Formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o Autismo e outras Neurodivergências

O curso de Formação oferece as bases fundamentais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para capacitar Aplicadores de programas de ensino e permitir que pais e cuidadores aprendam mais sobre a ciência comportamental aplicada.

Este curso é destinado àqueles que buscam qualidade em sua formação profissional.

O que é ABA?

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem reconhecida mundialmente por sua eficácia no desenvolvimento de intervenções terapêuticas baseadas em evidências, especialmente no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento.

Conheça o curso

A Formação é um curso introdutório que atende inteiramente aos critérios de formação teórica exigidos para a atuação no papel de Aplicador em uma clínica de ABA, autismo e outras neurodivergências. 

  • Este curso é destinado aos estudantes, estagiários e profissionais que desejam atuar enquanto Aplicadores de programas de ensino ABA sob supervisão de profissionais mais experientes.
  • Este curso também permite a participação de pais e cuidadores que, apesar de não atuarem profissionalmente com a ABA, desejam aprender mais sobre essa ciência

O que você vai aprender?

O que você vai encontrar?

O curso do IBAC é amplamente considerado um dos mais robustos e respeitados no Brasil, especialmente para quem deseja formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao TEA e outras neurodivergências.

Apresentação

O curso de Formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o Autismo e outras Neurodivergências (170h) do IBAC é indicado para profissionais e estudantes da graduação que atuam ou pretendem atuar enquanto Aplicadores de programas de ensino em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O curso tem duração de 1 ano e permite a participação de profissionais e estudantes da graduação nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Educação Física e Nutrição. Também podem participar do curso de Formação pais e cuidadores de pessoas com autismo ou outros transtornos do desenvolvimento.

A Análise do Comportamento Aplicada, popularmente conhecida como ABA, é a ciência mais difundida para a produção de intervenções terapêuticas bem sucedidas direcionadas para pessoas com transtornos do desenvolvimento, como é o caso do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O curso de Formação (170h) do IBAC se trata de um curso introdutório, que pretende oferece as bases fundamentais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para a atuação em contexto clínico, mas também tem como objetivo oferecer informação de boa qualidade para os pais e cuidadores que convivem com o público autista e neurodivergente.

Os profissionais, estudantes da graduação, pais e cuidadores que obtêm essa Formação estão capacitados para atuarem na aplicação de programas de ensino sob supervisão de outros profissionais com maior capacitação técnica. A prática clínica ética e responsável exige que os profissionais invistam em capacitação continuada e procurem supervisão de profissionais com maior experiência em Análise do Comportamento Aplicada.

Os estudantes que procuram o IBAC, buscam por uma formação de excelência. Nós temos o compromisso em atender essa expectativa. O curso de Formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o Autismo e outras Neurodivergências oferece as bases fundamentais para o desenvolvimento técnico de nossos estudantes sempre amparado pela orientação ética a fim de promover o crescimento e a saúde mental do público autista, neurodivergente e de suas famílias.

As disciplinas cursadas na Formação podem ser 100% aproveitadas no curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o Autismo e outras Neurodivergências do IBAC.

MODALIDADE ON-LINE

Com 16 anos de experiência em cursos online ao vivo, o IBAC oferece uma formação que alia tradição, qualidade acadêmica e inovação tecnológica.

Como funciona?

O formato online do IBAC une experiência consolidada e recursos tecnológicos avançados para garantir uma formação clínica completa, flexível e de alto padrão.

Documentação para matrícula

28 de janeiro de 2026

  • Capacitar estudantes, estagiários e profissionais que desejam atuar enquanto Aplicadores de programas de ensino ABA. 
  • Permitir que pais e cuidadores aprendam mais sobre a Análise do Comportamento Aplicada.
  • Estudantes de graduação e profissionais das áreas da Saúde e da Educação.
  • Pais e cuidadores de pessoas autistas e neurodiversas.

Aulas: Semanais ao vivo e 100% online às quartas-feiras, das 19h às 21h. 

Observações:
*Aulas especiais ou reposições podem ocorrer eventualmente em outro dia/horário, com aviso prévio à turma, devido à disponibilidade de professores.

Permite participação assíncrona: Sim

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 200,00 referente a taxa de inscrição.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie e-mail para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de inscrição.

