratégias para promover o desenvolvimento contínuo das competências clínicas consistentes da ACT.
    • Aplicar e integrar processos de mindfulness e aceitação com processos de mudança de compromisso e comportamento em díades.
    • Cultivar a autocompaixão e a ação comprometia guiada pelo valor.
    5 meses (aproximadamente).
    70 horas.
    Princípios e aspectos metodológicos, epistemológicos e teóricos básicos da Terapia de Aceitação e Compromisso; modelo ACT do sofrimento humano e de saúde psicológica; desenvolvimento das competências clínicas consistentes da ACT; conceituação clínica, exercícios e metáforas experienciais.
    Psicólogos, estudantes de psicologia ou áreas afins.

    - Presencial
    - À distância (Presencial Conectado / Online)
    Aula às sextas-feiras, de 17h às 22h e aos Sábados, de 09h às 18h.
    * Aulas especiais poderão ser marcadas conforme ajustes do calendário acadêmico.
    *Quando houver disciplina com convidados de outras cidades (no máximo uma disciplina por módulo), estas deverão ocorrer no sábado pela manhã e à tarde (principalmente) e podendo também ser nas sextas-feiras à noite.


    Início da Próxima Turma


    07 de Fevereiro de 2020


    INFORMAÇÕES

    ⇔ Cópia da carteira de Identidade e CPF.
    ⇔Cópia comprovante de residência.
    ⇔ Declaração do curso de graduação expedida pela Instituição de Ensino Superior ou Diploma de conclusão.
    ⇔ Foto 3x4.

    • Esses documentos devem ser digitalizados e enviados por e-mail para: pedagogico@ibac.com.br


    INSCRIÇÕES


    As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição pelo site ao clicar em um dos botões abaixo, a confirmação da inscrição acontecerá mediante depósito bancário identificado no valor de R$ 100,00 - referente ao valor da matrícula, na conta do IBAC (Banco Itaú | Agência 8090 | Conta 27.176-1 | CNPJ: 33.135.263-0001/67) com o envio do comprovante via E-mail para ibac@ibac.com.br com seus dados pessoais (nome, telefone para contato, faculdade e semestre). As inscrições também podem ser feitas diretamente na Sede do Instituto - 910 Sul-MIX PARK SUL, bloco F, salas 119 a 132.

    Obs. A matrícula e a 1ª parcela serão pagas via depósito bancário identificado ou na secretaria do IBAC. A partir da 2ª parcela o aluno irá efetuar seu pagamento através de boleto bancário que poderá ser emitido pelo mesmo no Portal do Aluno.

    INVESTIMENTO

    Modalidade Presencial Alunos e Ex alunos IBAC*


    Pagamento até o dia 10 de cada mês (6 parcelas fixas) | R$ 494,00
    Pagamento até o dia 05 de cada mês (6 parcelas fixas) | R$ 459,00
    Pagamento de cada módulo (semestre) à vista | R$ 2.608,32

    Modalidade Presencial Público Geral


    Pagamento até o dia 10 de cada mês (6 parcelas fixas) | R$ 548,00
    Pagamento até o dia 05 de cada mês (6 parcelas fixas) | R$ 510,00
    Pagamento de cada módulo (semestre) à vista | R$ 2.893,44

    Modalidade Online Alunos e Ex alunos IBAC*


    Pagamento até o dia 10 de cada mês (6 parcelas fixas) | R$ 526,00
    Pagamento até o dia 05 de cada mês (6 parcelas fixas) |R$ 490,00
    Pagamento de cada módulo (semestre) à vista | R$ 2.777,28

    Modalidade Online Público Geral


    Pagamento até o dia 10 de cada mês (6 parcelas fixas) | R$ 581,00
    Pagamento até o dia 05 de cada mês (6 parcelas fixas) |R$ 541,00
    Pagamento de cada módulo (semestre) à vista | R$ 3.067,68
    Obs: valores válidos para turma iniciada em 2020.
    * É necessário estar regularmente matriculado em um curso do IBAC ou apresentar certificado do curso de formação para comprovação de vínculo institucional.
    * A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.
    A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.
    Caso a quantidade de alunos mínima para abertura de turma não for atingida,
    a coordenação do curso entrará em contato e os valores de matrícula serão restituídos integralmente.

    PROFESSORES REGULARES

    Ψ Paulo Gomes de Sousa-Filho

    Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO –Centro de Psicologia Contextual. Supervisor de estágio clínico no Centro de Atendimento Psicológico – CAP/FURG; Recebeu treinamento extensivo em ACT com Steve Hayes, Kelly Wilson, Robyn Walser, Kirk Strossahl e outros Treinadores ACT notáveis. Ministrante de cursos e workshops em Moscow, São Petersburgo, Riga, Paris, Kiev, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília; autor de capítulos de ACT e FAP. Membro da ABPMC, ACBS e ACBS-Brasil.


    Ψ Mara Regina Andrade Prudêncio

    Currículo: Psicóloga Clínica e professora no IBAC, com experiência em atendimento de casais e família. É Mediadora de Conflitos – 2018, Instrutora de Oficina de Pais – 2018 e Mediadora de Família em formação, certificados pelo Conselho Nacional de Justiça. Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) – 2006 e Especialização em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) – 2015.

    Ψ Roberta Kovac

    Graduada em Psicologia pela PUC de São Paulo (1995), mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP (2001) e doutora pelo Departamento de Psicologia Clínica da USP (2018). É coordenadora acadêmica, supervisora e docente no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Atua na área de Psicologia Clínica,  principalmente em terapia comportamental, RFT aplicada à clínica e ACT. Também possui experiência em formação em Psicologia e formação em Análise do Comportamento. É membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) desde 1993, tendo participado da diretoria na gestão 2010-2011. Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) desde 2010.
    ΨAlan Pogrebinschi

    Criador do Mindfulness Funcional e mestre em Psicologia pela University of Derby (Inglaterra); Formado em Economia e em Matemática, pela Cornell University (EUA). Antes de voltar a trabalhar com desenvolvimento humano trabalhou no mercado financeiro de NY por muitos anos, e foi diretor e vice-presidente em grandes bancos.
    Alan tem vasta experiência e treinamento internacional nas práticas da Ciência Contextual do Comportamento e já iniciou mais de 3.800 pessoas no Mindfulness Funcional. É membro da British Psychological Society e da Association for Contextual Behavioral Science.