Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais

Este curso teórico, prático e vivencial  está voltado para Psicólogos e Psiquiatras que queiram se aprofundar no campo da Análise do Comportamento e das Ciências Comportamentais Contextuais. Este curso é exclusivo para profissionais que já possuem formação ou pós-graduação em análise comportamental clínica e em pelo menos uma terapia contextual (ou de terceira geração) e que desejam integrar a carga horária para obter um título de Pós-graduação lato sensu de 420 horas. A estrutura curricular possibilitará ao aluno uma formação modular realizando os seus estudos em seu próprio ritmo.

Este curso é destinado àqueles que buscam qualidade em sua formação profissional.

Apresentação

A Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais é uma novidade do IBAC – foi desenvolvida para ocorrer de maneira flexível e modular, na qual os alunos escolhem a ordem das formações a serem realizadas a cada semestre. Esta Pós-graduação conta com um acompanhamento totalmente individualizado pela coordenação de curso, que irá auxiliar cada estudante no planejamento de seu percurso acadêmico.

O curso aposta no aproveitamento de formações já finalizadas no IBAC para integrar uma Pós-graduação completa que, além de teórica e prática, é vivencial e experiencial, ao mesmo tempo que mantém a tradição teórico-conceitual-científica de mais de 20 anos do IBAC. Assim, a oferta é voltada para Psicólogos e Psiquiatras e contempla o desenvolvimento avançado de competências necessárias para o atendimento psicoterápico de adultos, aplicando as terapias contextuais com base no referencial teórico-científico da Análise do Comportamento.

O conjunto de docentes e supervisores é altamente qualificado sendo composto por especialistas, mestres e doutores com ampla experiência clínica, acadêmica e, em sua maioria, com certificação específica na sua área de atuação.

Perguntas Frequentes

O Curso de Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais do IBAC tem previsão de duração de pelo menos um ano, dividido em dois módulos. Além das aulas online ao vivo dos cursos de formação, no primeiro módulo, o curso conta com uma disciplina prática de Mindfulness para terapeutas, assim como disciplinas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que podem ser realizadas durante o semestre no seu próprio ritmo. No segundo módulo, serão realizadas as disciplinas de Estágio Supervisionado e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), devendo o aluno escolher uma modalidade terapêutica para supervisão e produção de formulação de caso clínico (entre ACT, FAP ou DBT).

Veja a grade sugerida conforme o cursos já completados

Para se inscrever no Curso de Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais do IBAC, você precisa:

  • Ter finalizado a graduação em Psicologia ou em Medicina com residência em Psiquiatria; e 
  • Ter cursado pelo menos 80 horas de algum curso em Análise Comportamental Clínica (por exemplo, dos cursos de Formação ou Pós-graduação do IBAC); e
  • Ter cursado e finalizado pelo menos um curso de Formação em alguma Terapia Contextual (ex. ACT, FAP, DBT, CFT ou BAT).

Você pode cursar de maneira independente o curso de Introdução à Análise Comportamental Clínica e também uma Formação em Terapias Contextuais oferecidos semestralmente no IBAC para futuramente se inscrever no Curso de Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais:

O aproveitamento dos cursos de Análise Comportamental Clínica se dará mediante envio de histórico por parte do aluno. A nota lançada na Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais será a média das disciplinas cursadas no primeiro módulo.

O aproveitamento dos cursos de Formação em Terapias Contextuais (ACT, FAP, DBT, CFT ou BAT) ocorrerá em dois momentos durante cada semestre, mediante (a) envio de comprovação de conclusão do curso e de (b) uma avaliação objetiva de múltipla-escolha (nota mínima 6 de 10) dos conteúdos específicos (ex. ACT, FAP, DBT).

Você pode solicitar aproveitamento de créditos ou disciplinas de cursos realizados em outras instituições apresentando: (a) histórico de disciplinas com carga horária e notas, e (b) o plano de ensino ou ementa de todas as disciplinas cursadas. É necessário um período de pelo menos duas semanas para as devidas apreciação e resposta da coordenação do curso quanto a esta solicitação.

Caso você tenha cursado os cursos no IBAC, o aproveitamento é mais ágil, sendo necessário apresentar apenas o seu certificado com o histórico emitido pelo IBAC.

Terapias Comportamentais Contextuais

As Terapias Comportamentais Contextuais têm ganhado destaque na área da psicologia nos últimos anos e vêm sendo cada vez mais adotadas no ambiente clínico devido ao acúmulo de evidências de eficácia e efetividade para as mais variadas demandas.

Essas terapias são, em sua essência, comportamentais (Behaviorismo Radical) e baseadas no Contextualismo Funcional, ou seja, voltam-se às funções do fenômeno psicológico mais do que à sua forma, não pressupondo nenhum déficit de comportamento ou pensamento. Segundo Hayes, criador da ACT, as terapias comportamentais contextuais trazem uma mudança paradigmática, concentrando-se em processos como aceitação, mindfulness (momento presente) e valores.