Novas inscrições em breve

As vagas para a primeira turma do semestre 2023.1 foram preenchidas. No entanto, caso tenha interesse em ingressar no curso ainda esse semestre, preencha o formulário da nossa lista de espera.

Entraremos em contato com você caso tenhamos quórum para uma segunda turma ainda este semestre. Se não for possível, avisaremos você da nova oferta de turma em 2023/2.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2026.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Airton

Airton Campos Jr

Psicólogo (UNIP), Mestre em Psicologia Clínica (USP), Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC), com Formação em Psicoterapia Analítica Funcional – FAP (IBAC) …

Supervisores do estágio

Bruna Tosatte

Psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Análise Comportamental Clínica; Pós Graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelec

Felipe Álex

CRP: CRP 01/22902
Especialista em Analise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados (IBAC); com certificação em Professional Crisis Managemet – PCM

Lucas Vieira Marques

CRP: 01/23965
Bacharel em Psicologia pelo IESB Pós graduação em intervenção em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA Formação em Terapia de Aceitação em Compromisso pelo IBAC

Umbelino Neto

CRP: 11/08286
Psicólogo clínico especializado em Terapias Comportamentais Contextuais, como ACT, FAP e TFC, com foco no atendimento de adultos neurotípicos e neurodivergentes

Professores

Em breve!

Ariene Coelho Souza

Psicóloga pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Analista do Comportamento especialista em ABA (IEPSIS/GM) e Clinica Analítico Comportamental (ITCR). …

Bruna Tosatte

Psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Análise Comportamental Clínica; Pós Graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelec …

Daniela Aguiar de Carvalho Freitas

Engenheira de Redes de Comunicação, UnB Analista do Comportamento – IEPSIS …

David de Lima Rabelo

Psicólogo, especialista em Terapia Analítico Comportamental, mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento, com pesquisa …

Edcleia Santos

Psicóloga graduada pela Faculdade Maurício de Nassau – Natal. Mestra em Psicologia Experimental pela PUC-SP, com pesquisa sobre videofeedback e videomodelação para o …

Felipe Álex

Especialista em Analise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados (IBAC); com certificação em Professional Crisis Managemet – PCM …

Fernanda Silva Souza Azevedo

Mestre em Educação pela UnB, com ênfase de pesquisas em Altas Habilidades e Superdotação. Cursou Psicolinguística Cognitiva, como aluna especial no Mestrado de Psicologia …

Hellayne Meneses Ribeiro

Hellayne Meneses Ribeiro, Terapeuta Ocupacional, formanda pela Universidade de Brasília (UnB), com 10 anos de experiência na área. Especialista em Contextos Escolares …

Larissa Cecília Lemos Almeida

Psicóloga e psicomotricista. Pós-Graduada em Transtorno do Espectro Autista (Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR). Pós-Graduada em Análise do Comportamento …

Letícia de Paiva Alcântara Gentil

Médica Psiquiatra com residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência CRM N°:16.463, RQE Nº: 12217, RQE Nº: 12900. …

Lucas Vieira Marques

Bacharel em Psicologia pelo IESB Pós graduação em intervenção em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA Formação em Terapia de Aceitação em Compromisso pelo IBAC …

Luciana Rezende

Fonoaudióloga (UnB). Mestre com habilitação em Neurociências (UnB). Professora universitária e supervisora clínica na UNIPLAN. …

Luis Humbert Andrade de Lemos

Graduado em Psicologia pela UniFTC. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (GMetodo/IEPSIS). …

Malena Russelakis Carneiro

Psicóloga, Doutora e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Supervisora e Consultora e praticas baseadas em Analise do …

Marcello Henrique Silvestre

Psicólogo (CRP 06/186284). Mestre em Análise Comportamental da Cognição pela UFSCar, sob orientação do Prof. Júlio de Rose. Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e …

Meigan Sack Rodrigues

Doutoranda e Mestra em Direito Tributário pela Universidade de Salamanca. Pós-graduada em Direito Público pela Universidade do Distrito Federal. Especialista em Análise …

Nathália Gheventer

Nutricionista pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Saúde Mental Infantojuvenil pela Residência Multiprofissional da ESCS. Aprimoramento em Transtornos …

Raphaella Caldas

Psicóloga pela Faculdade Pio Décimo (SE). Doutora e Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área da psicologia escolar …

