III Simpósio Internacional de Análise Comportamental Clínica

Evento encerrado!

Contagem para o início do evento

Dias
Horas
Minutos
Segundos
O evento começou!!

O III Simpósio Internacional de Análise Comportamental Clínica – SIACC é uma realização do IBAC – Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento. Este evento é uma oportunidade para promover a integração de profissionais e estudantes de psicologia do Brasil e exterior, tendo como referencial o trabalho clínico desenvolvido a partir da análise do comportamento. O SIACC conta com conferencistas internacionais e nacionais abordando temas atuais e relevantes em suas respectivas áreas, incluindo um momento de interação com os ouvintes a partir de suas perguntas e dúvidas. Todo o simpósio é realizado no modo on-line e com a opção de tradução simultânea para o português, no caso de palestras proferidas em outro idioma. Sua participação no evento ocorrerá a partir de uma plataforma de fácil acesso e com um sistema simples de inscrição. Todas as apresentações são realizadas em momento exclusivo (não há simultaneidade de palestras), ficando gravadas e disponíveis aos inscritos até 30 dias após o encerramento.
A primeira edição do SIACC ocorreu em outubro de 2021 e contou com a participação de 9 palestrantes internacionais, 18 palestrantes nacionais e 900 inscritos. O evento durou 20 horas e teve uma excelente avaliação pelos participantes, de diferentes cidades brasileiras e também do exterior. A segunda edição do SIACC ocorreu em abril de 2022, a duração foi maior (30 horas) e contou com a participação de 12 palestrantes internacionais, 18 palestrantes nacionais e pouco mais de 900 inscritos.

Será um prazer recebê-la(o) neste evento!

Saiba como acessar o evento

O evento será realizado pelo zoom webnar, ou seja você precisa ter o zoom instalado no seu computador, ou o aplicativo em caso de mobile.

Para acessar o evento, basta entrar no site do Sympla, fazer login com a conta que realizou a compra do evento, acessa a sessão de ingressos, localizar o evento SIACC e clicar em acessar o evento.

Ficou com alguma dúvida? Assista o vídeo de instrução que nossa equipe preparou para você, se a dúvida persistir, entre em contato com nossa equipe.

Investimento

Aluno e ex aluno do IBAC:*

Público externo:

O 1º lote será comercializado após o esgotamento do lote promocional ou na data definida acima, o que vier primeiro. 

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação ou Formação. São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação ou Formação.

Para inscrições internacionais, utilize o botão abaixo para realizar a compra via PayPal.

Após a compra entre em contato com nossa equipe através do e-mail informatica@ibac.com.br

Obs.: O evento terá a tradução apenas de inglês para o português Brasil (pt-BR).

Temas

Programação

Palestrantes internacionais confirmados

Carl Lejuez

Carl Lejuez

É Doutor em Psicologia pela West Virginia University, EUA. Atualmente é Vice Presidente Executivo, Reitor da Stony Brook University, EUA, além de Professor do Departamento de Psicologia. É um dos principais pesquisadores mundiais sobre Ativação Comportamental, tendo desenvolvido o manual de Ativação Comportamental Breve para Depressão e o manual para população Latina nos Estados Unidos.

Christopher Martell

Christopher Martell

É Doutor em Psicologia pela Hofstra University, EUA. Atualmente é Diretor do Centro de Serviços Psicológicos e Docente na University of Massachussets Amherst, EUA. É psicólogo atuante na clínica particular e escreve e palestra sobre Ativação Comportamental para Depressão, sendo uma das maiores autoridades mundiais sobre o tema.

Gabrielle Svanberg

Gabrielle Svanberg

Psicóloga licenciada especializada em neuropsicologia. Ela trabalha na área há 25 anos e em 2017 publicou o artigo “Terapia de aceitação e compromisso para clientes institucionalizados por transtorno grave por uso de substâncias: um estudo piloto”. Desde então ela tem trabalhado com ACT em diferentes contextos.

Juan Pablo Coletti

Juan Pablo Coletti

Licenciado em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Trainer certificado em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) pela Universidade de Washington
Diretor na Fundação Centro de Terapias Contextuais (CATC).

