Grupos de Estudos Avançados

Inscrições abertas!

Inscrições com início no dia 09/08/2025

Veja abaixo os grupos para se inscrever

Vagas limitadas

Nos GEAs, temos encontros virtuais quinzenais – 8 encontros de 1h30 cada – para discutir artigos científicos e outros textos em temas específicos dentro da análise comportamental clínica.

Os encontros são mediados por profissionais reconhecidos da área e não terão mais do que 15 inscritos para facilitar a comunicação e participação de todos.

Sendo uma atividade dinâmica de discussão de artigos, os encontros não ficam gravados. 

Além disso, quem participar terá:

Durante o semestre, é incentivado que cada GEA realize alguma produção de divulgação científica, infográfico, blog post, post no instagram, artigo de revisão, ou apresentação em evento científico, a ser definido entre os participantes. Veja as apresentações nos Encontros de Estudos Avançados em Análise do Comportamento (EEAAC), organizados pelo IBAC:

É desejável conhecimento instrumental de inglês (leitura) – confira o curso de Inglês Instrumental do IBAC, voltado para profissionais e estudantes de psicologia.

Temas para 2025/2

EM BREVE

Mais detalhes serão divulgados em breve!

Investimento:

Valor único total a ser pago no ato da inscrição:

*São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação ou Formação.

**São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação ou Formação.

sobre as Inscrições

Vagas limitadas às 15 primeiras pessoas a realizarem a inscrição em cada grupo.

Ao realizar o pagamento você garantiu a sua vaga. As condições de cancelamento são definidas pela plataforma Sympla (até 7 dias após a inscrição, desde que o evento ainda não tenha iniciado).

Se o grupo não atingir o mínimo de inscritos, ou for cancelado pelo IBAC por qualquer motivo, o grupo será cancelado e o valor ressarcido integralmente.

Veja abaixo os GEAs ofertados em 2024/2:

Grupo 1

Música e Análise do Comportamento

OBJETIVO:

Estudar e discutir a produção nacional da Análise do Comportamento em relação à música.

DESCRIÇÃO:

Com este grupo, visa-se aprofundar o estudo da música no viés analítico-comportamental. Busca-se também levantar a produção nacional sobre o tema, articulando possibilidades de pesquisa.

PERIODICIDADE: segundas-feiras às 09h30 (quinzenal) 

(início em 25 de agosto)
Erick Huber

Erick Huber (CRP 09/4801)

Psicólogo e professor em cursos de Psicologia há 18 anos. Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2010). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Tem experiência na área da Psicologia Clínica, com ênfase em Análise do Comportamento e nos temas de controle de estímulos, aprendizagem comportamental, análise funcional, bullying e habilidades sociais.

http://lattes.cnpq.br/5390105462416187

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Renata Cambraia (CRP 01/16847)

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. Foi pesquisadora visitante na Columbia University, EUA. Mestra em Ciências do Comportamento e Psicóloga pela Universidade de Brasília. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Coordenadora de Pesquisas e Publicações e dos cursos de Pós-graduação e Formação em Análise Comportamental Clínica (IBAC). Mediadora do Grupo de Estudos Avançados em Prática Baseada em Evidências. Editora e colunista do Blog do IBAC.

http://lattes.cnpq.br/1279758336347669

Grupo 2

O conceito de Aceitação e as Terapias Comportamentais Contextuais

OBJETIVO:

Trazer uma reflexão sobre o termo aceitação e como diferentes modelos terapêuticos a promovem.

DESCRIÇÃO:

A aceitação é um conceito fundamental nas Terapias Comportamentais Contextuais, como a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a Terapia Comportamental Dialética (DBT) e a Terapia Comportamental Integrativa de Casal (IBCT). Dependendo da abordagem, o objeto da aceitação pode ser interno ou externo e pode tratar-se dos próprios sentimentos ou da forma de ser do outro. Na ACT, a aceitação enfoca principalmente o relacionamento da pessoa com sua vivência interior; a IBCT enfatiza a aceitação dos sentimentos e das dificuldades a respeito do outro no relacionamento; e, na DBT, as incoerências e a intensidade dos eventos interiores e os desafios externos do ambiente interpessoal podem ser igualmente objetos de aceitação. No entanto, a aceitação não é um fim em si; ela é sempre um processo terapêutico em evolução.

