Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP. Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente convidada do curso de Formação e Especialização em Análise do Comportamento voltada para pessoas autistas e com outras neurodiversidades pelo IBAC. Docente titular na USP. Coordenadora do Serviço de Psicologia da Divisão de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário da USP. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia de 2002 a 2005. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental por dois biênios 2008/2009 e 2010/2011. Foi presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI- 2014 a 2017), tendo atuado junto ao Conselho Executivo da ABAI de 2009 a 2014 (Maio) como Representante Internacional eleita. Coordenou o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da USP (nota máxima na CAPES) de 2005 a novembro de 2012. Tem experiência de docência, pesquisa e aplicação em Psicologia, em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, aprendizagem, leitura, equivalência de estímulos, leitura recombinativa, autismo e terapia comportamental. Em Maio de 2018 recebeu o Prêmio por “International Dissemination of Behavior Analysis”, concedido pela ABAI, maior fórum científico mundial na área.
Contribuir para o desenvolvimento de repertório de análise funcional da interação verbal clínica, além de promover a compreensão do papel das regras e autorregras na aquisição de repertórios comportamentais dos indivíduos.
Objetivos específicos:
● Identificar os operantes verbais.
● Analisar o episódio verbal entre falante e ouvinte (funções).
● Compreender a interação entre terapeuta e cliente, e entre o cliente e seu meio social a partir da análise funcional do comportamento verbal.
● Conhecer as características do comportamento governado por regras em relação ao modelado pelas contingências.
● Identificar função de regras e autorregras no repertório do cliente
● Compreender como atuar para enfraquecer o controle de regras nos comportamentos dos clientes.
1. Comportamento verbal: fundamentos básicos
2. Comportamento verbal na clínica
3. Regras, autorregras e comportamento modelado por contingências.
● Curso composto por 2 aulas de 3h/cada, totalizando uma carga horária de 06h.
– Dia 06/04 e 13/04/2022 (quartas-feiras)
● Aulas expositivas e interativas, exemplificando com casos clínicos.
Este evento concederá certificado que será disponibilizado em até 03 dias úteis.
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