Neuropsicologia

A neuropsicologia é uma ciência nova de interface entre a psicologia e a neurologia, a qual estuda a relação do cérebro com o comportamento.

Avaliação Neuropsicológica Particular

O que é a Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é um processo especializado que busca entender o funcionamento do cérebro e como ele influencia o comportamento, as emoções e as habilidades cognitivas. Por meio de testes padronizados e entrevistas, o neuropsicólogo avalia funções como memória, atenção, linguagem, raciocínio, habilidades motoras e emocionais.

Esse tipo de avaliação é indicado para pessoas de todas as idades e pode ser fundamental em diversas situações, como:

  • Investigar dificuldades de aprendizado, concentração ou Altas Habilidades;
  • Diagnosticar condições como TDAH, autismo, transtornos de memória, ansiedade personalidade, afetivo;
  • Acompanhar o impacto de doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia ou AVC;
  • Avaliar o desenvolvimento infantil ou mudanças cognitivas em adultos e idosos.

Como funciona?

A avaliação é realizada em etapas e inclui:

  1. Entrevista inicial: para entender as queixas e o histórico do paciente.
  2. Aplicação de testes: atividades práticas e questionários que avaliam diferentes aspectos cognitivos e emocionais.
  3. Devolutiva: entrega de um relatório detalhado com os resultados, orientações e, se necessário, encaminhamentos.

Avaliação Neuropsicológica Particular

A avaliação neuropsicológica é um processo especializado que tem como objetivo compreender o funcionamento do cérebro e sua influência sobre o comportamento, as emoções e as habilidades cognitivas. Por meio de entrevistas e testes padronizados, o neuropsicólogo investiga funções como memória, atenção, linguagem, raciocínio, além de aspectos motores e emocionais.

Indicada para pessoas de todas as idades, a avaliação neuropsicológica é fundamental para esclarecer diversas demandas, como:

  • Dificuldades de aprendizagem, concentração ou Altas Habilidades;
  • Diagnóstico de condições como TDAH, Autismo, Transtornos de Memória, Ansiedade e Transtornos de Personalidade;
  • Monitoramento dos efeitos de doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia ou AVC;
  • Avaliação do desenvolvimento infantil ou de mudanças cognitivas em adultos e idosos.

O processo ocorre ao longo de 6 a 9 sessões semanais, com duração média de 50 minutos cada. Ao final, é realizada a sessão de devolutiva, na qual é entregue um laudo detalhado contendo os resultados da avaliação, orientações e encaminhamentos necessários — todos voltados à promoção de saúde, bem-estar e autonomia do indivíduo.

Orientações para avaliação online

Computador ou notebook

Use um equipamento que contenha teclado, mouse e uma boa conexão com internet.

Navegador

É muito importante que a pessoa tenha conhecimentos básicos sobre como usar um navegador (ex.: chrome, firefox ou safari).

Local silencioso e privado

Esteja em um local silencioso e com privacidade para manter o sigilo profissional-cliente.

Chamada de vídeo

Dê preferência por um ambiente bem iluminado, prepare a câmera e microfone.

Avaliação para crianças

A avaliação neuropsicológica reconhece que as dificuldades apresentadas pela criança podem estar relacionadas a múltiplos fatores, incluindo desafios no ambiente escolar, dinâmicas familiares, interações sociais...

Avaliação para adolescentes

O adolescente pode enfrentar muitos desafios em seu desenvolvimento, manifestados através de dificuldades acadêmicas, variações emocionais ou comportamentos desadaptativos, que podem estar relacionados a fatores biológicos...

TERAPIA-ADULTO

Avaliação para adultos

A Avaliação Neuropsicológica para adultos investiga habilidades cognitivas (memória, atenção, funções executivas) e comportamentais, identificando impactos de condições neurológicas, psicológicas ou do envelhecimento...

Avaliação para idosos

A avaliação neuropsicológica no idoso diferencia alterações normais do envelhecimento de condições como demências, depressão ou outras patologias neurodegenerativas, além de investigar transtornos do neurodesenvolvimento...

Coordenador(a) Clínica

Nataly Padilha

Nataly Padilha Rodrigues

CRP: 01/25071
Psicóloga, Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica Comportamental (IBAC), Pós-graduada em Psicologia Escolar e Educacional (FAVENI)…

Corpo clínico

Neuropsicólogos que realizam a avaliação de crianças:
Neuropsicólogos que realizam a avaliação de adolescentes:
Neuropsicólogos que realizam a avaliação de adultos:
Neuropsicólogos que realizam a avaliação de idosos:

Para mais informações e/ou esclarecimentos

entre em contato via:

clinicaneuro@ibac.com.br
ibac@ibac.com.br

+55 (61) 9 9276-8889
+55 (61) 3686-2006

Quadra 910 Sul – Mix Park Sul,
Bloco F, Salas 119 à 131,
1º Andar – Asa Sul, Brasília-DF

Nosso espaço

Atendimento via WhatsApp

Avaliação Neuropsicológica Infantil e de Adolescentes

O que é uma avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica (AN) é uma avaliação sistemática das relações entre cérebro e comportamento. A avaliação neuropsicológica não se limita somente à aplicação de testes, tampouco considera apenas resultados quantitativos, ela depende, sobretudo, da capacidade do examinador de avaliar correlações entre estruturas cerebrais e suas funções. É considerada útil para diagnósticos, prognósticos, plano terapêutico, auxílio ao planejamento de reabilitação cognitiva, e identificação de déficits e potencialidades do funcionamento cognitivo e/ou comportamental.