PERIODICIDADE: segundas-feiras às 17h (quinzenal) 

(início em 08 de setembro)
Joseuda

Joseuda Lopes (CRP 05/49649)

Psicóloga, mestra, professora, coordenadora do curso de Formação em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e do curso de Formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT) do IBAC. Treinada pelos principais nomes da ACT, FAP, DBT e da Ciência da Compaixão. Líder do Capítulo ACL do Rio de Janeiro. Instrutora de Mindfulness em formação pelo método MBHP, do Centro Mente Aberta (UNIFESP). Treinadora FAP em processo de Certificação internacional.

http://lattes.cnpq.br/8990599526695611

Grupo 3

Análise do Comportamento no contexto escolar

OBJETIVO:

Discutir as possíveis contribuições da análise do comportamento para a educação e o contexto escolar, tendo em vista a necessidade de comunicação entre a escola e psicologia clínica.

DESCRIÇÃO:

Este GEA abordará os princípios básicos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e sua contribuição para a educação, além da sua aplicabilidade ao contexto escolar. Durante os encontros discutiremos estratégias de avaliação e manejo comportamental, de modo a identificar preferências dos estudantes, realizar análises de tarefas e utilizar técnicas como apoio visual, sistema de dicas, modelagem, reforçamento, reforçamento diferencial e análise funcional para promover o aprendizado. Serão discutidos o planejamento de aulas inclusivas, treino de habilidade de estudo, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, diferenças entre PEI e PAEE, além de temas como gamificação, resolução de conflitos, comunicação com famílias e equipes terapêuticas, colaboração docente e aspectos legais da educação inclusiva.

PERIODICIDADE: quintas-feiras às 19h (quinzenal) 

(início em 28 de agosto)
Louanne Rufino

Louanne Rufino (CRP 01/29125)

Psicóloga pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Psicóloga Clínica. Especialista em Psicologia Escolar – UniFsa. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual – CBI of Miami. Pós-graduanda em Habilidades Sociais – Instituto Del Prette. Membra do Grupo de Estudos Psicologia e Processos Educativos da UESPI – PSIPED. 

http://lattes.cnpq.br/8965379560278568

Samuel

Samuel Araujo (CRP 01/26613)

Psicólogo pela Universidade Estadual do Piauí. Mestre em Ciências do Comportamento na Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Gestão do Comportamento nas Organizações (OBM) pelo Instituto Continuum. Atua com ABA e OBM na intervenção e supervisão clínica direcionadas às neurodiversidades.

http://lattes.cnpq.br/3002878395931822

Grupo 4

Depressão, Ativação Comportamental e seus desafios clínicos

OBJETIVO:

O GEA terá como objetivo principal estudar os transtornos depressivos a partir de modelos comportamentais para depressão, elucidar os principios da Ativação Comportamental para Depressão (BAT) e buscar discutir dados da literatura, desafios clinicos e diferentes adaptações da BAT.

DESCRIÇÃO:

A Terapia de Ativação Comportamental (BAT) possui uma ampla gama de evidências robustas no tratamento da depressão e em outros contextos que possam envolver comorbidades com transtornos depressivos, como o alcoolismo e o tabagismo. O Grupo de Estudos Avançados em Terapia de Ativação Comportamental (BAT) tem como objetivo discutir os aspectos nucleares da ativação comportamental e a leitura crítica das diferentes evidências disponíveis na literatura, inclusive incluindo diferentes populações.

