Jornada Clínica Sobre Psicoterapia Analítica Funcional (FAP)

O evento é on-line e gratuito (com certificado*) e ocorrerá entre os dias 29/06 e 04/07/2020, com uma palestra por dia, de 18h-19h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise Comportamental Clínica e vêm sendo apresentadas em 2020 em um novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse sobre saúde mental e Psicologia Clínica.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Palestra de sábado

Programação

Segunda-feira

Sobre a função da intimidade na relação terapêutica.

Profa. Dra. Alessandra Vilas-Boas

Possui graduação em Psicologia (2003), mestrado em Psicologia Experimental (2006) e doutorado em Psicologia Clínica (2015), todos pela Universidade de São Paulo. Sendo o último realizado com estágio sanduíche na University of Wisconsin- Milwaukee e na University of Washington (Seattle), EUA. Possui Certificação de Treinadora em FAP, concedido pela University of Washington (2015) e Acreditação em Análise do Comportamento concedida pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC – 2016). Atualmente atua como terapeuta e supervisora clínica e ministra cursos teóricos, práticos e experienciais sobre Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).

Terça-feira

Encontros Viva com Consciência, Coragem e Amor: levando a FAP do contexto clínico para o público em geral

Profa. Ma. Joseuda Lopes

Psicóloga, especialista em Terapias Contextuais, Neuropsicologia e Psicologia Positiva, formação em TCC, coaching e mediação. Treinada por alguns dos principais nomes da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), da Terapia Analítica Funcional (FAP), da Ciência da Compaixão e da Terapia Comportamental Dialética (DBT). Facilitadora Prosocial. Conteudista SAGAH. Tutora Cogmed. Líder do Capítulo ACL do Rio de Janeiro.

Quarta-feira

O ensino de habilidades terapêuticas na FAP

Profa. Dra. Cláudia Oshiro

Docente do Departamento de Psicologia Clínica, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Clínica-escola Durval Marcondes do Instituto de Psicologia – USP. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2001), mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2011). É especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo – USP/SP. Em 2012, foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Vencedora do Prêmio Capes de Tese 2012 na área da Psicologia.

Quinta-feira

Sendo efetivo sem perder o estilo pessoal do terapeuta: evocando e consequenciando CCRs com precisão e autenticidade

Prof. Dr. Daniel Assaz

Psicólogo e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como psicólogo clínico e supervisor em consultório particular; pesquisador colaborador no Laboratório de Terapia Comportamental da USP, onde desenvolve pesquisas sobre o processo de mudança clínica na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP); e docente em cursos de formação e especialização em terapias comportamentais contextuais.

Sexta-feira

Reflexões sobre a importância do desenvolvimento interpessoal do terapeuta na FAP

Profa. Ma. Priscila Rolim

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica em Campinas, Mestre em Psicologia Clínica pela Leiden University (Holanda), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo ambulatório de ansiedade do Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clinicas (FMUSP), Certificada em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) pela University of Washington (EUA). Organizadora do curso de Imersão em Terapias Contextuais Comportamentais voltado para o público feminino, facilitadora do primeiro curso Online em FAP no Brasil, fundadora da Clínica e Centro de treinamentos iMind – Psicologia e Mindfulness, expoente da FAP no Brasil, Supervisora e membra da ACBS.

Sábado

Possibilidades de pesquisas e intervenções com a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) no contexto da pandemia do COVID-19

Profa. Dra. Fabiana Ramos

Possui graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, realiza pós-doutorado na Universidade de Washington, Seattle/USA, em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) sob orientação de Robert Kholenberg e Mavis Tsai, com o projeto: “Aplicações da Psicoterapia Analítica Funcional na clínica psicológica e em outros contextos: um estudo teórico-prático”. É servidora pública da Universidade Federal do Espírito Santo como professora Adjunta do Departamento de Psicologia. Tem experiência como docente há 17 anos, atuando em cursos de graduação em Psicologia, Mestrado em Segurança Pública e outros cursos na área de Ciências Humanas. Também tem experiência como supervisora de estágio, coordenadora de estágio e coordenadora de curso de graduação em Psicologia. Atuou como professora de cursos de pós-graduação (especialização) e como coordenadora de curso de pós-graduação. Atuou por 10 anos em clínica particular, com Terapia Comportamental, na qual é especialista pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (2011).