Umbelino Neto

Psicólogo clínico especializado em Terapias Comportamentais Contextuais, como ACT, FAP e TFC, com foco no atendimento de adultos neurotípicos e neurodivergentes …

Ycaro Falcão

Psicólogo Analista do Comportamento, com Especialização em Análise do Comportamento Aplicado ao TEA e Deficiência Intelectual e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento. …

Alguns depoimentos do curso

O IBAC realmente se importa com seus alunos e clientes. Fiquei muito impressionada com o empenho e atenção de toda a equipe, especialmente da coordenação de TACI. A formação é muito rica em conteúdo, tudo pensado com muito cuidado. Além de fornecer…
perfil anonimo
Após começar a trabalhar como estagiário na ABA para crianças autistas, decidi que aquela era a área que gostaria de atuar como psicólogo. Para isso, eu queria não só me especializar, como queria escolher a instituição que mais me capacitaria como…
Matheus Zambrano Boaventura
Aluno do curso de TEA
Tive muita dificuldade em escolher a abordagem durante meu percurso acadêmico. Ao tardar a escolha fui sentindo as dificuldades e os prejuízos da indecisão. Logo, ao assumir a AC como filosofia e prática sabia que precisaria lutar para adquirir o…
Mércia Augusta
Aluna de TEA
Sou psicóloga Especialista na Infância e atuo com crianças com atrasos de desenvolvimento há algum tempo. Durante toda a minha atuação é indiscutível a veracidade da Análise do Comportamento Aplicada no tratamento para crianças, especificamente…
Ana Paula
Aluna de TEA
Durante minha formação na universidade, eu via a Análise do Comportamento como uma abordagem mecanicista da Psicologia, a qual nunca imaginava ser de meu interesse de atuação. Em razão de circunstâncias diversas da época, tive que cumprir alguns…
perfil anonimo
Psicólogo Clínica e ex aluno do curso de TEA
Fazer uma formação online é uma maneira de gerir o tempo com autonomia e criatividade. A Formação online do IBAC apresentou uma estrutura inovadora, pois as aulas se apresentavam simultâneas ao presencial, garantindo assim, maior interação com…
rúbia
Ex-aluna do Curso de TEA
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
perfil anonimo
Psicólogo Clínica e ex aluno do curso de TEA
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
Logo que sai da faculdade de Psicologia comecei a trabalhar com crianças e adolescentes autistas. Por já ter feito estágio com esta clientela, tive facilidade em conseguir trabalho na área, pois os colegas continuavam me indicando. Comecei fazendo…
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
O IBAC foi de grande valia para o meu processo de formação. Pude aprender muito com os melhores professores, a equipe como um todo sempre foi muito disponível a ajudar no que fosse preciso. E aguardo ansiosa para novas oportunidades de estudar…
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
perfil anonimo
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TEA
Eu sou Meigan Sack Rodrigues, aluna do Ibac, do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica, do curso de Formação no Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados e também do curso de Formação em Neuropsicologia. De todos os cursos…
Meigan
Aluna do IBAC

Conheça a equipe do IBAC

Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora clínica e coordenadora dos estágios em ACC.
CRP: 01/26077
Ane Carolina

Ane Caroline Mendes Gomes

Secretária Acadêmica
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Secretária Acadêmica.
Cinthia

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Claudia Vieira

Cláudia Vieira

Recepcionista
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Matheus

Matheus Vaz

Recepcionista
Nataly Padilha

Nataly Padilha Rodrigues

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/25071
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Pedro

Pedro Vilarim

Recepcionista
Raquel Ávila

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica e coordenadora dos cursos de TACI, FOPA e FOPANEUROD
CRP: 01/9494
renata

Renata Cambraia

Coordenadora dos cursos de Análise Comportamental Clínica, Neuropsicologia e Coordenadora de Pesquisas e Publicações.
Samanta Alves

Samanta Alves Pereira

Coordenadora do curso de PTACI e FOPANEUROD
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação

Atendimento via WhatsApp

Diferenciais do curso

Curso organizado de acordo com a Certificação CABA-BR.

Atende inteiramente aos critérios de formação teórica exigidos para a atuação no papel de Aplicador em uma clínica de ABA e neurodivergências.

Disciplinas que abordam outras condições neurodiversas além do autismo (TEA), como o TDAH, o TOD e a Deficiência Intelectual.

Aulas regulares ao vivo com gravação disponível durante todo o período de vigência da turma.

