Jornada de Neuropsicologia e Desenvolvimento

As palestras ocorrerão diariamente entre 12 e 16 de julho de 2021 às 18 horas. Cada palestra tem 1 hora de duração, com tempo também reservado para que os profissionais possam responder dúvidas e curiosidades da audiência. Todos podem registrá-las no chat ao vivo para assim interagirem de forma síncrona com palestrantes convidados. Além disso, as palestras ficam gravadas e disponíveis no canal do Youtube do IBAC para aqueles que não as acompanharam ao vivo ou que gostariam de rever aquele conteúdo. 

As Jornadas são um evento tradicional no IBAC e contribuem para a divulgação da Análise do Comportamento junto a graduandos em Psicologia, psicólogos e profissionais de áreas afins que queiram conhecer mais sobre essa abordagem psicológica.

Desde 2020, as jornadas são organizadas no formato on-line e oferecidas gratuitamente, possibilitando a participação de uma ampla audiência no Brasil e também em outros países. As inscrições são feitas pelo site do IBAC e todos os participantes inscritos receberão certificado, acompanhado da programação completa do evento. As palestras desta Jornada serão transmitidas pelo canal do IBAC no Youtube.

Nas jornadas com foco na Análise Comportamental Clínica, são exploradas interfaces entre um tema de interesse sobre saúde mental e Psicologia Clínica. No mês de maio de 2021 será realizada a Jornada “Formulação de Casos Clínicos” com a participação de psicólogos que atuam na equipe clínica do IBAC. Os psicólogos apresentarão casos clínicos a fim de ilustrar a condução da psicoterapia com base em análises funcionais e outras particularidades da perspectiva analítico-comportamental aplicada à clínica psicológica.

As palestras ocorrerão diariamente entre 03 e 07 de maio de 2021 às 18 horas e no dia 08 de maio de 2021 às 15 horas. Cada palestra tem 1 hora de duração, com tempo também reservado para que os profissionais possam responder dúvidas e curiosidades da audiência. Todos podem registrá-las no chat ao vivo para assim interagirem de forma síncrona com palestrantes convidados. Além disso, as palestras ficam gravadas e disponíveis no canal do Youtube do IBAC para aqueles que não as acompanharam ao vivo ou que gostariam de rever aquele conteúdo. 

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Em breve ...

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quinta

Palestra de Sexta

Programação

Segunda-feira 18h

RafaelMoore

Diferenças da neuropsicologia do adulto e da criança

Me. Rafael A. Moore

Psicólogo com formação em terapia cognitiva, Neuropsicologia e mestre em Psicologia Social. Atualmente doutorando do programa de psicologia Clínica e Cultura da UnB com tema em prevenção. Atua como professor e coordenador do curso de pós-gradução em neuropsicologia no IBAC.

Terça-feira 18h

Luciana

Manifestações neurológicas na COVID-19

Esp. Luciana Leite Melo e Silva

Fisioterapeuta da secretaria de saúde do Distrito Federal- Ses/DF, trabalha no Hospital de Base do Distrito Federal – HBDF. Tem experiência na área de fisioterapia neurológica e na área de fisioterapia hospitalar. Formada em fisioterapia pelo Centro Universitário de Brasília- UniCEUB. Tem especialização em fisioterapia em gerontologia e especialização em fisioterapia em traumato-ortopedia.

Quarta-feira 18h

André Farias Pessoa

...

Dr. André Farias Pessoa

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), mestrado em Mestrado em ciências da linguagem pela Universidade de Paris V René Descartes (1997) e doutorado em ciências da Linguagem – Université de Paris 8 Vincennes Saint Denis (2004). Recente Especialização em Gestão em Emergências do SUS – IEP Sírio Libanês (2014) e Capacitação em Saúde Baseada em Evidências – IEP Sírio Libanês (2013). Servidor Público na área de Fonoaudiologia desde 2009 onde atuou como Chefe do Núcleo de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Base do Distrito Federal (2013-2015). Atualmente na Coordenação da Unidade de Atendimento ao Paciente Disfágico do Hospital de Base onde atua como Fonoaudiólogo clínico do Serviço de Neurologia. fonoaudiólogo clínico do Instituto de Fonoaudiologia avançada.

Quinta-feira 18h

Fábio Perin

Avaliação Neuropsicológica da formação à prática clínica

Me. Fábio Perin

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) E especialização em avaliação neuropsicológica pelo CEPSC-ICHCUSP. Atualmente é psicoterapeuta cognitivo comportamental, Neuropsicólogo e professor de Pós- Graduação. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação neuropsicológica, Terapia Cognitivo comportamental, desenvolvimento cognitivo, regulação emocional, regulação cognitiva, saúde mental e expressões das emoções.

Sexta-feira 18h

João Lucas

A autoeficácia como um dispositivo protetivo no envelhecimento neurocognitivo

Esp. João Lucas Araujo Assunção

Psicólogo, atuando na área hospitalar. Especialização em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Integrante do grupo Neurociências e Cognição em idoso – NeuroCog-Idoso.

Sábado 14h

Ana Clara

Psicoterapia Analítica Funcional Feminista

Ma. Ana Clara Almeida Silva

Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) e Aperfeiçoamento Clínico em Análise do Comportamento (UFMT). É professora de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). É co-líder do projeto mundial “Viva com Consciência, Coragem e Amor”. Trabalha com Psicologia Clínica desde 2012 e oferece Supervisão Clínica e Grupos de Estudos em Terapias Comportamentais Contextuais. Se interessa pelos temas Psicoterapia Feminista e Saúde Mental e Sexual da Mulher desde a sua formação.