Especialização em análise comportamental clínica

Com intuito de atender às novas demanda de mercado, o curso de Especialização em Análise Comportamental Clínica do IBAC surge para conferir aos pós-graduandos uma formação plena em se tratando de aspectos práticos e teóricos na clínica analítico comportamental. Tendo como marca registrada em nosso instituto profissionais competentes e com experiência clínica comprovada, este curso visa preparar o profissional atuante ou o futuro profissional para os diversos desafios da clínica psicológica.

Apresentação

O curso de Especialização em Análise Comportamental Clínica lato sensu do IBAC é realizado em parceria com a FASAMAR – Faculdade São Marcos. São mais de 20 anos de experiência na formação de profissionais de qualidade. O IBAC é o primeiro e maior instituto de análise do comportamento do Centro-oeste e conta com professores experientes, dentre eles, mestres e doutores. Nossos cursos conferem ao profissional o título de especialista e lhe fornecem conteúdo e prática com reconhecimento na atuação em análise do comportamento.

PRESENCIAL OU ONLINE?

Todas as aulas de nossos cursos de pós-graduação e formação, além de serem ministrados em uma sala de aula onde alunos presenciais podem assisti-las, também são transmitidas em tempo real para todo o lugar do mundo, seja onde o aluno estiver! Os cursos à distância (on-line) permitem a você ter acesso à qualidade dos cursos do IBAC mesmo não estando no local do instituto. O IBAC disponibiliza para seus alunos a opção de apenas com um computador (tablet ou celular) e conexão com a internet participarem de seus cursos como se estivessem em sala de aula, mantendo a interação com a turma e o professor ao vivo, com todo o suporte técnico necessário para o bom funcionamento da aula. O aluno presencial também tem a possibilidade de participar da aula no modo on-line caso não possa comparecer. Tanto o aluno on-line como o presencial podem acessar à gravação das aulas na impossibilidade de participar no dia.

Clique aqui para saber mais sobre nosso sistema de transmissão online.

Análise Comportamental Clínica

A Análise do Comportamento é uma das poucas práticas existentes dentro da psicologia com aplicações baseadas em evidências. Tal princípio a coloca como uma poderosa e completa ferramenta na prática clínica, não apresentando qualquer limitação quanto ao seu uso quando se trata de demandas comportamentais, ou como se discute no senso comum, demandas “existenciais” ou de ordem “subjetiva”. O psicólogo analítico-comportamental pode abordar e tratar qualquer questão psicológica sem precisar encaminhar para outra abordagem. Naturalmente, um acompanhamento psiquiátrico poderá se tornar complementar, e não alternativo, quando questões orgânicas demandarem o uso de medicamentos, tornando até o acompanhamento médico mais efetivo quando combinado à psicoterapia. Por tratar-se de uma ferramenta para análise e compreensão do comportamento humano derivada de princípios provenientes de métodos das ciências naturais, o clínico analítico-comportamental é um apaixonado e confiante na área que atua.

Documentação para matrícula

  • Esses documentos devem ser digitalizados e enviados por e-mail para: pedagogico@ibac.com.br
Turma de sábado: 01 de fevereiro
Turma de quarta: 05 de fevereiro
Especialização de profissionais fortemente qualificados para atuarem como analistas do comportamento na área clínica (adulto, infantil, casal, grupo, família) e outras áreas aplicadas.
Psicólogos e Psiquiatras.
Observação: Alunos matriculados a partir do nono semestre da graduação devem entrar em contato com a instituição.

Turma 1 – Aulas aos sábados* de 9h às 12h | Módulos de 1 a 3.
Turma 2 – Aulas às quartas-feiras* de 19h às 22h | Módulos de 1 a 3.

*Aulas especiais poderão ser marcadas em outro dia da semana conforme ajustes do calendário acadêmico. Confira no cronograma.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário de inscrição pelo site ao clicar em um dos botões abaixo, a confirmação da inscrição acontecerá mediante depósito bancário identificado no valor de R$ 220,00 – referente ao valor da matrícula, na conta do IBAC (341 – Banco Itaú | Agência 8090 | Conta 27.176-1 | CNPJ: 33.135.263-0001/67) com o envio do comprovante via E-mail para ibac@ibac.com.br com seus dados pessoais (nome, telefone para contato, faculdade e semestre). As inscrições também podem ser feitas diretamente na Sede do Instituto – 910 Sul-MIX PARK SUL, bloco F, salas 119 a 131.

Obs. A matrícula e a 1ª parcela serão pagas via depósito bancário identificado ou na secretaria do IBAC. A partir da 2ª parcela o aluno irá efetuar seu pagamento através de boleto bancário que poderá ser emitido pelo mesmo no Portal do Aluno.

Inscrições em breve

Deseja ser avisado quando as inscrições estiverem abertas? então clique no botão abaixo e participe de nossa lista de e-mails, com ela você receberá informações em primeira mão sobre nossos cursos!

Investimento

Modalidade Presencial

Modalidade On-line

Obs: valores válidos para turma iniciada em 2020.

