IV Simpósio Internacional de Análise Comportamental Clínica

Evento encerrado!

Contagem para o início do evento

Dias
Horas
Minutos
Segundos
O evento começou!!

O IV Simpósio Internacional de Análise Comportamental Clínica (SIACC) é uma realização do IBAC – Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento. Este evento é uma oportunidade para promover a integração de profissionais e estudantes de psicologia e áreas afins do Brasil e exterior, tendo como referencial o trabalho clínico desenvolvido a partir da Análise do Comportamento. O SIACC conta com conferencistas internacionais e nacionais abordando temas atuais e relevantes em suas respectivas áreas, incluindo um momento de interação com os ouvintes a partir de suas perguntas e dúvidas. Todo o simpósio é realizado no modo on-line e com a opção de tradução simultânea para o português, no caso de palestras proferidas em outro idioma. Sua participação no evento ocorrerá a partir de uma plataforma de fácil acesso e com um sistema simples de inscrição. Todas as apresentações são realizadas em momento exclusivo (não há simultaneidade de palestras), ficando gravadas e disponíveis aos inscritos até 30 dias após o encerramento do evento ao vivo.

A primeira edição do SIACC ocorreu em 2021 e, a cada ano, cresceu em número de participantes e palestras internacionais. Ao longo das 3 edições contamos com 28 convidados internacionais, 52 convidados nacionais e 80h de evento com excelente avaliação pelos participantes, de diferentes cidades brasileiras e também do exterior.
Nesta quarta edição, a duração total será de 25 horas, com 8 convidados internacionais e 15 nacionais.

Será um prazer lhe receber!

Saiba como acessar o evento

O evento será realizado pelo zoom webnar, ou seja você precisa ter o zoom instalado no seu computador, ou o aplicativo em caso de mobile.

Para acessar o evento, basta entrar no site do Sympla, fazer login com a conta que realizou a compra do evento, acessa a sessão de ingressos, localizar o evento SIACC e clicar em acessar o evento.

Ficou com alguma dúvida? Assista o vídeo de instrução que nossa equipe preparou para você, se a dúvida persistir, entre em contato com nossa equipe.

Investimento

Aluno e ex-aluno do IBAC:*

Público externo:

O 1º lote será comercializado após o esgotamento do lote promocional ou na data definida acima, o que vier primeiro. 

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação ou Formação. São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação ou Formação.

Temas

Programação

Palestrantes internacionais confirmados

 

Armando Machado

Armando Machado

Doutor em Psicologia pela Duke University, EUA. Atualmente é professor catedrático no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal, e diretor do Programa Doutoral em Psicologia na mesma universidade. É membro do corpo editorial de periódicos referência em Psicologia Experimental e Cognição Animal.

Bernard_Guerin

Bernard Guerin

Bacharel com honra e doutor pela Universidade de Adelaide. Professor da Universidade do Sul da Australia Justiça & Sociedade. Autor do livro “Como Repensar o Comportamento Humano” entre outros. Sua pesquisa se concentra em: pesquisa comunitária com indigenas, refugiados e migrantes; Discriminação e preconceito em seu contexto social; O papel da linguagem no fazer das estratégias sociais; e adicionar o contexto social ao estudar estratégias cotidianas da vida social.

Chauncey Parker

Chauncey Parker

He is a certified trainer for FAP and has extensive training and experience with ACT.
His undergraduate degree was completed at University of Nevada-Reno. For two years he worked
in the research labs of Steve Hayes (ACT) and William Follette (FAP). His graduate work was at
the University of Washington with Bob Kohlenberg and Mavis Tsai and he has considerable
training in DBT and behavior therapy with Marsha Linehan. He is also a founding member of the
International Board for FAP Certification, Ethics, and Policy (FAPCEP).

José Ignacio Gaitan

José Ignacio Gaitan

Psicólogo pela Universidade de Guadalajara. Mestre em Psicoterapia pelo ITCC na Cidade do Mexico, Doutorando em Sistemas e Ambientes educativos na Universidade de Guadalajara. Diretor do Centro de Terapia Conductual de Occidente em Guadalajara, México. Coordenador do Núcleo Vida para a atenção ao risco de Suicidio do CEFI, coordenador do Núcleo CONTEXTUS e Coordenador da especialização em Terapias Comportamentais Contextuais Baseadas em procesos todo dentro do CEFI. Co-autor do livro “Duelo: Tratamiento basado en la terapia de Aceptación y Compromiso” e do livro “O processo psicológico do luto: teoría y pratica” assim como artigos e capítulos de livro sobre suicídio, posvenção e luto. Tem experiência clínica com pacientes em risco de suicídio, luto por suicídio, Depressão, Ansiedade e pacientes com dificuldades de regulação emocional.

