Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantojuvenil

A atuação clínica do psicólogo junto a crianças, adolescentes e seus principais cuidadores exige do analista do comportamento um repertório diversificado e específico para atender tal clientela. É necessário conhecimento teórico e técnico, bem como habilidades interpessoais e socioemocionais que permitam desenvolver análises e intervenções eficientes de forma colaborativa com todos os participantes do processo psicoterápico.

No curso de Formação em Terapia Analítico- Comportamental Infantojuvenil do IBAC oferecemos a graduandos e profissionais em Psicologia uma grade curricular com disciplinas teóricas e atividades práticas, incluindo estágio supervisionado, que contribuirão para que desenvolvam e aprimorem as habilidades relevantes para uma atuação acolhedora, eficiente e eticamente comprometida.

Este curso é destinado àqueles que buscam qualidade em sua formação profissional.

Apresentação

A oferta de Cursos de Pós-Graduação e Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI) no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) tem como principais diferenciais o caráter inovador no cenário nacional e o quadro docente fortemente qualificado, contando com pesquisadores e profissionais com ampla experiência no atendimento clínico a crianças e adolescentes. Enquanto instituição, o IBAC é o principal centro formador de clínicos comportamentais da região Centro-Oeste e tem importante destaque no cenário brasileiro, constituindo-se também numa forte referência há mais de duas décadas.

A produção de conhecimento em diferentes áreas, como Educação, Antropologia, Direito, Comunicação, Medicina, Pedagogia e Psicologia dirigidas a estas populações e suas família mostra a necessidade de uma ampla formação teórico-metodológica do psicólogo que atua junto a elas, aliada ao domínio técnico e a habilidades para a criação de um contexto favorável à promoção do desenvolvimento humano e da qualidade de vida dos integrantes de uma família.

A grade curricular do curso de Formação em TACI contempla o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento psicoterápico deste público a partir do referencial do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento. As sessões presenciais ou on-line desenvolvidas com público infantojuvenil e seus pais, cuidadores ou outros significativos requer desde o domínio teórico e metodológico na Análise do Comportamento até a criação e utilização de recursos lúdicos com foco nas metas terapêuticas.

Modalidade: 100% Online

Desde 2009, o IBAC oferece cursos on-line na modalidade presencial conectada (ao vivo) com possibilidade de acesso às gravações, sendo pioneiro no Brasil neste tipo de oferta em Análise do Comportamento e Psicologia em geral. Há mais de uma década investimos e aprimoramos nossa experiência em tecnologia de transmissão síncrona, a partir de uma tradição iniciada em 1999 na realização de cursos de pós-graduação e formação com aulas que podem ser assistidas presencialmente ou on-line.

Com o início da pandemia da COVID-19 em 2020, uma nova experiência educacional foi possibilitada a todos os estudantes do IBAC, unindo qualidade acadêmica e flexibilidade metodológica para educar na era digital. Um desafiador e complexo cenário mundial exigiu adequações didático-pedagógicas e tecnológicas para propiciar um ambiente de aprendizagem acolhedor e eficiente, favorecendo uma rotina de estudos e sua constante capacitação profissional. Coordenadores de curso, professores e supervisores clínicos organizaram atividades colaborativas e interativas, mantendo a excelência e inovação característicos da história do IBAC.

Desde 2022, o IBAC oferece novas turmas de cursos e eventos síncronos, com a possibilidade de atividades presenciais optativas para estudantes que residem em Brasília ou no Distrito Federal, de acordo com o cronograma de cada curso. A transmissão online ao vivo das aulas via Zoom é acompanhada de sua gravação para acessos posteriores, utilizando-se um moderno sistema de gestão educacional que permite:
(1) usufruir de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e do Portal do Aluno na plataforma ENSINC: o acesso é exclusivo aos estudantes, com regular acompanhamento docente e suporte diário de assistentes específicos de cada turma;
(2) acesso rápido ao conteúdo do curso, que fica disponível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de conexão de internet;
(3) acesso remoto à gravação das aulas e materiais de leitura durante toda vigência do curso; e (4) contatos sistemáticos com todos os alunos via grupo de comunicação exclusivo de cada turma e via atendimento diário de equipe de colaboradores do IBAC.