Permite a participação de estudantes da graduação das áreas da Saúde e da Educação.

Permite a participação de pais e cuidadores.

DIFERENCIAIS dos cursos IBAC

Atuação futura em equipe clínica e docente do IBAC

A maioria dos psicólogos e neuropsicólogos que atuam na Clínica Psicológica do IBAC é de estudantes concluintes de cursos de Pós-Graduação e Formação do IBAC. Os professores, supervisores clínicos, monitores pedagógicos e assistentes de aula também são, em sua maioria, atuais e ex-estudantes do Instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com nossa missão, oferecendo aos psicólogos oportunidades constantes de formação continuada e crescimento profissional dentro do próprio IBAC.

Reconhecimento nacional na oferta de cursos em Análise do Comportamento

O IBAC tem 23 anos de experiência no mercado com a oferta de cursos de Pós-graduação e Formação em Análise do Comportamento, sendo pioneiro e inovador em diversificadas propostas metodológicas para ensino de Psicologia a graduandos e profissionais.

Longa experiência com oferta de cursos on-line

O IBAC oferece cursos na modalidade on-line há 13 anos, chamada também no Instituto de “Presencial Conectado”. Essa modalidade possibilita que graduandos e profissionais de qualquer cidade do Brasil ou exterior participem de aulas ao vivo com interação com professores e colegas por áudio e chat, compartilhamento de slides e apoio de assistentes que acompanham a turma regularmente. 

Acesso à gravação de aulas

Todos os estudantes podem acessar gravações das aulas durante todo o semestre letivo vigente. Esta disponibilidade de recursos audiovisuais contribuem para ampliar o acesso aos conteúdos das disciplinas, que podem ser revisitados para potencializar o desempenho dos estudantes do IBAC em seus estudos e atividades avaliativas.

Coordenações exclusivas para cada curso

Cada um dos cursos oferecidos no IBAC possui um coordenador específico, que conduz as atividades teóricas e práticas do curso junto aos professores e supervisores, com liderança, planejamento estratégico, comunicação eficiente e constante capacitação da equipe. Por sua vez, tais coordenações se integram à Direção Acadêmico-Pedagógica e seguem as normas institucionais elaboradas coletivamente e regularmente revisitadas por nossa equipe.

Sequência pedagógica única para cada turma

Quando os estudantes iniciam um curso no IBAC, inclusive de Pós-Graduação, eles seguem na mesma turma, até sua conclusão, enquanto permanecerem como estudantes regulares. Sua turma tem uma grade curricular específica e, assim, o estudante participa de todas as aulas e demais atividades do curso sempre com a mesma turma.

Aulas de nivelamento sobre Análise do Comportamento

Todos os estudantes do IBAC devem participar da disciplina de Princípios de Análise Experimental do Comportamento, ministrada no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica. É uma oportunidade valiosa de nivelamento, de revisão de conceitos centrais na abordagem e de atualização com base em exemplos clínicos reais.

Qualificação do corpo docente

A maioria dos professores dos cursos é formada por doutores e mestres que, além de variado repertório de pesquisa e docência, possuem ampla experiência prática com a Análise do Comportamento. Além do elevado nível de qualificação acadêmica, com incentivo à formação continuada e participação dos professores em eventos científicos, no IBAC também se prioriza a qualificação pedagógica e interpessoal dos docentes, com seu envolvimento na elaboração de propostas inovadoras para atividades acadêmicas e clínicas do IBAC.

Professores convidados internacionais

Após duas edições on-line do Simpósio Internacional de Análise do Comportamento, contando com um total de 21 palestrantes internacionais, nossos cursos de Pós-Graduação e Formação também passaram a incluir, de forma regular em seu corpo docente, convidados internacionais de grande destaque e reconhecimento em suas áreas de estudo, pesquisa e atuação clínica.

Público-alvo diversificado

Os cursos de Formação de 170 e 100 horas são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação em Psicologia, oportunizando assim a aquisição e ampliação de repertório técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.técnico clínico antes de seu ingresso no mercado de trabalho. Além disso, esses cursos se estendem a profissionais da área de saúde e educação e alguns a outros públicos específicos, como pais e cuidadores de crianças neurodivergentes.

