Modalidade On-line
- Primeiro e segundo módulo (semestre):
- Pagamento até o dia 10 de cada mês (12 parcelas fixas) | R$: 1.816,86
- Pagamento até o dia 05 de cada mês (12 parcelas fixas) | R$: 1.689,68
- Pagamento à vista: R$: 9.593,02 cada módulo.
Este curso teórico, prático e vivencial está voltado para Psicólogos e Psiquiatras que queiram se aprofundar no campo da Análise do Comportamento e das Ciências Comportamentais Contextuais. Este curso é exclusivo para profissionais que já possuem formação ou pós-graduação em análise comportamental clínica e em pelo menos uma terapia contextual (ou de terceira geração) e que desejam integrar a carga horária para obter um título de Pós-graduação lato sensu de 420 horas. A estrutura curricular possibilitará ao aluno uma formação modular realizando os seus estudos em seu próprio ritmo.
Certificado reconhecido
pelo MECDuração: Ritmo próprio
(mínimo 1 ano)Aulas e estágio
100% On-lineA Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais é uma novidade do IBAC – foi desenvolvida para ocorrer de maneira flexível e modular, na qual os alunos escolhem a ordem das formações a serem realizadas a cada semestre. Esta Pós-graduação conta com um acompanhamento totalmente individualizado pela coordenação de curso, que irá auxiliar cada estudante no planejamento de seu percurso acadêmico.
O curso aposta no aproveitamento de formações já finalizadas no IBAC para integrar uma Pós-graduação completa que, além de teórica e prática, é vivencial e experiencial, ao mesmo tempo que mantém a tradição teórico-conceitual-científica de mais de 20 anos do IBAC. Assim, a oferta é voltada para Psicólogos e Psiquiatras e contempla o desenvolvimento avançado de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, aplicando as terapias contextuais com base no referencial teórico-científico da Análise do Comportamento.
O conjunto de docentes e supervisores é altamente qualificado sendo composto por especialistas, mestres e doutores com ampla experiência clínica, acadêmica e, em sua maioria, com certificação específica na sua área de atuação.
O Curso de Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais do IBAC tem previsão de duração de pelo menos um ano, dividido em dois módulos. Além das aulas online ao vivo dos cursos de formação, no primeiro módulo, o curso conta com uma disciplina prática de Mindfulness para terapeutas, assim como disciplinas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que podem ser realizadas durante o semestre no seu próprio ritmo. No segundo módulo, serão realizadas as disciplinas de Estágio Supervisionado e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), devendo o aluno escolher uma modalidade terapêutica para supervisão e produção de formulação de caso clínico (entre ACT, FAP ou DBT).
Veja a grade sugerida conforme o cursos já completados
Para se inscrever no Curso de Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais do IBAC, você precisa:
Você pode cursar de maneira independente o curso de Introdução à Análise Comportamental Clínica e também uma Formação em Terapias Contextuais oferecidos semestralmente no IBAC para futuramente se inscrever no Curso de Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais:
O aproveitamento dos cursos de Análise Comportamental Clínica se dará mediante envio de histórico por parte do aluno. A nota lançada na Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais será a média das disciplinas cursadas no primeiro módulo.
O aproveitamento dos cursos de Formação em Terapias Contextuais (ACT, FAP, DBT, CFT ou BAT) ocorrerá em dois momentos durante cada semestre, mediante (a) envio de comprovação de conclusão do curso e de (b) uma avaliação objetiva de múltipla-escolha (nota mínima 6 de 10) dos conteúdos específicos (ex. ACT, FAP, DBT).
Você pode solicitar aproveitamento de créditos ou disciplinas de cursos realizados em outras instituições apresentando: (a) histórico de disciplinas com carga horária e notas, e (b) o plano de ensino ou ementa de todas as disciplinas cursadas. É necessário um período de pelo menos duas semanas para as devidas apreciação e resposta da coordenação do curso quanto a esta solicitação.
Caso você tenha cursado os cursos no IBAC, o aproveitamento é mais ágil, sendo necessário apresentar apenas o seu certificado com o histórico emitido pelo IBAC.
As Terapias Comportamentais Contextuais têm ganhado destaque na área da psicologia nos últimos anos e vêm sendo cada vez mais adotadas no ambiente clínico devido ao acúmulo de evidências de eficácia e efetividade para as mais variadas demandas.
