Jornada sobre Prevenção ao Suicídio

Desde 2015, Setembro é o mês escolhido para Campanha Setembro Amarelo, que evidencia a importância de iniciativas e estratégias de prevenção ao suicídio. Como um instituto de formação e atendimento em saúde mental, o IBAC abordará este tema na Jornada deste mês, contando com palestras importantes para profissionais que atuam na área clínica. A  jornada ocorrerá dia 26/09/2020 das 14h às 18h. Confira a nossa programação!  

*Para receber o certificado é necessário estar inscrito na jornada.

Acesso para as palestras

Programação

Primeira palestra (14h)

Avaliação do Risco de Suicídio

Prof. Felipe dos Anjos

Psicólogo clínico. Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo clínico. Professor no UniCEUB. Professor e supervisor no IBAC; consultor de empresas; autor de livro e artigos.

Segunda palestra (15h)

Ajudando o Paciente em Crise Suicida - da Primeira Sessão à Chamada de Crise

Prof. Esequias Caetano

Psicólogo (CRP 04/35023), especialista em Terapia Comportamental (ITCR/Campinas), com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética e Treinamento em Terapias de Exposição para Ansiedade(Behavioral Tech/Seattle), Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental (IACC-Sul/Curitiba). Cursa especialização em Neurociências e Comportamento (PUCRS/Porto Alegre) e em Psicoterapia Baseada em Evidências (InPBE/São Paulo). Atua como Psicólogo Clínico na Ello: Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento, fornece Supervisão Clínica e Treinamento em Terapia Comportamental.

Terceira palestra (16h)

Identificando e ativando rede de apoio em pacientes suicidas

Profa. Adriana de Oliveira

Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ciência do Comportamento na UnB. Possui Formação em Análise Comportamental Clínica – IBAC (2004), Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos – UCB (2006). Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, Clínica, docência e supervisão de estágio. Atualmente é professora do Centro Universitário de Ensino do Distrito Federal no curso de Psicologia e atua como Psicóloga Clínica.

Quarta palestra (17h)

Risco suicida agudo: a atuação do psiquiatra e psicólogo na prática

Profa. Maria Cecília

Psiquiatra Geral e da Infância e Adolescência pela FMRP/USP. Terapeuta Comportamental pelo Instituto de Análises do Comportamento Humano. Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo/USP. Ex professora Adjunta de Medicina na Universidade de Brasília. Atual sócia fundadora e responsável técnica do Instituto Brasiliense de Psiquiatria.