Inglês Instrumental

A língua inglesa tornou-se fundamental para o aprimoramento e atualização profissional. A dificuldade da compreensão do idioma escrito limita a aquisição de conhecimentos, por isso, muitos profissionais têm buscado cursos de inglês instrumental. Pensando nisso, o IBAC oferece a oportunidade de aprender a ler inglês a partir da leitura de artigos científicos, numa turma com psicólogos ou estudantes de psicologia, em encontros de leitura e de debate conduzidos por um professor que também é psicólogo.

Apresentação

A leitura de texto em inglês torna-se um importante desafio para os profissionais que desejam manter-se conectados com o que é apresentado e discutido em artigos e revistas científicas. Dessa forma, desde 2004, o curso de Inglês Instrumental do IBAC apresenta uma proposta de um treino específico de habilidades de leitura, pautando-se em aspectos do ensino de ESP (English for Specific Purposes – Inglês para Fins Específicos), com foco específico no desenvolvimento da leitura com compreensão de textos acadêmicos.

Um importante diferencial do curso é a ênfase em discussão semanais de textos sobre temas diversos dentro da Psicologia e da Análise do Comportamento. Ao longo das discussões são abordados aspectos semânticos e gramaticais da leitura selecionada; enfatiza-se algumas estratégias de leitura dinâmica, assim como meios para aprimorar detecção de informações relevantes e identificação de vocabulário fundamental dentro de cada tema.

Durante o curso, um dos resultados mais esperados é que os estudantes possam sentir-se cada vez mais seguros para realizar leitura de textos em inglês. Considerando isso, nos últimos anos temos acompanhado a evolução de diferentes perfis, estudantes com alto e baixo repertório de leitura com compreensão. O importante é que, para os mais diferentes perfis, o aproveitamento apresentado ao longo do curso tem sido satisfatório, na medida em que treinos semanais de leitura são relevantes tanto para estabelecer uma nova rotina de leitura como para manter-se nela

Modalidade: 100% Online Síncrono ou Assíncrono (ambas com vagas limitadas)

Observações: Para aqueles estudantes matriculados na modalidade online, verificações de participação e presença na aula são feitas ao vivo durante as aulas pelo(a) assistente de aula. O estudante pode faltar apenas a 25% das aulas ao vivo, pois é exigido 75% mínimo de presença para receber o certificado. Para os estudantes matriculados na modalidade assíncrona, não será exigido o acompanhamento das aulas síncronas. Entretanto, o estudante deverá entregar uma atividade, que compreenderá parte do conteúdo ministrado durante a aula ao vivo, que comprovará o acompanhamento das aulas de forma assíncrona. O prazo para entrega das atividades será de 7 dias, podendo este variar conforme necessidade. O estudante inscrito na modalidade assíncrona que não entregar o mínimo de 75% dos exercícios será considerado inapto a receber o certificado de conclusão do curso.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão online.

Temas a serem abordados no curso

– Leitura e identificação do tópico principal de um texto.
– Interpretação da mensagem principal de um texto.
– Estratégias do Inglês Instrumental.
– Identificação do significado de palavras utilizando-se do contexto.
– Revisão gramatical de acordo com a necessidade da turma.
– Identificação de falsos cognatos.

Documentação para matrícula

Para confirmar sua matrícula neste curso, você precisará:

  1. Aguardar a confirmação de sua turma. 
  2. Verificar o e-mail com dados de acesso ao Portal, que será enviado apenas após a confirmação. 
  3. Acessar o Portal e enviar cópia digitalizada de qualquer documento indicado como obrigatório.

 

Para inscritos em Cursos de Pós-Graduação, é obrigatório envio de:

01 de fevereiro de 2025

Desenvolver competência para leitura de textos técnicos analítico-comportamentais no idioma inglês.

Acadêmicos de graduação, pós-graduação, psicólogos, analistas do comportamento e pessoas que se interessam pela área.

