Jornada Clínica sobre Transtornos de Ansiedade

O evento é on-line e gratuito (com certificado) e ocorrerá entre os dias 27/04 e 02/05, com uma palestra por dia, de 18h-19h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise Comportamental Clínica e esta será a primeira de 2020.

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Palestra de sábado

Programação

Segunda-feira

Ansiedade: dos modelos experimentais à análise clínica molar.

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (2006) pela UnB. Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Diretor, professor e supervisor dos cursos do IBAC. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental da USP, em Análise Comportamental Clínica da PUC-PR e em Terapia Comportamental da FAESA/ES. Atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

Terça-feira

Crises de Ansiedade e Transtorno do Pânico: Como analisar e o que fazer?

Marina Soares

Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2017) e Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (2013). Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Docente, supervisora e diretora acadêmica do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase no atendimento de adolescentes e adultos.

Quarta-feira

A Relação Terapêutica como Intervenção em Transtornos de ansiedade

Frederico Veloso

Especialista em Análise do Comportamento e em Terapia Comportamental Infantil. Atua como psicólogo clínico há mais de 15 anos, atendendo diariamente adultos, crianças e adolescentes, sob a perspectiva da Psicoterapia Análítica Funcional (FAP). Atua na área educacional como professor de psicologia e supervisor clínico particular e no IBAC.

Quinta-feira

Ansiedade de Separação e Transtorno Obsessivo Compulsivo

Felipe dos Anjos

Especialista em Análise do Comportamento e em Terapia Comportamental Infantil. Atua como psicólogo clínico há mais de 15 anos, atendendo diariamente adultos, crianças e adolescentes, sob a perspectiva da Psicoterapia Análítica Funcional (FAP). Atua na área educacional como professor de psicologia e supervisor clínico particular e no IBAC.

Sexta-feira

RFT e ACT: Explicação e Tratamento da Ansiedade

Roberta Kovac

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2018). Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É coordenadora acadêmica, supervisora e docente no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em: terapia comportamental, eventos encobertos, trabalho no ambiente, equipe multiprofissional, RFT (Teoria das Molduras Relacionais) aplicada à clínica e Terapia de Aceitação e Compromisso. Também possui experiência em formação em Psicologia e formação em Análise do Comportamento.

Sábado

Psicofarmacologia aplicada aos Transtornos de Ansiedade: Uma Introdução

André Bravin

Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2005) e formou-se em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento – IBAC (2006), sendo Especialista em Psicologia Clínica. É mestre (2008) e doutor (2014) em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB), na área de Análise Experimental do Comportamento (AEC). Além da experiência em AEC, possui experiência em Psicofarmacologia, Farmacologia Comportamental e Toxicologia Comportamental. Investiga principalmente nos seguintes temas: modelos animais de psicopatologia; psicofarmacologia e farmacologia comportamental de drogas de prescrição clínica e/ou drogas de abuso; dependência química e temas correlatos. Desde 2008 é Professor na Universidade Federal de Goiás (regional Jataí), e professor convidado no IBAC.