Jornada sobre Psicoterapia Analítica Funcional

As palestras ocorrerão diariamente entre 17 e 21 de maio de 2021 às 18 horas e no dia 22 de maio de 2021 às 14 horas. Cada palestra tem 1 hora de duração, com tempo também reservado para que os profissionais possam responder dúvidas e curiosidades da audiência. Todos podem registrá-las no chat ao vivo para assim interagirem de forma síncrona com palestrantes convidados. Além disso, as palestras ficam gravadas e disponíveis no canal do Youtube do IBAC para aqueles que não as acompanharam ao vivo ou que gostariam de rever aquele conteúdo. 

As Jornadas são um evento tradicional no IBAC e contribuem para a divulgação da Análise do Comportamento junto a graduandos em Psicologia, psicólogos e profissionais de áreas afins que queiram conhecer mais sobre essa abordagem psicológica.

Desde 2020, as jornadas são organizadas no formato on-line e oferecidas gratuitamente, possibilitando a participação de uma ampla audiência no Brasil e também em outros países. As inscrições são feitas pelo site do IBAC e todos os participantes inscritos receberão certificado, acompanhado da programação completa do evento. As palestras desta Jornada serão transmitidas pelo canal do IBAC no Youtube.

Nas jornadas com foco na Análise Comportamental Clínica, são exploradas interfaces entre um tema de interesse sobre saúde mental e Psicologia Clínica. No mês de maio de 2021 será realizada a Jornada “Formulação de Casos Clínicos” com a participação de psicólogos que atuam na equipe clínica do IBAC. Os psicólogos apresentarão casos clínicos a fim de ilustrar a condução da psicoterapia com base em análises funcionais e outras particularidades da perspectiva analítico-comportamental aplicada à clínica psicológica.

As palestras ocorrerão diariamente entre 03 e 07 de maio de 2021 às 18 horas e no dia 08 de maio de 2021 às 15 horas. Cada palestra tem 1 hora de duração, com tempo também reservado para que os profissionais possam responder dúvidas e curiosidades da audiência. Todos podem registrá-las no chat ao vivo para assim interagirem de forma síncrona com palestrantes convidados. Além disso, as palestras ficam gravadas e disponíveis no canal do Youtube do IBAC para aqueles que não as acompanharam ao vivo ou que gostariam de rever aquele conteúdo. 

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Em breve ...

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Palestra de sábado

Programação

Segunda-feira 18h

FAP e Criatividade na Relação Terapêutica

Dr. Paulo Gomes

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris 5 Rene Descartes; Recebeu treinamento extensivo em FAP com Robert Kohlenberg e Mavis Tsai (criadores do modelo) e Jonathan Kanter. Ministrante de cursos e workshops em Moscow, São Petersburgo, Riga, Paris, Kiev, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília; autor de capítulos de ACT e FAP.

Terça-feira 18h

Joseuda

Desenvolvendo repertórios de compaixão na Psicoterapia Analítica Funcional

Ma. Joseuda Lopes

Psicóloga, especialista em Terapias Contextuais. Treinada por alguns dos principais nomes da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), da Terapia Analítica Funcional (FAP), da Ciência da Compaixão e da Terapia Comportamental Dialética (DBT). Facilitadora Prosocial. Líder do Capítulo ACL do Rio de Janeiro.

Quarta-feira 18h

Daniel

Da descrição à explicação de padrões de comportamento interpessoais: o processo de formulação de caso

Dr. Daniel Assaz

Psicólogo (USP) e Doutor em Psicologia Clínica (USP). Terapeuta comportamental e supervisor clínico em consultório particular. Colaborador de pesquisa no Laboratório de Terapia Comportamental (LTC-USP), onde desenvolve pesquisas sobre o processo de mudança clínica na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). Docente em cursos de formação e especialização em terapias comportamentais contextuais.

Quinta-feira 18h

Jonatas

Pontes Possíveis entre Análise Clínica do Comportamento e a Cultura

Me. Jonatas Argemi Foster Passos

Mestre e doutorando em Psicologia (UFGRS); possui formação em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI/CIPCO), em DBT (Behavioral Tech), e em Terapias Comportamentais e Cognitivas (USP/AMBAN) assim como diversos treinamentos com os desenvolvedores das Terapias Comportamentais Contextuais; Professor e Supervisor em Análise Clínica do Comportamento (foco FAP e ACT). Atua como líder do Programa Viva com Consciência, Coragem e Amor na UFCSPA e é vice-coordenador do SIG Cultura da ACBS Brasil. Tem como interesse a interface entre a Análise Clínica do Comportamento e os fenômenos culturais.

Sexta-feira 18h

Rodrigo Xavier

Eficácia da Psicoterapia Analítica Funcional para o Transtorno de Oposição Desafiante: Experimento de Caso Único

Dr. Rodrigo Xavier

Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Mestre e Doutor em Psicologia Clinica (USP). Orientado pela LD. Sonia Meyer, pesquisado a FAP e realizado estágio sanduíche, em 2014, na University of Washington sob os cuidados dos Ph.D. Robert Kohlenberg, Mavis Tsai e Johnatan Kanter. Tenho experiência no ensino superior desde 2012, atuando hoje em nível de pós-graduação e ministrando treinamentos para terapeutas FAP. Sou treinador certificado de FAP desde 2021 e atuo como líder de encontros do Projeto Global Viva com Consciência, Coragem e Amor desde 2018.

Sábado 14h

Ana Clara

Psicoterapia Analítica Funcional Feminista

Ma. Ana Clara Almeida Silva

Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFMT), Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Formação em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias (CEFI) e Aperfeiçoamento Clínico em Análise do Comportamento (UFMT). É professora de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). É co-líder do projeto mundial “Viva com Consciência, Coragem e Amor”. Trabalha com Psicologia Clínica desde 2012 e oferece Supervisão Clínica e Grupos de Estudos em Terapias Comportamentais Contextuais. Se interessa pelos temas Psicoterapia Feminista e Saúde Mental e Sexual da Mulher desde a sua formação.