Oferta de atividades práticas supervisionadas por profissionais experientes

Os cursos de Pós-graduação e Formação 170 horas incluem uma parte prática que oportuniza a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala e o desenvolvimento de habilidades clínicas necessárias para uma atuação eficiente. Este é o “Estágio Supervisionado” dos cursos, uma carga horária importante a ser cumprida na Clínica-Escola do IBAC, sob a supervisão de psicólogos clínicos com reconhecida experiência na atuação com modelos e clientelas específicas.

Clínica-Escola do IBAC

A captação de clientes para os atendimentos presenciais e online realizados no Estágio Supervisionado é feita pela Clínica-Escola do IBAC. A abertura de vagas ocorre semestralmente para públicos variados, como crianças, adolescentes e adultos. A carga horária prática de estágio pode ser cumprida integral ou parcialmente, a depender das regras de cada curso, com os clientes deste serviço oferecido à comunidade.

Atividades de aprendizagem guiadas por monitores pedagógicos

Todos os estudantes participam de atividades de aprendizagem especialmente planejadas de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Uma equipe de monitores pedagógicos se dedica exclusivamente à elaboração das atividades regulares, a partir de cada disciplina concluída. O envolvimento ativo dos estudantes será favorecido nessas atividades de forma interativa e desafiadora, considerando-se práticas de ensino inovadoras que incluem o uso de metodologias ativas.

Sistema de Gestão Educacional Integrada

Todos os estudantes de cursos regulares oferecidos no IBAC dispõem do “Portal do Aluno” para consultar dados acadêmicos, acessar materiais de disciplinas, realizar atividades avaliativas e acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, é possível solicitar serviços, gerar declarações, e acompanhar lançamento de frequências e notas. Tais funcionalidades são acessíveis de forma remota (via computador ou celular) e permitem a integração e padronização de processos institucionais.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas entre cursos do IBAC

Estudantes que concluíram cursos de Pós-Graduação ou Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de disciplinas ao ingressar em outros cursos dessa mesma modalidade. A Coordenação de cada curso avalia os pedidos de acordo com parâmetros como ementa, conteúdo programático e carga horária para conceder os créditos cursados anteriores para o novo curso.

Aproveitamento acadêmico de disciplinas cursadas em ouras instituições

Aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu em outras instituições, mediante apreciação da coordenação de curso.

Política de bolsas - Gratuidade no curso de Inglês Instrumental

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC têm bolsa integral no curso de Inglês Instrumental. O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos em língua inglesa. A carga horária total é de 40 horas e, para os concluintes, será emitido certificado.

Política de bolsas - Descontos em cursos e para grupos

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação ou Formação de 170 horas ou 100 horas do IBAC e aqueles considerados ex-alunos (concluintes desses mesmos cursos) podem receber descontos variados em diferentes atividades e eventos oferecidos pelo Instituto, além de isenção de taxa de matrícula. Acesse o site e verifique também as opções dos grupos de desconto e de descontos individuais para quem se matricula em mais de um curso, simultâneo ou não, no IBAC.

Avaliação institucional regular

Semestralmente é realizada avaliação institucional com a participação de coordenadores, professores, estudantes e colaboradores, como parte de um processo contínuo e dinâmico de planejamento e aprimoramento de atividades de ensino-aprendizagem. Dados obtidos neste processo compõem parte da avaliação da qualidade dos cursos, permitem introdução de mudanças na instituição e validam o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e profissional.

Grupos de Estudos Avançados (GEAS)

Semestralmente são oferecidos variados Grupos de Estudos Avançados para discutir artigos científicos e outros textos voltados para temáticas na Análise Comportamental Clínica. Participar dos GEAS aproxima os estudantes da pesquisa científica e oportuniza a produção de divulgação de conhecimento produzido na Psicologia em formatos como infográfico, blog post, post no instagram ou artigo de revisão, a definir com os mediadores. É emitido certificado de participação com carga horária de 30 horas e alunos do IBAC têm desconto. 

Lista de transmissão

Aos estudantes do IBAC, bem como à comunidade acadêmica e profissional, é disponibilizado atualmente o acesso a uma lista de transmissão para veiculação de oferta de serviços relacionados a cursos e ao atendimento prestado na Clínica Psicológica do IBAC. Participar da lista favorece acesso rápido, organizado e individual a conteúdo de interesse recebido privadamente.

