Amanda Viana dos Santos
Psicóloga Infantojuvenil (CRP – 08/39425). Doutoranda e mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI) [Instituto Skinner] e em Terapia de Aceitação e Compromisso com Crianças e Adolescentes (CECONTE). Professora nos cursos de pós-graduação nas disciplinas de TACI do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), além dos cursos de Estudos de Casos e de Estratégias Lúdicas na Terapia Infantil do DíadeLab. Colunista do blog do IBAC. Instagram @guiapraticodospequenos. E-mail: amandapsico8@gmail.com
Jaide Aparecida Gomes Regra
Psicóloga formada pela Univ. de Campinas em 1969. Mestre em Psicologia Experimental pela Univ. de São Paulo, obtido em 1973. Doutora em Psicologia Experimental pela Univ. de São Paulo, obtido em 2003.Profa aposentada da Faculdade de Psicologia da Univ. de Mogi das Cruzes e Profa convidada do Curso de Pós Graduação de Londrina em Psicologia Infantil. Psicóloga com atendimento em consultório para crianças e adolescentes e Treinamento parental, desde 1970.
O curso tem como objetivo capacitar psicólogos infantis para lidar com os desafios de diferentes tipos de luto e perda infantil: (a) morte de uma pessoa querida ou de um animal de estimação; (b) mudança de cidade ou de escola; (c) rompimento de amizades; (d) divórcio dos cuidadores; (e) afastamento inevitável de pessoas significativas. Explorando modelos psicoterapêuticos da TACI, ACT e FAP, os participantes aprenderão a aplicar intervenções criativas e eficazes para apoiar crianças em diversas situações de perda. O curso inclui estudos de casos clínicos, uso de recursos lúdicos e uma abordagem prática para desenvolver habilidades terapêuticas essenciais.
– Apresentar um caso escolhido, enviado previamente pelos participantes, para guiar os tópicos que serão vistos durante as aulas:
– Luto na visão analítico-comportamental e teorias do apego
– Integração das terapias de aceitação e compromisso e analítico funcional (ACT e FAP) para a compreensão de diferentes tipos de luto em crianças: (a) morte de uma pessoa querida ou de um animal de estimação; (b) mudança de cidade ou de escola; (c) rompimento de amizades; (d) divórcio dos cuidadores; (e) afastamento inevitável de pessoas significativas.
– Discussão dos componentes psicoterapêuticos e as possibilidades de avaliação e intervenção dos repertórios comportamentais relevantes no contexto das diversas formas de luto infantil
– Apresetação dos diversos recursos psicoterapêuticos criativos como apoio para esse fim.
Dias: 23 e 30/11/2024.
Horário: 9h ás 12h (horário de Brasília).
Estudantes e profissionais de diferentes cursos interessados no trabalho com o público infantil.
Este evento concederá certificado que será disponibilizado em até 03 dias úteis.
Ou acione nossa equipe em um dos canais abaixo:
Copyright © 2024 IBAC Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, Todos os direitos reservados.
Escaneie o QR Code e continue pelo seu celular
Nosso WhatsApp
(61) 3686-2006
Ou continue pelo WhatsApp Web
Iniciar Conversa