Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil

A atuação clínica do psicólogo junto a crianças e seus principais cuidadores exige do analista do comportamento um repertório diversificado e específico para atender tal clientela. É necessário conhecimento teórico e técnico, bem como habilidades interpessoais e socioemocionais que permitam desenvolver análises e intervenções eficientes de forma colaborativa com todos os participantes do processo psicoterápico.

No curso de Formação em Terapia Analítico- Comportamental Infantil do IBAC oferecemos a graduandos e profissionais em Psicologia uma grade curricular com disciplinas teóricas e atividades práticas, incluindo estágio supervisionado, que contribuirão para que desenvolvam e aprimorem as habilidades relevantes para uma atuação acolhedora, eficiente e eticamente comprometida.

Este curso é destinado àqueles que buscam qualidade em sua formação profissional.

Apresentação

A oferta de Cursos de Pós-Graduação e Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI) no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) tem como principais diferenciais o caráter inovador no cenário nacional e o quadro docente fortemente qualificado, contando com pesquisadores e profissionais com ampla experiência no atendimento clínico a crianças e adolescentes. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região Centro-Oeste e tem importante destaque no cenário brasileiro, constituindo-se também numa forte referência há mais de duas décadas.

A produção de conhecimento em diferentes áreas, como Educação, Antropologia, Direito, Comunicação, Medicina, Pedagogia e Psicologia dirigidas a estas populações e suas família mostra a necessidade de uma ampla formação teórico-metodológica do psicólogo que atua junto a elas, aliada ao domínio técnico e a habilidades para a criação de um contexto favorável à promoção do desenvolvimento humano e da qualidade de vida dos integrantes de uma família.

A grade curricular do curso de Formação em TACI contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico deste público a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. As sessões presenciais ou on-line desenvolvidas com público infantojuvenil e seus pais, cuidadores ou outros significativos requer desde o domínio teórico e metodológico na Análise do Comportamento até a criação e utilização de recursos lúdicos com foco nas metas terapêuticas.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

04 de agosto de 2025

Capacitar graduandos e psicólogos para o atendimento psicoterápico de base analítico-comportamental a crianças, adolescentes e seus principais cuidadores, de forma competente, eficiente, criativa e ética.

Estudantes de graduação em psicologia a partir do 8º semestre e Psicólogos.

Aulas semanais ao vivo às segundas-feiras de 19:00 às 21:00 h (Horário de Brasília) – Permite participação assíncrona.

Supervisões clínicas em grupo e exclusivamente ao vivo aos sábados de 09:00 às 11:00 h (Horário de Brasília). 

Observação: Aulas excepcionais podem ocorrer em outros dias da semana e horários com aviso prévio à turma.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 150,00 referente a taxa de inscrição.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie e-mail para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de inscrição.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line,
Valor para Alunos e Ex alunos IBAC*

Modalidade On-line
Valor para Público Geral

Obs: valores válidos para turma iniciada no segundo semestre de 2025.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Raquel

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). …

Professores

Amanda Viana dos Santos

Professor(a) convidado(a)

Psicóloga Infantojuvenil (CRP 08/39425). Doutoranda e mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). …

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Psicóloga clínica. Mestre em psicologia clínica e da saúde pela Universidade Fernando Pessoa (UFP – Porto/Portugal). Especialista em Terapia Analítico-comportamental …

Jéssica Rosa

Psicóloga (CRP 11/08149), Mestre e Doutora em psicologia (PUC-RJ). Especialista em terapia analítico-comportamental (UNIFOR). Especializanda em Neuropsicologia …

Marina Soares

Mestre em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Atua …

Patrícia de Matos Demoly

Psicóloga e supervisora clínica. Doutoranda bolsista pela CAPES na Universidade Católica de Brasília. Mestre em Psicologia pelo UniCEUB. Especialista em Avaliação …

Quele de Souza Gomes Santos

Psicóloga clínica. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina …

Raquel Aló

Professor(a) convidado(a)

Mestre (2002) em Psicologia/Análise do Comportamento pela Universidade de Brasília, doutora (2008) em Análise do Comportamento pela West Virginia University, EUA …

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). …

Samanta Alves Pereira

Psicóloga. Especialista em Terapia Analítico-Comportamental Infantil pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). ⁠Supervisora na Clínica de Psicologia …

Supervisores do estágio

Raquel Ramos Ávila

CRP: 01/9494
Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB).

Alguns depoimentos do curso

Minha experiência no curso de formação em TACI foi incrível, o curso é dividido em parte teórica e prática com supervisão e esse formato é extremamente enriquecedor. Eu iniciei o curso ainda na graduação e estou finalizando como formada, tenho…
Mariana Froz
Aluna do curso de TACI
Cursar a formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI) foi um divisor de águas na minha carreira. É incrível como a equipe do IBAC é acolhedora, dedicada, organizada e comprometida em oferecer o máximo para o nosso aperfeiçoamento….
Lanna
Aluna de TACI

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora clínica e coordenadora dos estágios em ACC.
CRP: 01/26077
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assessora da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Ane Carolina

Ane Caroline Mendes Gomes

Secretária Acadêmica
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Claudia Vieira

Cláudia Vieira

Secretária Clínica
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Matheus

Matheus Vaz

Secretário Clínico
Nataly Padilha

Nataly Padilha Rodrigues

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/25071
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Pedro

Pedro Vilarim

Secretário Clínico
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica e coordenadora dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayna Gonçalves

Rayna Gonçalves

Coordenadora da Clínica de Neurodivergência
01/28983
renata

Renata Cambraia

Coordenadora dos cursos de Análise Comportamental Clínica e Coordenadora de Pesquisas e Publicações.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação

Atendimento via WhatsApp