Grupos de Estudos Avançados

As inscrições para 2024/1 abrem em 16 de fevereiro!

Inscrições abertas!

Nos GEAs, temos encontros virtuais quinzenais – 8 encontros de 1h30 cada – para discutir artigos científicos e outros textos em temas específicos dentro da análise comportamental clínica.

Os encontros são mediados por profissionais reconhecidos da área e não terão mais do que 15 inscritos para facilitar a comunicação e participação de todos.

Sendo uma atividade dinâmica de discussão de artigos, os encontros não ficam gravados. 

Todos os grupos irão iniciar em março.

Além disso, quem participar terá:

Durante o semestre, é incentivado que cada GEA realize alguma produção de divulgação científica, infográfico, blog post, post no instagram, artigo de revisão, ou apresentação em evento científico, a ser definido entre os participantes. Veja as apresentações nos Encontros de Estudos Avançados em Análise do Comportamento (EEAAC), organizados pelo IBAC:

É desejável conhecimento instrumental de inglês (leitura) – confira o curso de Inglês Instrumental do IBAC, voltado para profissionais e estudantes de psicologia.

Temas para 2024/1

EM BREVE

Mais detalhes serão divulgados em breve!

Investimento:

Taxa de matrícula no valor de R$: 100,00 e parcela única:

Valor único total a ser pago no ato da inscrição:

*São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação ou Formação.

**São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação ou Formação.

sobre as Inscrições

Vagas limitadas às 15 primeiras pessoas a realizarem a inscrição em cada grupo.

Ao realizar o pagamento você garantiu a sua vaga. As condições de cancelamento são definidas pela plataforma Sympla (até 7 dias após a inscrição, desde que o evento ainda não tenha iniciado).

Se o grupo não atingir o mínimo de inscritos, ou for cancelado pelo IBAC por qualquer motivo, o grupo será cancelado e o valor ressarcido integralmente.

Veja abaixo os GEAs ofertados em 2023/2:

Grupo 1

Autismo na Adolescência e Adultez

OBJETIVO:

O objetivo deste grupo de estudo é aprofundar o conhecimento sobre o autismo na adolescência e vida adulta, explorando temas específicos que impactam a saúde mental, o bem-estar emocional, as habilidades sociais, a inclusão no mercado de trabalho, o acesso a intervenções terapêuticas eficazes e a qualidade de vida dos indivíduos no espectro autista.

DESCRIÇÃO:

O grupo de estudo é uma iniciativa dedicada a explorar e compreender os desafios e oportunidades enfrentados por pessoas no espectro autista durante a adolescência e vida adulta. Nosso grupo se reúne ao longo de oito encontros, quinzenalmente, para discutir uma variedade de temas pertinentes ao autismo nessa fase da vida a partir de leitura prévia dos artigos selecionados.

Durante nossas sessões, abordamos questões como saúde mental, regulação emocional, habilidades sociais, inclusão no mercado de trabalho, terapias específicas, diferenças de gênero, relacionamentos amorosos e acesso ao ensino superior. Cada encontro é estruturado para promover a aprendizagem colaborativa, incentivando a participação ativa dos membros e a troca de conhecimentos e experiências.

Nosso objetivo é não apenas aumentar nossa compreensão do autismo na adolescência e vida adulta, mas também explorar maneiras de promover a inclusão, oferecer apoio eficaz e melhorar a qualidade de vida para aqueles no espectro autista.

PERIODICIDADE: Segundas-feiras  às 17h(quinzenal) 

(início em 04 de março)
Nathália Vasconcelos

Nathália de Vasconcelos (CRP 03/25702)

Psicóloga (CRP 03/25702), Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento (UFBA), certificação oficial em ADOS-2, certificação oficial no PEERS pela University of California, Los Angeles (UCLA), com capacitação em Treinamento de Habilidades Sociais, especialista em Clínica Analítico Comportamental Infantil pela CBI of Miami, formação em Family Connections pela NEABPD, formação em Terapias de Terceira Geração e Pós-graduanda em Neuropsicologia Comportamental no IBAC. Pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (NEUROCLIC) da UFBA.

http://lattes.cnpq.br/6978008104007141

Grupo 2

Prosocial: Construíndo Grupos Produtivos, Equitativos e Cooperativos através da ACT

OBJETIVO:

Apresenta uma abordagem prática para o estabelecimento de grupos eficazes, cooperativos e colaborativos.

