JORNADA COMEMORATIVA 25 ANOS

Os conflitos nas relações amorosas são recorrentes na vida cotidiana de casais. A Terapia de Casal torna-se uma possibilidade de lidar com conflitos e resolver problemas que surgem em decorrência deles. Com o objetivo de contribuir para a formação de psicólogas e psicólogos que atendem ou pretendem atender casais, a Jornada sobre Terapia de Casal irá apresentar quatro palestras sobre temas relevantes nessa modalidade de atendimento. O evento será online e gratuito (com certificado*) e ocorrerá sábado, dia 5 de fevereiro de 2022, de 14h às 18h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise do Comportamento e vêm sendo apresentadas desde 2020 em novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse em contextos aplicados. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube, ficará gravado e disponível no canal do IBAC para aqueles que não acompanharam ao vivo ou que gostariam de rever o conteúdo.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso às palestras 

Programação

Dia 15/07/2024

Análise Comportamental Clínica

Ma. Priscila Rolim

18h

Avaliação Funcional do Relato do Cliente: Desafios e Manejo

Ma. Priscila Rolim

Doutoranda na PUC-GO e Mestre em Psicologia Clínica pela Leiden University, Holanda. Psicóloga clínica (CRP 06/85737 e 09/18359), supervisora e pesquisadora.

cristiano

19h

Compreendendo o autocontrole e possibilidades de intervenção

Dr. Cristiano Coelho

Doutor em Psicologia (UnB). Professor e Coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia na PUC-Goiás e Psicólogo clínico comportamental.

Curt-Hemanny

20h

Ativação Comportamental para TDAH

Dr. Curt Hemanny

Doutor e Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (UFBA). Psicólogo clínico (CRP) com Formação em Terapias Comportamentais e Cognitivas e expertise em Terapia de Ativação Comportamental para depressão.

Dia 16/07/2024

Psitoterapia Analítica Funcional - FAP, Terapia Comportamental Dialética – DBT e Terapia Focada na Compaixão - CFT

Flávia Avila

18h

Um diálogo entre a DBT e a psiquiatría do estilo de vida?

Flavia Ávila

Psicóloga, Especialista em Terapia Comportamental (ITCR SP). ⁠Especialista em DBT (Ellos). Formação em Prevenção e Pósvenção do Suicídio (Vita Alere – SP). Formação Mindfulness e Autocompaixão Mindful Self- Compassion (Conecta)

Andreia de Castro

19h

Compreendendo como funciona tratamento em terapia comportamental dialética

Andreia de Castro

Psicóloga no contexto clínico; , ⁠⁠treinadora de habilidades DBT e⁠⁠Pós-graduada em Terapia Comportamental Dialética pela CAAESM.

Daniela Pires

20h

As Bases da Autocompaixão

Daniela Pires

Graduação em Jornalismo e em Psicologia. Pós-graduação em Análise Transacional. Instrutora do Programa de Plena Atenção na Escola (PAE). Trained Teacher do Programa de Mindfulness e Autocompaixão Mindful Self-Compassion (MSC). Participante do projeto piloto do curso de Autocompaixão Feroz Fierce Self-Compassion (FSC).

Dia 17/07/2024

Psitoterapia Analítica Funcional - FAP, Terapia Comportamental Dialética – DBT e Terapia Focada na Compaixão - CFT

Rodrigo Nunes Xavier

18h

Consciência, coragem e amor: análise behaviorista dos objetivos da Psicoterapia Analítica Funcional

Rodrigo Xavier

Psicólogo (UFMS), mestre e doutor pela USP. Treinador certificado de FAP desde 2021. Professor no curso de Formação em FAP do IBAC. Psicoterapeuta e supervisor particular.

Mariana Cintra

19h

Qual a importância da integração da FAP e Terapia Feminista na prática clínica?

Mariana Cintra

Psicóloga (CRP 06/155563). Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Diversas formações em relacionamento abusivo, violência doméstica, TEPT-C e Terapia Feminista. Líder do Capítulo de Osasco do Projeto Global “Viva com Consciência, Coragem e Amor “.

odisseia

20h

Compaixão e os Estilos de apego: um diálogo possível.

