Avaliação Neuropsicológica Particular

A neuropsicologia é uma ciência nova de interface entre a psicologia e a neurologia, a qual estuda a relação do cérebro com o comportamento. Essa ciência tem promovido a descoberta de resultados surpreendentes e tem demonstrado, de forma objetiva, os principais déficits no âmbito do desenvolvimento cerebral e psicológico de seus clientes: atenção, memória, linguagem, pensamento, funções executivas, raciocínio lógico, habilidades numéricas, percepção, transtornos emocionais e psiquiátricos. Produzimos relatórios de avaliação neuropsicológica e fornecemos diagnóstico diferencial para déficits neurológicos e psiquiátricos, resultando em atendimento dinâmico e focado, atendendo aos anseios do paciente.

Esta modalidade é oferecida por psicólogos e professores dos nossos cursos de pós-graduação, selecionados pelo desempenho.

psicólogos que realizam avaliações neuropsicológicas

DÉBORA LUCIANA

DÉBORA LUCIANA DA SILVA OLIVEIRA

CRP: 01/19013

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia Clínica (IBNEURO). Formação Avançada em Análise Comportamental Clínica (IBAC) Mestranda do curso em Neuropsicologia (UFLO – Argentina).

Público atendido: Infantil.
Tipo de serviço: Avaliação Neuropsicológica.
Categoria: Particular 2.
Ederson

Ederson da Silva Pinto

CRP: 20/02875

Psicólogo, Pós-graduado em Neuropsicologia Clínica (IBAC), Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental (PUC-RS) e Neurociências do Desenvolvimento da Excelência Humana (LA SALLE – RS) e Mestrando em Neurociencias (Aaron University, AA, Estados Unidos).

Público atendido: Adolescente, Adulto, Idoso.
Tipo de serviço: Avaliação Neuropsicológica.
Categoria: Particular 1.
gabriela marx

Gabriela Marx Fernandes de Brito

CRP: 06/207908

Psicóloga, Pós-Graduada em Neuropsicologia Clínica Comportamental (IBAC), Pós-graduada em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista TEA (Faculdade Metropolitana), Qualificação Profissional em Transtornos Neurocognitivos do Envelhecimento (Unifesp).

Público atendido: Adolescente, Adulto, Idoso.
Tipo de serviço: Avaliação Neuropsicológica.
Categoria: Particular 1.
Julia Leandra

Julia Leandra Pereira Soares

CRP: 01/26004

Psicóloga (UDF), pós graduada em neuropsicologia (IPOG), com repertório na Análise Comportamental e neurociências. Atendimento de adolescentes, adultos e idosos.

Público atendido: Adolescente, Adulto, Idoso.
Tipo de serviço: Avaliação Neuropsicológica.
Categoria: Particular 1.
Nataly Padilha

Nataly Padilha Rodrigues

CRP: 01/25071

Psicóloga, Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica Comportamental (IBAC), Pós-graduada em Psicologia Escolar e Educacional (FAVENI)

Público atendido: Adolescente, Adulto, Idoso, Infantil.
Tipo de serviço: Avaliação Neuropsicológica.
Categoria: Particular 1.
Paula Verlaet

Paula Miziara Verlaet

CRP: 01/25076

Psicóloga, Pós-graduada em Neuropsicologia Comportamental Clínica (IBAC), cursando Formação em Análise Comportamental Clínica (IBAC).

Público atendido: Adolescente, Infantil.
Tipo de serviço: Avaliação Neuropsicológica.
Categoria: Particular 1.
Rafael Sales

Rafael Sales da Silva

CRP: 01/22570

Psicólogo, Especialista em Neuropsicologia Clínica Comportamental (IBAC), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (IPOG) e Especialista em Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos (ESCS).

Público atendido: Adolescente, Adulto, Idoso.
Tipo de serviço: Avaliação Neuropsicológica.
Categoria: Particular 2.

Para mais informações e/ou esclarecimentos

entre em contato via:

clinicaneuro@ibac.com.br
ibac@ibac.com.br

+55 (61) 9 9276-8889
+55 (61) 3686-2006

Quadra 910 Sul – Mix Park Sul,
Bloco F, Salas 119 à 131,
1º Andar – Asa Sul, Brasília-DF

Nosso espaço

Agende um atendimento pelo formulário

Avaliação Neuropsicológica Infantil e de Adolescentes

O que é uma avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica (AN) é uma avaliação sistemática das relações entre cérebro e comportamento. A avaliação neuropsicológica não se limita somente à aplicação de testes, tampouco considera apenas resultados quantitativos, ela depende, sobretudo, da capacidade do examinador de avaliar correlações entre estruturas cerebrais e suas funções. É considerada útil para diagnósticos, prognósticos, plano terapêutico, auxílio ao planejamento de reabilitação cognitiva, e identificação de déficits e potencialidades do funcionamento cognitivo e/ou comportamental.

Quais as especificidades da avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes?

