
CRP 09/18994 – Psicóloga Clínica. Pós-Graduanda em Terapias Comportamentais Contextuais (Instituto Continuum); Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso com Crianças e Adolescentes (Tauane Gehm); Em formação em Clínica Psicológica Para Pessoas Enlutadas (Instituto Singular). Atuação com crianças, adolescentes, adultos e orientações para famílias. Possui a prática fundamentada nas Terapias Comportamentais Contextuais, com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e Psicoterapia Analítico Funcional (FAP). Professora convidada do curso de Formação em Orientação Parental do IBAC.
compreender o luto como uma resposta natural a diferentes perdas significativas na infância e adolescência, reconhecendo suas particularidades;
compreender como a criança e o adolescente compreendem a morte de acordo com seu desenvolvimento, a fim de orientar pais e cuidadores sobre como comunicar a perda e responder às dúvidas de forma adequada à faixa etária;
compreender o papel da orientação parental no acompanhamento de famílias enlutadas;
identificar as principais dúvidas e dificuldades apresentadas por pais e cuidadores diante das diferentes manifestações do luto infantil e adolescente;
desenvolver estratégias de psicoeducação para orientar familiares sobre a comunicação da perda, o manejo das reações da criança e do adolescente;
fortalecer o repertório parental para favorecer a adaptação da criança ou adolescente às mudanças decorrentes da perda;
elaborar propostas de intervenção em orientação parental a partir da análise de casos clínicos.
Luto na infância e adolescência: compreensão do luto como resposta a diferentes perdas significativas.
Desenvolvimento infantil e compreensão da morte: implicações para a orientação de pais e cuidadores.
Orientação parental no contexto do luto: principais dúvidas das famílias, comunicação da perda, manejo das reações da criança e do adolescente e fortalecimento do repertório parental.
Discussão de casos clínicos e elaboração de estratégias de intervenção em orientação parental.
Dias: 26/11/2026
Horário: das 19hrs às 21hrs (horário de Brasília).
Estudantes de psicologia e psicólogos.
Este evento concederá certificado que será disponibilizado em até 03 dias úteis.
O IBAC oferece benefícios em minicursos e cursos de extensão para PCD, alunos de graduação ou de pós-graduação. Se você deseja receber um cupom de desconto para algum deles, preencha o formulário a seguir antes de fazer sua inscrição no evento.
Ou acione nossa equipe em um dos canais abaixo:
Nossas aulas são realizadas utilizando a plataforma zoom. Você pode acessar a sala através do e-mail automático que é enviado após a confirmação da inscrição, basta clicar em “Acessar evento“.
Caso não localize e/ou não tenha recebido o e-mail, também poderá acessar a sala diretamente pela plataforma Sympla, para isso basta seguir os passos descritos no tópico abaixo (Acesso aos materiais e gravação) e clicar em “Acessar Transmissão“.
Para acessar você precisa fazer login no sympla, acessar a parte de ingresso e localizar o evento. Após localizar basta acessar o evento que o material aparecerá no menu lateral junto com as gravações (se estiver pelo computador). Se estiver pelo celular clique nos três tracinhos que vão aparecer abaixo do nome do evento para abrir o menu com os materiais e gravação.