DESCRIÇÃO:

Baseado no trabalho da economista ganhadora do Prêmio Nobel Elinor Ostrom e fundamentado em ciência comportamental contextual, ciência evolutiva e terapia de aceitação e compromisso (ACT), o Prosocial apresenta uma abordagem prática para o estabelecimento de grupos eficazes, cooperativos e colaborativos. Através da leitura do livro “Prosocial: Using Evolutionary Science to Build Productive, Equitable, and Collaborative Groups” e de artigos complementares, será analisada a tensão entre egoísmo e altruísmo presente na constituição e manutenção de grupos sobre perspectiva comportamental contextual.

PERIODICIDADE: Segundas-feiras  às 17h(quinzenal) 

(início em 11 de março)
Joseuda

Joseuda Lopes (CRP 05/49649)

Psicóloga, professora, coordenadora do curso de Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e do curso de Formação em Terapia Comportamental Dialética do IBAC. Especialista em Terapias Contextuais, Neuropsicologia e Psicologia Positiva, formação em Análise do Comportamento, TCC, coaching e mediação. Treinada pelos principais nomes da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), da Ciência da Compaixão, da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Prosocial como Steven Hayes, Kelly Wilson, Robyn Walser, Benjamin Schoendorf, Fabián Olaz, Jonathan Kanter, Mavis Tsai, Robert Kohlenberg, Gareth Holman, Matthew Skinta, Kristini Neff, Christopher Germer, Tony DuBose e Paul Atkins. Líder do Capítulo ACL do Rio de Janeiro.

http://lattes.cnpq.br/8990599526695611

Grupo 3

Análise do Comportamento e Educação

OBJETIVO:

Discutir as possíveis contribuições da análise do comportamento para a educação e o contexto escolar, tendo em vista a necessidade de comunicação entre a escola e psicologia clínica.

DESCRIÇÃO:

-> Princípios básicos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
-> Aplicação da ABA ao contexto escolar/educacional
-> Avaliação/identificação das preferências do estudante
-> Análise de tarefa
-> Apoio visual
-> Dicas e ajudas
->Modelagem
-> Modelação
-> Reforçamento
-> Reforçamento diferencial
-> Análise funcional
-> Planejamento de aula
-> Habilidades sociais/socioemocionais
-> Plano Educacional Individualizado (PEI) E Plano de atendimento educacional especializado (PAEE): Diferenças
-> Treino de habilidade de estudo
-> Utilização de gamificação para favorecer processo de ensino e aprendizagem
-> Resolução de conflitos
-> Comunicação com as famílias e equipe terapêutica
-> Colaboração com professores
-> Questões legais da educação inclusiva

PERIODICIDADE: terças-feiras  às 19h(quinzenal) 

(início em 12 de março)
Louanne Rufino

Louanne Rufino (CRP 21/05314)

Psicóloga pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Psicóloga Escolar e Educacional em uma Instituição de Ensino. Psicóloga Clínica. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual – CBI of Miami. Pós-graduanda em Psicologia Escolar – Unifsa. Membra do Grupo de Estudos Psicologia e Processos Educativos da UESPI – PSIPED. 

http://lattes.cnpq.br/8965379560278568

Samuel

Samuel Araujo (CRP 01/26613)

Psicólogo pela Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em Ciências do Comportamento na Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Gestão do Comportamento nas Organizações (OBM) pelo Instituto Continuum. Atua com ABA e OBM na intervenção e supervisão clínica direcionadas às neurodiversidades. 

http://lattes.cnpq.br/3002878395931822

Grupo 4

Psicoterapia Analítica Funcional: Avaliação da Literatura Recente

OBJETIVO:

Explorar as últimas publicações acerca da Psicoterapia Analítica Funcional, promovendo atualização e compreensão mais profunda sobre o tema.

DESCRIÇÃO:

A prática terapêutica jamais pode ser realizada independentemente de uma base sólida teórica ou desvinculada dos conhecimentos científicos mais atuais. Todos os anos, diversas publicações sobre a Psicoterapia Analítica Funcional são realizadas, levando conhecimento acerca de pesquisas empíricas, discussões teóricas e reflexões que fundamentam a prática desta abordagem ao redor de todo o mundo. Em nosso grupo, selecionaremos títulos recentes listados no site oficial https://functionalanalyticpsychotherapy.com/references/ e a cada encontro discutiremos um deles, a fim de promover atualização e aprofundamento sobre o tema.

