EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Poderão submeter propostas de atividades para o II Encontro Nacional de Análise Comportamental Clínica apenas pessoas devidamente inscritas no evento.

Cada participante poderá submeter uma proposta de comunicação oral, uma proposta de mesa redonda, uma proposta de minicurso ou oficina e até três propostas de painéis.

A coordenação da mesa redonda deverá ser realizada por profissional com Mestrado ou Doutorado, assim como o Minicurso ou Oficina. Não há titulação mínima para apresentar propostas de comunicação oral ou painéis.

Os trabalhos submetidos serão analisados pela Comissão Científica do evento, com o objetivo de garantir a integração das atividades do II ENACC e evitar repetição de temas ou palestrantes. A Comissão se reserva o direito de aprovar, aprovar após alterações ou recusar o trabalho. As propostas serão avaliadas em relação à pertinência do tema para o evento e aos aspectos formais e científicos.

As propostas de trabalhos deverão ser elaboradas rigorosamente de acordo com as normas e submetidas mediante formulário próprio disponível na página do evento. A Comissão também poderá sugerir que o trabalho seja apresentado em modalidade diferente da proposta. Propostas incompletas ou em formato diferente das normas não serão analisadas.

A programação completa com dia, horário e local das apresentações será divulgada no site do evento e encaminhada com antecedência por e-mail. Cada palestrante deve dirigir-se ao local com dez minutos de antecedência, onde receberá apoio de monitores treinados para a realização da atividade.

Cronograma

Submissão de Minicurso/Oficina, Mesa Redonda e Comunicação Oral: até 30/06/2024
Submissão de Painéis: até 30/06/2024
Avaliação das Propostas Recebidas: até 31/07/2024
Envio de aceite: até 12/08/2024

Modalidades para submissão:

Tipos de Trabalho:

  • Revisão da literatura (narrativa, integrativa, sistemática com ou sem metanálise);
  • Pesquisa Aplicada (experimental ou observacional);
  • Estudo ou Séries de Caso(s);
  • Relato de Experiência;
  • Disseminação da Análise do Comportamento Aplicada.

Área do Trabalho:

  • Análise Comportamental Clínica;
  • Terapias Contextuais (ou 3a onda);
  • Terapias Cognitivas e Comportamentais (TCC);
  • Psicoterapia Analítica Funcional (FAP);
  • Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT);
  • Terapia de Ativação Comportamental (BAT);
  • Terapia Comportamental Dialética (DBT);
  • Formação de Terapeutas;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Esporte;
  • Organizações e Trabalho (OBM);
  • Psicofarmacologia;
  • Neuropsicologia;
  • TEA e Desenvolvimento Atípico;
  • Filosófico-conceitual;
  • Práticas Culturais.

 

Os resumos de todas as modalidades deverão atender aos seguintes requisitos:

  • Ser escrito em um dos idiomas: português, inglês ou espanhol;
  • Possuir título com no máximo 100 caracteres;
  • Conter no máximo 10 autores;
  • Conter no máximo 2000 caracteres no corpo do texto do resumo;
  • Ser redigido no espaço destinado para tal no sistema de inscrição;
  • Ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, tabelas, figuras ou quadros; 
  • Conter de três a cinco palavras-chave.

Painel

Consistem em trabalhos, apresentados em pôster impresso, de relatos de pesquisas empíricas, históricas, conceituais, metodológicas, ou experiências na aplicação de tecnologia. Os resumos de painéis devem conter as seguintes informações, sem identificar as seções no texto:

Introdução;

Objetivos;

Métodos;

Resultados e discussão.

A Comissão Científica dará prioridade às inscrições que incluam relatos completos de pesquisa ou estudos de caso completos. Relatos completos de pesquisa devem oferecer resultados já produzidos e incluir, no resumo, um sumário dos dados e uma descrição clara do método utilizado para a sua coleta e sistematização. 

Os painéis devem apresentar título, autores e afiliação institucional, objetivo(s), método, resultados, discussão/conclusão e referências bibliográficas. Relatos ou estudos de caso completos devem apresentar uma descrição clara da queixa ou situação‐problema identificados, dos procedimentos, técnicas e estratégias utilizados, bem como dos resultados obtidos, até então, na intervenção. Dados coletados por meio de observação sistemática e/ou instrumentos padronizados terão preferência. Os relatos podem se referir a trabalhos que façam parte de projetos institucionais, programas de intervenção ou estudos de caso, nas áreas de aplicação da clínica, educação, trabalho, saúde, esportes e outros. 

No caso de trabalhos de graduandos que foram orientados por professor/a, o nome deste/a deve constar entre os coautores. Os painéis serão apreciados por avaliador, não sendo necessária a apresentação. As avaliações servirão como base para a premiação dos painéis.

Os painéis podem ser a) Relatos de pesquisas empíricas concluídas ou em andamento com resultados preliminares (neste caso, o título deve indicar que são dados preliminares); b) Revisões de literatura: Sistemática, Integrativa, Metanálise ou c) Estudos de caso, com descrição clara do problema a ser solucionado, procedimentos ou estratégias de intervenção baseados na literatura, e evidências metodologicamente apropriadas de eficácia da intervenção.

Não serão aceitos para análise a) Projetos de pesquisa; b) Revisões bibliográficas sem descrição clara dos métodos de busca e seleção dos estudos, bem como análise crítica de resultados ou c) Relatos de experiência.

 

Apresentação Presencial de Painéis

O painel deve ser confeccionado somente após o aceite do trabalho. O painel deve ser impresso no tamanho 0,90m (largura) x 1,0m (altura) e deverá vir para o evento apoiado, na parte superior e na parte inferior, em suportes apropriados (canaletas e o fio para pendurar).

