Jornada Sobre Questões Culturais

A Análise do Comportamento possui potencial expressivo para a análise e intervenção em contextos culturais. Esta Jornada tem o objetivo de explorar fenômenos culturais que influenciam o nosso cotidiano a partir dia princípios do Behaviorismo Radical.

O evento é on-line e gratuito (com certificado*) e ocorrerá entre os dias 26/10 e 30/10/2020, com uma palestra por dia, de 18h-19h. As Jornadas são tradição do instituto na divulgação de conhecimento sobre Análise do Comportamento e vêm sendo apresentadas em 2020 em um novo formato. A cada jornada, exploramos interfaces de um tema de interesse em contextos aplicados.

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Palestra de segunda

Palestra de Terça

Palestra de Quarta

Palestra de Quinta

Palestra de sexta

Programação

Segunda-feira

Análise Comportamental da Cultura e Questões Sociais: O Exemplo da Corrupção

Ângelo Sampaio

Professor do Colegiado de Psicologia e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Coordenador da Liga Acadêmica de Análise do Comportamento (LiAAC) e do Encontro de Análise do Comportamento do Vale do São Francisco (EAC do Vale). Ex-presidente e atual secretário da Comissão de Publicação e Editorial da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Editor associado da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Doutor em Psicologia Experimental (USP), mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP) e graduado em Psicologia (UFBA). 

Terça-feira

Questões de gênero e violência contra a mulher na pandemia: o que mudou?

Larissa Portela

Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília e mestrado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília. Formação em Análise Comportamental Clínica (IBAC), Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) pela Atitude Cursos e Aprofundamento em Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) pela EEPFHC-USP e atualmente cursa “Act in practice” com Steven Hayes. É membro da ACBS Internacional. Dedica-se à pesquisa, desenvolvimento e atuação nas áreas de gênero, sexualidade, violência contra a mulher, relacionamentos abusivos e Terapia Feminista. É psicóloga clínica – Consultório Particular, professora no ensino superior e pós-graduação, ministra cursos e palestras com temática afim de sua área de atuação e é Diretora Executiva do Instituto Interacta – Cursos on-line em Análise do Comportamento. 

Quarta-feira

Aplicação da Análise do Comportamento em relação à práticas culturais e políticas públicas

Jonathan Melo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2011), mestrado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2014) e doutorado também em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2018). Membro planejador do Behaviorists For Social Responsibility (BFSR) entre 2016 e 2017. Foi professor titular do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2018). Também atuou como psicólogo clínico no Instituto Walden 4 (2018). Atualmente é professor dos cursos de graduação em Psicologia da Faculdade Estácio de Sá de Goiás (FESGO) e da Faculdade Unidade de Campinas (FacUnicamps). Também é supervisor do estágio clínico em Terapia Analítico-Comportamental (TAC) e de Terapia cognitivo-comportamental (TCC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise de Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, análise de contingências, controle de estímulos, comportamento de observação e análise de práticas culturais e políticas públicas.

Quinta-feira

ANA RITA

Comportamento religioso e religiosidade: o impacto sobre a prática do terapeuta analítico-comportamental

Ana Rita Naves

Mestre e doutora em Ciências do Comportamento, pela Universidade de Brasília (UnB). Consultora, professora e supervisora clínica do Curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Professora do curso de psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Psicóloga infantil clínica. Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7614648130437455.

Sexta-feira

Mídias e Práticas Culturais em tempos de Isolamento Social

Olivia Costa do Vale

Graduada em psicologia pela Universidade de Fortaleza (2012) e Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2016). Psicóloga Clínica formada em terapia analítico-comportamental pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Pesquisadora de práticas culturais, mídia e gênero. Atua como terapeuta analítico-comportamental com público adolescente e adulto.

Sábado

Um Olhar FAP: Contribuições da Psicoterapia Analítico Funcional no Tratamento da Depressão

Ana Paula Moraes

Mestre em Ciências do Comportamento (UNB), especialista em psicologia Clínica Comportamental (IBAC) e especialista na área de Gestão Estratégica nas Organizações (Faculdade Projeção). Atuação como Psicóloga Clínica no Espaço Viver Bem Psi. Servidora da SES-DF. Supervisora clínica no IBAC. Líder de Capítulo dos Encontros Vivendo com Consciência, Coragem e Amor em Brasília (Meetups ACL). Associada da ACBS e ABPMC. Apaixonada por relações humanas, ao se deparar com desafios nesse aréa, encontrou na FAP (Psicoterapia Analítico Funcional) um caminho promissor no campo da Conexão Humana.