Essas terapias são, em sua essência, comportamentais (Behaviorismo Radical) e baseadas no Contextualismo Funcional, ou seja, voltam-se às funções do fenômeno psicológico mais do que à sua forma, não pressupondo nenhum déficit de comportamento ou pensamento. Segundo Hayes, criador da ACT, as terapias comportamentais contextuais trazem uma mudança paradigmática, concentrando-se em processos como aceitação, mindfulness (momento presente) e valores.
As primeiras terapias contextuais, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e a Terapia Comportamental Dialética (DBT), surgiram por volta de 1990. Outros modelos como a Terapia Focada na Compaixão (CFT), a Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT) e a Terapia de Ativação Comportamental (BAT) também podem ser incluídas nessa classificação.
Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.
Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.
Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.
Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.
Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.
29 de janeiro de 2025.
Em Breve!
Promover um contexto de aprendizagem avançada nas Terapias Comportamentais Contextuais que se fundamenta no tripé do ensino teórico, da prática clínica e principalmente vivência experiencial. O curso está idealizado em módulos de forma a dar liberdade ao aluno de concluir seus estudos em seu próprio ritmo.
Psicólogos e Psiquiatras que realizaram cursos de formação em Análise Comportamental Clínica e Terapias Contextuais e desejam aproveitar disciplinas para a obtenção de diploma de Pós-graduação lato sensu.
Se você não tem os pré-requisitos:
Você pode cursar de maneira independente o curso de Introdução à Análise Comportamental Clínica e também uma Formação em Terapias Contextuais oferecidos semestralmente no IBAC para futuramente se inscrever na Pós-graduação:
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
Psicoterapia Analítica Funcional (FAP)
Em parceria com a FASAMAR credenciada pela Portaria Ministerial nº 3908 de 26 de dezembro de 2002, publicado no D.O.U, 27 de Dezembro de 2002.
PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO
Para se inscrever, você precisa:
O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.
Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.
Importante: Para se inscrever, é necessário ter concluído pelo menos dois módulos de ACC (Introdução, Formação ou Pós-graduação) e um curso de Formação do IBAC (ex., FAP, ACT, DBT, BAT).
As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!
Copyright © 2024 IBAC Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, Todos os direitos reservados.
Escaneie o QR Code e continue pelo seu celular
Nosso WhatsApp
(61) 3686-2006
Ou continue pelo computador
Iniciar Conversa1
Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.
2
É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.
3
Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.
4
Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.
5
As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.
6
Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.
7
Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.
8
O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:
a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.
A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.
O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.
O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente.
Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.
Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.
Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.
Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.
A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.
Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.
Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.
Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.
A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.
Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.
Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.
Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.
Aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu em outras instituições, mediante apreciação da coordenação de curso.
Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.
Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.
Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.
Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto.
Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.
Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.
Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.
Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.
Você conhece toda a estrutura que dá suporte aos estudantes do IBAC? Além de todos os colaboradores, coordenadores e assistentes de coordenação, nossos estudantes contam com uma equipe de assistentes de aula, que acompanham integralmente todas as transmissões ao vivo, e de assistentes de chat, que orientam e esclarecem dúvidas durante os eventos e aulas abertas transmitidos pelo canal do IBAC no Youtube. Dessa forma, durante cada atividade ao vivo promovida pelo Instituto, os estudantes ficam em salas do Zoom amparados por nossa equipe especialmente treinada para garantir um acesso eficiente ao conteúdo apresentado e debatido por professores e palestrantes.
Diversos eventos on-line promovidos semestralmente pelo IBAC e transmitidos ao vivo ficam salvos e disponíveis gratuitamente em nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/eventosibac. Aulas abertas, Jornadas Clínicas, Jornadas temáticas (depressão, ansiedade, questões culturais, relações amorosas), Encontros e entrevistas com grandes nomes da abordagem podem ser assistidos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador) por todos aqueles interessados em Psicologia e na Análise Comportamental Clínica, sem nenhum custo.
Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.
As aulas regulares dos cursos do IBAC são transmitidas pelo Zoom Meetings, um aplicativo
que permite reuniões virtuais de fácil acesso por celular ou computador. Em todas as aulas, há um assistente exclusivo disponível para acompanhar os estudantes e oferecer ajuda técnica durante 100% da transmissão ao vivo. Os eventos, como minicursos e cursos de extensão, também envolvem a venda de ingressos e acesso facilitados pela Sympla, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil.
Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.
Preencha os dados abaixo e participe da nossa lista para receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!