Observações: O estágio supervisionado também poderá ser realizado 100% online.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão on-line.

Análise Comportamental Clínica

A Análise Comportamental Clínica é uma abordagem terapêutica constituída a partir de princípios derivados do estudo científico do comportamento e com interesse em práticas baseadas em evidências. Isto a credencia como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

10 de fevereiro de 2025

Capacitar graduandos e psicólogos para o atendimento psicoterápico de base analítico-comportamental a crianças, adolescentes e seus principais cuidadores, de forma competente, eficiente, criativa e ética.

Estudantes de graduação em psicologia a partir do 8º semestre, Psicólogos e Psiquiatras.

Aulas semanais às segundas-feiras de 19:00 às 21:00 h (Horário de Brasília).

Estágio Supervisionado: Supervisões clínicas ao vivo e 100% online ocorrem em grupo às segundas-feiras das 19h às 22 h, apenas no segundo semestre do curso, alternando-se com aulas.

Observações: Aulas excepcionais podem ocorrer até às 22:00 h, tendo três horas de duração total. Supervisões clínicas em grupo e ao vivo (apenas no segundo semestre do curso – Módulo 2) preferencialmente ocorrem no mesmo dia e horário das aulas, alternando-se aulas e supervisões.

Inscrições

PROCESSO SELETIVO – INSCRIÇÃO

Para se inscrever, você precisa:

  1. Clicar no botão de inscrição abaixo e selecionar o curso e turma de seu interesse.
  2. Preencher os dados solicitados e enviar cópia de documento obrigatório, se for exigido no curso.
  3. Gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento de R$: 200,00 referente a taxa de inscrição.*
  4. Sua inscrição estará concluída.
  5. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo computador. Caso tenha alguma dificuldade com o boleto, envie e-mail para financeiro@ibac.com.br solicitando o envio.

O setor financeiro identificará seu pagamento e sua inscrição será registrada na turma e curso selecionados. Até o início do semestre letivo, você receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado com informações sobre o acesso ao Portal do Aluno e início das aulas on-line.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Tutorial de Inscrição.

*Alunos regularmente matriculados e ex alunos concluintes dos cursos de Pós-graduação ou Formação do IBAC são isentos de taxa de inscrição.

Inscrições em breve

As inscrições foram encerradas. Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada no primeiro semestre de 2025.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Coordenação do Curso

Raquel

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). …

Professores

Amanda Barroso de Lima

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia, Mestra em Ciências Médicas. Atua com avaliação neuropsicológica no contexto clínico, é psicóloga clínica e supervisora em …

Amanda Viana dos Santos

Professor(a) convidado(a)

Psicóloga Infantojuvenil (CRP 08/39425). Doutoranda e mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). …

Cintia Figueiredo de Norões Brito

Psicóloga clínica. Mestre em psicologia clínica e da saúde pela Universidade Fernando Pessoa (UFP – Porto/Portugal). Especialista em Terapia Analítico-comportamental …

Jéssica Rosa

Psicóloga (CRP 11/08149), Mestre e Doutora em psicologia (PUC-RJ). Especialista em terapia analítico-comportamental (UNIFOR). Especializanda em Neuropsicologia …

Laércia Abreu Vasconcelos

Professor(a) convidado(a)

Doutorado em Psicologia pela UNB e Pós-doutorado pela UFSCAR. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento da UNB há 25 anos. Coordenou a criação …

Letícia de Paiva Alcântara Gentil

Médica Psiquiatra com residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência CRM N°:16.463, RQE Nº: 12217, RQE Nº: 12900. …

Luiza Chagas Brandão

Psicóloga graduada pela USP, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (USP), com formação em Clínica Analítico-Comportamental Infantil …