PERIODICIDADE: Quartas-feiras  às 17h(quinzenal) 

(início em 13 de março)
Rodrigo Nunes Xavier

Rodrigo Xavier (CRP 06/85886)

Psicólogo clínico em prática privada e professor no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento.
Treinador Certificado de Psicoterapia Analítica Funcional pela University of Washington (UW).
Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP, 2018) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); estágio na UW. Tese: Eficácia da Psicoterapia Analítica Funcional para o Transtorno de Oposição Desafiante: Experimento de Caso Único.
Mestre em Psicologia Clínica pela USP (2011) com bolsa FAPESP. Dissertação: Probabilidade de Transição para o Estudo da Modelagem em Dois Estudos de Caso de Terapia Analítico-Comportamental Infantil.
Bacharel em Psicologia – Formação de Psicólogos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006).

http://lattes.cnpq.br/7232896913341639

Grupo 5

Gestão do Comportamento em Organizações (OBM), ABA e Neurodivergências

OBJETIVO:

Discutir e analisar estratégias individuais e grupais da OBM na gestão e treinamento de profissionais que atuam em organizações direcionadas ao atendimento de neurodivergências baseado na ABA.

DESCRIÇÃO:

O aumento progressivo de diagnósticos ligados aos transtornos do neurodesenvolvimento (e.g., TEA, TOD, TDAH, DI), sobretudo no público infanto-juvenil, exige uma equipe terapêutica com profissionais tecnicamente capacitados e integrados em uma perspectiva multi, inter e/ou até mesmo transdisciplinar. Além da formação teórica e prática, tal contexto também alerta os profissionais em direção à manutenção de bem-estar, de qualidade de vida e de atuação ética nesse contexto de trabalho.
Este grupo de estudo pretende discutir e analisar estratégias individuais e grupais da OBM na gestão e treinamento de profissionais que atuam em organizações direcionadas ao atendimento de neurodivergências baseado na ABA.

PERIODICIDADE: Quintas-feiras  às 17h(quinzenal) 

(início em 07 de março)
Samuel

Samuel Araujo (CRP 01/26613)

Atualmente, é estudante do mestrado em Ciências do Comportamento na Universidade de Brasília (UnB). Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e cursa Pós-Graduação em Gestão do Comportamento nas Organizações (OBM; iContinuum). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, com interesse principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento; comportamento verbal, comportamento social, cooperação e economia comportamental; Organizational Behavior Management (OBM); e a relação entre as Novas Tecnologias de Informações e Comunicação (NTICs) e o comportamento.

http://lattes.cnpq.br/3002878395931822

Grupo 6

Construindo intervenções significativas: a jornada da psicoterapia infantojuvenil com Goldiamond

OBJETIVO:

Explorar a Abordagem Construcional de Goldiamond por meio de discussões práticas na psicoterapia infantojuvenil, enriquecendo as possibilidades de avaliação, planejamento e intervenção psicoterapêutica.

DESCRIÇÃO:

A Abordagem Construcional de Goldiamond destaca-se como uma perspectiva particular na compreensão e intervenção sob os comportamentos-problema. Dada a significativa importância desse conhecimento nos campos práticos e científicos, nosso grupo se dedicará à leitura de artigos e capítulos de livro relevantes desse tema na área da psicoterapia. Nos encontros, focaremos na discussão das leituras indicadas, buscando estabelecer conexões criativas com a prática dos profissionais que atuam na infância e adolescência.

PERIODICIDADE: Sextas-feiras  às 12h(quinzenal) 

(início em 08 de março)
Amanda viana 2

Amanda Viana (CRP 08/39425)

Psicóloga Infantojuvenil. Doutoranda e Mestra em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Terapia Analítico-Comportamental Infantil pelo Instituto Skinner. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com Prêmio Mérito Acadêmico Magna cum laude. Professora do curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do Instituto Brasiliense em Análise do Comportamento (IBAC). Colunista do blog do IBAC. Coordenadora da Equipe de Protocolos do grupo de pesquisa em Criatividade, Inovação, Comportamento e Cognição (CRIACOM)/UEL.

http://lattes.cnpq.br/9040260615976591

Grupo 7

Análise Comportamental Clínica dos Transtornos da Personalidade

OBJETIVO:

Desenvolver o raciocínio clínico, fundamentado na análise do comportamento, a partir de estudo e discussão sobre psicopatologia e modelos de terapia indicados para transtornos da personalidade.

