JORNADA CLÍNICA SOBRE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

O evento é on-line e gratuito (com certificado*) e ocorrerá entre os dias 18/05 e 23/05/2020, com uma palestra por dia, de 18h-19h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise Comportamental Clínica e a primeira de 2020 foi um grande sucesso, com milhares de participantes acompanhando as apresentações online.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Palestra de sábado

Programação

Segunda-feira

Desafios do atendimento online na Terapia Infantil

Letícia Faria

Doutora e Mestre em Ciências do Comportamento, pela Universidade de Brasília (UnB), especiialista em Psicopedagoga Clínica e Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) . Psicóloga Clínica infantil e adulto no IPADe – Instituto de Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento.

Terça-feira

O terapeuta infantil: a importância do desenvolvimento de habilidades teóricas, técnicas e pessoais

Ana Rita Coutinho Xavier Naves

Mestre e doutora em Ciências do Comportamento, pela Universidade de Brasília (UnB). Consultora, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Professora do curso de psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Psicóloga infantil clínica.

Quarta-feira

Luto infantil

Tauane Gehm

Psicóloga, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo. Desde a graduação, tem se dedicado ao estudo do desenvolvimento psicológico a partir da visão analítico-comportamental, tendo realizado pesquisas e publicações na área. Já foi consultora da ONU em saúde mental infanto-juvenil e colaboradora do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Também ministrou aulas em cursos de graduação e em especializações. Atualmente, se dedica à psicologia clínica, atendendo em consultório.

Quinta-feira

A atuação conjunta da psicologia e psiquiatria da infância e adolescência

Letícia Gentil

Médica Psiquiatra com residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência CRM N°:16.463, RQE Nº: 12217, RQE Nº: 12900. Medicina: Escola Superior de Ciências da Saúde- ESCS-FEPECS- Secretaria de Estado da Saúde- SESDF Psiquiatria: Hospital São Vicente de Paulo- HSVP-FEPECS-SESDF Psiquiatria da Infância e Adolescência: Instituto de Psiquiatria da Faculdade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- IPq HC-FMUSP. Estágio na Psiquiatria da Infância e Adolescência do Boston’s Children’s Hospital- hospital de treinamento da Universidade de Harvard. Programas de Residência em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência da Secretaria Estado da Saúde- HSVP e COMPP-FEPECS-SESDF.

Sexta-feira

Bullying: intervenção clínica e escolar sob a perspectiva da análise do comportamento

Raquel Manzini

Dra e Mestre em Psicologia (Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde), UnB. Psicóloga Clínica com formação em Análise do Comportamento, IBAC

Sábado

Brincar na quarentena: Tem que ser aqui, Tem que ser agora!

Raquel Ramos Ávila

Possui dupla habilitação na graduação em Psicologia, incluindo a licenciatura. Cursou o Mestrado em Psicologia (2006) e o Doutorado em Ciências do Comportamento (Área de Concentração: Análise do Comportamento) na Universidade de Brasília (UNB) – DF. Atua como psicóloga clínica. É professora no curso de graduação em psicologia do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). É uma das coordenadoras dos Cursos de Especialização e Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC).