Os conflitos nas relações amorosas são recorrentes na vida cotidiana de casais. A Terapia de Casal torna-se uma possibilidade de lidar com conflitos e resolver problemas que surgem em decorrência deles. Com o objetivo de contribuir para a formação de psicólogas e psicólogos que atendem ou pretendem atender casais, a Jornada sobre Terapia de Casal irá apresentar quatro palestras sobre temas relevantes nessa modalidade de atendimento. O evento será online e gratuito (com certificado*) e ocorrerá sábado, dia 5 de fevereiro de 2022, de 14h às 18h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise do Comportamento e vêm sendo apresentadas desde 2020 em novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse em contextos aplicados. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube, ficará gravado e disponível no canal do IBAC para aqueles que não acompanharam ao vivo ou que gostariam de rever o conteúdo.
*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.
Acesso para as palestras
Ativação Comportamental
Renam Turci
Psicólogo. Especialista em Terapia Analítico Comportamental (Unifil-Londrina) e em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI of Miami). Treinador de habilidades DBT (DBT Para Todos). Formação em Ativação Comportamental.
Luc Vandenbergue
Psicólogo. Doutor pela Universidade de Liège, graduação e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Gent – Bélgica. Ênfase em psicoterapia comportamental contextual e terapia de casal; experiência no tratamento de transtornos de ansiedade e problemas de casal.
Denigés Maurel Regis Neto
Psicologo. Mestrado e Doutorado em Psicologia pela PUC-SP, É professor e coordenador da Qualificação Avançada em Terapia Analítico Comportamental no Centro Paradigma. É também terapeuta comportamental e supervisor clínico pelo Instituto Percurso.
Psicoterapia Analítica Funcional - FAP
Joseuda Lopes e Ana Clara Almeida
Joseuda: Psicóloga, professora, coordenadora do curso Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) do IBAC. Especialista em Terapias Contextuais, Neuropsicologia e Psicologia Positiva, formação em Análise do Comportamento, TCC, coaching e mediação. Treinada pelos principais nomes da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), da Ciência da Compaixão, da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Prosocial. Líder do Capítulo ACL do Rio de Janeiro. Em processo de certificação como treinadora FAP junto a Universidade de Washington.
Ana Clara: Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) e Aperfeiçoamento Clínico em Análise do Comportamento (UFMT). É professora de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). É co-líder do projeto mundial “Viva com Consciência, Coragem e Amor”. Trabalha com Psicologia Clínica desde 2012 e oferece Supervisão Clínica e Grupos de Estudos em Terapias Comportamentais Contextuais. Se interessa pelos temas Psicoterapia Feminista e Saúde Mental e Sexual da Mulher desde a sua formação.
Julio Cesar Ribeiro
Psicólogo. Experiência com ensino e supervisão no nível superior. Especialista em Análise do Comportamento Clínica, IBAC.Recebi treinamento vivencial emPsicoterapia Analítica Funcional, nível 1 e 2 por treinadores certificados. Sócio e psicoterapeuta da Clínica de Psicologia Comporte.
Ana Katarine Santos
Psicóloga. Formada em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Coordenadora de Eventos Sociais e Assistente de aula no IBAC. Líder de capítulo em Brasília do Projeto Global “Viva Com Consciência, Coragem e Amor” da Mavis Tsai.
Neuropsicologia Clínica Comportamental
Gabriel Rodriguez Brito
Pedagogo, especialização em Psicopedagogia, Mestre e Doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Coordenador do Espaço Cume. Também atuou como coordenador voluntário no Projeto Primeiros Passos, com foco na estimulação das funções executivas de crianças pré escolares em situação de vulnerabilidade junto à ONG Novo Sertão – Piauí. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM, atualmente dirige seus estudos a área da avaliação neuropsicológica, com ênfase em Leitura e Escrita.
Artur Victor Menezes Sousa
Psicólogo pela Estácio, Neuropsicologo pela Unichristus e Mestre em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo.
Juan Pablo Aristizabal Gallego
Sou Juan Aristizabal, Psicólogo colombiano, especialista em Psicologia Clínica e Desenvolvimento Infantil, Master em Neurociências e Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA), BrainTrainer certificado para a intervenção com Neurofeedback pela Braintrainer International e técnico em Neurometria Funcional pela Sociedade Brasileira de Neurometria.
Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT
Fabio Henrique Albuquerque
Psicólogo, mestrando no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); Especialização em Psicologia Clínica Analítica Comportamental (FAG); Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso e Psicoterapia Analítica Funcional (Instituto Continuum); Formação profissional em Mindfulness funcional (EMF). Tem como interesse estudos sobre diálogos interdisciplinares entre Análise do comportamento, Ciência Comportamental Contextual, Cultura Organizacional e Políticas Públicas.