Eventos sociais on-line e presenciais

Dedicado a alunos, ex-alunos, equipe docente e profissionais da Clínica de Psicologia até o público em geral que usufrui dos serviços do IBAC, os eventos sociais tem por missão a promoção de espaços e momentos de integração e união e o fortalecimento das relações que existem entre a comunidade em si e com o instituto. É um setor que se dedica a construir e manter a conexão e socialização entre essas pessoas e a criar abertura para que a comunidade cresça cada vez mais.

Plantão de dúvidas sobre Análise Funcional

Todos os estudantes que realizam estágio dos Cursos de Pós-Graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica devem participar do plantão de dúvidas em análise funcional, conduzido por ex-alunos concluintes de cursos do IBAC que se destacaram por seu desempenho acadêmico e prático no estágio supervisionado. O principal objetivo desta atividade é oferecer um novo contexto para que os estudantes formulem e recebam feedback imediato sobre análises funcionais.

Monitoria Pedagógica

Em todos os cursos de Formação e Pós-Graduação do IBAC são oferecidas atividades de monitoria pedagógica, especificamente com exercícios que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Esta atividade permite aos monitores um treino de assistência às aulas, desperta o interesse pela docência e estabelece novas experiências pedagógicas, articulando teoria e prática. Ao mesmo tempo, os estudantes do IBAC podem revisar e direcionar suas leituras, estudar de forma sistemática os conteúdos e desenvolver o raciocínio clínico.

Equipe permanente de assistência a aulas e eventos

Você conhece toda a estrutura que dá suporte aos estudantes do IBAC? Além de todos os colaboradores, coordenadores e assistentes de coordenação, nossos estudantes contam com uma equipe de assistentes de aula, que acompanham integralmente todas as transmissões ao vivo, e de assistentes de chat, que orientam e esclarecem dúvidas durante os eventos e aulas abertas transmitidos pelo canal do IBAC no Youtube. Dessa forma, durante cada atividade ao vivo promovida pelo Instituto, os estudantes ficam em salas do Zoom amparados por nossa equipe especialmente treinada para garantir um acesso eficiente ao conteúdo apresentado e debatido por professores e palestrantes.

Conteúdo disponível gratuitamente no Canal do Youtube EVENTOS IBAC

Diversos eventos on-line promovidos semestralmente pelo IBAC e transmitidos ao vivo ficam salvos e disponíveis gratuitamente em nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/eventosibac. Aulas abertas, Jornadas Clínicas, Jornadas temáticas (depressão, ansiedade, questões culturais, relações amorosas), Encontros e entrevistas com grandes nomes da abordagem podem ser assistidos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador) por todos aqueles interessados em Psicologia e na Análise Comportamental Clínica, sem nenhum custo.

Eventos híbridos

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Uso de aplicativos e plataformas modernos para transmissão de aulas e eventos ao vivo

As aulas regulares dos cursos do IBAC são transmitidas pelo Zoom Meetings, um aplicativo
que permite reuniões virtuais de fácil acesso por celular ou computador. Em todas as aulas, há um assistente exclusivo disponível para acompanhar os estudantes e oferecer ajuda técnica durante 100% da transmissão ao vivo. Os eventos, como minicursos e cursos de extensão, também envolvem a venda de ingressos e acesso facilitados pela Sympla, uma das maiores plataformas de eventos do Brasil.

Uso de sistema de gestão clínica por estagiários e psicólogos da equipe

Em 2023, o IBAC retomou os eventos híbridos, isto é, realizados presencialmente na sede do Instituto em Brasília-DF e transmitidos on-line para todos os seus alunos e inscritos. Esses eventos são valiosa oportunidade para reencontros nas salas de aula do IBAC e também para reunirmos um grande público remoto, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Participantes que residem em Brasília-DF e entorno ou que estão temporariamente na cidade podem conhecer pessoalmente nossa equipe e instalações, inclusive de consultórios para atendimento em psicoterapia e avaliação neuropsicológica, disponíveis para sublocação.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo e participe da nossa lista para receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um e-mail para ibac@ibac.com.br informando o nome e CPF de todos os integrantes e solicitando o desconto antes do início do curso.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.
* O desconto de grupo é válido para todos os cursos de pós-graduação (exceto Pós-graduação em Terapias Comportamentais Contextuais) e todos os cursos de formação de 170h.

Descontos para alunos e ex alunos IBAC

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2026.

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!