PERIODICIDADE: sextas-feiras às 10h (quinzenal) 

(início em 29 de agosto)
Leonan Pereira

Leonan Pereira (CRP 06/173900)

Psicólogo Clínico, especialista em Análise Comportamental Clínica. Psicoterapeuta de adolescentes, crianças e adultos. Formado em FAP, ACT, DBT. Membro da coordenação do SIG Enegrecendo da ACBS Brasil. Colunista do Blog do IBAC. Assessor de coordenação do curso de Pós Graduação em Análise Comportamental Clínica do IBAC. Membro do Grupo de Pesquisa Clínica do IBAC e possui projetos de pesquisa em andamento sobre Ativação Comportamental para Depressão (BA).

http://lattes.cnpq.br/6247019377030108

Maria Fernanda Siqueira

Maria Fernanda Siqueira (CRP 08/33052)

Psicóloga clínica especializada em Terapias Contextuais, realizo atendimentos psicológicos remotos para adultos e adolescentes. Com mestrado pela Universidade do Porto, graduação pela PUCPR e pós-graduação pelo IBAC, tenho uma formação sólida que fundamenta minha prática. ​Atuo em diversas áreas, lidando com questões como ansiedade, depressão, luto, imigração, desigualdade de gênero e apoio à população LGBTQIA+.
A pesquisa em Psicologia sempre foi um grande interesse meu. Atualmente, meu foco de pesquisa está voltado para o tratamento da depressão, com ênfase na Ativação Comportamental. Essa abordagem tem se mostrado eficaz no auxílio aos pacientes a superar dificuldades emocionais e encontrar caminhos para uma vida mais satisfatória.

http://lattes.cnpq.br/9396390961096387

Grupo 5

Avaliação e intervenção comportamentais para uso excessivo de telas

OBJETIVO:

Compreender os impactos psicológicos do uso de tecnologias digitais, incluindo redes sociais, dispositivos móveis e jogos online. Discutir intervenções comportamentais e estratégias para promover o uso saudável e equilibrado das tecnologias.

DESCRIÇÃO:

O uso crescente de tecnologias digitais transformou a forma como interagimos, aprendemos e nos relacionamos. No entanto, seu impacto pode incluir prejuízos como dependência, transtornos emocionais e dificuldades sociais. Este grupo de estudos visa aprofundar o entendimento dos efeitos psicológicos e discutir intervenções práticas baseadas em evidências, como o manejo de contingências e estratégias de autocontrole.

PERIODICIDADE: sábados às 10h (quinzenal) 

(início em 30 de agosto)
Samuel
Samuel Araujo (CRP 01/26613)

Psicólogo (UESPI), Especialista em Gestão do Comportamento nas Organizações (OBM; iContinuum), Mestre e Doutorando em Ciências do Comportamento (UnB). Atua profissionalmente com ABA e OBM na intervenção e supervisão clínicas direcionadas às neurodiversidades. Pesquisa impulsividade e autocontrole no uso de mídias sociais, economia comportamental e análise do comportamento do consumidor.

http://lattes.cnpq.br/3002878395931822

Inscrições

Leia atentamente:

    1. Pagar a taxa única de inscrição:
    Transferência: 341 – Banco Itaú | Agência 8090 | Conta 27.176-1 | CNPJ: 33.135.263-0001/67
    Chave PIX: 33135263000167 (CNPJ)
    2. Clicar no botão de inscrição e ler as instruções com cuidado.
    3. Inserir seus dados pessoais com atenção, pois serão utilizados para emissão do certificado ao final do semestre.
    4. Selecionar sua categoria e o GEA de seu interesse.
    5. Anexar o comprovante de pagamento.
    6. Ler atentamente todas as observações e enviar. Você irá receber um e-mail automático com cópia do formulário preenchido.
    7. Pronto, sua inscrição está confirmada!

 

Você receberá um email na primeira semana de fevereiro com o link para ingressar no grupo de whatsapp

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com a secretaria acadêmica:

secretariaacademica@ibac.com.br ou (61) 99276-8873.

Inscrições abertas!

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Inscrições

Grupo 1 - Preconceito e Violência Estrutural e Institucional

Grupo 2 - Gestão do Comportamento em Organizações, ABA e Neurodivergências

Grupo 3 - Minorias Sexuais e de Gênero e as Ciências Comportamentais Contextuais

Grupo 4 - Variáveis de Gênero na Clínica

Grupo 5 - Análise Comportamental Clínica com Adolescentes

Grupo 6 - Terapia de Ativação Comportamental: Modelos, Evidências e Prática Clínica

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