A abertura de turma está condicionada a um número mínimo de alunos.

Caso a quantidade de alunos mínima para abertura de turma não for atingida, a coordenação do curso entrará em contato e os valores de matrícula serão restituídos integralmente.

Coordenação do Curso

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990 …

Marina Soares

Mestre em Ciência do Comportamento (2017) pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) …

Professores

Adriana Arantes

Mestra em Psicologia com ênfase em Análise Experimental do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). …

Adriana de Oliveira

Mestre (2012) e Doutora (2016) em Ciência do Comportamento na UnB. Possui Formação em Análise Comportamental Clínica – IBAC (2004) …

Alan Pogrebinschi

Criador do Mindfulness Funcional e mestre em Psicologia pela University of Derby (Inglaterra); Formado em Economia e em Matemática, pela Cornell University (EUA) …

Alessandra Villas-Bôas

Possui graduação em Psicologia (2003), mestrado em Psicologia Experimental (2006) e doutorado em Psicologia Clínica (2015), todos pela Universidade de São Paulo …

Amanda Calmon

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) …

Ana Karina Curado de-Farias

Psicóloga Clínica, no CaMtos – Centro de Atenção Multiprofissional. Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestrado em Psicologia – Processos Comportamentais (2001) …

Ana Paula de Oliveira Silva

Doutora em ciências do comportamento (2016) pela UnB e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (2010), pela PUC-SP …

Ana Paula Moraes

Mestra em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Psicologia Clínica Comportamental pelo IBAC. …

Ana Raquel Amaral

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso …

Ana Rita Coutinho Xavier Naves

Mestre e doutora em Ciências do Comportamento, pela Universidade de Brasília (UnB). Consultora, professora e supervisora clínica dos Cursos de TACI no IBAC …

André Bravin

Mestre (2006) e Doutor (2014) em Ciência do Comportamento pela Universidade de Brasília Especialista em Psicologia Clínica. Atualmente é Professor na Universidade Federal …

André Farias Pessoa

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), mestrado em Mestrado em ciências da linguagem pela Universidade de Paris …

André Reis

Graduado Em Medicina pela Universidade Federal Do Amapá (2010 a 2015). Residência médica em Neurologia pelo Hospital de Base do Distrito Federal (2016 a 2019) …

Bianca Rogoski

Doutoranda em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciências do Comportamento pela UnB. …

Cainã Gomes

Graduação em Psicologia pela PUC-SP, especialização em Terapia Analítico-Comportamental pelo Centro Paradigma de Ciências do Cmportamento …

Carlos Augusto de Medeiros

Mestre (1999) e Doutor (2003) em Psicologia pela UnB. Desde 2011, é professor no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) …

Carolina Passos

Especialista em Análise do Comportamento aplicada aos TEA e quadros assemelhados pelo IBAC. Formação em reabilitação infantil pela Rede Sarah de hospitais …

Cláudia Oshiro

Docente do Departamento de Psicologia Clínica, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Clínica-escola Durval Marcondes do Instituto …

Daniel Assaz

Psicólogo e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como psicólogo clínico e supervisor em consultório particular …

Denise Lettieri

Mestre em Psicologia, especialista em Análise Comportamental Clínica. Tem formação em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute …

Erika Leonardo de Souza

Psicoterapeuta (abordagens baseadas em Mindfulness e Compaixão). Doutora em Ciências – área de concentração psiquiatria (FMUSP) …

FÁBIO BAIA

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), mestrado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2008) …

Felipe dos Anjos

Doutor (2015) em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo clínico …

Flávia Martins

Doutora UnB, servidora Instituto Hospital de Base, Preceptora da Residência Multidisciplinar em Atenção Cardíaca – Neurocardio, Especialista em Neuropsicologia …

Flávia Nunes

Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2012). Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC …

Gustavo Tozzi

Mestre em Ciências do Comportamento pela UnB. Formação em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC. Psicólogo graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei …

Ítalo Teixeira

Doutorando em Ciências do Comportamento pela UnB. Mestre em Ciências do Comportamento pela UnB. Bacharel em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) …

João Vicente de Sousa Marçal

Doutor em Psicologia (UnB). Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Terapia Comportamental (USP e PUC-PR). Psicólogo Clínico atuando desde 1990 …

José Luiz Dias Siqueira

Graduado em Psicologia, mestre pelo departamento de Psicobiologia da UNIFESP, com especialização em Dor e Cuidados Paliativos …

Joseuda Lopes

Psicóloga, especialista em Terapias Contextuais, Neuropsicologia e Psicologia Positiva, formação em TCC, coaching e mediação. Treinada por alguns dos principais …