Louise McHugh

Louise McHugh

Completou seu Doutorado na Nacional University of Irlanda Maynooth em 2004. Tornou-se professora na Swansea University (Reino Unido) de 2004 a 2011. Trabalha na University College Dublin em 2012, onde atualmente é professora associada. Sua pesquisa é na área de Ciência Comportamental Contextual e é associada à ACBS. Diretora acadêmica de um mestrado em Mindfulness Based Interventions e Global Engagement Office da Escola de Psicologia. ACT Trainer, pesquisadora em RFT, tem publicado extensivamente artigos, capítulos e livros na área.

Mavis-Tsai-

Mavis Tsai

Psicóloga clínica e pesquisadora sênior do Centro de Ciência da Conexão Social da Universidade de Washington. Co-criado, com Robert Kohlenberg, da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). Co-autora de cinco livros sobre FAP e mais de 75 artigos e capítulos de livros. Recebeu o prêmio Distinguished Psychologist Award da Washington State Psychological Association. Fundadora da organização sem fins lucrativos Awareness, Courage & Love Global Project.

Peter Sturmey

Peter Sturmey

PhD, é Professor de Psicologia na graduação e programa de doutorado da City University of New York (CUNY), EUA, e professor na University College, Inglaterra. É Doutor em Psicologia pela Universidade de Liverpool, onde teve treinamento em Psicologia Clínica. É autor de mais de 100 artigos, principalmente na área de avaliação e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras Neurodivergências. Também trabalha com treinamento em análise funcional e formulação de casos, publicando os livros Análise Funcional na Psicologia Clínica (1996) e Intervenção e Formulação Comportamental de Casos: Uma abordagem Analítico-Comportamental (2008).

Palestrantes nacionais confirmados

Akin

Akin Sá

Jovem preto, trans não-binário, autista, TDAH e com AH/SD. Ele é estudante de Farmácia na UFPR e desde 2019 trabalha no ativismo da causa das pessoas com deficiência em sua página intitulada “Hey Autista”

Beatriz Varzolla

Beatriz Varzolla

Fonoaudióloga graduada pela Unifesp. Especialista em Linguagem pelo CFFa. Mestre e Doutoranda em Saúde Coletiva pela USP. Experiência profissional em contexto clínico e educacional com crianças, adolescentes e adultos autistas.

Cristiano Oliveir

Cristiano de Oliveira

Autista, fonoaudiólogo pela Universidade Federal de São Paulo, pós-graduado em audiologia clínica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. MBA em Finanças e Controladoria pela USP (cursando).

Fátima Conte

Fátima Conte

Graduada em Psicologia, Analista do Comportamento, psicoterapeuta desde 1979, junto a crianças, adolescentes e adultos. Mestrado em Psicologia (PUC-Campinas) e Doutorado em Psicologia Clínica (USP). Especialização em Programação de Condições de Ensino (UFSCar). Professora Associada aposentada (UEL). Atua no Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental (CINP) e coordena o curso de Formação e Especialização em Terapias Contextuais no Instituto Continuum. Acreditação Honorária e Vitalícia pela ABPMC.

Felipe Corchs

Felipe Corchs

Prof. colaborador e Médico Psiquiatra do Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP onde coordena o programa de terapia analítico comportamental e ambulatório de trauma, orientador de mestrado e doutorado pelo programa de neurociências e comportamento da USP, professor do mestrado profissional e qualificação em clínica analítico-comportamental do Centro Paradigma de análise do comportamento. Tem interesse nas áreas de interface entre a psicologia e as neurociências, especialmente relacionadas a contingências aversivas.

Helen Abdom

Helen Abdom Gomes

Bióloga, Pedagoga, Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, atua como Analista de Projetos e pesquisadora na área da educação, mais especificamente com infância e natureza. É uma mulher neurodivergente e com múltiplas excepcionalidades.