Odisséia Martins

Especialista em Mindfulness pela UNIFESP. Formação nos protocolos MBHP, MB-EAT e ABCT. Formação em Kum Nye – Relaxamento e Yoga Tibetano- Centro Nyingma do Brasil. Coordenadora adjunta, Professora e mentora na formação de novos instrutores do Mente Aberta-Mindfulness Brasil. Mais de 20 anos como meditadora.

Dia 22/07/2024

Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT e Terapia Analítico-comportamental Infantil

perfil anonimo

18h

Em breve

Amanda viana 2

19h

Em breve

Amanda Viana dos Santos

Psicóloga. Doutoranda e mestre em Análise do Comportamento (UEL). Especialista em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (Instituto Skinner). Professora convidada nos cursos de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (IBAC) e em Análise Comportamental Clínica (PUC-PR). Coordenadora da Equipe de Protocolos do grupo de pesquisa em Criatividade, Inovação, Comportamento e Cognição (CRIACOM) na UEL. Colunista do blog do IBAC.

Ana Elisa.jpeg

20h

Em breve

Ana Elisa Valcacer-Coelho

Psicóloga Especialista em Neuropsicologia e Terapia Comportamental. Mestranda e professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Psicóloga Clinica Infantojuvenil em consultório particular, pesquisadora no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento – LAEC da PUC Goiás. Idealizadora e colunista no site www.aecpsicologia.com.br.

Dia 23/07/2024

Neuropsicologia Clínica Comportamental e Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT

xr:d:DAGCCZolM1o:2,j:49964050184307816,t:24041017

18h

Em breve

Tatiana Costa Athayde

Graduação em Psicologia, Especialização em Psicodrama, em Neuropsicologia e especializanda em Altas Habilidades e Superdotação, Coordenação parte nordeste da validação da CMMS3, Professora de Pós-graduação e supervisora clínica.

Janine

19h

Em breve

Janine de Carvalho Bonfadini

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus. Neuropsicóloga no Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC). Mestranda no programa de Ciências Médicas da UFC na linha de pesquisa de doenças neurodegenerativas. Tem experiência na área de Neuropsicologia, com ênfase em avaliação neuropsicológica de idosos com suspeita de comprometimento cognitivo leve e demência.

perfil anonimo

20h

Em breve

Dia 24/07/2024

Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para o Autismo e outras Neurodivergências

Amanda

18h

Compassividade na ABA: revisando práticas do ponto de vista ético

Amanda Souza

Psicóloga (01/23813) e Analista do Comportamento. Especialista em Análise do Comportamento aplicada ao Autismo (Faveni). Inscrita para creditação do QASP-S (supervisor qualificado), em fase final da certificação (ABAEDU). Cursos de formação em protocolos de avaliação (Vbamapp); comunicação alternativa aumentativa; certificada internacionalmente em PCM – Intervenção em crise (Professional Management Crises). Professora na Pós Graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento – Specially

Livia

19h

Intervenções em comportamentos de depressão e ansiedade de "mães atípicas": um estudo analítico comportamental.

Drª. Lívia Amorim Cardoso

Graduação em Psicologia, especialização em Psicopatologia, Mestre e Doutora em Psicologia, pós doutorado em Psicologia pela PUCGO. Docente adjunta na UFMS – Campus Pantanal. Experiência em pesquisa básica (comportamentos supersticiosos) e pesquisa aplicada (depressão em ansiedade em pacientes pós COVID). Autora do livro “O estudo do comportamento supersticioso “.

michele

20h

Manejo de Comportamento Interferente

Prof. Michele Cardoso

Michele Cardoso – CRP 06/118051. Atua como Professora em cursos e Pós-graduação em Análise do Comportamento. Aplicada voltada ao Transtorno do Espectro Autista e Coordenadora da Clínica ABA
Litoral no Litoral Norte Paulista. Graduada em Psicologia. Mestranda e Especialista em Análise do Comportamento. Aplicada pelo Instituto Par. Especialista em Intervenção Precoce no Autismo e em
Transtorno do Espectro Autista. Pós-graduação em Comunicação Alternativa e
Neuropsicologia. Certificada no ADOS e ADIR-R, PECS ® e PEERS ®

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!