Man_Silhouette

Sofrimento parental e profissional no contexto da neurodiversidade

Ministrado por: Me. Amanda Viana dos Santos.
Currículo:

Psicóloga Infantojuvenil (CRP 08/39425). Doutoranda e mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente em curso de graduação em Psicologia (UEL) e Pós-graduação em Análise Comportamental Clínica (PUC-PR). Professora convidada do Curso de formação em Orientação Parental com Ênfase em Neurodivergências do IBAC.

Promover uma reflexão crítica e experiencial sobre o sofrimento vivido por cuidadores e terapeutas no contexto da neurodiversidade, considerando o processo diagnóstico, as demandas cotidianas de cuidado e a condução de casos complexos. Analisar os efeitos desse sofrimento sobre a relação cuidador-criança, a relação terapêutica e a saúde mental do profissional, bem como os limites das intervenções parentais centradas apenas no comportamento observável. Apresentar contribuições da ACT para o desenvolvimento da flexibilidade psicológica de cuidadores e terapeutas.

Parentalidade e sofrimento no contexto da neurodiversidade
Processo de diagnóstico e impactos emocionais para os pais
Limites dos modelos tradicionais de treinamento parental
O papel da linguagem no sofrimento parental
Contribuições da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para a parentalidade
Contextualização da clínica com a neurodivergência
O lugar do terapeuta nos atendimentos
Flexibilidade psicológica do terapeuta na perspectiva da ACT
Estratégias de autocuidado e limites saudáveis na prática clínica com a neurodivergência

Dias: 17 e 24/10/2026

Horário: Das 10h às 12h (horário de Brasília).

Profissionais e estudantes de psicologia; psicopedagogas, fonoaudiólogas, médicos e residentes em psiquiatria, terapeutas ocupacionais.

Este evento concederá certificado que será disponibilizado em até 03 dias úteis.

Evento on-line.
Este evento será gravado e disponibilizado por 30 dias após o término do evento.

O IBAC oferece benefícios em minicursos e cursos de extensão para PCD, alunos de graduação ou de pós-graduação. Se você deseja receber um cupom de desconto para algum deles, preencha o formulário a seguir antes de fazer sua inscrição no evento.

Ou acione nossa equipe em um dos canais abaixo:

Investimento:

Aluno ou Ex-aluno do IBAC | R$: 120,00*
  • * São considerados alunos do IBAC todos regularmente matriculados em cursos de Pós-Graduação ou Formação.
    São considerados ex-alunos do IBAC aqueles que concluíram na íntegra e com aprovação um curso de Pós-Graduação ou Formação.
    * A inscrição é obrigatória também para os alunos do IBAC.
Público externo | R$: 160,00

Como acessar o evento

Acesso às aulas ao vivo

Nossas aulas são realizadas utilizando a plataforma zoom. Você pode acessar a sala através do e-mail automático que é enviado após a confirmação da inscrição, basta clicar em “Acessar evento“.
Caso não localize e/ou não tenha recebido o e-mail, também poderá acessar a sala diretamente pela plataforma Sympla, para isso basta seguir os passos descritos no tópico abaixo (Acesso aos materiais e gravação) e clicar em “Acessar Transmissão“.

Acesso aos materiais e gravação

Para acessar você precisa fazer login no sympla, acessar a parte de ingresso e localizar o evento. Após localizar basta acessar o evento que o material aparecerá no menu lateral junto com as gravações (se estiver pelo computador). Se estiver pelo celular clique nos três tracinhos que vão aparecer abaixo do nome do evento para abrir o menu com os materiais e gravação.

Tutorial em vídeo

Obrigado pelo feedback

Sua opnião é muito importante para nós!