DESCRIÇÃO:

Durante a graduação em psicologia, estudantes têm pouca oportunidade para se aprofundar no tema dos transtornos da personalidade. O assunto é, quando muito, mencionado em aulas de psicopatologia, sem ocasião para um detalhamento acerca dessa classe nosológica. Além disso, é pouco comum o recurso à análise do comportamento como arcabouço para a compreensão desses transtornos, visto que a própria noção de “personalidade” poderia ser considerada “mentalista”, e, portanto, supostamente fora do escopo dessa ciência. O objetivo desse grupo é suprir essa lacuna, fornecendo um contexto apropriado para o desenvolvimento do raciocínio clínico a partir de estudo e discussões sobre psicopatologia e modelos de terapia indicados para transtornos da personalidade. A cada edição do grupo são discutidas diferentes obras: nesta edição, o grupo discutirá, capítulo a capítulo, o livro de Kelly Koerner, “Aplicando a terapia comportamental dialética”: uma apresentação muito didática da DBT, terapia indicada para transtornos da personalidade do cluster B.

PERIODICIDADE: Sextas-feiras  às 17h(quinzenal) 

(início em 08 de março)
Cesar Rocha

César Rocha (CRP 06/165611)

Psicólogo (CRP 06/165611), graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Psicologia: Comportamento e Cognição pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Durante o doutoramento, foi pesquisador visitante na Duke University (Durham, Carolina do Norte, Estados Unidos da América). Foi pesquisador de pós-doutorado vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) entre 12/2018 e 01/2022. Atua como psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais em consultório particular em São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/9158317976738950

Grupo 8

Tecnologia e Comportamento

OBJETIVO:

Discutir o impacto psicológico das tecnologias digitais (redes sociais, inteligência artificial, robótica, metaverso, games, entre outras) em indivíduos, grupos e sociedade. Projeto de pesquisa sobre eficácia de aplicativos de saúde mental.

DESCRIÇÃO:

Nos últimos 30 anos, houve uma evolução significativa de tecnologias de comunicação. A comunicação interpessoal está sendo ajustada a novas mídias. As redes sociais permitem interações contínuas e infinitas. O mundo ficou mais próximo e virtual. Como nosso comportamento é modificado pelos conteúdos de post que curtimos? Que reflexos uma reunião do zoom tem na nossa autoimagem? Como lidar com notificações que nos avisam continuamente do que está acontecendo no mundo? Como a tecnologia tem auxiliado idosos e outras populações?

Neste semestre, o foco do GEA será sobre redes sociais e seu impacto no comportamento. Vamos discutir as interações virtuais em redes, seus efeitos na comunicação interpessoal, as consequências do FOMO sobre o comportamento e os impactos na autoimagem, na sensação de bem-estar e na saúde mental.

PERIODICIDADE: Sextas-feiras  às 17h(quinzenal) 

(início em 15 de março)
Patrícia Luque

Patrícia Luque (CRP 01/10087)

Psicóloga clínica. Doutora em Ciências do Comportamento e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB). Supervisora de Estágio e professora no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Pesquisadora na área de Comportamento do Consumidor, Economia Comportamental e Tecnologia & Comportamento.

http://lattes.cnpq.br/6918886574010407

Grupo 9

Análise Comportamental dos Transtornos de Personalidade

OBJETIVO: Desenvolver o raciocínio clínico, fundamentado na análise do comportamento, a partir de estudo e discussão sobre os diferentes transtornos da personalidade.

DESCRIÇÃO:

Durante a graduação em psicologia, estudantes têm pouca oportunidade para se aprofundar no tema dos transtornos da personalidade. O assunto é, quando muito, mencionado durante aulas de psicopatologia, sem ocasião para um detalhamento acerca da constituição e desenvolvimento de cada um dos dez diagnósticos que constituem essa classe nosológica. Além disso, é pouco comum o recurso à análise do comportamento como arcabouço para a compreensão desses transtornos, visto que a própria noção de “personalidade”, a depender de como definida, poderia ser considerada “mentalista”, e, portanto, supostamente fora do escopo de estudo dessa ciência. O objetivo desse grupo é suprir essa lacunas, fornecendo um contexto apropriado para o desenvolvimento do raciocínio clínico, fundamentado na análise do comportamento, a partir de estudo e discussão sobre os diferentes transtornos da personalidade. As referências principais serão os livros “Behavioral guide to personality disorders” (Ruben, 2015) e “Casos clínicos do DSM-V” (Barnhil, 2015).

