Jornada Clínica sobre Análise Funcional - o que é e como fazer?

A Análise Funcional é a ferramenta base de avaliação e intervenção de qualquer analista do comportamento. Com o objetivo de contribuir com o desafio de desenvolvimento de boas análises funcionais, a jornada clínica deste mês irá apresentar modelos de análises funcionais aplicadas a diferentes queixas clínicas. O evento é on-line e gratuito (com certificado*) e ocorrerá entre os dias 25/01 e 29/01/2021, com uma palestra por dia, de 18h-19h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise do Comportamento e vêm sendo apresentadas em 2020 e 2021 em um novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse em contextos aplicados.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Programação

Segunda-feira

Marcal

Entendendo a análise funcional de sua concepção em uma ciência do comportamento ao seu uso aplicado.

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Diretor e professor do IBAC. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990.

Terça-feira

michelli

Análise funcional do transtorno obsessivo-compulsivo: aspectos conceituais e prática clínica

Michelli Cameoka

Estudante de Psicologia, cursando o último ano da graduação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Tem formação em análise comportamental clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). É monitora do curso de Formação em Análise Comportamental Clínica no IBAC. Vem se especializando em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Teoria das Molduras Relacionais (RFT) aplicada à clínica e Terapias de Exposição (EP e EPR), voltadas especialmente para o tratamento de transtornos de ansiedade. É membro da Association for Contextual Behavior Science (ACBS) e da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). É colunista do Portal Comporte-se.

Quarta-feira

Sônia Meyer

Experiências com análises funcionais na clínica analítico comportamental

Sônia Meyer

Possui mestrado em Applied Behavior Analysis – Western Michigan University (1980), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988) e livre-docência em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2009). Foi professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, análise do comportamento, pesquisa de processo em psicoterapia e delineamento experimental de caso único na pesquisa clínica. Aposentadoria em 2018.

Quinta-feira

Prof Fred

Transformando queixas em demandas através da análise funcional

Frederico Veloso

Especialista em Análise do Comportamento e em Terapia Comportamental Infantil. Atua como psicólogo clínico há mais de 15 anos, atendendo diariamente adultos, crianças e adolescentes, sob a perspectiva da Psicoterapia Análítica Funcional (FAP). Atua na área educacional como professor de psicologia e supervisor clínico particular e no IBAC.

Sexta-feira

ADRIANA MIRANDA

Comportamento alimentar: saindo da topografia em busca de relações funcionais

Adriana Miranda

Mestra em ciências do comportamento (UnB), analista do comportamento. Atualmente atende na clínica e tem interesse em temas como mudanças de comportamento, práticas culturais e comportamento alimentar.

Sábado

Um Olhar FAP: Contribuições da Psicoterapia Analítico Funcional no Tratamento da Depressão

Ana Paula Moraes

Mestre em Ciências do Comportamento (UNB), especialista em psicologia Clínica Comportamental (IBAC) e especialista na área de Gestão Estratégica nas Organizações (Faculdade Projeção). Atuação como Psicóloga Clínica no Espaço Viver Bem Psi. Servidora da SES-DF. Supervisora clínica no IBAC. Líder de Capítulo dos Encontros Vivendo com Consciência, Coragem e Amor em Brasília (Meetups ACL). Associada da ACBS e ABPMC. Apaixonada por relações humanas, ao se deparar com desafios nesse aréa, encontrou na FAP (Psicoterapia Analítico Funcional) um caminho promissor no campo da Conexão Humana.