Jaide Regra

Jaíde Regra

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( 1968). Curso de Formação de Psicólogos ( 1969). Mestrado em Psicologia ( Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo – USP em 2003. Doutorado em Psicologia ( Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 2003. Tem experiência em Clínica Infantil e de Adolescentes. Desenvolveu trabalhos de aprendizagem acadêmica e desenvolvimento de hábitos de estudo, com crianças e adolescentes. Faz treinamento parental. Tem experiência em análise do comportamento para aplicação Clínica e Escola. Atua em consultório em São Paulo em atendimento infantil e de adolescentes e Orientação de Pais .

Juliana Maria Santos Rodrigues

Juliana Rodrigues

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência pela FAMAQUI e em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Possui formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CPAF-Rio. Graduada e licenciada em Psicologia pela UFRJ. Atua como psicóloga clínica desde 2007. Professora horista de pós-graduação no curso de Especialização em TCC da Infância e Adolescência no CCE PUC-Rio.

Katie

Katie Almondes

Professora Associada do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenadora do Ambulatório de Sono e o Ambulatório de Narcolepsia e Apneia do Sono Infantil. Preceptora da residência de psiquiatria na área de sono na UFRN. Mestrado e Doutorado em Psicobiologia. Pós-Doutorado em Medicina Molecular (UFMG) e Pós-Doutorado em Personalidad, Evaluación y Tratamiento Psicológico (Universidade de Salamanca, Espanha).

Liana Rosa Elias

Liana Rosa

Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza. Formação em Terapia Comportamental. Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus e pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Ciências Médicas na Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Laboratório Integrado de Neurociências e Comportamento. Trabalha com neuropsicologia, cognição social e teoria das molduras relacionais, práticas baseadas em evidências, análise do comportamento e ciência comportamental contextual.

Luiz Antônio Bernardes

Luiz Bernardes

Especialista em Economia Comportamental pela ESPM. Mestre em Psicologia Experimental pela PUC-SP. Pós-graduação em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP. Graduado e licenciado em Psicologia pela UFSJ. Atua como psicólogo clínico desde 2002. Foi professor da graduação em Psicologia da PUCMG e do Centro Universitário UNA/MG. Professor de de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação inclusiva e Especial (IBEC) e Terapia Cognitivo-comportamental (UNISAL, PUCMG, FEPI e UNIFENAS) e de Análise do Comportamento (UNIPAC).

Mara Lins

Mara Lins

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia Social. Especialista em Terapia de Casal e Família. Primeira terapeuta da América Latina com treinamento completo em Integrative Behavioral Couple Therapy (IBCT) com os criadores do modelo. Docente e Supervisora de cursos de pós-graduação. Diretora da FACEFI (Faculdade do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo). Membro da ACBS (Association for Contextual Behavioral Science) e Ex-Presidente da ACBS-Brasil. Membro da equipe CEFI Contextus. Tradutora de livros e autora de capítulos de livros sobre a IBCT. Formação nas Terapias Comportamentais Contextuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Comportamental Integrativa de Casal (IBCT), Terapia Comportamental Dialética e Terapia de Aceitação e Compromisso. Supervisora Certificada IBCT.

Mônica

Monica Valentim

Graduada em Psicologia (UNESP – Bauru/96), mestre em Psicologia Experimental (USP – 2001) e doutora pela faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP – 2006). Possui 19 anos de experiência no ensino de análise do comportamento e supervisão clínica analítico-comportamental, em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes estados do país, incluindo UNESP, Universidade do Sagrado Coração, Laureate/IBMR, Centro Paradigma, INTCC e IPOG. Participa continuamente de treinamentos em terapias comportamentais contextuais (especialmente em Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT e Psicoterapia Analítica Funcional – FAP) e em Teoria das Molduras Relacionais (RFT) com os desenvolvedores dos modelos. Ex-presidente da Association for Contextual Behavioral Science – Brazil Chapter (2018) e membro consultivo da atual gestão da ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (2018-2019).

