Formação em Orientação Parental

Os comportamentos de adultos que exercem função de cuidado e educação no contexto familiar, como pais biológicos ou outros adultos significativos, influenciam diretamente os comportamentos das crianças e adolescentes com os quais possuem relações de parentalidade.

A atuação dos psicólogos infantojuvenis junto a estes adultos requer diversas habilidades para promover engajamento e mudanças de seus próprios comportamentos, com potenciais ganhos para a qualidade das interações familiares e promoção de autoconhecimento, além de benefícios para todos os integrantes daquele grupo familiar.

Este curso é destinado àqueles que buscam qualidade em sua formação profissional.

Apresentação

Nesta formação desenvolvemos os fundamentos do modelo de flexibilidade psicológica ao mesmo tempo que incorporamos um conjunto de habilidades em ACT. Aprenderemos o hexaflex e os processos básicos de ACT (contato flexível com o momento presente, desfusão cognitiva, aceitação, self-como-contexto, valores, ação com compromisso) enquanto adicionamos metáforas, técnicas e outras práticas de ACT à nossa caixa de ferramentas terapêutica. Abordaremos também a Teoria das Molduras Relacionais (RFT), a atual teoria da linguagem e cognição do contextualismo funcional, que busca entender a contribuição da linguagem para o sofrimento humano.

Esse curso foi planejado para que você desenvolva uma compreensão dos processos intrapessoais e interpessoais que acontecem no interior da sala de terapia, promovendo uma compreensão mais profunda de como seus próprios comportamentos afetam a si mesmo, bem como a seus clientes. ACT é um modelo terapêutico experiencial por excelência e, nesse sentido, você experimentará uma grande variedade de exercícios práticos/vivenciais.

Obs.: As vivências e discussões de casos clínicos realizados ao vivo no curso não serão gravados para acesso posterior aos estudantes que faltarem à aula síncrona.

MODALIDADE ON-LINE

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

10 de fevereiro de 2025.

Preparar atuais e futuros psicólogos para realizar, no cenário da orientação parental, acolhimento, avaliação e intervenções eficientes com pais e outros cuidadores principais de crianças e adolescentes.

Estudantes de graduação em Psicologia (de qualquer semestre) e psicólogos que atuam com cuidadores/pais, crianças e adolescentes neurotípicos.

Aulas semanais ao vivo e 100% online às segundas-feiras* de 19:00h às 21:00h (horário de Brasília).

*Aulas específicas poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes que se façam necessários no cronograma de atividades desta turma.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 150,00 referente a taxa de inscrição.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie e-mail para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de inscrição.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line,
Valor para Alunos e Ex alunos IBAC*

Modalidade On-line
Valor para Público Geral

* São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação, Formação de 170 horas ou Formação de 100 horas.
* A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2025.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Raquel

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). …

Professores

Amanda Viana dos Santos

Professor(a) convidado(a)

Psicóloga Infantojuvenil (CRP 08/39425). Doutoranda e mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). …

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Psicóloga clínica. Mestre em psicologia clínica e da saúde pela Universidade Fernando Pessoa (UFP – Porto/Portugal). Especialista em Terapia Analítico-comportamental …

Jéssica Rosa

Psicóloga (CRP 11/08149), Mestre e Doutora em psicologia (PUC-RJ). Especialista em terapia analítico-comportamental (UNIFOR). Especializanda em Neuropsicologia …

Luiza Chagas Brandão

Psicóloga graduada pela USP, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (USP), com formação em Clínica Analítico-Comportamental Infantil …

Maria Carolina Lizarelli Bento de Rezende

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC- Campinas, Especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento, Transtornos Escolares e Terapia de Aceitação e Compromisso …

Patrícia de Matos Demoly

Psicóloga e supervisora clínica. Doutoranda bolsista pela CAPES na Universidade Católica de Brasília. Mestre em Psicologia pelo UniCEUB. Especialista em Avaliação …

Quele de Souza Gomes Santos

Psicóloga clínica. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina …

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). …

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. …

Rodrigo Xavier

Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Doutor em Psicologia Clinica (USP) com estágio sanduíche na University of Washington sob os cuidados dos Ph.D. Robert Kohlenberg, Mavis …

Samanta Alves Pereira

Psicóloga, especialista em atendimento infanto-juvenil pelo IBAC. Sua atuação é baseada nas terapias comportamentais contextuais, principalmente a Terapia de Aceitação e …

Supervisores do estágio

Alguns depoimentos do curso

Não tivemos nenhum depoimento neste curso até o momento

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Ane Carolina

Ane Caroline Mendes Gomes

Secretária Acadêmica
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gabriela Rubino Mikitchuk

Gabriela Mikitchuk

Secretária Clínica
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Julia soares

Julia Leandra Pereira Soares

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/26004
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Matheus

Matheus Vaz

Secretário Clínico
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Pedro

Pedro Vilarim

Secretário Clínico
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayna Gonçalves

Rayna Gonçalves

Coordenadora da Clínica de Neurodivergência
01/28983
renata

Renata Cambraia

Coordenadora dos cursos de Análise Comportamental Clínica e Coordenadora de Pesquisas e Publicações.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação

Atendimento via WhatsApp