Aulas semanais ao vivo aos sábados das 09:00 às 10:45 h (horário de Brasília).

O aluno receberá uma declaração de finalização ao concluir o curso Inglês Instrumental, com a condição de ter no mínimo 75% de presença nas aulas.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento.
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

Ao confirmar o pagamento, sua inscrição será automaticamente concluída. Você receberá um e-mail com os dados para acesso ao Portal do Aluno.
Aguarde a validação de sua matrícula e de sua turma.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Alunos IBAC
.

R$ gratuito ---------
  •  

Ex alunos IBAC
.

R$ 45
00
Mensais
  •  

estudantes de psicologia
.

R$ 55
00
Mensais
  •  

Psicólogos e profissionais de áreas afins

R$ 95
00
Mensais
  •  

Taxa de matrícula: R$ 30,00*.

*Os alunos regularmente matriculados em algum curso de longa duração no IBAC não pagam taxa.

*São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.

*São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.

*A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.

Professor

Felipe Marques

Felipe Marques

Formado em Psicologia pela Universidade de Rio Verde – Unirv (2016), mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2019) e Doutorando em Ciências …

Alguns depoimentos do curso

Quero destacar a importância do curso de inglês instrumental no meu aperfeiçoamento enquanto mestranda. O curso oportunizou uma leitura mais refinada dos conteúdos em língua inglesa. Professor Felipe foi de extrema genialidade na escolha e didática…
Êmili Barbosa
O curso Inglês Instrumental do IBAC ele tem como objetivo auxiliar o aluno a obter uma leitura fluente, mesmo alunos que não cursaram inglês regularmente podem sim se beneficiar da aprendizagem. Dr. Felipe Marques com expertise de professor e…
perfil anonimo
Fui aluno do curso de inglês Instrumental do IBAC e só tenho a agradecer. Muitas pessoas acreditam que o curso é para aprender um novo idioma, mas ele já é um passo a frente, foi um momento de deixar o inglês behaviorês! Ter o inglês ao seu lado é…
Wagner Bacha
Enquanto estudante de Psicologia, após a apresentação do relatório final em um estágio orientado por uma professora Dra. e analista do comportamento, ela me indicou a procurar o IBAC para iniciar/continuar a minha formação com base nessa ciência…
Maína Pretto
Ex aluna do Inglês Instrumental
A disciplina é incrível, a acho que pode ser aproveitada por estudantes com diferentes níveis no inglês (básico, intermediário e avançado). Isso porque na disciplina a gente discute desde o significado de termos básicos, passando por termos técnicos…
karina
Ex aluna do Inglês Instrumental e Mestranda em Psicologia
O curso de Inglês Instrumental do IBAC me ajudou muito a melhorar minha leitura de artigos em inglês. Hoje consigo entender textos em inglês de forma muito mais aprimorada graças às aulas do IBAC. Juntamente a isso, as aulas promoveram um aprendizado…
gabriel
Ex aluno do Inglês Instrumental

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
jennifer

Jennifer Silva

Secretária acadêmica.
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Julia soares

Julia Leandra Pereira Soares

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/26004
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais Pereira

Thais Pereira

Assistente administrativo
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.30

Vinicius Di Luna

Analista de Marketing e Criação.

Apresentação

A leitura de texto em inglês torna-se um importante desafio para os profissionais que desejam manter-se conectados com o que é apresentado e discutido em artigos e revistas científicas. Dessa forma, desde 2004, o curso de Inglês Instrumental do IBAC apresenta uma proposta de um treino específico de habilidades de leitura, pautando-se em aspectos do ensino de ESP (English for Specific Purposes – Inglês para Fins Específicos), com foco específico no desenvolvimento da leitura com compreensão de textos acadêmicos.

