Jornada Clínica do IBAC

Os conflitos nas relações amorosas são recorrentes na vida cotidiana de casais. A Terapia de Casal torna-se uma possibilidade de lidar com conflitos e resolver problemas que surgem em decorrência deles. Com o objetivo de contribuir para a formação de psicólogas e psicólogos que atendem ou pretendem atender casais, a Jornada sobre Terapia de Casal irá apresentar quatro palestras sobre temas relevantes nessa modalidade de atendimento. O evento será online e gratuito (com certificado*) e ocorrerá sábado, dia 5 de fevereiro de 2022, de 14h às 18h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise do Comportamento e vêm sendo apresentadas desde 2020 em novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse em contextos aplicados. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube, ficará gravado e disponível no canal do IBAC para aqueles que não acompanharam ao vivo ou que gostariam de rever o conteúdo.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso às palestras

Programação

Dia 24/07/2023

Análise Comportamental Clínica e Ativação Comportamental

Nione Torres

18h

Luto e manejo terapêutico: um olhar clínico a partir das terapias contextuais.

Nione Torres

Mestre em Psicologia Clínica na Análise do Comportamento. Formação em DBT : Intensive Training (Behavioral Tech e The Linehan Institute)- Estados Unidos. Formação em Terapias Contextuais -Paradigma -SP. Fundadora do Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicologia.

Sirlene Souza

19h

Ativação comportamental: um olhar cuidadoso no atendimento a população negra.

Sirlene Souza

Psicóloga clínica, docente e palestrante. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná. Especializações em diversas áreas de atuação clínica, políticas e educação. Compõe a diretoria da Association for Contextual Behavioral Science – Chapter Brasil como representante discente. À frente da página @oipretas no instagram.

Mariana Cintra

20h

Entendendo o TEPT - Complexo: a importância do diagnóstico diferencial no atendimento à sobreviventes de violência doméstica.

Mariana Cintra

Psicóloga (CRP 06/155563). Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Diversas formações em relacionamento abusivo, violência doméstica e TEPT-C. Líder do Capítulo de Osasco do Projeto Global “Viva com Consciência, Coragem e Amor ” da Mavis Tsai.

Dia 25/07/2023

Neuropsicologia Clínica Comportamental

Maria Paula Leite Gomes

18h

A importância do manejo na avaliação neuropsicológica infantil.

Maria Paulo

Possui especialização em Neuropsicologia e Avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Atua como neuropsicóloga no IBAC atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Ruan Borges - Ruan Borges

19h

Investigação do sono como aspecto relevante para a avaliação neurospicológica.

Ruan Andrey Tavares Borges

Psicólogo clínico, Pós Graduado em Neuropsicologia e Supervisor clínico.

teste2

20h

Neuropsicologica do Envelhecimento.

Amanda Zógob

Psicóloga com especialização em Terapeuta Cognitivo Comportamental, e Especialista em Psicologia do Trânsito. Mestranda em Ensino na Saúde.

Dia 26/07/2023

Psicoterapia Analítica Funcional - FAP

Rodrigo Xavier

18h

Psicoterapia Analítica Funcional e adolescência.

Rodrigo Xavier

Psicólogo formado pela UFMS desde 2006, mestre e doutor em psicologia clínica pela USP e treinador de FAP pela University of Washington

Mariana Cintra

19h

Como fica a vida após sair de um relacionamento abusivo? FAP e tratamento de mulheres sobreviventes.

Mariana Cintra

Psicóloga (CRP 06/155563). Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Diversas formações em relacionamento abusivo, violência doméstica e TEPT-C. Líder do Capítulo de Osasco do Projeto Global “Viva com Consciência, Coragem e Amor ” da Mavis Tsai.

Flávia Avila

20h

Utilizando a DBT como prevenção e cuidado

Flávia Avila

Especialista em Terapia Comportamental ITCR/SP. Formação Prevenção e Pósvencao ao Suicídio pelo Vitaalere SP, e credenciado ao instituto. Pós graduação Psicologia Hospitalar/Santa Casa RJ. Pós Graduanda Terapia Comportamental Dialética -Terceira Geração Ellos

Dia 27/07/2023

Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT

Raimundo

18h

Como ser ACT sem deixar de ser eu.

Raimundo Almeida

Psicólogo Clínico (07/32879) com atuação em consultório particular.
Mestre em psicologia com ênfase em cuidado e promoção de saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Especialista em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental Contextual (CECONTE). Participação nos workshops FAP nível 1 e 2.

teste

19h

Leitura de processos em sessão: Olhando para a flexibilidade psicológica do terapeuta

Mariana Sanseverino Dillenburg

Psicóloga (PUCRS); Mestre em psicologia clínica (PUCRS); Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI/CIPCO). Membro dos núcleos de Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI Contextus) e de atenção ao Suicídio (CEFI Vida), supervisora geral dos estágios e supervisora do estágio clínico em Terapias Comportamentais Contextuais.

Giovani Gatto

20h

Diálogos entre masculinidade saudável e flexibilidade psicológica através da ACT.

Giovani Gatto.

Psicólogo pela UFCSPA. Especialista e supervisor em Terapias Contextuais pelo CEFI. Facilitador de grupos reflexivos de gênero para homens autores de violência doméstica no Foro Central de Porto Alegre.

Dia 28/07/2023

Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil

Carolina Neves da Rocha 2

18h

Tornar-se mãe/pai: a psicologia na perinatalidade.

Carolina Neves da Rocha

Psicóloga graduada e mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui Qualificação Avançada em Clínica Analítico-Comportamental (Instituto Par). Consultora em aleitamento materno, com formação em Saúde Mental Perinatal e Aleitamento Materno (Instituto Europeu de Saúde Mental Perinatal). Fundadora da UNA Perinatalidade.

Ana Beatriz Santandrea

19h

Meu filho não come bem: contribuições do psicólogo diante da seletividade alimentar.

Ana Beatriz Santandrea Weller

Psicóloga Clínica graduada pela UNISUL. Formada em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (IBAC). Aprimoranda em Transtornos Alimentares (Ambulim – IPq).

Quele de Souza Gomes Santos

20h

Bastidores da filiação adotiva: a importância da psicoterapia infanto-juvenil para a formação do vínculo entre pais e filhos.

Quele de Souza Gomes Santos

Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFBA), Doutora em Psicologia (UFSC). Docente de cursos de pós-graduação em Psicológica. Atua há mais de dez anos com terapia analítico-comportamental infantojuvenil, orientação de pais e avaliação psicológica.

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!