Alguns depoimentos do curso

Após me formar, em 2011, busquei indicações de instituições sérias para dar seguimento ao aprendizado. Alguns colegas de profissão comentaram sobre o IBAC e resolvi pesquisar os cursos disponíveis. Gostei de tudo: temas, currículo dos docentes…
Psicóloga Clínica e ex aluna do curso de TACI
Sou psicólogo clínico servidor da Secretaria de Estado e Saúde do DF, o curso de ACT do IBAC é bem completo, abordando teoria, prática e vivências desta abordagem moderna e baseada em evidências que faz parte das novas terapias comportamentais…
Psicólogo clínico e ex aluno do curso de ACT
Enquanto estudante de Psicologia, após a apresentação do relatório final em um estágio orientado por uma professora Dra. e analista do comportamento, ela me indicou a procurar o IBAC para iniciar/continuar a minha formação com base nessa ciência…
Ex aluna do Inglês Instrumental
A disciplina é incrível, a acho que pode ser aproveitada por estudantes com diferentes níveis no inglês (básico, intermediário e avançado). Isso porque na disciplina a gente discute desde o significado de termos básicos, passando por termos técnicos…
Ex aluna do Inglês Instrumental e Mestranda em Psicologia
O curso de Inglês Instrumental do IBAC me ajudou muito a melhorar minha leitura de artigos em inglês. Hoje consigo entender textos em inglês de forma muito mais aprimorada graças às aulas do IBAC. Juntamente a isso, as aulas promoveram um aprendizado…
Ex aluno do Inglês Instrumental
Ex-aluno do IBAC- NEURO

DIFERENCIAIS

1) O IBAC já tem 11 anos de experiência com a oferta de cursos na modalidade online. Com a modalidade Presencial Conectado, o aluno consegue assistir às aulas em sua casa ao mesmo tempo em que as aulas acontecem no instituto. Ele consegue fazer comentários e tirar dúvidas, em tempo real, por meio da mediação de um Monitor (estudante de psicologia), treinado no IBAC, e presente em sala, junto ao professor.

2) Todos os alunos, presenciais ou online, poderão acessar qualquer aula do curso após a ocorrência desta, mediante solicitação de acesso. Isto servirá para alunos que, por algum motivo, não puderam assisti-la ou aqueles que queiram revisá-la.

3) Os cursos de Pós-graduação e Formação 170h contam com uma exigência prática, que dá oportunidade para o aluno aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala e em seus estudos e atendimentos clínicos. Essa prática pode acontecer na Clínica Escola do instituto, sob a supervisão de Psicólogos Clínicos experientes.

4) O aluno regularmente matriculado em qualquer curso do IBAC tem acesso gratuito ao curso de Inglês Instrumental (40h), que ensina sobre ferramentas para busca e leituras de textos técnicos da área.

5) Os alunos regularmente matriculados nos cursos do IBAC tem vantagens e descontos em outros cursos e eventos oferecidos pelo instituto. Recebe 10% de desconto nas mensalidades do segundo curso de longa duração (de menor carga horária), 50% de desconto no valor dos Minicursos e 10% de desconto no valor dos Cursos de Extensão.

6) Os professores dos cursos são, em sua ampla maioria, doutores e mestres, com ampla experiência clínica.

7) Os cursos de Formação 170h são cuidadosamente planejados para receber também alunos de graduação, com oportunidade de desenvolver repertório técnico clínico por meio de aulas teóricas que relacionam conteúdos da Análise do Comportamento à prática clínica e da experiência de estágio na nossa clínica escola.

8) Os alunos do IBAC têm à sua disposição monitorias sobre Princípios Básicos de Análise do Comportamento e sobre Análise Funcional.

09) Alunos que finalizaram os cursos de Formação do IBAC podem solicitar aproveitamento de créditos para os cursos de Pós-graduação.

10) O IBAC tem 21 (vinte e um) anos de experiência no aprimoramento em cursos de Pós-graduação e Formação, sendo pioneiro e inovador em diversas propostas metodológicas.

11) Quase todos os Terapeutas da clínica particular do IBAC, assim como a grande maioria dos professores e supervisores, já foram alunos do instituto. Trata-se de uma filosofia alinhada com a missão do instituto, que dá oportunidade de desenvolvimento profissional aos seus alunos em diversos aspectos.

Participar da lista de e-mails

Preencha os dados abaixo para participe da nossa lita e receber informações de nossos cursos, eventos e novidades por e-mail!

Descontos

Para grupos de alunos que resolvam fazer o curso juntos, o IBAC oferece descontos conforme a tabela abaixo:

A lista com os percetuais de descontos será disponibilizada em breve!

* Estes descontos duram enquanto a mesma quantidade de alunos do grupo permanecer no curso. Isto é revisado semestralmente.
* Para validar o desconto, todos os alunos do grupo interessado deverão realizar a inscrição pelo site e enviar um email para ibac@ibac.com.br informando o nome e cpf de todos os integrantes e solicitando o desconto.
* Os grupos só podem ser formados para novas turmas e não para continuação da mesma
* O Instituto não organiza grupos de descontos, a informação é disponibilizada para que por iniciativa própria os alunos montem os grupos.
* Descontos válidos para as turmas do segundo semestre de 2020.

Descontos aluno IBAC

* Descontos válidos para as turmas do segundo semestre de 2020.