Jornada Clínica Sobre Depressão
O evento é on-line e gratuito (com certificado*) e ocorrerá entre os dias 25/05 e 30/05/2020, com uma palestra por dia, de 18h-19h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise Comportamental Clínica e vêm sendo apresentadas em 2020 em um novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse sobre saúde mental e Psicologia Clínica.
- Evento gratuito
- Certificado de 6 horas*
- On-line
- 6 palestras ao todo.
*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.
Programação
Segunda-feira

Depressão: dos Modelos Experimentais à Análise Clínica Molar
João Vicente de Sousa Marçal
Doutor em Psicologia (2006) pela UnB. Psicólogo Clínico atuando desde 1990. Diretor, professor e supervisor dos cursos do IBAC. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental da USP, em Análise Comportamental Clínica da PUC-PR e em Terapia Comportamental da FAESA/ES. Atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).
Terça-feira

Manual de Ativação Comportamental- IACC (BA-IACC) no Tratamento da Depressão
Paulo Abreu
Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Behavioral Activation Trainner. Coordenador do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC). Editor Chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Autor de inúmeros capítulos, artigos nacionais e internacionais sobre depressão, Terapias Comportamentais Contextuais e Análise do Comportamento. Psicólogo Clínico.
Quarta-feira

Terapia de Aceitação e Compromisso e Depressão: Um passeio através do sofrer
Rodrigo Boavista
Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP), especialista em Psicologia Clínica (CRP/SP) e em Terapia Analítico Comportamental de Adultos (Centro Paradigma de Ciências do Comportamento – SP). Atua como psicólogo clínico, supervisor e docente. Está vinculado como pesquisador ao Programa dos Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (PROTOC – IPQ/FMUSP). É autor do livro Terapia de Aceitação e Compromisso: Mais uma possibilidade para a clínica comportamental (ESETec, 2012).
Quinta-feira

Determinantes Culturais da Depressão na Sociedade Pós Moderna
Jan Luiz Leonardi
Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) especialista em Terapia Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma. Formado em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) na gestão 2015-2016 e idealizador do Curso de Verão em Análise do Comportamento da PUC-SP. Atua como coordenador acadêmico, professor, orientador e pesquisador no Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento e como psicólogo clínico no InPBE- Instituto de Psicologia Baseada em Evidências.
Sexta-feira

Farmacologia da Depressão
Gabriel Graça
Doutor em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psiquiatria pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina(1996) e Mestre em Psiquiatria(1999) pela mesma instituição. Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Fundador e conselheiro científico do APTA- DF – Núcleo de Mútua Ajuda a Pessoas com Transtornos Afetivos.
Sábado

Um Olhar FAP: Contribuições da Psicoterapia Analítico Funcional no Tratamento da Depressão
Ana Paula Moraes
Mestre em Ciências do Comportamento (UNB), especialista em psicologia Clínica Comportamental (IBAC) e especialista na área de Gestão Estratégica nas Organizações (Faculdade Projeção). Atuação como Psicóloga Clínica no Espaço Viver Bem Psi. Servidora da SES-DF. Supervisora clínica no IBAC. Líder de Capítulo dos Encontros Vivendo com Consciência, Coragem e Amor em Brasília (Meetups ACL). Associada da ACBS e ABPMC. Apaixonada por relações humanas, ao se deparar com desafios nesse aréa, encontrou na FAP (Psicoterapia Analítico Funcional) um caminho promissor no campo da Conexão Humana.