Oswaldo

Oswaldo Rodrigues

Psicólogo e psicoterapeuta sexual desde 1984. Atua no Instituto Paulista de Sexualidade, o qual fundou e dirige. Mestre em Psicologia Social (PUC-SP). Coordena pesquisas no GEPIPS – Grupo de Estudos e Pesquisas do InPaSex. Co-coordenador do CEPES – Curso de Especialização em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade (Instituto Paulista de Sexualidade) e do Curso de Especialização em Sexologia Aplicada. Editor Chefe da Revista Terapia Sexual. Secretario General de ALAMOC – Asociación Latinoamericana de Análisis y Modificación del Comportamiento y terapia Cognitivo-Conductual (2021-2023). Autor de 68 livros sobre psicologia e sexualidade (19 em espanhol).

Rafaela Fontes

Rafaela Fontes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Fez Mestrado e Doutorado em Ciências do Comportamento na Universidade de Brasília sob orientação do Prof. João Cláudio Todorov. Durante o doutorado realizou estágio doutoral na Utah State University (2016/2017) como bolsista Capes/Fulbright. Finalizando segundo doutorado em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento na Utah State University. Trabalha com pesquisa básica e experimentação com animais não-humanos. Foco de pesquisa: modelos experimentais de recaída, modelos quantitativos de escolha e punição.

Rayana

Rayana Brito

Psicóloga Clínica de adultos, casais, famílias e faz acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Instrutora de Mindfulness Funcional. Mestre em Psicologia com ênfase em Educação pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Formada em Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness Funcional. Professora e Supervisora Clínica no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Colunista no Portal Comporte-se. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e da Sociedade Brasileira de de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Sirlene Souza

Sirlene Souza

Psicóloga clínica e palestrante na área educacional e social sobre as temáticas de raça, gênero e classe. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo Ceconte e Especialista em Políticas educacionais e Educação Democrática pelo Unicesumar. Pós-graduanda em Práticas Inovadoras na Educação pelo Centro Universitário Integrado e em Formação em Terapia de Ativação Comportamental pelo IBAC. Coordenadora do Grupo de Interesses Especiais (SIG) ENEGRECENDO da ACBS Brasil.

Stelios

Stélios Sdoukos

Mestre em Análise do Comportamento (UEL) e Psicólogo (UFPR), com Formação em Terapia Comportamental e Cognitiva pelo CETECC (Curitiba). Atuou como docente do ensino superior, foi Orientador Fiscal na Subsede de Londrina do Conselho Regional de Psicologia do Paraná e foi membro colaborador do XIII Plenário do CRP-PR (2016-2019), nas funções de Coordenador da Comissão Gestora da Subsede de Londrina e Colaborador da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). É membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e compõe a Diretoria Executiva (2020-2021) da Associação Brasileira para a Ciência Comportamental Contextual (ACBS Brasil), na função de Tesoureiro. É Responsável Técnico da Operantis – Psicologia e Análise do Comportamento (CRP-08-PJ/01300). Atualmente realiza atendimento clínico com enfoque em adultos e casais na perspectiva das terapias comportamentais contextuais, e trabalha com ensino de Terapia Comportamental Integrativa de Casal (Integrative Behavioral Couple Therapy – IBCT) em cursos de pós-graduação.

Sirlene Souza

Sirlene Souza

Psicóloga clínica e palestrante na área educacional e social sobre as temáticas de raça, gênero e classe. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Desenvolvimento na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Especialista em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo Ceconte e Especialista em Políticas educacionais e Educação Democrática pelo Unicesumar. Pós-graduanda em Práticas Inovadoras na Educação pelo Centro Universitário Integrado e em Formação em Terapia de Ativação Comportamental pelo IBAC. Coordenadora do Grupo de Interesses Especiais (SIG) ENEGRECENDO da ACBS Brasil.

Tauane Gehm

Tauane Gehm

Psicóloga, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo. Desde a graduação, tem se dedicado ao estudo do desenvolvimento psicológico a partir da visão analítico-comportamental, tendo realizado pesquisas e publicações na área. Já foi consultora da ONU em saúde mental infanto-juvenil e colaboradora do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Também ministrou aulas em cursos de graduação e em especializações. Atualmente, se dedica à psicologia clínica, atendendo em consultório.

Comissão organizadora

Organizadores

Colaboradores

Equipe

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!