Jornada Clínica Sobre Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

O evento é on-line e gratuito (com certificado*) e ocorrerá entre os dias 22/06 e 26/06/2020, com uma palestra por dia, de 18h-19h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise Comportamental Clínica e vêm sendo apresentadas em 2020 em um novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse sobre saúde mental e Psicologia Clínica.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Programação

Segunda-feira

Níveis de intervenção na Terapia de Aceitação e Compromisso

Michaele Saban

Psicóloga, supervisora, autora e professora da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Mestre em Psicologia Experimental e especialista em Análise do Comportamento, possui diversos treinamentos com os principais autores da ACT e da Terapia Analítico Funcional (FAP), como com o Steven Hayes, Kelly Wilson, Kirk Strosalh, Robyn Walser, Dermot Barnes-Holmes, Robert Kohlenberg, Mavis Tsai, entre muitos outros. Autora do livro “Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso”, com prefácio de Steven C. Hayes e Jacqueline Pistorello, coautora do livro “Terapias Comportamentais de Terceira Geração” e “O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo Comportamentais”. Foi cofundadora do curso de ACT no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em que coordena e leciona desde 2011. Foi a primeira presidente e cofundadora da Associação Brasileira para a Ciência Comportamental Contextual – ACBS Brasil, braço da ACBS mundial, e faz parte da diretoria fundadora da Fundação da ACBS mundial (ACBS Foundation).

Terça-feira

Terapia de Aceitação e Compromisso e vergonha: uma relação transdiagnóstica

Paulo Gomes de Sousa-Filho

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande – RS; Pós-doutorado na Universidade de Paris – 5 Rene Descartes; Coordenador do CEPSICO – Centro de Psicologia Contextual. Supervisor de estágio clínico no Centro de Atendimento Psicológico – CAP/FURG; Recebeu treinamento extensivo em ACT com Steve Hayes, Kelly Wilson, Robyn Walser, Kirk Strossahl e outros Treinadores ACT notáveis. Ministrante de cursos e workshops em Moscow, São Petersburgo, Riga, Paris, Kiev, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília; autor de capítulos de ACT e FAP. Membro da ABPMC, ACBS e ACBS-Brasil

Quarta-feira

Self-como-contexto como construção verbal para promover flexibilidade psicológica

Monica Valentim

Graduada em Psicologia (UNESP – Bauru/96), mestre em Psicologia Experimental (USP – 2001) e doutora pela faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP – 2006). Possui 19 anos de experiência no ensino de análise do comportamento e supervisão clínica analítico-comportamental, em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes estados do país, incluindo UNESP, Universidade do Sagrado Coração, Laureate/IBMR, Centro Paradigma, INTCC e IPOG. Participa continuamente de treinamentos em terapias comportamentais contextuais (especialmente em Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT e Psicoterapia Analítica Funcional – FAP) e em Teoria das Molduras Relacionais (RFT) com os desenvolvedores dos modelos. Ex-presidente da Association for Contextual Behavioral Science – Brazil Chapter (2018) e membro consultivo da atual gestão da ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (2018-2019).

Quinta-feira

Em busca de sentido: o manejo de valores na Terapia de Aceitação e Compromisso

Cainã Gomes

Graduação em Psicologia pela PUC-SP, especialização em Terapia Analítico-Comportamental pelo Centro Paradigma de Ciências do Cmportamento e mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP, com período sanduíche na Ghent University, sob orientação do professor Dermot Barnes- Holmes. Cursou o Dialectical Behavior Therapy Skills Training e o Intensive Training em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute. É colunista do portal Comporte-se. Recebeu o prêmio de Student Spotlight Award 2017 da Association for Contextual Behavioral Science. É membro do grupo RFTAC. É professor, orientador e supervisor clínico do curso de Qualificação Avançada do Centro Paradigma de Ciências do Cmportamento. Atua como psicólogo clínico no InPBE – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências.

Sexta-feira

Terapia de Aceitação e Compromisso em diálogo com outras profissões da saúde

José Luis Dias Siqueira

Psicólogo Clínico: Singular – Centro de Controle da Dor (Campinas – SP) e InPBE – Instituto de Psicologia Baseado em Evidências (São Paulo – SP) • Mestre em ciências pelo Departamento de Psicobiologia, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp • Coordenador do Programa Interdisciplinar de Reabilitação para Pessoas com Dor (Especialização em dor – Albert Einstein) • Secretário do Comitê de Dor e Movimento da SBED (Sociedade Brasileira de Estudo da Dor) • Professor na especialização em Medicina Comportamental do Instituto Brasileiro de Medicina Comportamental • Vivência internacional no Center for Pain Relief (University of Washington – EUA) • Certificado em "Biopsychosocial Management of Complex Patients With Pain", pela Keele University (Inglaterra)

Sábado

...

...