Jornada Sobre Análise do Comportamento em Organizações

Evento adiado, nova data 15/05/2021

A Análise do Comportamento produziu em sua trajetória uma área específica para tratar sobre o comportamento em organizações. Com o objetivo de contribuir para a formação do analista do comportamento que atua nessa área, a jornada deste mês irá apresentar conceitos básicos, instrumental técnico e possibilidade de atuação em organizações. O evento é on-line e gratuito (com certificado*) e ocorrerá no dia 15/05, com quatro palestras, das 14h às 18h10. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise do Comportamento e vêm sendo apresentadas em 2020 e 2021 em um novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse em contextos aplicados.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para a palestra

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Programação

14:00

RAQUEL-ALÓ

OBM: panorama geral e um exemplo de aplicação

Dra. Raquel Moreira Aló

Professora adjunta no Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, na Universidade de Brasília e professora no curso de Especialização em Análise Comportamental Clínica do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Psicologia/Análise do Comportamento pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Análise do Comportamento pela West Virginia University, EUA (2008). Trabalhou na empresa de consultoria em Análise do Comportamento em Organizações Continuous Learning Group, nos Estados Unidos (2008-2011) e fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011-2013).
Email: raquelalo@gmail.com

 

14:30

Felipe silva

Como transformar tecnologias comportamentais em serviços para empresas

Me. Felipe Silva Dias

Psicólogo pela UFSJ, MBA em gestão estratégica de negócios e pessoas pela FGV, Mestre em Psicologia pela UFSJ, com publicações na área de educação, saúde do trabalhador e OBM. Atua desde 2010 com consultoria para empresas de diversos portes e segmentos, é sócio-diretor da Néos Desenvolvimento, empresa de consultoria que atua na área de gestão de pessoas. 
E-mail: felipe@neosrh.com.br

15:30

Glauce Gomes

Diagnóstico organizacional baseado nas tecnologias comportamentais

Ma. Glauce Gomes da Rocha

Psicóloga Clínica de adultos e idosos, coach (Executive e Life coaching) e Consultora Organizacional, com experiência de mais de 15 anos em temas como performance, liderança, clima e cultura. Mestre em Psicologia (Analítico Comportamental) pela PUC/SP. Foi professora convidada da PUC, Uni Santo Amaro e Núcleo Paradigma. Autora do livro “Avaliação de Performance: Diagnósticos e Soluções para a Prestação de Serviços”.
E-mail: glaucerocha@hotmail.com

16:40

Fabio Freire

Acompanhamento Funcional sob a ótica da Análise do Comportamento

Dr. Fábio Freire Laporte

Doutor (2019) e Mestre (2014) em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Universidade Tiradentes (2009), Psicólogo pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Psicólogo Organizacional no Ministério Público Federal desde 2012, onde trabalhou em programas de gestão por competências, avaliação gerencial, pesquisa de clima, recrutamento e seleção interna, análise de cargos e é chefe do acompanhamento funcional do MPF desde 2014.
E-mail: fabiolaporte@gmail.com

17:40

Debate com os palestrantes

Sexta-feira

ADRIANA MIRANDA

Comportamento alimentar: saindo da topografia em busca de relações funcionais

Adriana Miranda

Mestra em ciências do comportamento (UnB), analista do comportamento. Atualmente atende na clínica e tem interesse em temas como mudanças de comportamento, práticas culturais e comportamento alimentar.

Sábado

Um Olhar FAP: Contribuições da Psicoterapia Analítico Funcional no Tratamento da Depressão

Ana Paula Moraes

Mestre em Ciências do Comportamento (UNB), especialista em psicologia Clínica Comportamental (IBAC) e especialista na área de Gestão Estratégica nas Organizações (Faculdade Projeção). Atuação como Psicóloga Clínica no Espaço Viver Bem Psi. Servidora da SES-DF. Supervisora clínica no IBAC. Líder de Capítulo dos Encontros Vivendo com Consciência, Coragem e Amor em Brasília (Meetups ACL). Associada da ACBS e ABPMC. Apaixonada por relações humanas, ao se deparar com desafios nesse aréa, encontrou na FAP (Psicoterapia Analítico Funcional) um caminho promissor no campo da Conexão Humana.