SOBRE NÓS

Histórico do IBAC

O IBAC iniciou suas atividades em agosto de 1999 com sua primeira turma do curso de formação em Terapia Analítico-Comportamental. A fundação oficial ocorreu em fevereiro de 2000, quando o IBAC tornou-se uma entidade jurídica e legalizada junto ao CRP e ao GDF, sendo, portanto, a primeira instituição de Análise do Comportamento a ser criada na Região Centro-Oeste. O instituto surgiu a partir de uma demanda existente, em Brasília, na formação de psicólogos clínicos comportamentais embasados no Behaviorismo Radical, nos princípios derivados da Análise Experimental do Comportamento e nos modernos conceitos da Análise Comportamental Clínica. Havia também uma necessidade de eventos que divulgassem e expandissem a Análise do Comportamento na região e que favorecessem a integração entre interessados na área. A instituição também se tornou um espaço para a atuação de diversos profissionais direta ou indiretamente ligados a Análise do Comportamento. Com a participação de diversos profissionais qualificados, o IBAC tornou-se rapidamente uma das principais instituições de Psicologia do país, estendendo o seu campo de atuação para as áreas hospitalar e organizacional e recebendo alunos de diversos estados. Ao longo dos anos, muitas realizações têm moldado a cara do instituto, caracterizando-o como inovador e empreendedor.

Cronologia

1999:
⇒ Inicia a primeira turma do curso de formação em Análise Comportamental Clínica, com sede no Brasília Shopping.

2000:
⇒ Fundação oficial do instituto, em fevereiro; ⇒ Inauguração da nova sede no conjunto Mix Park Sul; ⇒ Começam as primeiras aulas de supervisão clínica no IBAC; ⇒ Começam os primeiros atendimentos clínicos oferecidos para a comunidade, a preços acessíveis.

2001:
⇒ Realizado o I Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental da Região Centro-Oeste, com 250 participantes. ⇒ Realização de dois saraus poético-musicais.

2002:
⇒ Formatura da primeira turma do curso de especialização; ⇒ Realização do primeiro grupo de estudo, sobre Behaviorismo Radical, com os professores João Marçal e Marcelo Beckert (in memoriam).
2003:
⇒ Início do projeto Terça-Clínica; ⇒ Início do projeto Cinemateca IBAC.

2004:
⇒ Início da primeira turma do curso de formação em Terapia Analítico-Comportamental infantil; ⇒ Tem início a primeira turma do curso de inglês instrumental para psicólogos.

2005:
⇒ É publicado o primeiro número da REBAC: Revista Brasileira de Análise do Comportamento, editada pelo instituto; ⇒ Chapa composta por membros do IBAC é aclamada como nova diretoria da ABPMC Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental; ⇒ Curso de Especialização do IBAC é o primeiro curso a ser reconhecido pela ABEP/CFP no Distrito Federal e o primeiro em Análise do Comportamento do país a ter esse credenciamento.

2006:
⇒ Tem início a primeira turma do curso de especialização em Terapia Analítico-Comportamental Infantil com alunos de diversas regiões do país; ⇒ Contando com a participação direta de alunos, professores e funcionários do IBAC, é realizado em Brasília o XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental; ⇒ É publicado o segundo número da REBAC.
2007:
⇒ É realizado em Brasília, o XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental; ⇒ O sistema intranet é aperfeiçoado no IBAC, funcionando como nos moldes das grandes instituições de ensino do país; ⇒ Estrutura física do instituto é ampliada, com três novos consultórios.

2008:
⇒ O espaço físico é novamente ampliado. Uma nova sala de aula e um novo consultório; ⇒ Tem início a primeira turma de Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde; ⇒ São ampliados os cursos de extensão do IBAC.

2009:
⇒ Começam os cursos online do IBAC. O IBAC é a primeira instituição de Análise do Comportamento a oferecê-la no país; ⇒ É publicado pela Artmed o livro Análise Comportamental Clínica, da professora do IBAC Ana Karina C. F. de Farias. O livro tem vários capítulos escritos por professores e ex-alunos do IBAC.

Missão

A Ciência do Comportamento Promovendo Qualidade de Vida e Evolução Profissional.

Objetivos

  • Formar psicólogos qualificados através dos seus cursos de Especialização e Formação;
  • Serviços clínicos de elevada qualidade;
  • Divulgar e expandir a Análise do Comportamento na região e no país;
  • Produzir conhecimento, através de pesquisas, encontros etc;
  • Incentivar e apoiar o desenvolvimento da Análise do Comportamento e da Psicologia;
  • Promover o intercâmbio entre psicólogos da região e do país.

Estrutura administrativa

  • Diretor Geral: João Vicente de Sousa Marçal – CRP 01/ 5316.
  • Diretora Acadêmica: Marina Rocha Soares - CRP 01/18568.
  • Coordenadora da Clínica-Escola: Jéssica Alves Barbosa - CRP 01/19439.
  • Coordenadora da Clínica Particular: Raquel Ramos Ávila - CRP 01/9494.
  • Coordenadora dos cursos em TEA: Lara Rodrigues Queiroz | CRP: 01/17681.
  • Coordenadoras dos cursos em psicologia infantil: Raquel Ramos Ávila - CRP 01/9494 e Ana Rita Naves - CRP 01/11281.
  • Coordenador dos cursos em Neuropsicologia: Rafael Alberto Moore – CRP 01/17815.
  • Coordenadora Administrativa/Financeira: Luciléia Farias.
  • Coordenador de TI: Jailton Carvalho.
  • Secretária Acadêmica: Stephanie Marques
  • Secretárias: Júlia Gonçalves e Lorena sena.
  • Marketing e comunicação: Cinthia Caroline.
  • Conservação e Limpeza: Maria José da Silva.

Estrutura física

Recepção

12 consultórios clínicos

05 salas de aula aparelhadas também para o sistema on-line

Biblioteca

Rede wireless

Informática

Núcleo acadêmico

Espaço de convivência.

Endereço: SGAS 910 – conjunto B, cond. Mix Park Sul, Bloco F, salas 119, 121, 123, 125, 126, 127, 128, 129, 130, 131 e 131 (recepção na sala 123).