Jornada sobre Formulação de Casos Clínicos 2021

As Jornadas são um evento tradicional no IBAC e contribuem para a divulgação da Análise do Comportamento junto a graduandos em Psicologia, psicólogos e profissionais de áreas afins que queiram conhecer mais sobre essa abordagem psicológica.

Desde 2020, as jornadas são organizadas no formato on-line e oferecidas gratuitamente, possibilitando a participação de uma ampla audiência no Brasil e também em outros países. As inscrições são feitas pelo site do IBAC e todos os participantes inscritos receberão certificado, acompanhado da programação completa do evento. As palestras desta Jornada serão transmitidas pelo canal do IBAC no Youtube.

Nas jornadas com foco na Análise Comportamental Clínica, são exploradas interfaces entre um tema de interesse sobre saúde mental e Psicologia Clínica. No mês de maio de 2021 será realizada a Jornada “Formulação de Casos Clínicos” com a participação de psicólogos que atuam na equipe clínica do IBAC. Os psicólogos apresentarão casos clínicos a fim de ilustrar a condução da psicoterapia com base em análises funcionais e outras particularidades da perspectiva analítico-comportamental aplicada à clínica psicológica.

As palestras ocorrerão diariamente entre 03 e 07 de maio de 2021 às 18 horas e no dia 08 de maio de 2021 às 15 horas. Cada palestra tem 1 hora de duração, com tempo também reservado para que os profissionais possam responder dúvidas e curiosidades da audiência. Todos podem registrá-las no chat ao vivo para assim interagirem de forma síncrona com palestrantes convidados. Além disso, as palestras ficam gravadas e disponíveis no canal do Youtube do IBAC para aqueles que não as acompanharam ao vivo ou que gostariam de rever aquele conteúdo. 

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Palestra de sábado

Programação

Segunda-feira 18h

Airton

As raízes da baixa autoestima: um estudo de caso

Airton Campos Júnior

Psicólogo clínico com Formação em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Atualmente integra o corpo clínico do IBAC e atua na perspectiva da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).

Terça-feira 18h

Marina

Uma Formulação Comportamental sobre a síndrome do intestino irritável

Marina Rocha Soares

Mestra em Ciências do Comportamento (UnB), Pós-Graduada em Análise Comportamental Clínica (IBAC), Psicóloga Clínica, Coordenadora do Curso de Formação e Pós-Graduação em Análise Comportamental Clínica.

Quarta-feira 18h

Raphaella Jardim

Estratégias comportamentais para remissão da depressão em um caso de assédio moral no trabalho

Raphaella Jardim Ferreira Batista

Pós-Graduada em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Atualmente integra o corpo clínico do IBAC como psicóloga.

Quinta-feira 18h

Jessica alves

Análise funcional em um caso de autoexigência e inflexibilidade

Jéssica Alves Barbosa

Mestra em Ciências do Comportamento (Universidade de Brasília). Especialista em Psicologia Clínica (CRP). Formação e Qualificação Avançada em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Coordenadora da Clínica-Escola e Professora no IBAC, onde atualmente também integra o corpo clínico como psicóloga.

Sexta-feira 18h

Rejane

Avaliação Neuropsicológica como diagnóstico diferencial na infância

Rejane Bernardes Santana Reis

Psicóloga e docente do curso de Neuropsicologia Clínica do IBAC. Pós–Graduada em Psicologia Hospitalar com Residência no Hospital de Base do DF (FEPECS/DF). Formação em Neuropsicologia Clínica (IBAC). Atualmente trabalha no Hospital da Criança em Brasília-DF.

Sábado 15h

06e07b18-9902-48d0-a9a0-138f72362f56

Transtorno Obsessivo Compulsivo: Um estudo de caso

Larissa dos Santos Valente Costa

Mestranda em Ciências do Comportamento (UNB), Formação Avançada em Análise Comportamental Clínica (IBAC), Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (IBAC). Atualmente integra o corpo clínico do IBAC como psicóloga.