Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT

A Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é um curso teórico/prático/vivencial, com carga horária de 100 horas, voltado para profissionais e estudantes de psicologia, psiquiatria e áreas da saúde que procuram, através de uma formação ampla, conhecer, se aprofundar e trabalhar com esse modelo de terapia contextual comportamental. A ACT é um modelo psicoterápico único e criativo, baseado no uso inovador do mindfulness e de valores. O objetivo da ACT é maximizar o potencial humano em prol de uma vida rica, plena e significativa, assim como cultivar a saúde, a vitalidade e o bem-estar através da vivência baseada em valores conscientes.

É fato que a vida envolve problemas e caímos em armadilhas quando nos concentramos completamente em tentar controlar ou fazer parar esses problemas. Em ACT exploramos como o controle, como o conhecemos, é frequentemente, uma falácia que leva a mais sofrimento. Este curso apresentará o processo da ACT para ajudar os clientes a reorganizar suas vidas no sentido de ir ao encontro do que eles valorizam, do que é significativo, em vez de correr ou lutar com seus problemas. Você aprenderá uma abordagem baseada em evidências para ensinar e capacitar os clientes a observarem seus pensamentos, sensações, emoções, sentimentos e usá-los onde for mais útil, a favor de uma vida plena.

O conjunto de docentes é altamente qualificado formado por profissionais mestres e doutores, com experiência clínica e acadêmica, tendo estudado diretamente com os criadores da abordagem no Brasil e no exterior.

Este curso é destinado àqueles que buscam qualidade em sua formação profissional.

Apresentação

Nessa formação entraremos em contato e aprofundaremos os conhecimentos sobre a Teoria das Molduras Relacionais (RFT), a atual teoria da linguagem e cognição do contextualismo funcional, que busca entender a contribuição da linguagem para o sofrimento humano. Aprenderemos os fundamentos do modelo de flexibilidade psicológica e vamos desenvolver um conjunto inicial de habilidades em ACT. Aprenderemos o hexaflex (contato flexível com o momento presente, desfusão cognitiva, aceitação, self-como-contexto, valores, ação com compromisso) e os processos básicos de ACT enquanto adicionamos metáforas e técnicas de ACT à nossa caixa de ferramentas terapêutica.

Esse curso foi planejado para que você desenvolva uma compreensão dos processos intrapessoais e interpessoais que acontecem no interior da sala de terapia, promovendo uma compreensão mais profunda de como seus próprios comportamentos afetam a si mesmo, bem como a seus clientes. ACT é um modelo terapêutico experiencial por excelência e, nesse sentido, você experimentará uma grande variedade de exercícios práticos.

MODALIDADE ON-LINE

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

Data de início: 04 de fevereiro de 2025.

Demonstrar compreensão quanto aos aspectos metodológicos, epistemológicos e teóricos da ACT, assim como do sofrimento e da saúde psicológica. Desenvolver competências e habilidades clínicas consistentes com a ACT.

Profissionais e estudantes de psicologia a partir do 6° semestre, medicina e áreas afins.

Aulas semanais às terças-feiras das 19:00 às 22:00 h (horário de Brasília)*

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana. Ajustes no cronograma podem ser feitos de acordo com especificidades do curso em andamento. Os estudantes devem acompanhar regularmente o cronograma online.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 150,00 referente a taxa de inscrição.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie e-mail para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de inscrição.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line,
Valor para Alunos e Ex alunos IBAC*

Modalidade On-line
Valor para Público Geral

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
* A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2025.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

0

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO …

Professores

Alan Pogrebinschi

Diretor do CECONTE e da Escola de Mindfulness Funcional. Criador do Mindfulness Funcional e mestre em Psicologia pela University of Derby (Inglaterra); Formado em …

José Luiz Dias Siqueira

Graduado em Psicologia, mestre pelo departamento de Psicobiologia da UNIFESP, com especialização em Dor e Cuidados Paliativos …

Mara Regina Andrade Prudêncio

Psicóloga Clínica e professora no IBAC, com experiência em atendimento de casais e família. É Mediadora de Conflitos – 2018, Instrutora de Oficina de Pais – 2018 …

Marcela Bohn

Psicóloga, Supervisora e Professora. Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais e Formação em Mindfulness Funcional e Terapia de …

Paulo Cesar Bozza Júnior

Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e membro do …

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO …

Thais Martins

Psicóloga, especialista em Clínica Analítico-Comportamental e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Possui experiência como docente em cursos de …

Supervisores do estágio

Alguns depoimentos do curso

Conhecer a ACT através do curso de formação do IBAC foi transformador para minha experiência pessoal e profissional! A ACT é uma abordagem que trata com bastante sensibilidade e empoderamento das vulnerabilidades humanas, levando-nos a reconhecer…
Karol-Rimoldi
Aluna do curso de ACT
Sou psicólogo clínico servidor da Secretaria de Estado e Saúde do DF, o curso de ACT do IBAC é bem completo, abordando teoria, prática e vivências desta abordagem moderna e baseada em evidências que faz parte das novas terapias comportamentais…
beto
Psicólogo clínico e ex aluno do curso de ACT
Me interessei pela Terapia de Aceitação e compromisso fazem alguns anos, mas como a minha formação de base é bastante focada nas terapias cognitivas, tive medo de não conseguir acompanhar. Me surpreendi positivamente: os professores foram muito…
Lisa
Ex aluna do curso de ACT

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Ane Carolina

Ane Caroline Mendes Gomes

Secretária Acadêmica
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gabriela Rubino Mikitchuk

Gabriela Mikitchuk

Secretária Clínica
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Julia soares

Julia Leandra Pereira Soares

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/26004
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Matheus

Matheus Vaz

Secretário Clínico
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Pedro

Pedro Vilarim

Secretário Clínico
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayna Gonçalves

Rayna Gonçalves

Coordenadora da Clínica de Neurodivergência
01/28983
renata

Renata Cambraia

Coordenadora dos cursos de Análise Comportamental Clínica e Coordenadora de Pesquisas e Publicações.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação

Atendimento via WhatsApp