Quele de Souza Gomes Santos

Psicóloga clínica. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina …

Raquel Ramos Ávila

Psicóloga (UNB), Mestre em Psicologia (UNB) e Doutora em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento, UNB). …

Renata Cambraia

Doutora em Psicologia Básica pela Universidade do Minho, Portugal, com projeto de tese premiado pela B F Skinner Foundation. …

Supervisores do estágio

Cintia Figueiredo de Norões Brito

CRP: 11/04397
Psicóloga clínica. Mestre em psicologia clínica e da saúde pela Universidade Fernando Pessoa (UFP – Porto/Portugal). Especialista em Terapia Analítico-comportamental

Quele de Souza Gomes Santos

CRP: 12/17272
Psicóloga clínica. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Alguns depoimentos do curso

Minha experiência no curso de formação em TACI foi incrível, o curso é dividido em parte teórica e prática com supervisão e esse formato é extremamente enriquecedor. Eu iniciei o curso ainda na graduação e estou finalizando como formada, tenho…
Mariana Froz
Aluna do curso de TACI
Cursar a formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI) foi um divisor de águas na minha carreira. É incrível como a equipe do IBAC é acolhedora, dedicada, organizada e comprometida em oferecer o máximo para o nosso aperfeiçoamento….
Lanna
Aluna de TACI
Minha experiência na Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil foi espetacular. Primeiramente, ressalto que tive a oportunidade de participar desse curso graças à preocupação do IBAC em disponibilizar bolsas por meio de um sorteio….
Aléxia_-_FTACI
Aluna de TACI

Conheça a equipe do IBAC

Alfred Castro

Alfred Castro

Secretário Acadêmico
Aline Laine

Aline Laine

Coordenadora da clínica escola
Ana-Flávia-IBAC--Monitoria

Ana Flávia Hosken

Assistente da coordenação de ACC
Ana Luiza

Ana Luiza

Monitora de análise funcional
Ane Carolina

Ane Caroline Mendes Gomes

Secretária Acadêmica
Bruna Sampaio

Bruna Sampaio

Monitora de apoio ao estágio e assistente de aula 
Cinthia

Cinthia Caroline

Marketing e comunicação
Gabriela Carneiro Lopes

Gabriela Carneiro Lopes

Coordenadora do curso de NEURO
Gabriela Maria

Gabriela Maria

Assistente de aula
Gabriela Rubino Mikitchuk

Gabriela Mikitchuk

Secretária Clínica
Gustavo-Tozzi

Gustavo Tozzi

Consultor Técnico
Isadora--Assistente--IBAC

Isadora Rodrigues

Assistente de aula e assessora de coordenação
Jailton

Jailton Carvalho

Coordenador de TI
Marçal

João Vicente Marçal

Diretor Geral
CRP: 01/5316
Joseuda

Joseuda Lopes

Coordenadora do curso de FAP e Supervisora
Julia soares

Julia Leandra Pereira Soares

Coordenadora da Clínica Neuropsicológica
01/26004
LAURA_FICHTLER

Laura Fichtler

Monitora pedagógica
Luanny

Luanny Matias

Monitora de apoio ao estágio
Luciléia

Luciléia Farias

Coordenadora Administrativa/Financeira
Maria José

Maria José da Silva

Apoio
Matheus

Matheus Vaz

Secretário Clínico
Nathalia Vasconcelos

Nathalia Vasconcelos

Monitora pedagógica
Paulo

Paulo Gomes

Coordenador do curso de ACT
Pedro

Pedro Vilarim

Secretário Clínico
Raquel

Raquel Ramos Ávila

Diretora Acadêmica, Coordenadora da Clínica e dos cursos de TACI
CRP: 01/9494
Rayna Gonçalves

Rayna Gonçalves

Coordenadora da Clínica de Neurodivergência
01/28983
renata

Renata Cambraia

Coordenadora dos cursos de Análise Comportamental Clínica e Coordenadora de Pesquisas e Publicações.
Tayane Nery

Tayane Nery

Marketing e comunicação

Atendimento via WhatsApp