PERIODICIDADE: sextas-feiras  às 17h(quinzenal) 

(início em 18 de agosto)
Cesar Rocha

Dr.: César Rocha (CRP 06/165611)

Psicólogo (CRP 06/165611), graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Psicologia: Comportamento e Cognição pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Durante o doutoramento, foi pesquisador visitante na Duke University (Durham, Carolina do Norte, Estados Unidos da América). Foi pesquisador de pós-doutorado vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e professor das disciplinas de Psicopatologia e Psicofarmacologia nos cursos de graduação em Psicologia da UNISA e do Centro Universitário São Camilo. Atua como terapeuta em consultório particular em São Paulo.

http://lattes.cnpq.br/9158317976738950

Grupo 10

Tecnologia e Comportamento

OBJETIVO: Discutir o impacto psicológico das tecnologias emergentes (redes sociais, inteligência artificial, robótica, metaverso, games, entre outras) em indivíduos, grupos e sociedade. Redação de projeto de pesquisa sobre eficácia de aplicativos de saúde mental.

DESCRIÇÃO:

“Nos últimos 30 anos, houve uma evolução significativa de tecnologias de comunicação. A comunicação interpessoal está sendo ajustada a novas mídias. As redes sociais permitem interações contínuas e infinitas. O mundo ficou mais próximo e virtual. Como nosso comportamento é modificado pelos conteúdos de post que curtimos? Que reflexos uma reunião do zoom tem na nossa autoimagem? Como lidar com notificações que nos avisam continuamente do que está acontecendo no mundo? Como a tecnologia tem auxiliado idosos e outras populações?

Vamos discutir artigos científicos que avaliam o impacto das interações entre o ser humano e tecnologias emergentes, utilizando periódicos internacionais.

Além disso, a partir da revisão sistemática sobre a eficácia de aplicativos de saúde mental, vamos desenvolver um projeto de pesquisa para submissão, visando avaliar um ou mais aplicativos e sua eficácia para remissão de sintomas em transtornos psicológicos. “

PERIODICIDADE: sextas-feiras  às 17h(quinzenal) 

(início em 18 de agosto)
Patrícia Luque

Dra.: Patrícia Luque (CRP 01/10087)

Psicóloga clínica. Doutora em Ciências do Comportamento e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB). Supervisora de Estágio e professora no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Pesquisadora na área de Comportamento do Consumidor & Economia Comportamental e Tecnologia & Comportamento.

http://lattes.cnpq.br/6918886574010407

Inscrições

Leia atentamente:
    1. Pagar a taxa única de inscrição:
    Transferência: 341 – Banco Itaú | Agência 8090 | Conta 27.176-1 | CNPJ: 33.135.263-0001/67
    Chave PIX: 33135263000167 (CNPJ)
    2. Clicar no botão de inscrição e ler as instruções com cuidado.
    3. Inserir seus dados pessoais com atenção, pois serão utilizados para emissão do certificado ao final do semestre.
    4. Selecionar sua categoria e o GEA de seu interesse.
    5. Anexar o comprovante de pagamento.
    6. Ler atentamente todas as observações e enviar. Você irá receber um e-mail automático com cópia do formulário preenchido.
    7. Pronto, sua inscrição está confirmada!

Você receberá um email na primeira semana de fevereiro com o link para ingressar no grupo de whatsapp

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com a secretaria acadêmica:secretariaacademica@ibac.com.br ou (61) 99276-8873.

Observações:

  • Vagas limitadas às 15 primeiras pessoas a realizarem a inscrição em cada grupo. 
  • Se não aparecer o grupo que quer se inscrever, clique no link para entrar na lista de espera: link
  • Ao realizar o pagamento e enviar o formulário, você garantiu a sua vaga e caso solicite o cancelamento o IBAC não é obrigado a estornar o valor.
  • Se o grupo não atingir o mínimo de inscritos, ou for cancelado pelo IBAC por qualquer motivo, o grupo será cancelado e o dinheiro de todos os inscritos ressarcido integralmente.

Inscrições abertas!

Não conseguiu se inscrever em um GEA? Clique no botão abaixo para entrar na lista de espera!

Quer receber um aviso por e-mail quando as inscrições estiverem abertas? inscreva-se em nossa newslatter abaixo para entrar na mala direta do IBAC!

Inscrições

Grupo 1 - Preconceito e Violência Estrutural e Institucional

Grupo 2 - Gestão do Comportamento em Organizações, ABA e Neurodivergências

Grupo 3 - Minorias Sexuais e de Gênero e as Ciências Comportamentais Contextuais

Grupo 4 - Variáveis de Gênero na Clínica

Grupo 5 - Análise Comportamental Clínica com Adolescentes

Grupo 6 - Terapia de Ativação Comportamental: Modelos, Evidências e Prática Clínica

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!