Quais as especificidades da avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes?

A avaliação neuropsicológica destinada ao público infantil e dos adolescentes inicia-se com uma entrevista semiestruturada, com objetivo de se obter informações sobre a história de vida, fazer levantamentos específicos, compreender o contexto em que a avaliação neuropsicológica foi solicitada, identificar a presença ou ausência de transtornos relacionados ao desenvolvimento, avaliações escolares, registros médicos e de outros profissionais, e verificar dificuldades nos domínios cognitivos ou qualquer lacuna na aquisição de habilidades relevantes. O neuropsicólogo irá analisar particularidades tanto da capacidade cognitiva quanto dos fatores emocionais e comportamentais.

Qual o objetivo da avaliação neuropsicológica? A avaliação neuropsicológica permite mapear sistematicamente domínios cognitivos e comportamentais como: capacidade intelectiva, memória, atenção, funções executivas, linguagem, percepção, raciocínio, humor, personalidade e habilidades sociais. No processo da avaliação neuropsicológica também é possível enfocar como esses domínios se relacionam entre si e interferem no comportamento cotidiano. Além disso, as informações obtidas propiciam uma explanação global dos domínios cognitivos e embasar recomendações, exclusivas e adequadas às necessidades dos perfis avaliados.

Quando se deve buscar avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é indicada quando há suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou de aprendizagem. Os comprometimentos cognitivo-comportamentais podem estar relacionados às dificuldades de concentração, déficit de atenção, frequentes esquecimentos, distração, lentificação ou agitação motora, e atraso em processos específicos: como raciocínio matemático, leitura, aprendizagem, memória, linguagem, habilidades sociais, dentre outros. Hipóteses como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Transtorno de Aprendizagem, Deficiência Intelectual, ou outros comprometimentos cognitivos ou comportamentais de possível origem biológica como nos casos de epilepsia, tumores no sistema nervoso central, tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia com ação no sistema nervoso entre outros.

    • Público: a partir dos 6 até os 16 anos e 11 meses;
    • Duração de cada sessão: em média, 50 a 60 minutos;
    • Quantidade de sessões: média de 6 a 8 sessões (caso haja necessidade de mais sessões, haverá custos adicionais);
    •  Etapas da avaliação neuropsicológica:
      1. Entrevista com os responsáveis e profissionais envolvidos no caso (consiste na aplicação de questionários e investigação da vida pregressa), quando criança ou adolescente;
      2. Aplicação dos testes (de uso exclusivo aos psicólogos e para a avaliação neuropsicológica) e/ou tarefa incluídos na avaliação neuropsicológica;
      3. Observação e avaliação comportamental do avaliado;
      4. Ao final da avaliação neuropsicológica, será realizada uma sessão de devolutiva e entrega do laudo neuropsicológico aos responsáveis.

Data: 14/10/2021 – Débora Luciana da Silva Oliveira.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE ADULTOS E IDOSOS

A neuropsicologia é uma disciplina de interface entre psicologia, neurologia e neurociências, que estuda a relação do cérebro com o comportamento. Seu principal objetivo é de registrar e avaliar as relações entre o cérebro e o comportamento do indivíduo no seu funcionamento cotidiano.

A avaliação neuropsicológica é um exame para análise de prejuízos e potenciais no uso dos domínios cognitivos (atenção, memória, linguagem, percepção, raciocínio lógico, capacidade intelectiva, funções executivas e habilidades de leitura e matemática, por exemplo) bem como aspectos psicossociais e desempenho acadêmico.

Ao final da avaliação neuropsicológica, o psicólogo produz um laudo neuropsicológico com a interpretação dos resultados quantitativos e qualitativos, bem como com a indicação de correlações entre a estrutura cerebral e suas funções. Os resultados da avaliação envolvem informações de aspectos globais e deficitário do funcionamento cognitivo, comparado com o público de mesma idade, sexo e escolaridade. Eles podem contribuir para diagnósticos diferenciais em várias demandas, como acadêmicas, relacionais, forenses, afetivo-emocionais, de trabalho, pré e pós-operatório. A avaliação neuropsicológica pode fornecer informações importantes também para planejamento de reabilitação após traumatismos cranianos, AVC’s e AVE’s, transtornos demenciais, entre outras morbidades que afetam o sistema nervoso.

  • Público: A partir dos 17 anos. 
  • Duração de cada sessão: em média, 50 a 60 minutos;
  • Quantidade de sessões: média de 6 a 8 sessões (caso haja necessidade de mais sessões, haverá custos adicionais);
  •  Etapas da avaliação neuropsicológica:

  1. Entrevista, com o paciente e/ou ou representante legal (nos casos previstos em lei). Consiste em uma entrevista semiestruturada com o objetivo de realizar investigação da vida pregressa, bem como, queixas atuais e motivo da busca pela realização da avaliação neuropsicológica);
  2. Aplicação dos testes (de uso exclusivo aos psicólogos e para a avaliação neuropsicológica) e/ou tarefa incluídos na avaliação neuropsicológica;
  3. Observação e avaliação comportamental do avaliado;
  4. Ao final da avaliação neuropsicológica, será realizada entrevista devolutiva e entrega do laudo neuropsicológico ao paciente ou representante legal (nos casos previstos em lei).

 

DATA: 24/02/21 – Redatores: Rejane, Débora, Maria da Consolação e Rafael.

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!