Jornada Sobre Formulação de Casos Clínicos

O evento é on-line e gratuito (com certificado*) e ocorrerá entre os dias 06/07 e 17/07/2020, com uma palestra por dia, de 18h-19h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise Comportamental Clínica e vêm sendo apresentadas em 2020 em um novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse sobre saúde mental e Psicologia Clínica.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Primeira semana

Palestra de segunda

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Palestra de Sábado

Segunda semana

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Programação

Segunda-feira - 06/07

O quanto o seu cliente sabe sobre si? Um modelo de organização de dados e devolutiva, desde as informações iniciais até os resultados.

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Diretor e professor do IBAC. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

Palestra adiada para sábado dia 11/07

Nem desistir, nem tentar, agora tanto faz - Análise funcional quando a queixa do cliente é ausência de comportamento.

Patrícia Luque

Doutora em Ciências do Comportamento (2017) e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). Possui graduação em Psicologia pelo UniCeub (2004) e em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (1997). Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Supervisora de estágio no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Professora convidada do Instituto Continuum (Londrina-PR). Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Psicóloga clínica desde 2004.

Quarta-feira - 08/07

O Uso do Desenho na Avaliação de Repertórios Comportamentais de Crianças

Cintia Figueiredo

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Fernando Pessoa (UFP – Portugal). Especialista em Terapia Analítico Comportamental Infantil (IBAC). Fomrada em Terapia Analítico Comportamental pelo Centro de Estudos em Psicologia (CEMP). Psicóloga Clínica.   

Quinta-feira - 09/07

“Eu sou o cara”: Análise Comportamental do Relato de um Mentiroso

Flávia Nunes

Psicóloga. Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília. Psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), atuando no Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Base do Distrito Federal.

Sexta-feira - 10/07

Relação terapêutica: do conceber ao parir

Ana karina C. R. de-Farias e Hellen Ormond Abreu

Ana Karina: Psicóloga Clínica, no CaMtos – Centro de Atenção Multiprofissional. Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestre em Psicologia – Processos Comportamentais (2001), pela Universidade de Brasília. Professora do IBAC. Atua principalmente nos temas Análise Comportamental Clínica, e Psicologia da Saúde. É organizadora dos livros “Análise Comportamental Clínica: Aspectos teóricos e estudos de caso” (Artmed, 2010) e “Ciências da Saúde: O trabalho de equipes multiprofissionais em diferentes contextos” (Juruá, 2019), e co-organizadora dos três volumes de “Skinner vai ao cinema” (2007/2014, 2014, 2016, pelo Instituto Walden4),  e “Teoria e Formulação de Casos em Análise Comportamental Clínica” (Artmed, 2018).
 
Helen: Psicóloga Clínica, no CaMtos – Centro de Atenção Multiprofissional (DF) e na Clínica Florescer (GO). Possui Graduação em Psicologia ( 2005), pela Universidade Católica de Goiás, e Especialização em Gestão de Pessoas (2009), pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin.

Segunda-feira - 13/07

Da Primeira Sessão à Formulação Comportamental do Caso: o passo a passo a partir de recortes clínicos

Andréa Dutra

Especialista em Terapia Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- Goiás). Graduada em Psicologia pela PUC- Goiás. Professora do IBAC. Atua como Psicóloga Clínica desde 2001. 

Terça-feira - 14/07

Suicídio: Análises e Intervenções na Perspectiva Analítico Comportamental

Adriana de Oliveira

Mestre e doutora em Ciências do Comportamento (Universidade de Brasília- UnB). Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Tem pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é professora do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Trabalha com intervenção em crise suicida e desenvolvimento de habilidades sociais. Atua como Psicóloga clínica desde 2004.

Quarta-feira - 15/07

Formulação de Caso em Neuropsicologia: Porque Fazer?

Amanda Barroso

Mestra em Ciências Médicas (UFC). Especialista em Neuropsicologia. Professora e supervisora clínica do curso de pós-graduação em Neuropsicologia (Unichristus), e professora supervisora da Especialização em Terapia Analítico-Comportamental (Núcleo Tríplice). Extensionista do projeto ACearácast (Universidade Federal do Ceará). Atua com avaliação neuropsicológica no contexto clínico, é psicóloga clínica e supervisora em Análise do Comportamento e Avaliação Neuropsicológica.

Quinta-feira - 16/07

Formulação de casos clínicos na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

Franciele Bischoff

Mestranda em Psicologia e Saúde (UFCSPA), orientada pela Prof Dra. Janaína Pacheco, com o projeto intitulado “Comportamento de procrastinar e a Inflexibilidade Psicológica: Um estudo correlacional e o desenvolvimento de análises funcionais”. Graduação em Psicologia pela UFCSPA. Possui formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pelo IBAC, Atua como psicóloga clínica em consultório particular.

Sexta-feira - 17/07

Manejo do luto na psicoterapia: um estudo de caso

Regina Wielenska

Mestra em Psicologia Experimental (Universidade de São Paulo) e doutora em Psicologia Experimental (Universidade de São Paulo).  Tem experiência nas áreas de Psicologia Experimental e Clínica, com ênfase nos seguintes temas: prática clínica e supervisão em terapia comportamental, terapia dos transtornos psiquiátricos e relação terapêutica.