As primeiras terapias contextuais, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e a Terapia Comportamental Dialética (DBT), surgiram por volta de 1990. Outros modelos como a Terapia Focada na Compaixão (CFT), a Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT) e a Terapia de Ativação Comportamental (BAT) também podem ser incluídas nessa classificação.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Documentação para matrícula

29 de janeiro de 2025.

Em Breve!

Promover um contexto de aprendizagem avançada nas Terapias Comportamentais Contextuais que se fundamenta no tripé do ensino teórico, da prática clínica e principalmente vivência experiencial. O curso está idealizado em módulos de forma a dar liberdade ao aluno de concluir seus estudos em seu próprio ritmo.

Psicólogos e Psiquiatras que realizaram cursos de formação em Análise Comportamental Clínica e Terapias Contextuais e desejam aproveitar disciplinas para a obtenção de diploma de Pós-graduação lato sensu.

Se você não tem os pré-requisitos:

Você pode cursar de maneira independente o curso de Introdução à Análise Comportamental Clínica e também uma Formação em Terapias Contextuais oferecidos semestralmente no IBAC para futuramente se inscrever na Pós-graduação:

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

Psicoterapia Analítica Funcional (FAP)

Terapia Comportamental Dialética (DBT)

Terapia Focada na Compaixão (CFT)

  • Aulas ao vivo semanais de acordo com o(s) curso(s) de formação em que a/o estudante estiver matriculada/o.

  • Aulas práticas-experienciais de Mindfulness ocorrerão ao vivo em dia da semana a definir.

  • Disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem conforme disponibilidade do aluno.

  • Estágio clínico supervisionado conforme demanda de alunos e oferta semestral de supervisores.

  • Em parceria com a FASAMAR credenciada pela Portaria Ministerial nº 3908 de 26 de dezembro de 2002, publicado no D.O.U, 27 de Dezembro de 2002.

    Inscrições

    PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

    Para se inscrever, você precisa:

    1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
    2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
    3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 250,00 referente a taxa de inscrição.*
    4. Sua inscrição estará concluída.
    5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie e-mail para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

    O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

    Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

    *Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de inscrição.

    Importante: Para se inscrever, é necessário ter concluído pelo menos dois módulos de ACC (Introdução, Formação ou Pós-graduação) e um curso de Formação do IBAC (ex., FAP, ACT, DBT, BAT).

    Turma de quarta - Inscrições em breve

    As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

    Investimento

    Em breve

    Modalidade On-line

    Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2025.

    Coordenação do Curso

    Joseuda

    Joseuda Lopes

    Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), Terapia Comportamental Dialética (DBT) e de Terapia Focada na Compaixão (CFT) …
    renata

    Renata Cambraia

    Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. …

    Professores

    Alan Pogrebinschi

    Diretor do CECONTE e da Escola de Mindfulness Funcional. Criador do Mindfulness Funcional e mestre em Psicologia pela University of Derby (Inglaterra); Formado em …

    Ana Clara Almeida

    Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) …

    Ana Paula Moraes

    Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento. …

    Andreia de Castro

    Psicóloga no contexto clínico. Treinadora de habilidades DBT. Pós-graduada em Terapia Comportamental Dialética pela CAAESM em parceria com a ello. …

    Andressa Secchi

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comporamento (PPGAC) na Universidade Estadual de Londrina (UEL), vinculada ao LaBori – UEL. Bacharela em Psicologia …

    Bruno Simião

    Bruno Ghellere Simião, psicólogo, especialista em Terapias Cognitivo-comportamentais pelo Wainer Psicologia Cognitiva e em Machine Learning pela Stanford University (EUA) …

    Carolina Fernandes Ferreira

    Psicóloga pela Universidade Federal do Amazonas. Mestra em Psicologia (UFAM). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. …

    Curt Hemanny

    Psicólogo Clínico; Formação em terapias comportamentais e cognitivas; Expertise em Terapia de Ativação Comportamental para depressão …

    Diego Alano

    Diego Alano, graduado em Psicologia pela universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS (2010), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental – InTCC (2013), possui …

    Esequias Caetano

    Psicólogo Clínico – CRP: 04/ 35023. Tem especialização em Terapia Comportamental (ITCR/Campinas, SP), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética e …

    Felipe Epaminondas

    Psicólogo graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com especialização em Psicopatologia e atuação clínica e mestrado em Processos clínicos …

    Gabriela Martins

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2012/2013). Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. …

    Isadora Ferreira

    Psicóloga Clínica (UFAM), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (Cognitivo IWP). Possui Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (BTECH/ …