Um importante diferencial do curso é a ênfase em discussão semanais de textos sobre temas diversos dentro da Psicologia e da Análise do Comportamento. Ao longo das discussões são abordados aspectos semânticos e gramaticais da leitura selecionada; enfatiza-se algumas estratégias de leitura dinâmica, assim como meios para aprimorar detecção de informações relevantes e identificação de vocabulário fundamental dentro de cada tema.

Durante o curso, um dos resultados mais esperados é que os estudantes possam sentir-se cada vez mais seguros para realizar leitura de textos em inglês. Considerando isso, nos últimos anos temos acompanhado a evolução de diferentes perfis, estudantes com alto e baixo repertório de leitura com compreensão. O importante é que, para os mais diferentes perfis, o aproveitamento apresentado ao longo do curso tem sido satisfatório, na medida em que treinos semanais de leitura são relevantes tanto para estabelecer uma nova rotina de leitura como para manter-se nela

Modalidade: 100% Online Síncrono ou Assíncrono (ambas com vagas limitadas)

Observações: Para aqueles estudantes matriculados na modalidade online, verificações de participação e presença na aula são feitas ao vivo durante as aulas pelo(a) assistente de aula. O estudante pode faltar apenas a 25% das aulas ao vivo, pois é exigido 75% mínimo de presença para receber o certificado. Para os estudantes matriculados na modalidade assíncrona, não será exigido o acompanhamento das aulas síncronas. Entretanto, o estudante deverá entregar uma atividade, que compreenderá parte do conteúdo ministrado durante a aula ao vivo, que comprovará o acompanhamento das aulas de forma assíncrona. O prazo para entrega das atividades será de 7 dias, podendo este variar conforme necessidade. O estudante inscrito na modalidade assíncrona que não entregar o mínimo de 75% dos exercícios será considerado inapto a receber o certificado de conclusão do curso.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão online.

Temas a serem abordados no curso

– Leitura e identificação do tópico principal de um texto.
– Interpretação da mensagem principal de um texto.
– Estratégias do Inglês Instrumental.
– Identificação do significado de palavras utilizando-se do contexto.
– Revisão gramatical de acordo com a necessidade da turma.
– Identificação de falsos cognatos.

Documentação para matrícula

Para confirmar sua matrícula neste curso, você precisará:

  1. Aguardar a confirmação de sua turma. 
  2. Verificar o e-mail com dados de acesso ao Portal, que será enviado apenas após a confirmação. 
  3. Acessar o Portal e enviar cópia digitalizada de qualquer documento indicado como obrigatório.

 

Para inscritos em Cursos de Pós-Graduação, é obrigatório envio de:

Data de início: 29 de julho de 2024.

Desenvolver competência para leitura de textos técnicos analítico-comportamentais no idioma inglês.

Acadêmicos de graduação, pós-graduação, psicólogos, analistas do comportamento e pessoas que se interessam pela área.

Aulas semanais aos sábados das 09:00 às 10:45 (horário de Brasília).

O aluno receberá uma declaração de finalização ao concluir o curso Inglês Instrumental, com a condição de ter no mínimo 75% de presença nas aulas.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento.
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie email para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

Ao confirmar o pagamento, sua inscrição será automaticamente concluída. Você receberá um e-mail com os dados para acesso ao Portal do Aluno.
Aguarde a validação de sua matrícula e de sua turma.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? Então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Alunos IBAC
.

R$ gratuito ---------
  •  

Ex alunos IBAC
.

R$ 40
00
Mensais
  •  

estudantes de psicologia
.

R$ 50
00
Mensais
  •  

Psicólogos e profissionais de áreas afins

R$ 90
00
Mensais
  •  

Taxa de matrícula: R$ 30,00*.

*Os alunos regularmente matriculados em algum curso de longa duração no IBAC não pagam taxa.

*São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.

*São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.

*A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.

