Psicoterapia Analítica Funcional

A Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) tem se destacado como uma abordagem terapêutica promissora, com um crescente corpo de evidências científicas. A FAP se concentra na análise e intervenção nas relações interpessoais, visando promover mudanças comportamentais significativas através da própria relação terapêutica.

A FAP é uma abordagem terapêutica baseada no Behaviorismo Radical e na Análise Comportamental Contextual, que busca compreender o comportamento humano dentro de seus contextos sociais e históricos. Ao invés de se concentrar em diagnósticos e sintomas isolados, a FAP foca em como os comportamentos são reforçados e mantidos nas interações sociais, incluindo a relação terapêutica.

Diversos estudos têm investigado a FAP sob diferentes perspectivas, como:

  • Avaliação da intimidade: Pesquisas têm explorado como a intimidade na relação terapêutica pode ser medida e como ela influencia os resultados do tratamento;
  • Eficácia: Estudos com delineamentos experimentais de sujeito único e, em menor escala, estudos de grupo, têm demonstrado a eficácia da FAP em diferentes problemas psicológicos;
  • Desenvolvimento de instrumentos: Pesquisadores têm desenvolvido instrumentos para avaliar a adesão dos terapeutas aos protocolos da FAP e para medir os processos terapêuticos;
  • Supervisão e formação: Estudos têm investigado como a supervisão e a formação em FAP podem contribuir para o desenvolvimento de terapeutas mais eficazes.

 

Objetivo do grupo:

O objetivo deste grupo é fomentar a pesquisa em FAP no Brasil, contribuindo para a disseminação de conhecimento científico sobre essa abordagem e para o aprimoramento das práticas clínicas. Através da replicação de estudos, da realização de novas pesquisas e da produção de conhecimento original, busca-se:

  • Fortalecer a base empírica da FAP: Ampliar o corpo de evidências científicas que sustentam a eficácia da FAP;
  • Disseminar a FAP no Brasil: Contribuir para a divulgação da FAP entre profissionais da saúde mental e pesquisadores;
  • Promover o desenvolvimento de novas pesquisas: Estimular a realização de estudos inovadores que explorem novas áreas de investigação na FAP.

Diante da crescente adesão às terapias contextuais no Brasil, é fundamental que a pesquisa em FAP se desenvolva de forma robusta, proporcionando uma base científica sólida para a prática clínica e contribuindo para o avanço do campo da psicologia.

Orientador(a)

Rodrigo Xavier

Psicólogo (UFMS) e psicoterapeuta, Doutor em Psicologia Clinica (USP) com estágio sanduíche na University of Washington sob os cuidados dos Ph.D. Robert Kohlenberg, Mavis…

Integrantes

perfil anonimo

Lorena Cristina Custodio Pereira Eger

Pós-graduanda em Análise Comportamental Clínica
Raphaele Nonnenmacher Colferai

Raphaele Nonnenmacher Colferai

Pós-graduanda em Análise Comportamental Clínica

Ex-integrantes

Felipe Marques

Felipe Marques de Oliveira Rodrigues

Leonan dos Santos Pereira

Leonan dos Santos Pereira

Pós-graduado em Análise Comportamental Clínica
Letícia Martins Soares

Letícia Martins Soares

Pós-Graduada em Análise Comportamental Clínica
Luanny Sousa Matias

Luanny Sousa Matias

Luziana-IBAC--Monitoria

Luziana Oliveira Paiva

Projetos em andamento

Percepção de Pais/Cuidadores em Psicoterapia Analítica Funcional: Orientação para a Regulação Emocional de Crianças Autistas

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social e comunicação, bem como na desregulação emocional que frequentemente se manifesta em crises comportamentais intensas que impactam negativamente o bem-estar da criança e da dinâmica familiar. Este projeto tem como objetivo investigar as percepções de cuidadores de crianças com TEA após a sua participação em um treinamento de orientação parental estruturado com base na Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e no modelo ACL (Consciência, Coragem e Amor) em que serão orientados a responderem com compreensão e empatia às manifestações emocionais dos filhos para o aumento da autorregulação emocional dos pais/cuidadores e das crianças. A intervenção será realizada online, com sessões semanais durante 10 semanas, e envolverá 24 cuidadores sendo divididos em dois grupos (intervenção e controle). Serão coletados dados qualitativos e quantitativos por meio de entrevistas semiestruturadas, diários reflexivos e instrumentos padronizados. Este estudo se concentrará na análise dos dados qualitativos, que será conduzida via análise de conteúdo, buscando compreender o impacto da intervenção na regulação emocional dos cuidadores, das crianças e na qualidade das interações familiares. Espera-se que os resultados contribuam para o desenvolvimento de práticas terapêuticas mais eficazes para famílias de crianças com TEA.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Desregulação emocional; Psicoterapia Analítica Funcional; Modelo Consciência, Coragem e Amor; Percepção de cuidadores.

Artigos

Pereira, L. S.; & Xavier, R. N. (2024). Propriedades Psicométricas da Escala de Consciência, Coragem e Responsividade – Versão Randomizada a partir de uma Amostra Brasileira. [Manuscrito em preparação.]

Soares, L. M.; Matias,L. S.; Paiva, L. O.; & Xavier, R. N. (2024). Tradução e Adaptação Cultural da Awareness, Courage and Responsiveness Scale para o Português Brasileiro. [Manuscrito em preparação.]

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