A avaliação neuropsicológica destinada ao público infantil e dos adolescentes inicia-se com uma entrevista semiestruturada, com objetivo de se obter informações sobre a história de vida, fazer levantamentos específicos, compreender o contexto em que a avaliação neuropsicológica foi solicitada, identificar a presença ou ausência de transtornos relacionados ao desenvolvimento, avaliações escolares, registros médicos e de outros profissionais, e verificar dificuldades nos domínios cognitivos ou qualquer lacuna na aquisição de habilidades relevantes. O neuropsicólogo irá analisar particularidades tanto da capacidade cognitiva quanto dos fatores emocionais e comportamentais.

Qual o objetivo da avaliação neuropsicológica? A avaliação neuropsicológica permite mapear sistematicamente domínios cognitivos e comportamentais como: capacidade intelectiva, memória, atenção, funções executivas, linguagem, percepção, raciocínio, humor, personalidade e habilidades sociais. No processo da avaliação neuropsicológica também é possível enfocar como esses domínios se relacionam entre si e interferem no comportamento cotidiano. Além disso, as informações obtidas propiciam uma explanação global dos domínios cognitivos e embasar recomendações, exclusivas e adequadas às necessidades dos perfis avaliados.

Quando se deve buscar avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é indicada quando há suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou de aprendizagem. Os comprometimentos cognitivo-comportamentais podem estar relacionados às dificuldades de concentração, déficit de atenção, frequentes esquecimentos, distração, lentificação ou agitação motora, e atraso em processos específicos: como raciocínio matemático, leitura, aprendizagem, memória, linguagem, habilidades sociais, dentre outros. Hipóteses como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Transtorno de Aprendizagem, Deficiência Intelectual, ou outros comprometimentos cognitivos ou comportamentais de possível origem biológica como nos casos de epilepsia, tumores no sistema nervoso central, tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia com ação no sistema nervoso entre outros.

    • Público: a partir dos 6 até os 16 anos e 11 meses;
    • Duração de cada sessão: em média, 50 a 60 minutos;
    • Quantidade de sessões: média de 6 a 8 sessões (caso haja necessidade de mais sessões, haverá custos adicionais);
    •  Etapas da avaliação neuropsicológica:
      1. Entrevista com os responsáveis e profissionais envolvidos no caso (consiste na aplicação de questionários e investigação da vida pregressa), quando criança ou adolescente;
      2. Aplicação dos testes (de uso exclusivo aos psicólogos e para a avaliação neuropsicológica) e/ou tarefa incluídos na avaliação neuropsicológica;
      3. Observação e avaliação comportamental do avaliado;
      4. Ao final da avaliação neuropsicológica, será realizada uma sessão de devolutiva e entrega do laudo neuropsicológico aos responsáveis.

Data: 14/10/2021 – Débora Luciana da Silva Oliveira.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE ADULTOS E IDOSOS

A neuropsicologia é uma disciplina de interface entre psicologia, neurologia e neurociências, que estuda a relação do cérebro com o comportamento. Seu principal objetivo é de registrar e avaliar as relações entre o cérebro e o comportamento do indivíduo no seu funcionamento cotidiano.

A avaliação neuropsicológica é um exame para análise de prejuízos e potenciais no uso dos domínios cognitivos (atenção, memória, linguagem, percepção, raciocínio lógico, capacidade intelectiva, funções executivas e habilidades de leitura e matemática, por exemplo) bem como aspectos psicossociais e desempenho acadêmico.

Ao final da avaliação neuropsicológica, o psicólogo produz um laudo neuropsicológico com a interpretação dos resultados quantitativos e qualitativos, bem como com a indicação de correlações entre a estrutura cerebral e suas funções. Os resultados da avaliação envolvem informações de aspectos globais e deficitário do funcionamento cognitivo, comparado com o público de mesma idade, sexo e escolaridade. Eles podem contribuir para diagnósticos diferenciais em várias demandas, como acadêmicas, relacionais, forenses, afetivo-emocionais, de trabalho, pré e pós-operatório. A avaliação neuropsicológica pode fornecer informações importantes também para planejamento de reabilitação após traumatismos cranianos, AVC’s e AVE’s, transtornos demenciais, entre outras morbidades que afetam o sistema nervoso.

  • Público: A partir dos 17 anos. 
  • Duração de cada sessão: em média, 50 a 60 minutos;
  • Quantidade de sessões: média de 6 a 8 sessões (caso haja necessidade de mais sessões, haverá custos adicionais);
  •  Etapas da avaliação neuropsicológica:

  1. Entrevista, com o paciente e/ou ou representante legal (nos casos previstos em lei). Consiste em uma entrevista semiestruturada com o objetivo de realizar investigação da vida pregressa, bem como, queixas atuais e motivo da busca pela realização da avaliação neuropsicológica);
  2. Aplicação dos testes (de uso exclusivo aos psicólogos e para a avaliação neuropsicológica) e/ou tarefa incluídos na avaliação neuropsicológica;
  3. Observação e avaliação comportamental do avaliado;
  4. Ao final da avaliação neuropsicológica, será realizada entrevista devolutiva e entrega do laudo neuropsicológico ao paciente ou representante legal (nos casos previstos em lei).

 

DATA: 24/02/21 – Redatores: Rejane, Débora, Maria da Consolação e Rafael.

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!