Professor

Felipe Marques

Felipe Marques

Formado em Psicologia pela Universidade de Rio Verde – Unirv (2016), mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2019) e Doutorando em Ciências …

Alguns depoimentos do curso

Quero destacar a importância do curso de inglês instrumental no meu aperfeiçoamento enquanto mestranda. O curso oportunizou uma leitura mais refinada dos conteúdos em língua inglesa. Professor Felipe foi de extrema genialidade na escolha e didática…
Êmili Barbosa
O curso Inglês Instrumental do IBAC ele tem como objetivo auxiliar o aluno a obter uma leitura fluente, mesmo alunos que não cursaram inglês regularmente podem sim se beneficiar da aprendizagem. Dr. Felipe Marques com expertise de professor e…
perfil anonimo
Fui aluno do curso de inglês Instrumental do IBAC e só tenho a agradecer. Muitas pessoas acreditam que o curso é para aprender um novo idioma, mas ele já é um passo a frente, foi um momento de deixar o inglês behaviorês! Ter o inglês ao seu lado é…
Wagner Bacha
Enquanto estudante de Psicologia, após a apresentação do relatório final em um estágio orientado por uma professora Dra. e analista do comportamento, ela me indicou a procurar o IBAC para iniciar/continuar a minha formação com base nessa ciência…
Maína Pretto
Ex aluna do Inglês Instrumental
A disciplina é incrível, a acho que pode ser aproveitada por estudantes com diferentes níveis no inglês (básico, intermediário e avançado). Isso porque na disciplina a gente discute desde o significado de termos básicos, passando por termos técnicos…
karina
Ex aluna do Inglês Instrumental e Mestranda em Psicologia
O curso de Inglês Instrumental do IBAC me ajudou muito a melhorar minha leitura de artigos em inglês. Hoje consigo entender textos em inglês de forma muito mais aprimorada graças às aulas do IBAC. Juntamente a isso, as aulas promoveram um aprendizado…
gabriel
Ex aluno do Inglês Instrumental

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Aline

Aline Teixeira

Assistente de aula
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia2-2

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Cintia Figueiredo de Norões Brito

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Supervisora
Felipe Epaminondas

Felipe Epaminondas

Supervisor
Felipe Marques

Felipe Marques

Professor responsável por Curso de Inglês instrumental
Flavia-Hauck

Flávia Hauck

Supervisora
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isabella

Isabella Mendonça

Secretária Clínica
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
jennifer

Jennifer Silva

Secretária acadêmica.
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Julia soares

Julia Leandra Pereira Soares

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/26004
Ketlen--Assistente--IBAC

Ketlen Melo

Assistente de aula
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Nagi Hanna

Nagi Hanna

Supervisora
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Patricia Luque

Patrícia Luque

Supervisora
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
renata

Renata Cambraia

Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de ACC, Ativação Comportamental e Prática Baseada em Evidência.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação
Thais Pereira

Thais Pereira

Assistente administrativo
WhatsApp Image 2023-12-30 at 11.32.30

Vinicius Di Luna

Analista de Marketing e Criação.

Vantagens de participar de aulas on-line no IBAC

1

Você pode assistir as aulas de qualquer lugar em que estiver, usando diferentes equipamentos que tenha disponível, como celular, tablet, laptop ou computador.

2

É possível se organizar para participar das aulas ao vivo otimizando o tempo para outras atividades em sua rotina, pois não se exige tempo de deslocamento físico a um local específico.

3

Incentivamos nossos alunos a interagir por vídeo e áudio nas aulaa ao vivo, mas é possível escolher assistir a aula de forma privada se preferir.

4

Com uso da plataforma Zoom, o aluno pode fazer perguntas aos professores a qualquer momento da aula, seja através do chat ou, se preferir, por áudio. Assim é possível aproveitar ao máximo esta oportunidade de aprendizagem interativa.

5

As aulas on-line favorecem a presença e condução de discussões ao vivo por professores e convidados de qualquer lugar do país ou do mundo.