O título deve ser o mesmo do resumo do trabalho aceito para apresentação. No painel devem constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es), dados da pesquisa e agência financiadora, quando houver. Juntamente com o painel, o(s) autor(es) pode(m) trazer material impresso de divulgação do(s) trabalho(s) (folhetos, resumos do trabalho etc.), a ser disponibilizado aos interessados, no momento da exposição do trabalho.

Os painéis deverão ser fixados no dia e horário e local a serem estipulados pela Comissão Organizadora para o início da atividade e retirados pelo(s) autor(es) imediatamente após o término da sessão. Estarão disponíveis somente as estruturas (suportes), onde os painéis devem ser pendurados em local de acordo com os códigos informados na programação. É obrigatória a presença do apresentador no local da exposição durante todo o período da sessão de painéis.

Minicurso ou Oficina

Minicursos e Oficinas devem abordar os temas em nível avançado, oferecendo a pesquisadores e profissionais oportunidades para aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia. 

Minicursos podem ter caráter teórico, para apresentar o estado da arte do tema escolhido. As oficinas, por sua vez, devem possuir caráter teórico-prático, podendo ser realizadas em formatos variados, com interatividade entre os participantes. Ambos terão duração de até 3h.

Os minicursos ou oficinas deverão ser propostos por especialistas no tema. A Comissão Científica se reserva o direito a dar prioridade para minicursos e oficinas propostos por Mestres e Doutores.  

A proposta de minicurso e oficina deverá incluir a importância do tema no contexto atual da Análise do Comportamento e descrever a contribuição técnica e científica, bem como a justificativa para realizar a oficina/minicurso.

As vagas para participantes serão limitadas e haverá inscrição prévia para a atividade, em data a ser divulgada pela Comissão Organizadora.

Comunicação Oral

Consiste em relatos breves de investigações empíricas, conceituais, históricas ou metodológicas. Será dada prioridade aos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação, pesquisas de iniciação científica e de mestrado.

Os trabalhos podem ser propostos por estudantes de iniciação científica (em andamento ou finalizado) e/ou pós-graduandos/as.

No caso de trabalhos de graduandos/as que foram orientados por professor/a, o nome deste deve constar entre os coautores. Cada apresentação terá duração de 15 minutos. Os resumos de comunicação oral devem conter as seguintes informações, sem necessidade de identificar as seções no texto: introdução com objetivos; método, resultados e discussão. As sessões de comunicação oral serão organizadas pela Comissão Científica com base na temática e/ou palavras‐chave informadas, consistindo em uma sessão composta por três a cinco apresentações. Ao apresentar uma proposta de Comunicação Oral, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da possibilidade de presidir a sessão da qual participará, com a função de apresentar a sequência de trabalhos e gerenciar o tempo disponível para perguntas.

Caso não seja possível inserir um trabalho proposto na modalidade em uma sessão de comunicação oral, a Comissão Científica se reserva o direito de sugerir alteração no formato da apresentação para painel.

No caso de trabalhos de graduandos que foram orientados por um professor, o nome deste deve constar entre os coautores. Cada apresentação terá duração de 15 minutos. Os resumos de comunicação oral devem conter as seguintes informações, sem necessidade de identificar as seções no texto. As sessões de comunicação oral serão organizadas pela Comissão Científica com base na temática e/ou palavras‐chave informadas, consistindo em uma sessão composta por três a cinco apresentações.  Ao apresentar uma proposta de Comunicação Oral, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da possibilidade de presidir a sessão da qual participará, com a função de apresentar a sequência de trabalhos e gerenciar o tempo disponível para perguntas.

Caso não seja possível inserir um trabalho proposto na modalidade em uma sessão de comunicação oral, a Comissão Científica se reserva o direito de sugerir alteração no formato da apresentação para painel.

Mesa redonda

Mesas redondas são reuniões que contam com um apresentador que orienta a discussão em torno de um tema principal. Os integrantes da mesa têm tempo limitado para apresentar seus pontos de vista para o debate posterior. É comumente utilizada quando um tema ainda não está consolidado ou é passível de discussões e diferentes visões.

Deve envolver a apresentação de dados de pesquisas empíricas, conceituais, históricas ou metodológicas recentes, por participantes, preferencialmente (mas não obrigatoriamente), filiados/as a instituições distintas. Serão compostas por três exposições, de 25 minutos cada uma. Devem ser reservados 15 minutos, ao final, para o debate. As mesas deverão ter, ao todo, 90 minutos de duração. O/A proponente da Mesa atuará também como coordenador, que deverá moderar a sessão, estimular a discussão entre os apresentadores dos diferentes trabalhos e entre os membros da plateia, assim como realizar observações que ressaltem e integrem as contribuições de cada um dos expositores.

O/A proponente da Mesa Redonda deve ser Mestre ou Doutor(a).

A submissão deverá contar com um resumo de cada apresentação e um resumo geral, cuja elaboração é de responsabilidade do coordenador (totalizando, assim, quatro resumos). O resumo geral deverá apresentar a proposta da mesa, descrever as contribuições das apresentações individuais, assim como suas convergências e divergências, e discorrer sobre os principais aspectos a serem considerados para discussão a partir das apresentações individuais.

Solicitamos especial atenção ao preenchimento dos formulários porque dele depende o posterior contato com os participantes, a emissão correta de certificados, o planejamento do Programa Científico sem sobreposição de atividades para um mesmo apresentador, entre outros itens importantes da organização.

Ao submeter um resumo para análise, as/os proponentes concordam em apresentar seu trabalho presencialmente no dia, horário e local definido pela Comissão Organizadora do evento.

Brasília, 10 de maio de 2024.

Comissão Científica.

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