Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP. Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente convidada do curso de Formação e Especialização em Análise do Comportamento voltada para pessoas autistas e com outras neurodiversidades pelo IBAC. Docente titular na USP. Coordenadora do Serviço de Psicologia da Divisão de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário da USP. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia de 2002 a 2005. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental por dois biênios 2008/2009 e 2010/2011. Foi presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI- 2014 a 2017), tendo atuado junto ao Conselho Executivo da ABAI de 2009 a 2014 (Maio) como Representante Internacional eleita. Coordenou o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da USP (nota máxima na CAPES) de 2005 a novembro de 2012. Tem experiência de docência, pesquisa e aplicação em Psicologia, em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, aprendizagem, leitura, equivalência de estímulos, leitura recombinativa, autismo e terapia comportamental. Em Maio de 2018 recebeu o Prêmio por “International Dissemination of Behavior Analysis”, concedido pela ABAI, maior fórum científico mundial na área.
contribuir para o desenvolvimento de repertório de análise funcional da interação verbal clínica, além de promover a compreensão do papel das regras e autorregras na aquisição de repertórios comportamentais dos indivíduos.
Objetivos específicos:
● Identificar os operantes verbais.
● Analisar o episódio verbal entre falante e ouvinte (funções).
● Compreender a interação entre terapeuta e cliente, e entre o cliente e seu meio social a partir da análise funcional do comportamento verbal.
● Conhecer as características do comportamento governado por regras em relação ao modelado pelas contingências.
● Identificar função de regras e autorregras no repertório do cliente
● Compreender como atuar para enfraquecer o controle de regras nos comportamentos dos clientes.
1. Comportamento verbal: fundamentos básicos
2. Comportamento verbal na clínica
3. Regras, autorregras e comportamento modelado por contingências.
● Curso composto por 2 aulas de 3h/cada, totalizando uma carga horária de 06h.
– Dia 17/03 e 24/03/2021
● Quarta-feira 19h-22h
● Aulas expositivas e interativas, exemplificando com casos clínicos.
Este evento concederá certificado que será disponibilizado em até 03 dias úteis.
Psicólogos ou estudantes de Psicologia de qualquer semestre.
Acione nossa equipe em um dos canais abaixo:
Copyright © 2024 IBAC Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento, Todos os direitos reservados.
Escaneie o QR Code e continue pelo seu celular
Nosso WhatsApp
(61) 3686-2006
Ou continue pelo computador
Iniciar ConversaNossas aulas são realizadas utilizando a plataforma zoom. Você pode acessar a sala através do e-mail automático que é enviado após a confirmação da inscrição, basta clicar em “Acessar evento“.
Caso não localize e/ou não tenha recebido o e-mail, também poderá acessar a sala diretamente pela plataforma Sympla, para isso basta seguir os passos descritos no tópico abaixo (Acesso aos materiais e gravação) e clicar em “Acessar Transmissão“.
Para acessar você precisa fazer login no sympla, acessar a parte de ingresso e localizar o evento. Após localizar basta acessar o evento que o material aparecerá no menu lateral junto com as gravações (se estiver pelo computador). Se estiver pelo celular clique nos três tracinhos que vão aparecer abaixo do nome do evento para abrir o menu com os materiais e gravação.