6

Os alunos contam o suporte permanente do assistente de aula a qualquer momento dela para acesso de qualidade e suporte técnico imediato.

7

Por diferentes motivos, o aluno pode faltar a uma aula ao vivo, mas a gravação da aula fica prontamente disponível a ele no portal do aluno, organizada de acordo com o cronograma de aulas.

8

O acesso à gravação das aulas fica disponível durante todo o curso e traz uma série de vantagens:

a. O aluno pode escolher quando assistir a gravação da aula, de acordo com sua rotina de estudos e profissional.
b. O aluno pode rever as aulas ou apenas parte delas, quantas vezes quiser ao longo de todo curso.
c. O aluno pode selecionar a velocidade em que vai assistir cada parte da aula gravada, em especial se precisar apenas revisar conteúdos ou slides específicos.
d. O aluno pode interromper a gravação da aula a qualquer instante e continuar a assistir quando for mais conveniente.
e. O aluno pode pausar a gravação para fazer anotações importantes, caso considere que ao vivo isso implicaria perder partes do conteúdo que continua a ser apresentado pelos professores.

Diferenciais do curso

Aberto a público-alvo diversificado (E.g., Profissionais da Psicologia, estudantes e interessados nessa literatura);

Propõe foco no desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão

Auxilia acompanhamento e aprimoramento em outras atividades dos cursos IBAC

Inclui encontros semanais com atividades pré-programadas de leitura de textos acadêmicos

Permite acesso à gravação de aulas e participação assíncrona

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

Professores convidados internacionais

Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.

Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

Atividades de aprendizagem guiadas por monitores pedagógicos

Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas entre cursos do IBAC

Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas cursadas em ouras instituições

Aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu em outras instituições, mediante apreciação da coordenação de curso.

Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.

Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto. 

Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

Eventos sociais on-line e presenciais

Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.

Plantão de dúvidas sobre Análise Funcional

Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.

Monitoria Pedagógica

Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.

Equipe permanente de assistência a aulas e eventos

Você conhece toda a estrutura que dá suporte aos estudantes do IBAC? Além de todos os colaboradores, coordenadores e assistentes de coordenação, nossos estudantes contam com uma equipe de assistentes de aula, que acompanham integralmente todas as transmissões ao vivo, e de assistentes de chat, que orientam e esclarecem dúvidas durante os eventos e aulas abertas transmitidos pelo canal do IBAC no Youtube. Dessa forma, durante cada atividade ao vivo promovida pelo Instituto, os estudantes ficam em salas do Zoom amparados por nossa equipe especialmente treinada para garantir um acesso eficiente ao conteúdo apresentado e debatido por professores e palestrantes.

Conteúdo disponível gratuitamente no Canal do Youtube EVENTOS IBAC

Diversos eventos on-line promovidos semestralmente pelo IBAC e transmitidos ao vivo ficam salvos e disponíveis gratuitamente em nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/eventosibac. Aulas abertas, Jornadas Clínicas, Jornadas temáticas (depressão, ansiedade, questões culturais, relações amorosas), Encontros e entrevistas com grandes nomes da abordagem podem ser assistidos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador) por todos aqueles interessados em Psicologia e na Análise Comportamental Clínica, sem nenhum custo.

Eventos híbridos

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Uso de aplicativos e plataformas modernos para transmissão de aulas e eventos ao vivo

As aulas regulares dos cursos do IBAC são transmitidas pelo Zoom Meetings, um aplicativo
que permite reuniões virtuais de fácil acesso por celular ou computador. Em todas as aulas, há um assistente exclusivo disponível para acompanhar os estudantes e oferecer ajuda técnica durante 100% da transmissão ao vivo. Os eventos, como minicursos e cursos de extensão, também envolvem a venda de ingressos e acesso facilitados pela Sympla, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil.

Uso de sistema de gestão clínica por estagiários e psicólogos da equipe

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo e participe da nossa lista para receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!