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Professor associado na Westfield State University, EUA. Doutor em Psicologia pela Universidade da Flórida, EUA, e Mestre pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Tem pesquisado impulsividade na tomada de decisões e sua relação com tratamentos e recaídas..

Matthew R. Sanders

Matthew R. Sanders

Foundation Professor of Parenting Studies and Family Psychology in the Parenting and Family Support Centre in the School of Psychology at the University of Queensland. He is the founder of the internationally recognized Triple P-Positive Parenting Program. He is a fellow of the Academy of Social Sciences in Australia, Australian Psychological Society, New Zealand Psychological Society, the Australian Association of Cognitive Behaviour Therapy and the Academy of Experimental Criminology. He has been a consultant to the Council of Europe and WHO on Positive Parenting and is a former Queenslander of the Year. He was the foundation Chair of the Parenting and Family Research Alliance (PAFRA) and is the Convenor and Chair of the Steering Committee for the International Congress of Evidence-based Parenting Support in 2025.

Mavis-Tsai-

Mavis Tsai

Psicóloga clínica e pesquisadora sênior do Centro de Ciência da Conexão Social da Universidade de Washington. Co-criado, com Robert Kohlenberg, da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). Co-autora de cinco livros sobre FAP e mais de 75 artigos e capítulos de livros. Recebeu o prêmio Distinguished Psychologist Award da Washington State Psychological Association. Fundadora da organização sem fins lucrativos Awareness, Courage & Love Global Project.

Russell Kolts

Russell Kolts

Professor de psicologia na Eastern Washington University. Trainer internacional em terapia focada na compaixão (CFT). Coautor de artigos científicos sobre compaixão e CFT e em diversas áreas da psicologia. Autor de vários livros sobre terapia focada na compaixão e compaixão, incluindo CFT Made Simple, Experiencing Compassion Focused Therapy from the Inside Out (com Tobyn Bell, James Bennett-Levy e Chris Irons) e The Anger Workbook.

Sarah Cassidy

Sarah Cassidy

Membra do Conselho da Sociedade de Psicologia da Irlanda, co-fundadora e co-diretora da New England Center for OCD and Anxiety (NECOA), fundadora e diretora da Clínica Smithsfield, Chief Educaction Officer da RaiseYourIQ e professora de Psicologia da Maynooth University. Seu trabalha é focado na avaliação e tratamento de dificuldade de aprendizagem e emocionais/comportamentais com população clínica a partir da ACT e da Teoria das Molduras Relacionais.

Victor Hugo Fabris

Victor Fabris

Psicólogo Especialista Avançado em DBT (treinado por Marsha Linehan), Especialista em RO DBT e Especialista em Terapia de Casais e Família. Coordenador da equipe DBT e RO DBT do Centro Argentino de Terapias Contextuais (CATC) e coordenador do curso de pós-graduação DBT da Intercontext (Peru). Professor do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI – Porto Alegre, Brasil).

Palestrantes nacionais confirmados

Ana Katarine Santos

Ana Katarine Santos

Psicóloga Comportamental Contextual. Líder ACL e Treinadora Assistente de Líderes do Projeto Global ACL da Mavis Tsai, PhD. Trabalha com FAP, RFT, Terapia Feminista, Afirmativa e IBCT.

ANA PAULA SALVADOR

Ana Paula Viezzer Salvador

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação e Doutora em Educação pela UFPR. Professora associada da UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, sob enfoque da Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas educativas parentais, família, grupo de pais, relação pais-filhos, desenvolvimento de habilidades interpessoais e psicologia clínica. É uma das organizadoras do livro “Programa de Qualidade na Interação Familiar”.

Antônio Celso Goyos

Antônio Celso Goyos

Professor associado da UFSCar, onde atua desde 1979. Mestre em Applied Behavior Analysis pela Western Michigan University (EUA), Doutor pela USP, pós-doutorados na Bangor University (Reino Unido), University of Kansas, University of California, San Diego (EUA), professor convidado Trinity College Dublin (Irlanda), Universitá di Palermo (Itália), Universidad de Oviedo (Espanha), autor do software Mestre, do livro Ensino da Fala, e de dezenas de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Orientou mais de 50 dissertações de mestrado e 22 teses de doutorado e 10 estágios de pós-doutorado. Coordena o curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Linguagem pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar.

Cláudia Romano

Cláudia Romano

Co-fundadora e Co-Diretora do Grupo Gradual primeira clínica no Brasil especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); Experiência em Intervenções Comportamentais, Processos Inclusivos e Gestão na Gradual (Grupo de Intervenção Comportamental) desde 2001. Doutora em Psicologia Experimental (PUC/SP) e atua desde 2010 no ambulatório de autismo do Hospital das Clínicas de SP (PROTEA). Liderando a formação dos residentes em ABA e co-autora e supervisora da Pesquisa de Capacitação Parental Multicêntrica (TEAMM Unifesp + PROTEA USP) Membro da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC desde 2017 e do grupo de trabalho de autismo na ANPEPP desde 2020.

