Quando falamos em relação amorosa, devemos considerar que esta díade é constituída por pessoas que possuem seu repertório comportamental característico, e que a manutenção dessa relação pode representar um desafio. Muitas habilidades são necessárias para esta manutenção, como exemplo confiança, admiração, cooperação, comunicação e flexibilidade e, dependendo da forma como a relação se constituiu e das peculiaridades de cada parceiro, pode haver um comprometimento na relação. A terapia de casal pode auxiliar na análise do histórico de cada membro, bem como compreender como se dá a interação na relação e sobre quais regras estão sobre controle. E a partir disso, buscar estratégias para identificar ou criar formas de se relacionar que sejam mais harmônicas, coerentes e satisfatórias
Doutor em Psicologia (UnB). Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Diretor, professor e supervisor dos cursos do IBAC. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental da USP, em Análise Comportamental Clínica da PUCPR e em Terapia Comportamental da FAESA/ES.
Especialista em Análise Comportamental Clínica (IBAC), Cursando pós-graduação em Avaliação Psicológica, Psicóloga (UNIP).
Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília, Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC), Psicóloga Clínica, Coordenadora da Clínica Escola do IBAC.
Para mais informações e/ou esclarecimentos
coordenacaoclinica@ibac.com.br
ibac@ibac.com.br
+55 (61) 9 9276-8889
+55 (61) 3686-2006
Quadra 910 Sul – Mix Park Sul,
Bloco F, Salas 119 à 131,
1º Andar – Asa Sul, Brasília-DF
Copyright © 2022 IBAC Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, Todos os direitos reservados.