Psicoterapia para idoso

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2013), em 2030 teremos mais idosos no Brasil que crianças e adolescentes com até 14 anos de idade. Pensar o envelhecimento e suas demandas é atentar-se a um conjunto de fatores biológicos, sociais e familiares que afetam essa fase do ciclo vital. A lógica de mercado de trabalho, aposentadoria e perda de entes queridos, marcam negativamente o envelhecer em nossa cultura, com o idoso sendo muitas vezes privado de ser um ator ativo em sua própria rotina. O idoso tem a capacidade de conviver com ganhos e perdas concomitantes e, com o rápido envelhecimento populacional, tais experiências podem vir a tornarem-se corriqueiras. É necessário também considerar o declínio na cognição e da funcionalidade. Todas essas particulares exigem uma capacitação específica dos psicólogos disponíveis para realizar a psicoterapia com idosos de forma ética, gentil e competente. 
Referência: Medeiros, A. G. A. P. & Júnior, J. A. S. H. (2019). Terapia de aceitação e compromisso em idosos: revisão sistemática. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 15, 112-119.

psicólogos que atendem idosos

ANA FLÁVIA HOSKEN

Ana Flávia Castro Hosken

CRP: 09/16027

Psicóloga (UniCEUB), especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC) e formação em Psicopatologia Comportamental (IBAC). Atualmente cursando formação em Psicologia Hospitalar (Instituto Catavento) e formação em Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT (IBAC). Integra a equipe de monitores pedagógicos do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica (IBAC).

Público atendido: Adulto, Idoso.
Tipo de serviço: Psicoterapia.
Categoria: Particular 2.
Gabriel Campeão

Gabriel SantAnna Zakir Campeão

CRP: 06/144388

Psicólogo, Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC) com Formação em Psicopatologia Comportamental (IBAC).

Público atendido: Adulto, Idoso.
Tipo de serviço: Psicoterapia.
Categoria: Particular 1.
foto italo

Ítalo Siqueira de Castro Teixeira

CRP: 01/23640

Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC), Psicólogo pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Público atendido: Adulto, Idoso.
Tipo de serviço: Psicoterapia.
Categoria: Particular 3.
Marçal

João Vicente de Sousa Marçal

CRP: 01/5316

Doutor e mestre em Psicologia (UnB). Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Diretor, professor e supervisor dos cursos do IBAC. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental da USP, em Análise Comportamental Clínica da PUCPR e em Terapia Comportamental da FAESA/ES.

Público atendido: Adolescente, Adulto, Casal, Idoso.
Tipo de serviço: Psicoterapia.
Categoria: Particular 3.
Tatiana Beckmann

Tatiana Beckmann dos Reis

CRP: 18/05705

Pós-graduanda em Análise Comportamental Clínica (IBAC)

Público atendido: Adulto, Idoso.
Tipo de serviço: Psicoterapia.
Categoria: Particular 1.

Para mais informações e/ou esclarecimentos

entre em contato via:

coordenacaoclinica@ibac.com.br
ibac@ibac.com.br

+55 (61) 9 9276-8889
+55 (61) 3686-2006

Quadra 910 Sul – Mix Park Sul,
Bloco F, Salas 119 à 131,
1º Andar – Asa Sul, Brasília-DF

Nosso espaço

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!