    Joseuda Lopes

    Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), Terapia Comportamental Dialética (DBT) e de Terapia Focada na Compaixão (CFT) …

    Juliana Rodrigues

    Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência pela FAMAQUI e em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia …

    Marcela Bohn

    Psicóloga, Supervisora e Professora. Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais e Formação em Mindfulness Funcional e Terapia de …

    Mariana Cintra

    Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Diversas formações em relacionamento abusivo, violência doméstica e TEPT-C. Líde …

    Nagi Hanna

    Doutora em Ciências do Comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília (2016), com ênfase em processos de ensino e …

    Patrícia Luque

    Psicóloga clínica. Doutora em Ciências do Comportamento e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de …

    Paulo Cesar Bozza Júnior

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e membro do …

    Paulo Gomes de Sousa-Filho

    Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO …

    Pricila Albrecht Bornholdt

    Psicóloga e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Clínica Analítico Comportamental pelo Núcleo Paradigma/SP. …

    Raquel Aló

    Professor(a) convidado(a)

    Mestre (2002) em Psicologia/Análise do Comportamento pela Universidade de Brasília, doutora (2008) em Análise do Comportamento pela West Virginia University, EUA …

    Renata Cambraia

    Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. …

    Rodrigo Xavier

    Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Doutor em Psicologia Clinica (USP) com estágio sanduíche na University of Washington sob os cuidados dos Ph.D. Robert Kohlenberg, Mavis …

    Táhcita Medrado Mizael

    Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e mestra em Psicologia e psicóloga pela Universidade …

    Thais Martins

    Psicóloga, especialista em Clínica Analítico-Comportamental e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Possui experiência como docente em cursos de …

    Supervisores do estágio

    Flávia Hauck

    CRP: 01/19502
    Formada em psicologia pela UnB (2014). Mestre em ciências do comportamento (UnB, 2016). Experiência como docente, supervisora de estágio e psicóloga clínica.

    Joseuda Lopes

    CRP: 05/49649
    Psicóloga, professora, coordenadora dos cursos de Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), Terapia Comportamental Dialética (DBT) e de Terapia Focada na Compaixão (CFT)

    Juliana Rodrigues

    Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência pela FAMAQUI e em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia

    Alguns depoimentos do curso

    Não tivemos nenhum depoimento neste curso até o momento

    Conheça a equipe do IBAC

    Alfred Castro

    Alfred Castro

    Secretário Acadêmico
    Aline Laine

    Aline Laine

    Coordenadora da clínica escola
    Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

    Ana Flávia Hosken

    Assistente da coordenação de ACC
    Ana Luiza

    Ana Luiza

    Monitora de análise funcional
    Ane Carolina

    Ane Caroline Mendes Gomes

    Secretária Acadêmica
    Bruna Sampaio

    Bruna Sampaio

    Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
    Cinthia

    Cinthia Caroline

    Marketing e comunicação
    Gabriela Carneiro Lopes

    Gabriela Carneiro Lopes

    Coordenadora do curso de NEURO
    Gabriela Maria

    Gabriela Maria

    Assistente de aula
    Gabriela Rubino Mikitchuk

    Gabriela Mikitchuk

    Secretária Clínica
    Gustavo-Tozzi

    Gustavo Tozzi

    Consultor Técnico
    Isadora--Assistente--IBAC

    Isadora Rodrigues

    Assistente de aula e assessora de coordenação
    Jailton

    Jailton Carvalho

    Coordenador de TI
    Marçal

    João Vicente Marçal

    Diretor Geral
    CRP: 01/5316
    Joseuda

    Joseuda Lopes

    Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
    Julia soares

    Julia Leandra Pereira Soares

    Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
    01/26004
    LAURA_FICHTLER

    Laura Fichtler

    Monitora pedagógica
    Luanny

    Luanny Matias

    Monitora de apoio ao estágio
    Luciléia

    Luciléia Farias

    Coordenadora Administrativa/Financeira
    Maria José

    Maria José da Silva

    Apoio
    Matheus

    Matheus Vaz

    Secretário Clínico
    Nathalia Vasconcelos

    Nathalia Vasconcelos

    Monitora pedagógica
    Paulo

    Paulo Gomes

    Coordenador do curso de ACT
    Pedro

    Pedro Vilarim

    Secretário Clínico
    Raquel

    Raquel Ramos Ávila

    Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
    CRP: 01/9494
    Rayna Gonçalves

    Rayna Gonçalves

    Coordenadora da Clínica de Neurodivergência
    01/28983
    renata

    Renata Cambraia

    Coordenadora dos cursos de Análise Comportamental Clínica e Coordenadora de Pesquisas e Publicações.
    Tayane Nery

    Tayane Nery

    Marketing e comunicação

    Atendimento via WhatsApp