Curt-Hemanny

Curt Hemanny

Psicólogo Clínico; Formação em terapias comportamentais e cognitivas; Expertise em Terapia de Ativação Comportamental para depressão; Doutor e Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (UFBA).

Gabriel Sousa Andrade

Gabriel Sousa Andrade

Psicólogo graduado pela Unicentro e Mestre em Psicologia (linha de avaliação e reabilitação neuropsicológica) pela UFPR. Atua com avaliação neuropsicológica em espaço multidisciplinar (Incorporee Instituto de Saúde). Professor do programa de graduação em Psicologia do Centro Universitário Campo Real (Guarapuava, Paraná).

Gabriela Laureno

Gabriela Laureno

Possui graduação em Psicologia (2017) e especialização em Clínica Analítico-Comportamental (2019), ambas pela Universidade Positivo. É especialista em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) pelo CECONTE (2022). Desde 2017 atua em consultório particular atendendo adolescentes e adultos com base nas terapias comportamentais contextuais (FAP e ACT). Atualmente é coordenadora do Grupo de Interesse Especial em Psicoterapia Analítica Funcional (SIG FAP) da ACBS Brasil. Também é uma líder local do projeto global “Viva com Consciência, Coragem e Amor” de Mavis Tsai.

João Martins

João Martins

Psicólogo clínico, Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento (UFPB). Tem Formação em Mindfulness, Psicoterapia Baseada em Evidências e Terapias Comportamentais Contextuais.

Marçal

João Vicente Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Presidente (gestão 2019-2020) e vice-presidente (gestão 2006-2007) da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

Larissa Salustiano

Larissa Salustiano

Psicóloga Especialista em Neuropsicologia pelo CFP. Doutoranda e Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Neuropsicóloga Clínica. Supervisora Clínica nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Professora nos cursos de Saúde e Educação.

Leila Bagaiolo

Leila Bagaiolo

Co-fundadora e Co-Diretora do Grupo Gradual primeira clínica no Brasil especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) com a dissertação “Fading e exclusão: aquisição de discriminações condicionais e formação de classes de estímulos equivalentes”; Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2009) com a tese “Padrões de aquisição de discriminação condicional durante a emergência do controle por unidades verbais mínimas na leitura em crianças com autismo e desenvolvimento atípico”. Membro da Comissão de Desenvolvimento Atípico da ABPMC desde 2017 e do grupo de trabalho de autismo na ANPEPP desde 2020.

Marcela Rodrigues

Marcela Abreu Rodrigues

Psicóloga, Doutora em processos de desenvolvimento humano e saúde pela Unb. Experiência de 13 anos de docência nos cursos de Psicologia, Nutrição e medicina. Psicóloga da rede de Diagnósticos da América S.A. (DASA). Formação em obesidade pela Harvard Blackburn Course in obesity medicine (2019/2023). Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Morgana Queiroz

Morgana Queiroz

Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Neurociências. Atualmente é professora no departamento de Psicologia da Pontifica Universidade Católica (PUC Minas) e pós-doutoranda em Psicologia Cognição e Comportamento, pela UFMG.

Talitta Muniz Saboya

Talitta Muniz Saboya

Mestre em Psicologia pela UFC (2013). Graduada em Psicologia (2007) pela mesma instituição com MBA em Gestão de pessoas pela FGV (2012), especialização em Psicodiagnóstico pela Unichristus (2015) e Neuropsicologia (2022). Formação em Terapia Comportamental (CEMP), Arteterapia (IEMB) e Terapia EMDR (Espaço da Mente). Possui experiências na área da educação, clínica e organizacional, atuando com gestão de pessoas, consultoria em RH e avaliação psicológica em seleção; no âmbtio educaional desenvolveu atividades no núcleo de apoio e atendimento psicopedagógico, coordenação de curso de graduaçao em Psicologia em processo de autorização do MEC, participação em visitas de reconhecimento de curso e CPA – Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário Estácio do Ceará; e no contexto clínico atua com psicoterapia e avaliação psicológica e neuropsicológica. Leciona como professora em cursos de formação, graduação e pós-graduação na área da Psicologia e Gestão desde 2008.

Zilda Del Prette

Zilda A. P/ Del Prette

Psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia. Foi pesquisadora nível Pq-IA do CNPq por mais de 20 anos, é Professora Titular Voluntária da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Com Almir Del Prette, foi fundadora e coordenadora do GT sobre Habilidades Sociais na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordena o Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS).

Comissão organizadora

Organizadores

Colaboradores

Equipe

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!