Kedmon
Doutorando na área de Literatura Comparada pela UEL desde 2021.Desenvolve uma relação teórico-crítica entre Teoria Literária e Ciência Contextual Comportamental pelo tema “A Saúde dos Significados”, uma relação entre linguagem literária e flexibilidade psicológica, de acordo com a Teoria das Molduras Relacionais.
Paulo Cesar Bozza Júnior
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e membro do Developing Nations Committee (Comitê das Nações em Desenvolvimento) dentro da ACBS.
Paulo, possui Treinamentos intensivos em ACT ministrados pelos co-criadores da abordagem: Steven C. Hayes (Sevilha, Espanha) e Kelly Wilson (Montreal, Canadá);
Autismo e outras Neurodivergências
Andréa Medrado
Andréa Medrado, formada em RH, graduanda em Ciências Sociais e pós-graduanda em CAA. Mãe típica da Clara e atipica da Maria Flor, uma menina com deficiências múltiplas. Ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. Membra do Aliança Rara, do grupo Pitt-Hopkins Brasil, do Instituto Vidas Raras e do Instituto Lagarta Vira Pupa.
Tami Cipriani
Tami Cipriani é assistente terapêutica ABA e em inclusão escolar, mulher autista e mãe de autista.
Alice Casimiro
Alice Casimiro, 24 anos, é autista nível 2 de suporte e TDAH, criadora da página Alice Neurodiversa.
Análise Comportamental Clínica
Denis Zamignani
Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Psicologia e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Analista do comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
Diretor acadêmico do Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde é docente do Mestrado profissional em Análise do Comportamento Aplicada, além de coordenador do Laboratório de estudos de processo-resultado em terapia analítico-comportamental e do grupo de pesquisa Análise do comportamento, estresse de minoria e população LGBTQI+.
Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Comportamental (ABPMC), gestão 2015-2016, vice-presidente da gestão 2010-2011 e atual membro do Conselho Consultivo. É membro do corpo editorial da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Membro da ABPMC, Sociedade Brasileira de Psicologia e Society for Psychotherapy Research (SPR).
Ana Clara
Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) e Aperfeiçoamento Clínico em Análise do Comportamento (UFMT). É professora de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). É co-líder do projeto mundial “Viva com Consciência, Coragem e Amor”. Trabalha com Psicologia Clínica desde 2012 e oferece Supervisão Clínica e Grupos de Estudos em Terapias Comportamentais Contextuais. Se interessa pelos temas Psicoterapia Feminista e Saúde Mental e Sexual da Mulher desde a sua formação.
Fernanda Calixto
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2009), Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Realizou pesquisa interinstitucional com bolsa (FAPESP) de fomento na qualidade de Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos e pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento. Atua como orientadora e docente no mestrado profissional em Análise do Comportamento no Centro Paradigma de Ciências do Comportamento. Coordena a REDETAC (Rede de Colaboração Interinstitucional para a Pesquisa e o Desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais). Em 2019, organizou, junto a colaboradores, a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Saúde Mental e Intervenções Baseadas em Evidências com financiamento FAPESP. De 2020, até o presente momento, atua como coordenadora da comissão científica do encontro anual da ABPMC
Terapia Analítico-Comportamental Infantil
Amanda Viana dos Santos
Psicóloga infantojuvenil graduada na PUC-GO com Prêmio Mérito Acadêmico Magna cum laude. Mestranda em Análise do Comportamento (UEL – bolsista CAPES). Coordenadora da Comissão de Estudantes da ABPMC (2021-2022). Especialista em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (Instituto Skinner). Criadora do projeto @guiapraticodospequenos. Professora convidada no Curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do IBAC.
Lygia T. Durigon
Psicóloga (PUC-SP). Doutora pelo Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP. Foi coordenadora de cursos ligados à infância no Centro Paradigma Ciências do Comportamento. Professora convidada da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA – UNIFESP). É supervisora de pesquisa no Instituto de Pesquisa Conduzir, na área de Transtorno do Espectro do Autismo. Professora convidada no Curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do IBAC.
Simone Calatrone
Psicóloga (UFBA). Analista do Comportamento e Terapeuta Contextual. Especialista em Terapia Analítico Comportamental Infantil (IBAC). Especializanda em Psicologia Perinatal (INAP- Recife). Psicóloga hospitalar no IPERBA/SESAB, atuando com gestantes, puérperas e mulheres vítimas de violência sexual. Como psicóloga clínica, atende apenas mulheres. Tem experiência em saúde mental infanto-juvenil com atuação no serviço público (ambulatório e CAPSi) e particular.
Copyright © 2024 IBAC Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, Todos os direitos reservados.