A avaliação neuropsicológica é um processo especializado que busca entender o funcionamento do cérebro e como ele influencia o comportamento, as emoções e as habilidades cognitivas. Por meio de testes padronizados e entrevistas, o neuropsicólogo avalia funções como memória, atenção, linguagem, raciocínio, habilidades motoras e emocionais.
Esse tipo de avaliação é indicado para pessoas de todas as idades e pode ser fundamental em diversas situações, como:
A avaliação é realizada em etapas e inclui:
Copyright © 2024 IBAC Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, Todos os direitos reservados.
Escaneie o QR Code e continue pelo seu celular
Nosso WhatsApp
(61) 3686-2006
Ou continue pelo computador
Iniciar Conversa❖ O que é uma avaliação neuropsicológica?
❖ A avaliação neuropsicológica (AN) é uma avaliação sistemática das relações entre cérebro e comportamento. A avaliação neuropsicológica não se limita somente à aplicação de testes, tampouco considera apenas resultados quantitativos, ela depende, sobretudo, da capacidade do examinador de avaliar correlações entre estruturas cerebrais e suas funções. É considerada útil para diagnósticos, prognósticos, plano terapêutico, auxílio ao planejamento de reabilitação cognitiva, e identificação de déficits e potencialidades do funcionamento cognitivo e/ou comportamental.
❖ Quais as especificidades da avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes?
❖ A avaliação neuropsicológica destinada ao público infantil e dos adolescentes inicia-se com uma entrevista semiestruturada, com objetivo de se obter informações sobre a história de vida, fazer levantamentos específicos, compreender o contexto em que a avaliação neuropsicológica foi solicitada, identificar a presença ou ausência de transtornos relacionados ao desenvolvimento, avaliações escolares, registros médicos e de outros profissionais, e verificar dificuldades nos domínios cognitivos ou qualquer lacuna na aquisição de habilidades relevantes. O neuropsicólogo irá analisar particularidades tanto da capacidade cognitiva quanto dos fatores emocionais e comportamentais.
❖ Qual o objetivo da avaliação neuropsicológica? A avaliação neuropsicológica permite mapear sistematicamente domínios cognitivos e comportamentais como: capacidade intelectiva, memória, atenção, funções executivas, linguagem, percepção, raciocínio, humor, personalidade e habilidades sociais. No processo da avaliação neuropsicológica também é possível enfocar como esses domínios se relacionam entre si e interferem no comportamento cotidiano. Além disso, as informações obtidas propiciam uma explanação global dos domínios cognitivos e embasar recomendações, exclusivas e adequadas às necessidades dos perfis avaliados.
❖ Quando se deve buscar avaliação neuropsicológica?
❖ A avaliação neuropsicológica é indicada quando há suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou de aprendizagem. Os comprometimentos cognitivo-comportamentais podem estar relacionados às dificuldades de concentração, déficit de atenção, frequentes esquecimentos, distração, lentificação ou agitação motora, e atraso em processos específicos: como raciocínio matemático, leitura, aprendizagem, memória, linguagem, habilidades sociais, dentre outros. Hipóteses como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Transtorno de Aprendizagem, Deficiência Intelectual, ou outros comprometimentos cognitivos ou comportamentais de possível origem biológica como nos casos de epilepsia, tumores no sistema nervoso central, tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia com ação no sistema nervoso entre outros.
Data: 14/10/2021 – Débora Luciana da Silva Oliveira.
A neuropsicologia é uma disciplina de interface entre psicologia, neurologia e neurociências, que estuda a relação do cérebro com o comportamento. Seu principal objetivo é de registrar e avaliar as relações entre o cérebro e o comportamento do indivíduo no seu funcionamento cotidiano.
A avaliação neuropsicológica é um exame para análise de prejuízos e potenciais no uso dos domínios cognitivos (atenção, memória, linguagem, percepção, raciocínio lógico, capacidade intelectiva, funções executivas e habilidades de leitura e matemática, por exemplo) bem como aspectos psicossociais e desempenho acadêmico.
Ao final da avaliação neuropsicológica, o psicólogo produz um laudo neuropsicológico com a interpretação dos resultados quantitativos e qualitativos, bem como com a indicação de correlações entre a estrutura cerebral e suas funções. Os resultados da avaliação envolvem informações de aspectos globais e deficitário do funcionamento cognitivo, comparado com o público de mesma idade, sexo e escolaridade. Eles podem contribuir para diagnósticos diferenciais em várias demandas, como acadêmicas, relacionais, forenses, afetivo-emocionais, de trabalho, pré e pós-operatório. A avaliação neuropsicológica pode fornecer informações importantes também para planejamento de reabilitação após traumatismos cranianos, AVC’s e AVE’s, transtornos demenciais, entre outras morbidades que afetam o sistema nervoso.
Etapas da avaliação neuropsicológica:
DATA: 24/02/21 – Redatores: Rejane, Débora, Maria da Consolação e Rafael.